Questões de Concurso Para prefeitura de estreito - ma

Foram encontradas 1.431 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3046921 Psicologia
O Código de Ética do Psicólogo foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania. Com base no Código de Ética, ao se tratar do atendimento à criança e adolescente, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3046920 Psicologia
Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo. Conforme os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo em vigor, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q3046919 Psicologia
A participação de atividade em veículos de comunicação e sobre a promoção pública dos serviços do profissional da Psicologia está previsto no Código de Ética em seus artigos 19 e 20. Sobre essa temática, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3046918 Psicologia
Chegar à terceira idade é, para a maioria das pessoas, um processo difícil. Não por apenas ser considerada a última fase da vida, mas pelas transformações que o corpo atravessa durante este período, são mudanças físicas que acarretam consequências psicológicas importantes. Sobre esta temática, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3046917 Psicologia
“Sempre que eu tenho uma situação que me deixa triste ou angustiada, realizo pequenos cortes com gilete nos meus braços, isso vem ocorrendo com frequência além de ser necessário por algumas vezes realizar vários vezes até a angústia passar”. Sobre o relato acima de uma adolescente de 13 anos que chegou em um atendimento de saúde mental é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3046916 Psicologia
A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano marcada exatamente pela transição da infância para a idade adulta – segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência começa aos 10 e termina aos 19 anos completos. Durante esse período, o corpo muda e as ideias também. Como é tudo ao mesmo tempo, é normal que aconteçam conflitos internos e externos. Sobre a adolescência, assinale a alternativa incorreta: 
Alternativas
Q3046915 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
O Estatuto da Criança e do Adolescente é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Analise as seguintes afirmativas abaixo:
I. Proteção integral a criança e adolescente, sendo considerada para os efeitos desta lei, a pessoa até onze anos de idade incompletos e adolescente aquele entre doze e dezoito anos de idade.
II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
III. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3046914 Psicologia
A premissa de que a inter-relação entre cognitivo, emoção e comportamento estão implicado no funcionamento normal do ser humano, e em especial, na psicopatologia e que um evento comum do nosso cotidiano pode gerar diferentes formas de sentir e agir em diferentes pessoas, mas não o evento em si que gera as emoções e comportamentos, mas sim o que nós pensamentos sobre o evento e que estes pensamentos geram distorções que são bastante prevalentes em diferentes transtornos, estamos falando do modelo de psicopatologia de qual abordagem psicológica:
Alternativas
Q3046913 Psicologia
A psicoterapia, de acordo com Wolberg (1995 apud Sommers-Flanagan & Sommers- Flanagan, 2006, pag.5) é um tratamento psicológico de problemas emocionais no qual uma pessoa treinada estabelece deliberadamente um relacionamento profissional com o paciente para eliminar, modificar ou diminuir sintomas existentes, estabilizar os padrões perturbados de comportamentos e promover o crescimento e o desenvolvimento da personalidade. Relacionar os tipos de terapia da primeira coluna com suas descrições da segunda coluna:

1. Psicoterapia Infantil.
2. Psicoterapia Adolescente.
3. Psicoterapia do Idoso.
4. Psicoterapia de Família.

( ) Os objetivos dessa terapia é alívio sintomático, adaptação às alterações decorrentes da velhice, aceitação de uma dependência maior, desenvolvimento da capacidade de falar sobre si próprio e seus problemas, alívio dos sentimentos de insegurança, melhora da autoestima e utilização mais efetiva dos recursos da comunidade.
( ) É indicada quando os seus membros desejam melhorar sua forma de se relacionar, conhecer melhor as reações de cada um ou simplesmente se integrar melhor; nos casos em que está em processo de separação e divórcio.
( ) Destina-se a trabalhar dificuldades de relacionamento com adultos ou com outras crianças, problemas de comportamento como agressividade, apatia, problemas de medo excessivo, enurese noturna, encoprese, choro indiscriminado e sem causa aparente, vivência de trauma (abuso sexual, violência física ou psicológica, abandono).
( ) Alguns problemas podem ser indicação: agressividade, dificuldade de relacionamento com outros adolescentes, uso de drogas, cometimento de atos infracionais, desinteresse pela escola, busca de identidade, projeto de vida, síndrome normal da adolescência.

Assinale a sequência correta debaixo para cima:
Alternativas
Q3046912 Psicologia
Para Freud, a personalidade é regida por três grandes sistemas: id, ego e superego e a interação dinâmica destes sistemas resulta nos comportamentos de cada indivíduo. A Teoria da Personalidade desenvolvida através de Sigmund Freud foi um marco importante para a Psicanálise e pode ser considerada como desenvolvimentista, haja visto que ela relaciona a formação da personalidade ao processo de desenvolvimento do instinto sexual, que se iniciaria no primeiro ano de vida do indivíduo. Julgue os itens abaixo:
I. O id é o polo psicobiológico da personalidade, fundamentalmente constituído pelas pulsões. Ele regido às vezes pelo princípio do prazer e às vezes pelo princípio de realidade, sendo inconsciente.
II. O ego é a instância mediadora, integradora e harmonizadora entre as pulsões do id e as exigências e ameaças do superego e as demandas da realidade exterior. Os autores da psicanálise, de Melanie Klein até os mais modernos são convictos de que o ego é inato, tem energia própria e, ainda que de forma rudimentar, desde recém-nascido o ego do bebê já está interagindo com a mãe.
III. O superego é uma estrutura que normatiza e delimita a conduta de cada sujeito, como também, ele habitualmente, refere a uma instância psíquica resultante de introjeções e identificações que a criança faz com aspectos parciais dos pais, com suas proibições, exigências, ameaças, mandamentos, padrões de conduta e o tipo de relacionamento desses pais entre si.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3046911 Psicologia
Segundo essa teoria, a constituição do sujeito tem gênese social, o outro que atribui sentido à fala e ações da criança, através de um processo semioticamente mediado. ______________ concebe a linguagem como _______________ exclusivamente humano que duplica o mundo perceptível, permitindo ao homem a capacidade de abstração e generalização. A ___________ é a principal instância na comunicação entre os membros do grupo social e é também responsável pela formação do pensamento e da consciência.
Analisando o trecho acima, assinale a alternativa que preenche corretamente e respectivamente, as lacunas: 
Alternativas
Q3046910 Psicologia
Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança.
Tanto as operações como as estruturas que se constroem até aproximadamente os onze anos, são de natureza concreta; permanecem ligadas indissoluvelmente à ação da criança sobre os objetos. Entre os 11 e os 15-16 anos, aproximadamente, as operações se desligam progressivamente do plano da manipulação concreta. Como resultado da experiência lógico matemática, o adolescente consegue agrupar representações de representações em estruturas equilibradas (ocorrendo, portanto, uma nova mudança na natureza dos esquemas) e tem acesso a um raciocínio hipotético-dedutivo. Agora, poderá chegar a conclusões a partir de hipóteses, sem ter necessidade de observação e manipulação reais. O aparecimento de novas estruturas intelectuais e, consequentemente, de novos invariantes cognitivos. A mudança de estrutura, a possibilidade de encontrar formas novas e originais de organizar os esquemas não termina nesse período, mas continua se processando em nível superior.
A descrição refere-se a qual estágio do desenvolvimento acima:
Alternativas
Q3046909 Psicologia
O psicólogo, em geral, realiza avaliações, os psicólogos clínicos, entre outras tarefas, realizam psicodiagnósticos. O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica com propósitos clínicos e visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico que devem ser consideradas como parâmetros dos limites da variabilidade normal para a inferência sobre a existência ou não de psicopatologia. Sobre o processo de psicodiagnóstico é correto afirmar que:
Alternativas
Q3046908 Psicologia
As estratégias importantes para o tratamento proposto pela abordagem cognitivocomportamental referente ao Transtorno do Pânico com agorafobia, incluem:

I. Treinar o paciente a buscar ajuda imediata quando tiver a sensação de dificuldade para respirar.

II. Garantir a redução da ansiedade por meio da esquiva agorafóbica.
III. Desafiar as interpretações catastróficas em relação ao significado das crises.
IV. Permitir que o paciente descreva apenas superficialmente a crise, para evitar que a verbalização dos detalhes seja um precipitador de nova crise.
V. Iniciar a exposição interoceptiva como forma principal de relaxamento.


Está correto afirmar que apenas:
Alternativas
Q3046907 Psicologia
A preocupação generalizada com organização, perfeccionismo e controle (sem espaço para flexibilidade) que essencialmente retarda ou interfere na conclusão de uma tarefa, com diagnóstico realizado através de critérios clínicos que referem-se a preocupação com detalhes, regras, horários, organização, retidão excessiva, rigidez e teimosia que se iniciaram na vida adulta e tratamento através de medicação e processo psicoterapêutico referem-se a qual hipótese diagnóstica:
Alternativas
Q3046906 Psicologia
O Transtornos do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por deficiente interação e comunicação social, padrões estereotipados e repetitivos de comportamento e desenvolvimento intelectual irregular, frequentemente com retardo mental. Os sintomas começam cedo na infância. O diagnóstico é baseado na história sobre o desenvolvimento e observação. O tratamento consiste no controle do comportamento e quando necessário, tratamento medicamentoso. Qual das seguintes alternativas expressa a ideia correta sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com base no DSM-5?
Alternativas
Q3046905 Psicologia
O Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) é de ordem infantil e caracteriza-se por comportamento desafiador e desobediente a figura de autoridade e começam antes da criança completar oito anos de idade. O DSM-5 especifica como grave, o caso de TOD quando alguns sintomas estão presentes em: 
Alternativas
Q3046904 Psicologia
Olavo, 45 anos, paciente psiquiátrico, seus sintomas iniciaram no início da idade adulta e apresenta as seguintes características: perda do contato com a realidade, percepções falsas, crenças falsas, discurso e comportamento desorganizados, embotamento afetivo (variação emocional restrita), déficits cognitivos (comprometimento do raciocínio e da solução de problemas) e disfunção ocupacional e social. Os sintomas contato com a realidade, percepções falsas se apresentam a mais de seis meses antes do diagnóstico. A causa é desconhecida, porém, há fortes evidências de algum componente genético e ambiental. O tratamento vem sendo feito com medicamentos, terapia cognitiva e reabilitação psicossocial. A detecção e o diagnóstico precoces melhoraram o funcionamento em longo prazo.

A alternativa correta referente a descrição do caso acima é:
Alternativas
Q3046903 Psicologia
Em 2001, após mais de dez anos de tramitação no Congresso Nacional, é sancionada a Lei nº 10.216 que afirma os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Os princípios do movimento iniciado na década de 1980 tornam-se uma política de estado. Entre os equipamentos substitutivos ao modelo anterior a Reforma Psiquiátrica não podemos citar:
Alternativas
Q3046902 Psicologia
A Portaria nº 1.028/2005 refere-se a Política de Redução de Danos do Ministério da Saúde e o Documento de Referências Técnicas para a Atuação do Psicólogo em Políticas Públicas de álcool e outras drogas (2013), elaborado pelo Conselho Federal de Psicologia, julgue os itens abaixo:

I. A Política de Redução de Danos visa a redução da oferta e a demanda por substâncias psicoativas através de ações com caráter repressivo e criminalizador.

II. A Política de Redução de Danos entende que as principais direções clínicas do tratamento e reabilitação são a abstinência química e a internação compulsória.

III. A atuação profissional da psicologia em atenção aos usuários de álcool e outras drogas deverá estar pautada em uma rede de atenção psicossocial.

IV. A atuação do profissional da psicologia psicólogo deve incentivar o protagonismo e a autonomia do usuário, resgatando sua condição de sujeito na perspectiva dos direitos humanos.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: E
5: A
6: A
7: B
8: C
9: D
10: A
11: B
12: D
13: A
14: C
15: C
16: B
17: B
18: A
19: E
20: B