Questões de Concurso Para prefeitura de contagem - mg

Foram encontradas 991 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2506446 Pedagogia
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A educação crítica é de suma importância, pois promove a educação para a cidadania e para a justiça social, considerando o fazer do professor na criação de pedagogias capazes de produzir identidades, relações sociais e valores morais que possam levar a menos injustiça e à repetição de episódios históricos traumáticos

PORQUE

II - a educação crítica só é possível se nos dedicarmos a um processo de pensamento decolonial, de maneira que estejamos inseridos em uma sociedade em que nossas escolhas e ações nos levem a viver bem com os outros, entendendo essa forma de viver como mais importante do que viver melhor do que os outros.

Sobre as asserções é correto afirmar que
Alternativas
Q2506445 Inglês
Ao abordar a “opção decolonial” no ensino de línguas, Kumaravadivelu (2016, p.82 apud Jucá, 2021, p. 119) afirma que “a única opção significativa para a comunidade subalterna é a opção decolonial”.

A “opção decolonial” implica nos
Alternativas
Q2506444 Inglês
A colonização do Brasil, as perspectivas educacionais dos missionários jesuítas (vindos juntamente com o colonizador) e as ações autoritárias do período da ditadura militar no Brasil são apontadas por Monte Mór (2013) como fortes influências da história política do Brasil sobre a educação nacional. A colonização, a educação jesuíta e o regime militar teriam influenciado, inclusive, o currículo escolar e a formação de professores, interferindo no desenvolvimento da agência por parte de professores e alunos, o que teria, por fim, comprometido a prática de uma cidadania ativa, engajada em ação social e política.

JUCÁ, Leina. Formação inicial de professores brasileiros de inglês: resistir, reexistir, coexistir. In: Érika Amâncio Caetano. (Org.). Pós-memória e decolonialidade no ensino de línguas no Brasil: as origens do status quo. 1ed. São Carlos - SP: Pedro e João Editores, 2021, v. 1, p. 110

Sobre o termo "agência" é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q2506443 História
Segundo Saviani (2011 apud Jucá, 2021, p. 105), com a chegada dos portugueses e a consequente colonização das novas terras, o Brasil iniciou um processo de integração à civilização ocidental e cristã, no qual estavam envolvidos três aspectos:

[...] [a] colonização propriamente dita, ou seja, a posse e exploração da terra subjugando os seus habitantes (os íncolas); a educação enquanto aculturação, isto é, a inculcação nos colonizados das práticas, técnicas, símbolos e valores próprios dos colonizadores; e a catequese entendida como difusão e conversão dos colonizados à religião dos colonizadores (Saviani, 2011, p. 29).

A partir desse excerto é correto afirmar que
Alternativas
Q2506442 Inglês
Segundo a professora e pesquisadora Jucá (2021), discorrer sobre o professor brasileiro de língua estrangeira – nesse caso, de língua inglesa ou, simplesmente, de inglês – pressupõe, inevitavelmente, considerar, ainda hoje, o status desse professor como falante não-nativo da língua que ensina. Jucá aborda essa discussão usando o advérbio de tempo “ainda” fazendo referência a Kumaravadivelu (2016) o qual levanta críticas sobre a aparente resistência contínua daquilo que é comumente conhecido como a ideologia do falante nativo ou o mito do falante nativo. Esse fenômeno persiste, mesmo diante de inúmeros estudos, pesquisas, debates, publicações de artigos e livros, que abordam a posição de submissão na qual essa proposição coloca os professores denominados não-nativos.

Com base no exposto, avalie o que se afirma.

I - Kumaravadivelu (2016) discorre sobre as formas de desvalorização e inferioridade imputadas à carreira do professor de inglês mundo afora onde os espaços de ensino de língua inglesa se revelam (re)ocupados pelo assim chamado nativo ou falante nativo, apesar dos muitos esforços empreendidos para a ocupação desses espaços por meio da criação de políticas e programas locais de ensino e de formação de professores de língua inglesa.
II - Dentre os recursos usados para a manutenção da marginalização do professor não-nativo, Kumaravadivelu (2016) aponta, dentro do campo educacional, aspectos como: os planejamentos curriculares, a elaboração de materiais, os métodos de ensino, os testes padronizados e a formação docente, frisando, no entanto, os métodos e materiais produzidos em países do centro como os meios principais de administração e manutenção da marginalização e os principais responsáveis por impulsionar a estrutura de poder hegemônico.
III - O que fica evidente é uma recente valorização e um reconhecimento do professor não-nativo de língua inglesa, já que este exerce a profissão em seu próprio país, geograficamente distante daquele do falante nativo. Essa valorização do professor não-nativo se dá, segundo Kumaravadivelu, não de forma sutil e subliminar, mas de forma aberta e direta.

Está correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Q2506441 Inglês
Sobre o uso de ferramentas digitais por aprendizes e professores de inglês no Brasil (Gomes Junior, Silva, Paiva, 2022), é correto afirmar que os
Alternativas
Q2506440 Pedagogia
Considero que, no Brasil, os computadores só começaram a se integrar ao ensino no final dos anos 90 com a chegada da rede mundial de computadores às escolas. A nova tecnologia foi recebida com muita desconfiança e até mesmo resistência por parte de colegas e administrações escolares. Nas escolas, a tecnologia se integrou facilmente nas administrações e nas bibliotecas, mas causava temor e estranheza aos pedagogos e professores. Houve até casos de proibição por parte das direções quando alguém ousava ministrar conteúdos on-line. (Paiva, 2019, p.7)

O excerto narra as primeiras experiências, no Brasil, com o uso dos computadores no ensino.

Sobre o exposto, Paiva (2019) sugere aos professores que
Alternativas
Q2506439 Inglês
Considerando-se a aplicação dos pressupostos que regem a pedagogia dos multiletramentos (Cazden et al, 2021), observa-se que o projeto é organizado em torno de quatro fatores principais.

Associe corretamente alguns desses conceitos/fatores ao seu respectivo significado.

CONCEITOS/FATORES
1 – Prática Situada
2 – Enquadramento Crítico
3 – Prática Transformada

SIGNIFICADOS
( ) Define-se como prática de desnaturalização e estranhamento dos objetos de aprendizagem com potencial criativo de aplicação.
( ) Refere-se a um intenso investimento na experiência e emprego dos discursos à disposição.
( ) Considera a efetiva demonstração da capacidade de produção de designs e ações permeadas por valores e objetivos específicos.

A sequência correta para essa associação é:
Alternativas
Q2506437 Inglês
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A identidade atual dos professores de línguas no Brasil recebeu influências diretas das experiências vivenciadas no período de colonização e da ditadura militar.

E, POR ISSO,

II - a preservação da memória coletiva pode funcionar como importante ferramenta educacional uma vez que concorre para a formação da cidadania.

Sobre as asserções, é correto afirmar que
Alternativas
Q2506436 Pedagogia
O contato com novos modos de pensar e agir surge então como uma oportunidade para os alunos refletirem sobre suas próprias histórias e práticas, instigando a construção de uma nova identidade profissional, pautada pelo pensamento crítico.

(Leite, Patrícia Mara de Carvalho Costa; Oliveira, Felipe de Souza. Língua, cultura e discurso em debate na formação inicial de professores em letras/ inglês. In: Érika Amâncio Caetano. (Org.). Pós-memória e decolonialidade no ensino de línguas no Brasil: as origens do status quo. 1ed. São Carlos - SP: Pedro e João Editores, 2021, v.1, p.90)

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto à questão da formação e identidade do professor de línguas. Atenção: cada palavra indicada pode aparecer uma ou mais vezes ou não aparecer.

Sobre a questão da _____i____ do professor de línguas podemos afirmar que esta guarda relação direta do legado _____ii____ em nosso país, pré-determinando condutas e forjando, na área da linguística aplicada, o conceito de _____iii____. Dessa forma, devido a uma formação outrora autoritária e acrítica, percebe-se que o ensino de línguas colabora para um certo favorecimento hegemônico dos países do norte ocidental em detrimento das culturas locais.

PALAVRAS:
agência - colonial - pós-memória - identidade - crítico - status quo

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:
Alternativas
Q2506435 Pedagogia
Vygotsky (1978, 1987), que certamente apoiou a colaboração na prática como alicerce da aprendizagem, também argumentou que certas formas de Instrução Aberta eram necessárias para suplementar a imersão (aquisição), se quiséssemos que os alunos desenvolvessem consciência e controle do que adquiriram. (Cazden, 2021, p. 52).

A esse respeito, é correto afirmar que a noção de Instrução Aberta, aqui, significa
Alternativas
Q2506434 Inglês
Considerando-se os vários significados da noção de pluralismo que, conforme assinala Cazden (2021), permeiam a proposta de uma pedagogia dos multiletramentos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) A epistemologia do pluralismo busca possibilitar aos sujeitos acesso a símbolos de sucesso, reconhecimento e poder.

( ) O desenvolvimento do pluralismo democrático não deve ser incompatível à promoção de habilidades com vistas ao acesso dos estudantes às necessidades e linguagens do mercado de trabalho.

( ) A noção de pluralismo cidadão remete à valorização e adoção de modelos culturais e linguísticos que operam como base para uma sociedade forte e coesa.

( ) O pluralismo democrático e a eficiência econômica representam pilares antagônicos no que tange ao design de futuros sociais.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é: 
Alternativas
Q2506433 Pedagogia
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - O capitalismo acelerado provocou incontáveis transformações no mundo atual causando grande impacto nas esferas social e econômica, demandando dos sujeitos constantes adaptações através do desenvolvimento das capacidades de inovação, criatividade e pensamento técnico.

DESSA FORMA,

II - uma pedagogia baseada nos multiletramentos deve atentar-se para a relevância de uma educação voltada para o fomento da agência e motivação dos sujeitos assim como para a manutenção do status quo.

Sobre as asserções é correto afirmar que
Alternativas
Q2506432 Pedagogia
Não podemos refazer o mundo por meio da escolarização, mas podemos favorecer uma visão por meio da pedagogia que cria no microcosmo um conjunto transformador de relações e possibilidades de futuros sociais, uma visão que é vivida nas escolas. (Cazden, 2021. p. 33).

Avalie o que se afirma sobre o papel dos professores e a proposta da pedagogia dos multiletramentos.

I - O papel dos professores e gestores escolares no design de futuros sociais é aplicar e empregar currículos canônicos que contemplem a metalinguagem e a prática situacional.

II - A produtividade é um processo resultante de designs envolvendo sujeitos, ambientes, tecnologias, crenças e textos.

III - Apropriar-se de uma pedagogia baseada na noção de design de futuros sociais implica a adoção de uma metalinguagem que atue de forma aberta e incompleta.

IV - A relevância da aplicação de uma metalinguagem reside na sua potencialidade como ferramenta formalista e que oferece aos professores um modelo para capacitação dos estudantes.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2506401 Pedagogia
Preencha corretamente as lacunas do texto com as palavras ou expressões indicadas, conforme o estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Atenção: cada palavra pode aparecer uma ou mais vezes ou não aparecer.

Nos estabelecimentos de Ensino _______i_______ e de Ensino ______ii______, públicos e privados, tornou-se ______iii______ o estudo da História e da cultura afro-brasileira e _______iv_______. Esses conteúdos serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de _______v_______.

PALAVRAS:
Básico - Médio - obrigatório - originária - Ciências Biológicas, Filosofia e História - Médio - Superior - facultativo - indígena - Educação Ambiental - História e Geografia - Fundamental - Médio - obrigatório - indígena - Educação Artística, Literatura e História - Fundamental - Superior - obrigatório - nativa - História, Língua Portuguesa e Sociologia.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é: 
Alternativas
Q2506400 História
A realização da pesquisa em arquivos é uma importante prática do processo de produção do saber histórico e historiográfico. Não só no campo da pesquisa, como também na área do ensino, o contato com arquivos, o manuseio e a crítica de fontes primárias, tendo em conta suas diferentes tipologias, podem atiçar a curiosidade de estudantes e render reflexões, debates e aprendizagens.

Bacellar, Carlos. Uso e mau uso dos arquivos. In: Pinsky, Carla Bassanezi. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p. 23-79.

Tendo por base a classificação proposta por Bacellar (2005), associe corretamente os arquivos aos respectivos tipos de documentos, constituintes dos acervos em questão.

ARQUIVOS
1– Do Poder Executivo
2 – Do Poder Legislativo
3 – Do Poder Judiciário
4 – Cartoriais
5 – Eclesiásticos
6 – Privados

TIPOS DE DOCUMENTOS
( ) Inventários e testamentos; processos cíveis; processos crimes.
( ) Listas nominativas; correspondência: ofícios e requerimentos; matrículas de classificação de escravos; listas de qualificação de votantes; documentos sobre imigração e núcleos coloniais; matrículas e frequências de alunos; documentos de política; documentos sobre terras.
( ) Registros paroquiais; processos; correspondência.
( ) Atas; registros.
( ) Documentos particulares de indivíduos, famílias, grupos de interesse ou empresas.
( ) Notas; registro civil.

A sequência correta para essa associação é:
Alternativas
Q2506399 História
Canalizando, em tempo integral, a potência do indivíduo para odiar, transferindo para um estranho as causas do seu próprio mal-estar e afagando um ego aniquilado nas suas possibilidades de felicidade, em especial ao atribuir ao estranhado qualidades ambicionadas por todos (como a raça e o sangue, a virilidade, a lealdade e a força), o fascismo rompe com a tradição de participação política do Ocidente e, por isso mesmo, aproxima-se tanto de posturas místicas e cultiva cerimoniais cívicos coletivos.

Silva, Francisco Carlos Teixeira da. Os fascismos. In: Reis Filho, Daniel Aarão, Ferreira, Jorge, Zenha, Celeste (Orgs.). O século XX: O tempo das crises (Revoluções, fascismos e guerras). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 162.

Avalie as afirmações sobre o fenômeno em questão.

I – Coloca-se como herdeiro dos ideais da Revolução Francesa de 1789.
II – Defende a união de todos os povos em torno de uma doutrina em comum.
III – Trata-se de um conjunto de movimentos sociais e regimes políticos extremistas.
IV – Originou-se, como modelo, na Itália e na Alemanha, exercendo influência sobre outros países, como o Brasil.
V – Apregoa um nacionalismo xenófobo, enaltece um líder carismático, promove o uso da violência, por meio de discursos e de ataques físicos a seus críticos.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2506398 História
O texto a seguir trata de um dos aspectos dos movimentos sociais da Primeira República no Brasil (1889- 1930).

Os trabalhadores não pretendiam revolucionar a sociedade, mas melhorar suas condições de vida e conquistar um mínimo de direitos. O que não quer dizer que muitos não fossem embalados pelo sonho de uma sociedade igualitária.

Fausto, Boris. História concisa do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006, p. 169.

É correto afirmar que a classe operária nesse período, em especial em São Paulo, destacou-se por 
Alternativas
Q2506397 História
Os relatos que sobraram desse continente, dos povos que aqui habitavam e da conquista são de origem europeia, mostram uma ótica e enxergam o mundo de uma maneira específica: utilizam a lente do europeu e veem apenas aquilo que são capazes de perceber.

Fernandes, Luiz Estevam & Morais, Marcus Vinícius de. Renovação da História da América. In: Karnal, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008, p. 156.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as diferentes abordagens explicativas do referido processo histórico em livros didáticos.

( ) A tradição crítica, alinhada às demais abordagens, consegue se desvencilhar do etnocentrismo europeu, ainda que não dê voz aos povos originários.
( ) A tradição lascasiana, ao mesmo tempo em que condena o assassinato indiscriminado de indígenas, não questiona o projeto colonizador e a dominação em si.
( ) A tradição economicista ressalta o sofrimento dos nativos, mas destaca como a destruição imposta pelo invasor parece ter sido, ao final, bem sucedida do ponto de vista econômico.
( ) A tradição cientificista estabelece uma dicotomia entre conquistadores e conquistados, enfatizando a superioridade técnica e a dominação inevitável dos primeiros sobre os segundos.

De acordo com as afirmações a sequência correta é: 
Alternativas
Q2506396 Pedagogia
Atente para o texto a seguir.

Entre 1905 e 1921, a Santa Rússia Imperial Tzarista transformou-se em União Soviética, o que foi consagrado juridicamente, em 1922, com a aprovação de uma primeira Constituição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Como a Revolução Francesa, em fins do século XVIII e começos do século XIX, as revoluções russas que levaram à fundação da URSS modificaram a face do mundo.

Reis Filho, Daniel Aarão. As Revoluções Russas. In: Reis Filho, Daniel Aarão, Ferreira, Jorge, Zenha, Celeste (Orgs.). O século XX: O tempo das crises (Revoluções, fascismos e guerras). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 37.

Considerando-se o Referencial Curricular de Contagem para a disciplina de História, é correto afirmar que a abordagem da temática acima deve permitir ao estudante identificar
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: A
5: B
6: A
7: C
8: D
9: D
10: D
11: C
12: A
13: B
14: C
15: C
16: D
17: B
18: A
19: C
20: A