Questões de Concurso Para prefeitura de contagem - mg

Foram encontradas 991 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2506446 Pedagogia
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A educação crítica é de suma importância, pois promove a educação para a cidadania e para a justiça social, considerando o fazer do professor na criação de pedagogias capazes de produzir identidades, relações sociais e valores morais que possam levar a menos injustiça e à repetição de episódios históricos traumáticos

PORQUE

II - a educação crítica só é possível se nos dedicarmos a um processo de pensamento decolonial, de maneira que estejamos inseridos em uma sociedade em que nossas escolhas e ações nos levem a viver bem com os outros, entendendo essa forma de viver como mais importante do que viver melhor do que os outros.

Sobre as asserções é correto afirmar que
Alternativas
Q2506445 Inglês
Ao abordar a “opção decolonial” no ensino de línguas, Kumaravadivelu (2016, p.82 apud Jucá, 2021, p. 119) afirma que “a única opção significativa para a comunidade subalterna é a opção decolonial”.

A “opção decolonial” implica nos
Alternativas
Q2506444 Inglês
A colonização do Brasil, as perspectivas educacionais dos missionários jesuítas (vindos juntamente com o colonizador) e as ações autoritárias do período da ditadura militar no Brasil são apontadas por Monte Mór (2013) como fortes influências da história política do Brasil sobre a educação nacional. A colonização, a educação jesuíta e o regime militar teriam influenciado, inclusive, o currículo escolar e a formação de professores, interferindo no desenvolvimento da agência por parte de professores e alunos, o que teria, por fim, comprometido a prática de uma cidadania ativa, engajada em ação social e política.

JUCÁ, Leina. Formação inicial de professores brasileiros de inglês: resistir, reexistir, coexistir. In: Érika Amâncio Caetano. (Org.). Pós-memória e decolonialidade no ensino de línguas no Brasil: as origens do status quo. 1ed. São Carlos - SP: Pedro e João Editores, 2021, v. 1, p. 110

Sobre o termo "agência" é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q2506443 História
Segundo Saviani (2011 apud Jucá, 2021, p. 105), com a chegada dos portugueses e a consequente colonização das novas terras, o Brasil iniciou um processo de integração à civilização ocidental e cristã, no qual estavam envolvidos três aspectos:

[...] [a] colonização propriamente dita, ou seja, a posse e exploração da terra subjugando os seus habitantes (os íncolas); a educação enquanto aculturação, isto é, a inculcação nos colonizados das práticas, técnicas, símbolos e valores próprios dos colonizadores; e a catequese entendida como difusão e conversão dos colonizados à religião dos colonizadores (Saviani, 2011, p. 29).

A partir desse excerto é correto afirmar que
Alternativas
Q2506442 Inglês
Segundo a professora e pesquisadora Jucá (2021), discorrer sobre o professor brasileiro de língua estrangeira – nesse caso, de língua inglesa ou, simplesmente, de inglês – pressupõe, inevitavelmente, considerar, ainda hoje, o status desse professor como falante não-nativo da língua que ensina. Jucá aborda essa discussão usando o advérbio de tempo “ainda” fazendo referência a Kumaravadivelu (2016) o qual levanta críticas sobre a aparente resistência contínua daquilo que é comumente conhecido como a ideologia do falante nativo ou o mito do falante nativo. Esse fenômeno persiste, mesmo diante de inúmeros estudos, pesquisas, debates, publicações de artigos e livros, que abordam a posição de submissão na qual essa proposição coloca os professores denominados não-nativos.

Com base no exposto, avalie o que se afirma.

I - Kumaravadivelu (2016) discorre sobre as formas de desvalorização e inferioridade imputadas à carreira do professor de inglês mundo afora onde os espaços de ensino de língua inglesa se revelam (re)ocupados pelo assim chamado nativo ou falante nativo, apesar dos muitos esforços empreendidos para a ocupação desses espaços por meio da criação de políticas e programas locais de ensino e de formação de professores de língua inglesa.
II - Dentre os recursos usados para a manutenção da marginalização do professor não-nativo, Kumaravadivelu (2016) aponta, dentro do campo educacional, aspectos como: os planejamentos curriculares, a elaboração de materiais, os métodos de ensino, os testes padronizados e a formação docente, frisando, no entanto, os métodos e materiais produzidos em países do centro como os meios principais de administração e manutenção da marginalização e os principais responsáveis por impulsionar a estrutura de poder hegemônico.
III - O que fica evidente é uma recente valorização e um reconhecimento do professor não-nativo de língua inglesa, já que este exerce a profissão em seu próprio país, geograficamente distante daquele do falante nativo. Essa valorização do professor não-nativo se dá, segundo Kumaravadivelu, não de forma sutil e subliminar, mas de forma aberta e direta.

Está correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: A
5: B