Questões de Concurso
Para prefeitura de são joão do araguaia - pa
Foram encontradas 109 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/calendario-nacional-de-vacinacao. Acesso em: 25/05/2018.
Durante a consulta do pré-natal, a equipe de enfermagem informa a gestante sobre as vacinas que ela deverá tomar e as que serão aplicadas no neonato. Com base no calendário de vacinação do Ministério da Saúde, a criança, até o 6° mês, deverá receber as vacinas:
Uma entrada de R$ 98,50, mais 9 parcelas no mesmo valor. OU À vista com desconto de 30% do valor total.
Qual o preço do conjunto de armários se for pago à vista?
Disponível em: http://www.saojoaodoaraguaia.pa.gov.br/. Acesso em: 25/04/2018.
O texto faz referência a qual tipo de palmeira?
Não é de hoje que ouvimos por aí que as redes sociais podem atrapalhar nossa vida em diversos sentidos, como na hora de dormir. Um estudo publicado no Acta Paediatrica revelou as descobertas realizadas através da análise de 5.242 canadenses com idades entre 11 e 20 anos. Os participantes tiveram o sono monitorado em relação ao tempo indicado para cada idade – são 11 horas por noite para quem tem entre 11 e 13 anos; oito a 10 horas para quem tem entre 14 e 17 anos; e sete a nove horas para quem tem 18 anos ou mais. Os resultados, como era de se esperar, revelaram que o uso de ferramentas como Facebook, Snapchat e WhatsApp tem a capacidade de prejudicar a qualidade do nosso sono, e isso vale mesmo quando elas são utilizadas apenas uma hora por dia – convenhamos: a maioria das pessoas dessa faixa etária fica muito mais tempo nas redes sociais. Dos participantes, apenas 36,4% dormiram mais do que o recomendado, e 64,6% acabaram dormindo menos do que deveriam. Os entrevistados que admitiram usar redes sociais por mais tempo ao longo do dia foram os que, de fato, acabaram tendo noites mais curtas de sono. “O impacto que as mídias sociais podem ter nos padrões de sono é um tema de grande interesse considerando os efeitos adversos bem conhecidos da privação do sono para a saúde”, afirmou o autor principal da pesquisa, Dr. Jean-Philippe Chaput, do Hospital Infantil do Leste do Ontário, em declaração publicada no Metro. Ele afirmou que esse tipo de entretenimento é novo em termos sociais, e que a Ciência está apenas começando a entender como o uso das redes sociais afeta a nossa saúde. Vale sempre frisar que o ideal é não utilizar redes sociais e aparelhos celulares pouco tempo antes de ir para cama. Aliás, a luz de celulares, computadores e tablets interfere em nossa produção de melatonina, que é a substância que nos faz dormir bem. A privação de sono nos afeta de diversas maneiras, tanto em termos de humor, atenção, funcionamento metabólico e, claro, em relação a doenças mentais também. Se você tem dormido pouco, não é de se estranhar que esteja se sentindo cansado, irritado e até mesmo mais deprimido. Esforçar-se para dormir bem por tempo suficiente é fundamental para a sua saúde e seu bem-estar. Se estiver muito difícil, sempre vale buscar ajuda médica e psicológica, hein!
Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/saude-bem-estar/105574-voce-sabe-quanto-tempo-nas-redes-sociais-prejudica-a-qualidade-do-seu-sono.htm
A classe gramatical a qual pertence a palavra destacada na frase “Se estiver muito difícil, sempre vale buscar ajuda médica e psicológica, hein! ”, é:
6.006.001.108
A ameaça de extinção dos primatas levou pesquisadores de diversas instituições a se unirem para pedir mudanças sociais antes que as espécies mais próximas do ser humano desapareçam.
Trinta e um cientistas assinaram um artigo publicado pela revista Science Advances em que afirmam que o contínuo desmatamento colocou em risco a maioria das espécies de primatas em todo o mundo.
Atualmente, são conhecidas 504 espécies de primatas, que incluem macacos, orangotangos e gorilas. Cerca de 60% dessas espécies estão ameaçadas de extinção e 75% tem populações em declínio.
Para avaliar o papel das ameaças humanas à sobrevivência dos primatas, os pesquisadores combinaram dados da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) com dados da base de dados das Nações Unidas. Com isso, eles estabeleceram previsões e tendências de desenvolvimento para os próximos 50 anos.
De acordo com os pesquisadores, a principal ameaça global para os habitats de primatas é a expansão da agricultura, seguida pela exploração madeireira e de pecuária. A caça também é considerada um perigo direto.
O estudo concluiu que restam apenas alguns milhares de indivíduos em várias espécies de lêmures e macacos.
Os pesquisadores apontam também que restam menos de 30 exemplares do gibão de Hainan, espécie originária da China, enquanto o orangotango de Sumatra está em risco extremo de extinção após ter perdido 60% de seu habitat entre 1985 e 2007.
O artigo também ressalta que ameaças emergentes, como a poluição e as mudanças climáticas, podem acelerar a taxa de extinção. De acordo com o estudo, estas ameaças devem resultar na extinção global de cerca de 75% das espécies de primatas nos próximos 25 e 50 anos.
Os cientistas pedem que medidas globais sejam tomadas com urgência para proteger os primatas em risco e ressalta o risco especial em países como Brasil, Indonésia, República Democrática do Congo e Madagascar, que abrigam a maior parte das espécies de primatas.
O artigo, assinado por pesquisadores dos Estados Unidos, Europa, Ásia, América Latina e África, convida governantes, ONGS e a sociedade a promover iniciativas sustentáveis que garantam a continuação da espécie. A pesquisa também enfatiza a necessidade de melhorar a condição humana nas regiões mais pobres.
Para os cientistas, a extinção dos irmãos primatas é um sinal de alerta de que a condição de vida humana deve se deteriorar dramaticamente.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/01/19/humanos-provocarao-a-extincao-dos-primatas-em-50-anos.htm? (Adaptado)
Devido ao acervo de palavras existentes em nossa língua, estas foram divididas em classes gramaticais, podendo algumas palavras, dependendo do contexto, assumir diferentes classes. Desta forma, a palavra destacada em “Para os cientistas, a extinção dos irmãos primatas é um sinal de alerta de que a condição de vida humana deve se deteriorar dramaticamente”, pertence à classe dos:
Numerous monuments recall the 400 or so years when Britain was part of the Roman Empire. Ancient city walls, old roads, front defenses. But it is at the villas that one feels closest to the everyday life of Roman Britain.
The villas were homes. In their kitchens bread was baked. Along their corridors echoed family conversations. They were well built and handsomely decorated. The first villa was built around A.D. 80-90. It was a small farm. Later on the house was extended, kitchens and baths were added.
It is known that many villas were destroyed by fire. Their ruins remain hidden for years and it is often by accident that the site is discovered.
So in Hampshire a number of oyster-shells were found by a farmer, and the shells, remnants of a long-ago feast, led to the discovery of the villa at Rockbourne.
Available at: http://englishstandarts.blogspot.com/2012/06/passive-voice-texts-proverbs-and.html. Access in: 22/06/2018.
The text was written mainly in the past, therefore we can also see many times the passive voice in it. How many times can you count the passive voice in the passage above?