Questões de Concurso Para prefeitura de araçagi - pb

Foram encontradas 61 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1669576 Psiquiatria
Sobre Psiquiatria Forense, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q1669575 Psiquiatria
Sobre Psiquiatria Forense: conceito e atuação do Perito em Psiquiatria Forense:
Alternativas
Q1669574 Psiquiatria
Sobre Urgências e Emergências psiquiátricas, é verdade se afirmar que
Alternativas
Q1669573 Psiquiatria
Sobre Urgências e Emergências psiquiátricas, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1669572 Psiquiatria
Sobre Nosografia/Nosografia Psiquiátrica, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1669571 Psiquiatria
Sobre psicoterapias, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1669570 Psiquiatria
Sobre Psicoterapias, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q1669569 Psiquiatria
Sobre Psicofarmacoterapia é verdade se afirmar que
Alternativas
Q1669568 Psiquiatria
Sobre Psicofarmacoterapia, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q1669567 Psiquiatria
Sobre Nosologia/Nosografia em Psiquiatria, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q1669566 Psiquiatria
Sobre Psicopatologia Geral, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q1669565 Psiquiatria
Sobre Psicopatologia Geral: Psicopatologia Descritiva e Psicopatologias Compreensivas. As funções psíquicas e seus transtornos.
Alternativas
Q1669564 Psiquiatria
Sobre Raciocínio Diagnóstico em Psiquiatria, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1669563 Psiquiatria
Sobre anamnese psiquiátrica: formas de tomada de entrevista, estrutura da história clínica, exame mental, exames complementares em psiquiatria, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1669562 Psiquiatria
Sobre anamnese psiquiátrica: formas de tomada de entrevista, estrutura da história clínica, exame mental, exames complementares em Psiquiatria.

Assinale a única alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1669561 Medicina
Entre as atribuições específicas do profissional médico que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF), um tanto diferente do papel do médico nas Unidades Hospitalares, está a realização de encaminhamentos a outros pontos da rede de atenção, a responsabilização pelo plano terapêutico de forma compartilhada, respeitando-se os fluxos assistenciais, o registro apropriado de informações e a comunicação entre os profissionais em tempo e lugar oportunos, de maneira a atender à necessidade do usuário. (SILVEIRA, Milene da Silva et ali. Processo regulatório da Estratégia Saúde da Família para a assistência especializada. SAÚDE DEBATE, RIO DE JANEIRO, V. 42, N. 116, P. 63-72, JAN-MAR 2018).

Nesse sentido, é possível se afirmar que no Brasil

I- há fragilidades quanto à regulação do acesso pelo médico da ESF que, apesar de contribuir para a coordenação do cuidado, ainda não tem sua utilização reconhecida como uma ferramenta de gestão da clínica.

II- investir em capacitação e qualificação do profissional no âmbito da Atenção Primária à Saúde e da regulação em saúde pode promover maior resolutividade com melhor gestão do cuidado, bem como o uso racional dos recursos disponíveis.

III- a regulação assistencial, por ser componente da Rede de Atenção em Saúde com ampla e privilegiada visão dos recursos disponíveis e da dinâmica dos serviços, deve ser considerada como grande aliada para os profissionais inseridos nas unidades de ESF.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1669558 Medicina
O diagnóstico da febre reumática (FR) é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico.

Nesse sentido, pode-se afirmar que

I- os exames laboratoriais, apesar de inespecíficos, sustentam o diagnóstico do processo inflamatório e da infecção estreptocócica.

II- a divisão dos critérios em maiores e menores é baseada na especificidade e não na frequência da manifestação. Outros sinais e sintomas, como epistaxe, dor abdominal, anorexia, fadiga, perda de peso e palidez podem estar presentes, mas não estão incluídos entre as manifestações menores dos critérios de Jones.

III- a probabilidade de FR é alta quando há evidência de infecção estreptocócica anterior, determinada pela elevação dos títulos da antiestreptolisina O (ASLO), além da presença de pelo menos dois critérios maiores ou um critério maior e dois menores.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1669556 Medicina
Criança de 5 (cinco) anos é conduzida às pressas por familiares para a Unidade de Atenção Básica situada próxima à sua residência, apresentando queimaduras pelo corpo em razão de verter sobre si água fervente. Diante do quadro grave que se apresenta, o médico assistente deve considerar a fisiopatologia da queimadura, com a brevidade e exigência imediata de atenção aos cuidados da criança, visto que

I- compromete a integridade funcional da pele, responsável pela homeostase hidroeletrolítica, controle da temperatura interna, flexibilidade e lubrificação da superfície corporal. Portanto, a magnitude do comprometimento dessas funções depende da extensão e profundidade da queimadura.

II- trata-se da injúria térmica que provoca no organismo uma resposta local, traduzida por necrose de coagulação tecidual e progressiva trombose dos vasos adjacentes num período de 12 a 48 horas.

III- a ferida provocada, a princípio, é estéril, porém, o tecido necrótico rapidamente se torna colonizado por bactérias endógenas e exógenas, produtoras de proteases, que levam à liquefação e separação da escara, dando lugar ao tecido de granulação responsável pela cicatrização da ferida, que se caracteriza por alta capacidade de retração e fibrose nas queimaduras de terceiro grau.

IV- nas grandes queimaduras, além da resposta local, o dano térmico desencadeia ainda uma reação sistêmica do organismo, em consequência da liberação de mediadores pelo tecido lesado, podendo ocorrer extenso dano à integridade capilar, com perda acelerada de fluidos, seja pela evaporação através da ferida ou pela sequestração nos interstícios, que é agravada por subprodutos da colonização bacteriana.

V- além disso, nas queimaduras extensas, superiores a 40% da área corporal, o sistema imune é incapaz de delimitar a infecção que, sistematizando-se, torna rara a sobrevida nesses casos.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q1669555 Medicina
Paciente masculino, 54 anos, é conduzido até a Unidade de Atenção Básica por familiares após sofrer queda da própria altura, apresentando olhos fechados, sem resposta verbal e motora.

A Interpretação da pontuação e gravidade do caso, respectivamente, é:

I- Pontuação total: 3 = Coma profundo (85% de probabilidade de morte; estado vegetativo); Grave (necessidade de intubação imediata).

II- Pontuação total: 4 = Coma profundo; Grave (necessidade de intubação imediata).

III- Pontuação total: 7 = Coma intermediário; Moderado (encaminhamento para Unidade Hospitalar imediata via SAMU).

IV- Pontuação total: 11 = Coma superficial; Leve e moderado (Encaminhar via SAMU para Unidade Hospitalar).

V- Pontuação total: 15 = Normalidade; Leve (proceder com acompanhamento até resposta verbal e motora do paciente).

Portanto, está CORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas
Q1669554 Psiquiatria
A Lei Nº 10.216 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Em seu artigo 6º, condiciona a internação psiquiátrica. Nesse sentido, pode-se afirmar que
I- a internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.
II- a solicitação de leito de Saúde Mental compete a um médico devidamente inscrito no Conselho de Classe, não havendo a obrigatoriedade da solicitação ser realizada por médico psiquiatra, entretanto, só feita com a anuência deste.
III- a solicitação somente será acatada pela Central de Regulação de Leitos em Saúde Mental mediante o registro em sistema do nome e do número do registro no CRM do médico responsável pela solicitação do internamento.
IV- todas as informações fornecidas à Central de Regulação de Leitos em Saúde Mental são de responsabilidade integral do médico solicitante do leito.
V- equívocos de regulação decorrentes de informações inverídicas serão de responsabilidade do autor das mesmas.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: A
5: A
6: B
7: D
8: A
9: B
10: C
11: C
12: C
13: A
14: E
15: B
16: B
17: C
18: B
19: B
20: D