Questões de Concurso
Para prefeitura de lagoa seca - pb
Foram encontradas 617 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Para Morato e Lussi (2018), a Reabilitação Psicossocial (RP), referente ao campo da saúde mental, é um exercício reflexivo sobre os possíveis diálogos e contribuições dos pressupostos para os campos teórico e prático da terapia ocupacional. É CORRETO afirmar que o modelo da reabilitação Psicossocial se traduz como:
A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência busca ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua no Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, há objetivos gerais e específicos, relacionados a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no âmbito do SUS. É CORRETO apontar, nesse contexto, que os objetivos gerais são:
A Terapia Ocupacional vem evoluindo ao longo dos anos, adaptando-se às necessidades e demandas da sociedade em constante transformação. As perspectivas futuras da Terapia Ocupacional apontam para um crescimento e desenvolvimento ainda mais significativos, com uma ampliação das áreas de atuação e uma busca cada vez maior pela inovação e eficácia dos tratamentos. É CORRETO dizer que as principais áreas de atuação da Terapia Ocupacional são:
Para Lopes e Silva (2007), muitos terapeutas ocupacionais têm se relacionado com o setor da educação de múltiplas formas e elegido a escola como um foco de atenção para o desenvolvimento de suas ações. No Brasil, em 2016, houve a criação do Grupo de Trabalho de Terapia Ocupacional e Educação no IV Seminário Nacional de Pesquisa de Terapia Ocupacional, organizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, e, em dezembro de 2018, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional aprovou a resolução nº 500, que reconhece e disciplina a especialidade do que denominou “Terapia Ocupacional no Contexto Escolar”.
É CORRETO afirmar que o exercício do Terapeuta Ocupacional Especialista no Contexto Escolar envolve conhecimento em várias áreas, quais sejam:
A Terapia Ocupacional (TO) desempenha um papel importante na Estratégia Saúde da Família (ESF), contribuindo para a promoção da saúde e o cuidado integral. É CORRETO afirmar que dentre as principais competências do (TO) na Atenção Básica estão:
A rede de atenção à saúde mental da criança e do adolescente se expandiu, nos últimos anos, tornando-se espaço de ação significativo do terapeuta ocupacional. É CORRETO afirmar que a inclusão formal da assistência à saúde mental da criança e do adolescente, amparada pelas políticas públicas, a qual instituiu os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), deu-se em qual portaria?
Para os autores Godoy-Vieira, A., Malfitano, A. P. S., & Soares, C. B. (2024), “Desde os anos 1970, o Brasil tem visto a defesa da terapia ocupacional social”. Assim, é uma subárea da terapia ocupacional que se concentra na questão social, defendendo uma práxis específica. Ainda sobre esta perspectiva, a prática da terapia ocupacional social se desdobra em dois eixos principais. É CORRETO afirmar que os eixos são:
O Ministério da Saúde elabora, em 2003, a Política Nacional de Humanização – PNH, a qual objetiva a transformação no modelo de atenção e gestão do trabalho em saúde por meio de ações transversais ampliadas para toda a rede SUS. O terapeuta ocupacional, nesse contexto, é um dos profissionais que busca adotar uma visão holística do sujeito em contrapartida à hegemonia médica e à intervenção especializada. Sendo assim, é CORRETO evidenciar que, para eficácia da atuação do terapeuta ocupacional pautado no PNH e de seus contributos para a prática do cuidado humanizado, são necessários:
Para Samea (2008), um grupo terapêutico de atividades pode configurar-se como importante espaço para a explicitação e troca de diversos conteúdos relativos à reabilitação. Nesse sentido, as abordagens grupais têm sido cada vez mais fonte de investigação e intervenção na prática da terapia ocupacional. É CORRETO afirmar que:
Há uma crescente divulgação de conhecimento e de experiências acerca da terapia ocupacional na Atenção Primária à Saúde (APS). A APS desempenha o papel de ordenadora da rede e coordenadora do cuidado em saúde, exercendo uma função essencial na organização dos serviços que compõem as redes de atenção à saúde (Mendes et al., 2019). É CORRETO afirmar que a APS é orientada pelos princípios:
O Código de Ética tem o propósito de estabelecer parâmetros e orientar os Terapeutas Ocupacionais quanto aos princípios que regem a boa conduta profissional e instituir diretrizes para o exercício profissional, e prevê objetivos para suas atividades. É CORRETO afirmar que é proibido ao Terapeuta Ocupacional:
Para Bersch e Tonolli (2006), de forma geral, o termo Tecnologia Assistiva (TA) identifica o conjunto dos recursos e serviços destinados a ampliar a habilidade funcional de forma a promover a autonomia e a inclusão das pessoas com deficiência. Assim, é CORRETO afirmar que:
Muitos terapeutas ocupacionais têm se relacionado com o setor da educação de múltiplas formas e elegido a escola como um foco de atenção para o desenvolvimento de suas ações, principalmente, visando à integração e à inclusão de crianças com deficiência e/ou com transtornos globais do desenvolvimento no sistema regular de ensino, tanto na sua primeira inserção escolar quanto na “saída” das crianças das salas e escolas especializadas e entrada no sistema regular formal (Lopes & Silva, 2007). Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
Os primeiros princípios teóricos que direcionaram a terapia ocupacional foram organizados em torno da busca do significado da ocupação humana. Para Kielhofner, (1982), p. 1266, esses princípios podem ser resumidos em 03 (três) considerações.
É CORRETO afirmar que a primeira é que:
A Terapia Ocupacional foi sendo reconhecida no Brasil na medida em que esteve fortemente inserida como uma profissão do setor de saúde, sobretudo nas práticas de reabilitação. A partir da década de 1990, a Terapia Ocupacional passou a ser definida como uma profissão dos campos da saúde, educação e social. É CORRETO afirmar que seu reconhecimento ocorreu:
De acordo com orientações do Conselho Federal de Psicologia o documento psicológico é um instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de serviço do profissional da Psicologia a uma pessoa, grupo ou instituição. A declaração é uma das modalidades deste documento e nele é vedado ao psicólogo registrar:
Podemos afirmar que há uma relação entre o aconselhamento não diretivo (perspectiva rogeriana) e a democracia como modo de vida. Isto se dá pelo fato de que os conceitos presentes nesta abordagem estão sintonizados com os princípios democráticos. Mesmo com a atitude favorável e democrática do conselheiro, pode ocorrer de o cliente ficar silencioso por algum tempo, gerando pausas na sessão. Esta pausa significa que:
Na terapia familiar sistêmica, as técnicas utilizadas para tal fim dependem da formação e experiência do terapeuta. Assim, a técnica da terapia familiar que tem por objetivo proporcionar à família novas vivências relacionais, ajudando-a a correr alguns riscos em contexto de apoio terapêutico, é(são):
É possível afirmar que a psicoterapia existencial surgiu a partir dos princípios psicológicos advindos das influências epistemológicas da Fenomenologia e das filosofias da existência. Esta psicoterapia engloba uma diversidade de correntes terapêuticas e define um conjunto de pressupostos. Assim, analise os pressupostos abaixo.
I- Os seres humanos têm necessidade de construir significado sobre a sua existência.
II- A construção pessoal tem lugar fundamentalmente no espaço subjetivo das relações com os outros e com o mundo.
III- O confronto com os dados da existência é parte intrínseca de um projeto de vida.
IV- A construção do projeto existencial é algo sempre em aberto ao longo do desenvolvimento pessoal.
Quanto aos pressupostos que correspondem à psicoterapia existencial, é CORRETO o que se afirma em:
A transferência é um conceito importante na Abordagem Psicanalítica, mas, apesar de ser uma ferramenta no processo de análise, ela pode ser utilizada como chave para a compreensão de aspectos da relação entre professor(a) e aluno(a). Assim, segundo Freud, identificando conteúdos transferências nesta relação, deve o(a) professor(a):