Questões de Concurso
Para prefeitura de agudos do sul - pr
Foram encontradas 120 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. A tosse pode ser causada pelo Captopril, que é um bloqueador do receptor de angiotensina II e tem como principal efeito adverso a tosse seca. II. A tosse pode ser causada pelo Captopril, que é um inibidor da enzima conversora de angiotensina e tem como principal efeito adverso a tosse seca. III. A conduta mais adequada para esse caso é a troca do Captopril pela Metildopa. IV. A conduta mais adequada para esse caso é a troca do Captopril pela Losartana.
I. O paciente tem diabetes mellitus confirmado e deve ser iniciada Metformina imediatamente. II. O paciente ainda não pode ser diagnosticado como diabetes mellitus, pois os exames devem ser repetidos para confirmação. III. O paciente tem pré-diabetes e deve ser orientado à mudança de hábitos de vida. IV. Se o paciente apresentasse poliúria, polidipsia, polifagia ou emagrecimento não seriam necessários exames para confirmação do diagnóstico de diabetes mellitus, bastaria apenas uma glicemia ao acaso ≥ 200mg/dL.
( ) A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. ( ) A notificação compulsória será realizada apenas na confirmação de doença ou agravo. ( ) A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 (vinte e quatro) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível. ( ) Eventos adversos graves ou óbitos pós-vacinação são considerados agravos de notificação compulsória imediata. ( ) Esquistossomose, hanseníase, hepatites virais, leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral são consideradas doenças de notificação compulsória imediata.
I. Prestar assistência integral aos indivíduos sob sua responsabilidade. II. Valorizar a relação médico-paciente e médicofamília como parte de um processo terapêutico e de confiança. III. Oportunizar os contatos apenas com indivíduos doentes, pois são os que mais necessitam de cuidados. IV. Executar ações de assistência nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador, ao adulto e ao idoso, bem como encaminhar procedimentos de pequenas cirurgias ambulatoriais. V. Promover a qualidade de vida e contribuir para que o meio ambiente seja mais saudável.
( ) Por causa da abertura no céu da boca, crianças com fissura palatina impedem que o ar escape pelo nariz quando falam. Isto faz com que a voz saia nasalizada ou “fanhosa” dificultando a compreensão e a comunicação. ( ) Seus portadores, além do problema estético, apresentam distúrbios funcionais, desde a alimentação até a fala, que são perfeitamente tratáveis, desde que iniciados logo nos primeiros meses de vida. ( ) Crianças que têm fissuras lábio palatinas podem ter dificuldade de alimentação. Por causa da comunicação entre a boca e o nariz o bebê pode não conseguir ter uma sucção efetiva. Se a fissura só envolve o lábio (e o palato for normal) a amamentação pode ser conseguida com êxito. ( ) As fissuras lábio palatinas são malformações de causa não definida e freqüentemente ocorrem isoladas, isto é, não são acompanhadas de outras alterações ou síndromes neurológicas. Porém, a maioria das crianças apresentam atrasos nos aspectos social, escolar e familiar.
I. Identificar fatores de risco que levam aos distúrbios da comunicação e funções orofacias. II. Compartilhar a construção de projetos terapêuticos dos usuários com necessidade de atenção especializada. III. Realizar consulta compartilhada com a equipe de saúde da família. IV. Facilitar a inclusão social de usuários com deficiência auditiva, física e intelectual. V. Promover educação permanente para os profissionais da saúde e da educação a respeito dos diversos distúrbios da comunicação.