Questões de Concurso Para prefeitura de congonhinhas - pr

Foram encontradas 361 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2065417 Saúde Pública
De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica, casos humanos de leptospirose são registrados principalmente em comunidades carentes, após enchentes e desastres naturais. Desse modo, alguns cuidados devem ser observados durante a limpeza da lama residual e de reservatórios de água. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A lama das enchentes tem alto poder infectante e, nessas ocasiões, fica aderida a móveis, paredes e chão. Recomenda-se, então, retirar essa lama e lavar o local, desinfetando, em seguida, com uma solução de creolina. ( ) Nas enchentes, o sistema doméstico de armazenamento de água pode ser contaminado, mesmo quando não é atingido diretamente pela água da enchente, pois a rede de distribuição pode apresentar vazamentos que permitem a entrada de água poluída na rede. ( ) Para limpar e desinfetar o reservatório (caixa-d’água), recomenda-se esvaziar a caixa-d’água e lavá-la, esfregando bem as paredes e o fundo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2065416 Saúde Pública
Reforçar as medidas de prevenção às hepatites virais, bem como o tratamento correto da doença, está entre os principais objetivos da Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com a Divisão de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais e Tuberculose (DVDST) na Campanha do Julho Amarelo (Fonte: Sesa-PR 11/07/19). Em relação às Hepatites Virais, que simbolizam a Campanha Julho Amarelo, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
39.png (408×229) 
( ) A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. ( ) As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. ( ) O exame de hepatite B também faz parte do rol de exames do pré-natal. A gestante deve ser diagnosticada e será tratada, se houver indicação, ainda durante a gravidez. ( ) A vacina é uma forma de prevenção contra alguns tipos de hepatites. Estão disponíveis gratuitamente no SUS vacinas contra as hepatites dos tipos A e B, sendo que quem se vacina contra o tipo B, se protege também contra a hepatite D. Para os demais tipos de vírus não há vacina, e o tratamento deve ser indicado pelo médico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2065415 Saúde Pública
“O surgimento de casos da doença em quatro crianças e duas mulheres, entre alunos e funcionárias da Creche, em Sagres, suspendeu as atividades da unidade de ensino. As crianças infectadas são uma menina e três meninos, na faixa entre um e três anos de idade, e as duas funcionárias acometidas pela doença têm 30 e 53 anos. A decisão está baseada na cautela para que novos casos não surjam, já que há ainda mais cinco outros suspeitos. A síndrome é comum na infância, antes dos cinco anos de idade.” (Texto adaptado. Fonte: G1, Presidente Prudente, de 22/05/2019).
É uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. Esse trecho se refere à(ao): 
Alternativas
Q2065414 Saúde Pública
Leia o seguinte trecho de um artigo:
[…] a exposição passiva ou ativa à fumaça do tabaco está significantemente associada com a recidiva da doença e sua mortalidade. Esses efeitos parecem independentes dos efeitos causados pelo uso do álcool, status socioeconômico e um grande número de outros fatores potencialmente associados (WHO, 2007). 
Conforme Manual do Ministério da Saúde, o uso de tabaco vem sendo amplamente aceito como um fator determinante dessa doença. A colaboração entre os programas de controle do tabaco em nível nacional pode ser verdadeiramente benéfica e gerar resultados positivos com impacto na saúde pública.
O texto acima refere-se a uma doença causada pelo bacilo de Koch, que acomete uma série de órgãos e/ou sistemas humanos. A apresentação na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública. Trata-se da:
Alternativas
Q2065413 Saúde Pública
Trata-se de um registro que obriga e universaliza as informações, visando ao rápido controle de eventos que requerem pronta intervenção. Conforme Portaria nº 1.271/2014, a comunicação é realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública. Esse trecho se refere à(ao):
Alternativas
Q2065412 Saúde Pública
Vetores são seres vivos que transportam organismos patogênicos de forma mecânica ou biológica, promovendo a disseminação desses agentes infecciosos e a infecção de novas pessoas ou animais. Os vetores biológicos, que veiculam e transmitem os agentes infecciosos desde o reservatório ou amplificador até o hospedeiro, são os vetores de relevância para a saúde pública. (Fonte: Manual Vigilância, Prevenção e Controle De Zoonoses – Ministério da Saúde – 2016). Nesse contexto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando vetores de relevância para a saúde pública às doenças que transmitem.
Coluna 1 1. Carrapatos do gênero Amblyomma. 2. Mosquito Aedes aegypti. 3. Mosquito Anopheles. 4. Pulgas.
Coluna 2 ( ) Febre amarela, dengue e chikungunya. ( ) Febre maculosa. ( ) Malária. ( ) Peste bubônica. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2065411 Saúde Pública
Em abril de 2019, o jornal G1 divulgou a ocorrência de sete casos de toxoplasmose gestacional, registrados em Guajará-Mirim, RO. Aborto espontâneo, parto prematuro e má formação no feto são consequências da doença, que é causada por:
Alternativas
Q2065410 Saúde Pública
“O Paraná teve 1.486 casos em 2018, de acordo com um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A regional de Curitiba, que abrange 29 municípios, é a que mais tem casos registrados dentro das três categorias que são foco das análises. O último caso suspeito registrado no estado foi em Maringá, na região norte” (Texto adaptado. Fonte: CBN Curitiba, de 13/02/2019). O texto fala sobre uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro. Essa doença pode ser causada por vírus, bactéria ou fungo. A mais grave é a bacteriana. Os sintomas são febre, dor de cabeça e pescoço rígido. Trata-se da:
Alternativas
Q2065409 Saúde Pública
De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de medidas de avaliação de um sistema de vigilância epidemiológica às suas características.
Coluna 1 1. Quantitativas. 2. Qualitativas.
Coluna 2 ( ) Aceitabilidade. ( ) Especificidade. ( ) Flexibilidade. ( ) Representatividade. ( ) Simplicidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2065408 Saúde Pública
Leia a seguinte notícia: "A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA-PR) emitiu na semana passada um alerta sobre uma doença que afeta todo o estado. A preocupação é grande porque os surtos da doença chegaram a São Paulo, que já confirmou 633 casos neste ano. Outro estado vizinho, Santa Catarina, registrou a entrada de três turistas infectados de outros estados. O Paraná também registrou três casos importados entre os meses de junho e julho. A única forma de prevenir é a vacinação”. (Texto adaptado. Fonte: Gazeta do Povo, de 31/07/2019).
A notícia alerta sobre uma doença viral grave que se manifesta produzindo alterações na pele. Extremamente infeccioso, o vírus pode ser transmitido pela fala, tosse, espirro e respiração. Os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5°C); dor de cabeça; manchas vermelhas na pele, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite; manchas brancas na mucosa bucal (conhecidas como sinal de Koplik, antecedem em um ou dois dias o aparecimento das manchas vermelhas). Trata-se do(a):
Alternativas
Q2065407 Noções de Informática
Para incluir cabeçalhos e rodapés no Word 2016, é necessário acessar a guia:
Alternativas
Q2065406 Noções de Informática
São opções disponíveis ao clicar com o botão direito sobre a barra de tarefas do Windows 10:
 I. Mostrar a Área de Trabalho. II. Abrir o Gerenciador de Tarefas. III. Atualizar o Word.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2065405 Noções de Informática
Utilizando o navegador Google Chrome em sua versão mais atualizada, quais as teclas de atalho para abrir uma nova janela?
Alternativas
Q2065404 Noções de Informática
A Figura 1 abaixo representa:
27.png (364×207)  Figura 1
Alternativas
Q2065403 Noções de Informática
Sobre utilização de colunas no Word 2016, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2065400 Noções de Informática
Sobre o aplicativo Lixeira do Windows 10, analise as assertivas abaixo:
I. É possível definir o tamanho máximo disponível na Lixeira. II. É possível desinstalar aplicativos pela Lixeira. III. Não é possível configurar a Lixeira para remover arquivos imediatamente quando excluídos.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2065398 Noções de Informática
No Word 2016, para inserir um comentário em um documento, é possível encontrar a opção em duas guias, quais sejam:
Alternativas
Q2065396 Legislação dos Municípios do Estado do Paraná
Analise as afirmações a seguir sobre as formas de progressão na carreira segundo a Lei nº 305/2001:
I. Progressão vertical, de um nível para outro, mediante cumprimento e comprovação da titulação exigida para cada nível, conforme definição da Lei acima referida. II. Progressão horizontal, de uma referência para outra, dentro de um mesmo nível, mediante obtenção de créditos na avaliação de desempenho. III. Progressão aritmética, que determinará a passagem de um nível para outro ou de uma referência para outra.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2065393 Legislação dos Municípios do Estado do Paraná
Analise as informações a seguir à luz da Lei nº 300/2001:
• Luis Carlos, técnico de enfermagem, pediu exoneração do cargo por motivos particulares. • Roberta, assistente social, cometeu falta grave e foi demitida. • Antônio, motorista, depois de trinta e cinco anos de serviço público, aposentou-se aos sessenta etrês anos. • Lúcia, enfermeira, foi promovida.
Qual dos cargos entrou em vacância?

Alternativas
Q2065391 Legislação dos Municípios do Estado do Paraná
Rubens é servidor estável. Após sete anos de serviços prestados, o cargo que ocupa será extinto. Conforme com a Lei nº 300/2001, Rubens será:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: D
5: B
6: C
7: D
8: D
9: E
10: E
11: D
12: D
13: B
14: E
15: E
16: A
17: D
18: D
19: E
20: C