Questões de Concurso Para prefeitura de cupira - pe

Foram encontradas 162 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1628368 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV. Também pode haver contaminação pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas, alicates etc., de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.

II. A mamografia é um exame complexo que consiste em um raio-X do tórax e apenas permite descobrir o câncer quando o tumor já está em estágio bastante avançado.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628367 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. O excesso de peso é associado aos cânceres de mama e de próstata. O excesso de gordura promove inflamação e produção de hormônios que danificam as células.

II. O Câncer de Mama é o tipo de câncer menos frequente na mulher brasileira. Nessa doença, ocorre um desenvolvimento normal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor benigno.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628366 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. A prevenção do câncer é o conjunto de medidas que evitam ou reduzem a exposição a fatores que aumentam a possibilidade de se desenvolver um câncer, conhecidos como fatores de risco.

II. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem evitar tomar cuidados especiais, evitando fazer, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628365 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. Diante da suspeita de infecção pelo HIV, o cidadão deve procurar uma unidade de saúde que realize o teste.

II. As bebidas alcoólicas favorecem o desenvolvimento de câncer de mama. Quanto maior a quantidade e o tempo de consumo, maior o risco de câncer.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628364 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) fazem parte da atenção básica e se constituem como serviços com unidades físicas independentes e especiais. Para exercer suas atividades, as equipes NASF devem ocupar o espaço físico de unidades independentes e próprias.

II. O câncer se caracteriza pelo aumento do controle da divisão celular e pela incapacidade dessas células em invadir outras estruturas orgânicas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628363 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. As neoplasias benignas ou tumores benignos têm seu crescimento de forma organizada, geralmente lento, expansivo e apresentam limites bem nítidos.

II. HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628362 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. O crescimento das células cancerosas é diferente do crescimento das células normais. As células cancerosas, em vez de morrerem, continuam crescendo incontrolavelmente, formando outras novas células anormais.

II. A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628361 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. A vigilância em saúde deve estar cotidianamente inserida em todos os níveis de atenção da saúde. A partir de suas específicas ferramentas, as equipes de saúde da atenção primária podem desenvolver habilidades de programação e planejamento, de maneira a organizar os serviços com ações programadas de atenção à saúde das pessoas, aumentando-se o acesso da população a diferentes atividades e ações de saúde.

II. Um tumor maligno costuma apresentar massa pouco delimitada e ser localmente invasivo. Ele se infiltra em tecidos adjacentes.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628360 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

II. A Vigilância em Saúde, visando à integralidade do cuidado, deve inserir-se na construção das redes de atenção à saúde, coordenadas pela Atenção Primária à Saúde.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628359 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da Aids, o sistema imunológico começa a ser atacado. É na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV, ou seja, o tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença.

II. A vigilância em saúde não tem por objetivo a observação e análise da situação de saúde da população.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628358 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. São componentes da vigilância em saúde as ações de vigilância, desconstrução, desorganização e descontrole de doenças e agravos à saúde, devendo-se constituir em espaço de desarticulação de conhecimentos e técnicas.

II. O conceito de vigilância em saúde inclui, entre outros aspectos, a vigilância e o controle das doenças transmissíveis e também a vigilância das doenças e agravos não transmissíveis.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628357 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. O meio menos efetivo de prevenção ao HIV é o uso de preservativos masculino ou feminino em todas as relações sexuais.

II. As neoplasias malignas ou tumores malignos manifestam um maior grau de autonomia e são capazes de invadir tecidos vizinhos e provocar metástases, podendo ser resistentes ao tratamento e causar a morte do hospedeiro.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628355 Enfermagem

Leia as afirmativas a seguir:


I. Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da Aids, o sistema imunológico começa a ser atacado. É na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV. Esse período varia de 3 a 6 semanas.

II. Os tabagistas têm mais chances de ter câncer de pulmão que os não fumantes.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1628308 Português
A SÚBITA MUDANÇA DE PERCEPÇÃO SOBRE O ASSÉDIO SEXUAL

“Aquelas que rompem o silêncio”. Sob esse título, a revista Time destacou em sua capa de dezembro cinco mulheres que tiveram a coragem de denunciar haver sido vítimas de assédio ou abuso sexual. A revista decidiu escolher como personalidade do ano aquelas que protagonizaram a campanha #MeToo (#EuTambém), um movimento social que surpreendeu pela velocidade com que se espalhou e pelos efeitos fulminantes que teve. Desde o caso Weinstein, a denúncia ganhou uma força incontrolável e muitos homens com poder tiveram que deixar seus cargos depois de terem sido identificados como assediadores.

A campanha teve tanto efeito que agora muitos outros homens temem ser atingidos por esse vendaval. E muitos perguntam o que mudou para que a mera acusação de ter passado dos limites possa provocar agora destituições e demissões fulminantes. Para que comportamentos do passado que consideravam normais possam agora acabar custando caro a eles. O fenômeno é complexo, mas podemos supor vários fatores. O primeiro é uma mudança súbita de percepção social. Isso não é novo. Já ocorreu com a violência doméstica. O caso de Ana Orantes, assassinada pelo marido depois de ter denunciado na televisão uma vida de espancamentos e humilhações, marcou um ponto de inflexão na percepção social. A violência machista deixou de ser um assunto particular e passou a ser considerada uma realidade lacerante que era mantida oculta porque fazia parte das regras do jogo do poder machista.

O mesmo acontece com o assédio sexual. As pesquisas revelam que é um fenômeno muito difundido, mas dificilmente vem à luz porque faz parte das relações de poder. Aqueles que assediam ou abusam são homens que usam o poder para conseguir favores sexuais. No entanto, acontece que agora existem muitas mulheres com formação, autoestima e também poder suficiente para dizer basta. Algumas romperam a barreira do silêncio e muitas outras as seguiram, cansadas de uma humilhação que consideram insuportável. Não é por acaso que o ponto de inflexão tenha sido a queda do poderoso produtor de Hollywood. O fato de que as denunciantes sejam atrizes famosas e com grande projeção pública conferiu reconhecimento ao fenômeno: se elas sofreram assédio, o que não acontecerá com outras mulheres que não têm nenhum poder? [...].

(Milagros Pérez Oliva. Adaptado (disponível em: https://brasil.elpais.com/).
Com base no texto 'A SÚBITA MUDANÇA DE PERCEPÇÃO SOBRE O ASSÉDIO SEXUAL', leia as afirmativas a seguir:
I. O conector “no entanto” tem valor semântico temporal, já que se refere ao momento em que as mulheres deram um basta ao problema do assédio. II. No fragmento “outras mulheres que não têm nenhum poder?”, a forma verbal “têm” recebeu acento porque concorda com o referente do pronome relativo. Esse pronome, do ponto de vista sintático, exerce função de sujeito.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1628306 Português
A SÚBITA MUDANÇA DE PERCEPÇÃO SOBRE O ASSÉDIO SEXUAL

“Aquelas que rompem o silêncio”. Sob esse título, a revista Time destacou em sua capa de dezembro cinco mulheres que tiveram a coragem de denunciar haver sido vítimas de assédio ou abuso sexual. A revista decidiu escolher como personalidade do ano aquelas que protagonizaram a campanha #MeToo (#EuTambém), um movimento social que surpreendeu pela velocidade com que se espalhou e pelos efeitos fulminantes que teve. Desde o caso Weinstein, a denúncia ganhou uma força incontrolável e muitos homens com poder tiveram que deixar seus cargos depois de terem sido identificados como assediadores.

A campanha teve tanto efeito que agora muitos outros homens temem ser atingidos por esse vendaval. E muitos perguntam o que mudou para que a mera acusação de ter passado dos limites possa provocar agora destituições e demissões fulminantes. Para que comportamentos do passado que consideravam normais possam agora acabar custando caro a eles. O fenômeno é complexo, mas podemos supor vários fatores. O primeiro é uma mudança súbita de percepção social. Isso não é novo. Já ocorreu com a violência doméstica. O caso de Ana Orantes, assassinada pelo marido depois de ter denunciado na televisão uma vida de espancamentos e humilhações, marcou um ponto de inflexão na percepção social. A violência machista deixou de ser um assunto particular e passou a ser considerada uma realidade lacerante que era mantida oculta porque fazia parte das regras do jogo do poder machista.

O mesmo acontece com o assédio sexual. As pesquisas revelam que é um fenômeno muito difundido, mas dificilmente vem à luz porque faz parte das relações de poder. Aqueles que assediam ou abusam são homens que usam o poder para conseguir favores sexuais. No entanto, acontece que agora existem muitas mulheres com formação, autoestima e também poder suficiente para dizer basta. Algumas romperam a barreira do silêncio e muitas outras as seguiram, cansadas de uma humilhação que consideram insuportável. Não é por acaso que o ponto de inflexão tenha sido a queda do poderoso produtor de Hollywood. O fato de que as denunciantes sejam atrizes famosas e com grande projeção pública conferiu reconhecimento ao fenômeno: se elas sofreram assédio, o que não acontecerá com outras mulheres que não têm nenhum poder? [...].

(Milagros Pérez Oliva. Adaptado (disponível em: https://brasil.elpais.com/).
Com base no texto 'A SÚBITA MUDANÇA DE PERCEPÇÃO SOBRE O ASSÉDIO SEXUAL', leia as afirmativas a seguir:
I. No excerto “Aqueles que assediam ou abusam...”, a palavra “que” é um pronome relativo e a palavra “ou” é uma conjunção. II. No trecho “...por esse vendaval”, o pronome demonstrativo tem valor anafórico e faz referência a uma ideia posposta.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1628296 Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir:
I. Compreender o aprendente em suas características individuais e seu desenvolvimento nos aspectos físico, emocional, intelectual e social é prejudicial à atividade de ensino. II. A Psicologia da Educação estuda as relações existentes entre as situações educacionais e os diferentes fatores que as determinam.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1628293 Português
Leia as afirmativas a seguir:
I. O adjetivo se refere sempre a um substantivo, mesmo que subentendido. II. A metonímia é a substituição de um termo por outro devido a uma semelhança ou relação real entre os dois.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1628292 Português
Leia as afirmativas a seguir:
I. A didática é a sistematização e racionalização do ensino, constituída de métodos e técnicas de ensino de que se vale o professor para efetivar a sua intervenção no comportamento do estudante. II. A comparação é a figura de linguagem que realiza a combinação de sentidos (tato, audição, paladar, visão, olfato) na mesma expressão.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1628291 Português
Leia as afirmativas a seguir:
I. A figura de linguagem denominada eufemismo é a substituição de um termo por outro devido a uma semelhança subentendida entre os dois, por meio de uma comparação implícita. II. A não-racionalidade, o subjetivismo, o individualismo e a imaginação são características do Simbolismo no Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1628290 Português
Leia as afirmativas a seguir:
I. A prosopopeia é a personificação, animação ou humanização de um objeto inanimado ou imaginário. II. O numeral refere-se a um substantivo ou o substitui.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: A
5: D
6: A
7: A
8: A
9: A
10: B
11: C
12: C
13: A
14: C
15: B
16: C
17: A
18: B
19: C
20: A