Questões de Concurso
Para prefeitura de capela de santana - rs
Foram encontradas 214 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A linguagem é a expressão do pensamento, e essa concepção ilumina, basicamente, os estudos tradicionais (1ª parte). Também se tem que a linguagem é instrumento de comunicação, e essa concepção está ligada à teoria da comunicação e vê a língua como código (conjunto de signos que se combinam segundo regras) capaz de transmitir ao receptor certa mensagem (2ª parte).
A sentença está:
( ) Chama-se metro a medida das sílabas que formam o verso. Para fazer a escansão, isto é, a contagem das sílabas métricas, basta que se siga a contagem de todas as sílabas do verso. Assim, o verso “Eu/fui/à/ta/re/fa/num/tem/po/de/dra/ma” apresenta 12 sílabas métricas.
( ) Denomina-se rima a semelhança sonora dos fonemas da última sílaba tônica do verso. Quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe morfológica, tem-se rima rica (caso de “morrer”/“dizer”, ambos verbos); já quando se trata de palavras pertencentes a classes gramaticais diferentes, há rima pobre (caso de “mar”/“passar”, substantivo e verbo, respectivamente).
( ) O índice opera pela contiguidade, de fato, vivida entre seu significante e seu significado; por exemplo, a fumaça é índice de fogo.
( ) O símbolo opera por contiguidade instituída, apreendida entre significante e significado.
A palavra epilinguística tem origem grega. “Epí” significa “por cima de”, “sobre”, “a respeito de”, o que quer dizer que atividade epilinguística se realiza por cima da linguagem, operando sobre ela. Pode-se perceber que essa atividade está presente na reflexão sobre o significado de uma palavra em determinado contexto e na sua substituição por outra; nos trocadilhos; em achar algo bonito ou não; nos questionamentos sobre a pertinência de uma expressão; na oportunidade de reformular algo que não ficou claro, de dizer de outro modo, de mudar o sentido; nas escolhas dentre uma gama de recursos expressivos.
(Fonte: M.G. Garcia, et al. — Adaptado.)
A educação linguística tem passado por diferentes processos de reflexão teórico-metodológica ao longo das últimas décadas. Nessa linha, sobre o epilinguismo e o metalinguismo, analisar os itens abaixo:
I. A atividade epilinguística é realizada constantemente pelas pessoas na oralidade.
II. A atividade epilinguística é inovadora, pois emula a análise e a reflexão de base metalinguística.
III. A atividade epilinguística pode propiciar reflexões relevantes para a prática da escrita e da leitura.
Está(ão) CORRETO(S):
I. O léxico. II. Inadequações do uso de sinais de pontuação. III. Orações muito simplificadas, com ausência de nexos para indicar relações de causa e efeito.
Está(ão) CORRETO(S):
Convite
Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam.
As palavras não: quanto mais se brinca
com elas mais novas ficam.
Como a água do rio que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
(Fonte: José Paulo Paes — Adaptado.)
A literatura infantil e infantojuvenil brasileira já ostenta um cânone bastante variado. Nesse sentido, o poema de José Paulo Paes (1926-1998) convida, em perspectiva metalinguística, o leitor a:
I. Segundo a hipótese behaviorista, a criança aprende a língua pela associação entre estímulo – resposta – reforço.
II. Para a teoria gerativa, calcada na hipótese inatista, o ser humano nasce dotado de um dispositivo responsável pela aquisição da língua.
Década Internacional das Línguas Indígenas (IDIL 2022-2032)
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Década Internacional das Línguas Indígenas (International Decade of Indigenous Languages — IDIL 2022-2032) para chamar a atenção global para a situação crítica de muitas línguas indígenas e mobilizar partes interessadas e recursos para sua preservação, revitalização e promoção. O objetivo é garantir o direito dos Povos Indígenas de preservar, revitalizar e promover suas línguas e integrar a diversidade linguística e os aspectos do multilinguismo nos esforços de desenvolvimento sustentável.
(Fonte: UNESCO — Adaptado.)
A história de uma língua é inseparável da história de seus falantes, daqueles que a herdaram, modificaram e recriaram ao longo do tempo. A história da língua portuguesa falada no Brasil é profundamente marcada pelo contato com outros povos e culturas, seja dos povos originários que aqui viviam séculos antes, seja dos povos escravizados, bem como daqueles que para cá migraram nos últimos séculos.
(Fonte: Museu da Língua Portuguesa — Adaptado.)
A respeito das línguas indígenas brasileiras em perspectiva comparada com o ensino-aprendizagem da língua portuguesa no ensino fundamental, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As línguas indígenas brasileiras integram o multilinguismo no país, juntamente com a língua portuguesa, a Libras, as línguas ou dialetos regionais, as línguas dos povos escravizados e as línguas dos imigrantes, razão pela qual é prescindível que o professor de língua portuguesa aborde o acervo linguístico desses povos originários em suas práticas pedagógicas.
( ) Existem muitos vocábulos ou expressões originadas de línguas indígenas que compõem o léxico do português do Brasil, sendo estas passíveis de produtivas abordagens pedagógicas nas aulas de língua portuguesa, tendo como exemplo o estudo da toponímia e da flora e fauna brasileiras.
( ) É papel da escola estimular e mobilizar reflexão sistemática sobre a nossa diversidade linguística indígena, inclusive visando à consolidação de um olhar linguístico em prol do desenvolvimento sustentável e da convivência multicultural.
I. O produtor de um texto nunca pressupõe conhecimentos textuais do leitor.
II. O sentido de um texto depende explicitamente da estrutura textual em si, com os objetos de discurso apresentados exclusivamente de forma completa, sem nada implícito.
Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem (1ª parte). Assume-se, na BNCC de Língua Portuguesa, uma perspectiva de progressão de conhecimentos que vai das regularidades às irregularidades e dos usos mais frequentes e simples aos menos habituais e mais complexos (2ª parte).
A sentença está:
I. Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
II. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
III. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, invariável, homogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidade de seus usuários e da comunidade.
Está(ão) CORRETO(S):
Se o raio da embalagem esférica for aumentado em 3 vezes o seu valor original, o aumento no volume da esfera será de:
(1) Triângulo. (2) Quadrado. (3) Losango.
( ) Área = lado². ( ) Área = (diagonal maior × diagonal menor) ÷ 2. ( ) Área = (base × altura) ÷ 2.
Assinalar a alternativa CORRETA:
• O jogador A e o jogador B não podem ser selecionados juntos no ataque.
• O jogador C deve fazer parte do ataque.
• O jogador D não pode ser selecionado para o ataque.
A tarefa dele é determinar quantas combinações únicas de ataques podem ser formadas, levando em consideração as restrições acima. Dessa forma, é CORRETO afirmar que: