Questões de Concurso
Para prefeitura de jóia - rs
Foram encontradas 50 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O prontuário é o acervo documental, padronizado e organizado, constituído de um conjunto de informações e imagens registradas referentes ao estado de saúde do paciente e à assistência prestada pelos elementos da equipe multiprofissional (1ª parte). É responsabilidade de todos os profissionais manter o prontuário como uma fonte de informação disponível, correta, completa e segura que possibilita a comunicação entre os envolvidos no cuidado, favorecendo a continuidade da assistência prestada ao indivíduo isenta de riscos e danos (2ª parte).
A sentença está:
I. Ao administrar medicamento via oral a um infante, deve-se dar em suspensão e usar uma seringa, nunca um copo. II. Na administração por via intravenosa, as extremidades são os locais de acesso mais indicados. III. Na administração por via intramuscular, deve-se considerar a idade do paciente, massa muscular, estado nutricional e viscosidade da droga.
Estão CORRETOS:
I. Nunca usar medicamento sem rótulo. Ler o rótulo cuidadosamente ao retirar da prateleira e ao retirar a droga do frasco. II. Chamar o paciente pelo nome. III. Verificar a prescrição, conferindo o horário exato, a dosagem e a via a ser administrada.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Limpar as feridas partindo sempre da área menos contaminada para a mais contaminada. Nas feridas não infectadas, a pele ao redor é considerada menos contaminada que a incisão. II. Alginato de cálcio é uma substância bacteriostática indicada para absorção do excesso de exsudato, promoção do desbridamento, manutenção da umidade e estimulação da agregação plaquetária. III. Clorexidina é um agente tópico que age em bactérias gram-positivas e gram-negativas. Esta substância deve ser utilizada na prevenção de colonização dos locais de inserção dos cateteres vasculares e fixadores externos. A composição com álcool é contraindicada em feridas abertas.
Estão CORRETOS:
I. A pessoa com glicemia alterada ou diabetes mellitus na consulta médica ou de enfermagem, com glicemia maior que 300mg/dl, além de ser encaminhada para avaliação médica, deve ser orientada a fazer atividades leves até compensar a glicemia. II. Se a pessoa estiver com a glicemia menor do que 100mg/dl, pode ser orientada a ingerir um alimento com carboidrato antes de iniciar as atividades.
(1) Dinoprostona. (2) Misoprostol. (3) Ocitocina.
(---) Amadurece a cérvice para induzir o trabalho de parto. (---) Amolece e dilata diretamente a cérvice. (---) Atua nas miofibrilas uterinas para contrair, iniciar ou estimular o trabalho de parto.
Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho (1ª parte). O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional deve estar à disposição dos trabalhadores, bem como da inspeção do trabalho (2ª parte).
A sentença está:
(---) Pacientes de terapia intensiva. (---) Pacientes queimados. (---) Pacientes que serão submetidos a transplantes de órgãos. (---) Pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
I. Para pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação, levando em conta os riscos da doença, comorbidades e eventos adversos nessa faixa etária. II. Em caso de mulheres que estejam amamentando crianças menores de seis meses de idade e receberam a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso preferencialmente por 28 dias após a vacinação (com um mínimo de 15 dias). Nessa situação a mãe e a criança deverão ser acompanhadas pelo serviço de saúde.
(1) Agravo. (2) Doença. (3) Epizootia.
(---) Doença ou morte de animal ou de grupo de animais que possa apresentar riscos à saúde pública. (---) Qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada. (---) Enfermidade ou estado clínico, independente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos.
I. Disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas. II. Disponibilização de pontos de parada, estações e terminais não acessíveis de transporte coletivo de passageiros e garantia de segurança, somente no embarque. III. Recebimento de restituição de imposto de renda.
Está(ão) CORRETO(S):
(---) Os serviços públicos que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) constituem campo de prática para ensino e pesquisa, mediante normas específicas, elaboradas conjuntamente com o sistema educacional. (---) Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do SUS, só poderão ser exercidos em regime de tempo integral.
O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde será ordenado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) (1ª parte). Ao usuário será assegurada a continuidade do cuidado em saúde, em todas as suas modalidades, nos serviços, hospitais e em outras unidades integrantes da rede de atenção da respectiva região (2ª parte).
A sentença está:
I. Prestar assistência a pacientes em unidades de saúde do Município ou a domicílio no serviço de enfermagem desenvolvido nos estabelecimentos específicos. II. Desenvolver atividades junto às Equipes de Estratégia de Saúde da Família.
O Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos Efetivos do Município compreende alguns benefícios, tais como aposentadoria por idade e tempo de contribuição, auxílio-doença e salário-maternidade, entre outros (1ª parte). A aposentadoria por invalidez terá proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável (2ª parte).
A sentença está:
I. Atender a situações de calamidade pública. II. Combater surtos epidêmicos. III. Atender outras situações de emergência que vierem a ser definidas por algum servidor.
Está(ão) CORRETO(S):
________ direito a férias o servidor que, no curso do período aquisitivo, tiver gozado licenças para tratamento de saúde, por acidente em serviço ou por motivo de doença em pessoa da família, isoladamente ou em conjunto, por mais de seis meses, embora descontínuos, e licença para tratar de _______________ por qualquer prazo.
I. Não serão consideradas faltas ao serviço as concessões, licenças e afastamentos previstos em Lei, nos quais o servidor continua com direito ao vencimento normal, como se em exercício estivesse. II. As férias não poderão ser suspensas nem por motivo de calamidade pública, comoção interna ou por motivo de superior interesse público.