Questões de Concurso Para prefeitura de jóia - rs

Foram encontradas 50 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1091935 Enfermagem
Conforme KAWAMOTO e FORTES, a gestão em informação na saúde é essencial para integrar os dados do paciente, a evolução no tratamento, as ações assistenciais realizadas, bem como as ações clínicas, administrativas utilizadas no delineamento das decisões e condutas da equipe multiprofissional. Em relação ao exposto acima, analisar a sentença abaixo:
O prontuário é o acervo documental, padronizado e organizado, constituído de um conjunto de informações e imagens registradas referentes ao estado de saúde do paciente e à assistência prestada pelos elementos da equipe multiprofissional (1ª parte). É responsabilidade de todos os profissionais manter o prontuário como uma fonte de informação disponível, correta, completa e segura que possibilita a comunicação entre os envolvidos no cuidado, favorecendo a continuidade da assistência prestada ao indivíduo isenta de riscos e danos (2ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q1091934 Enfermagem
De acordo com SOARES, em relação aos cuidados de enfermagem na administração de medicamentos, analisar os itens abaixo:
I. Ao administrar medicamento via oral a um infante, deve-se dar em suspensão e usar uma seringa, nunca um copo. II. Na administração por via intravenosa, as extremidades são os locais de acesso mais indicados. III. Na administração por via intramuscular, deve-se considerar a idade do paciente, massa muscular, estado nutricional e viscosidade da droga.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1091933 Enfermagem
A administração de medicamentos é uma função terapêutica da enfermagem. Exige-se responsabilidade, conhecimento de microbiologia, de anatomia, de fisiologia, de farmacologia e de cuidados específicos da enfermagem. De acordo com LIMA, em relação a regras e instruções que devem ser seguidas para que a administração seja segura, analisar os itens abaixo:
I. Nunca usar medicamento sem rótulo. Ler o rótulo cuidadosamente ao retirar da prateleira e ao retirar a droga do frasco. II. Chamar o paciente pelo nome. III. Verificar a prescrição, conferindo o horário exato, a dosagem e a via a ser administrada.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1091932 Enfermagem
Curativos são cuidados dispensados a uma parte do corpo que sofreu solução de continuidade. De acordo com MUSSI, sobre curativos e substâncias usadas para realização dos mesmos, analisar os itens abaixo:
I. Limpar as feridas partindo sempre da área menos contaminada para a mais contaminada. Nas feridas não infectadas, a pele ao redor é considerada menos contaminada que a incisão. II. Alginato de cálcio é uma substância bacteriostática indicada para absorção do excesso de exsudato, promoção do desbridamento, manutenção da umidade e estimulação da agregação plaquetária. III. Clorexidina é um agente tópico que age em bactérias gram-positivas e gram-negativas. Esta substância deve ser utilizada na prevenção de colonização dos locais de inserção dos cateteres vasculares e fixadores externos. A composição com álcool é contraindicada em feridas abertas.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1091931 Enfermagem
Os Técnicos de Enfermagem devem receber treinamento sobre o protocolo de lesões por pressão conforme normatização da instituição. De modo geral, deverão ser orientados sobre como e quando realizar os cuidados. Na Atenção Primária em Saúde, o Técnico de Enfermagem irá se deparar com pacientes e familiares que precisarão dessas orientações, principalmente na atenção domiciliar. Em relação a essas recomendações, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1091930 Enfermagem
De acordo com LIMA e com base no Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher – Divisão Nacional de Saúde Materno-infantil do Ministério da Saúde (PAISM/DNSAMI/MS), como é chamado o sistema onde o recém-nascido permanece ao lado do leito da mãe, logo após o parto?
Alternativas
Q1091929 Enfermagem
Considerando-se a atividade física e a diabetes mellitus, analisar os itens abaixo:
I. A pessoa com glicemia alterada ou diabetes mellitus na consulta médica ou de enfermagem, com glicemia maior que 300mg/dl, além de ser encaminhada para avaliação médica, deve ser orientada a fazer atividades leves até compensar a glicemia. II. Se a pessoa estiver com a glicemia menor do que 100mg/dl, pode ser orientada a ingerir um alimento com carboidrato antes de iniciar as atividades.
Alternativas
Q1091928 Enfermagem
A decisão de induzir o trabalho de parto baseia-se em uma avaliação completa do estado da mãe e do feto. O amadurecimento da cérvice é uma variável importante quando essa indução está sendo considerada. O uso de agentes farmacológicos revolucionou o amadurecimento da cérvice. De acordo com RICCI, em relação aos fármacos utilizados neste processo e suas ações esperadas, numerar a 2ª coluna (ação/indicação) de acordo com a 1ª (agente) e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Dinoprostona. (2) Misoprostol. (3) Ocitocina.
(---) Amadurece a cérvice para induzir o trabalho de parto. (---) Amolece e dilata diretamente a cérvice. (---) Atua nas miofibrilas uterinas para contrair, iniciar ou estimular o trabalho de parto.
Alternativas
Q1091927 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR 32, analisar a sentença abaixo:
Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho (1ª parte). O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional deve estar à disposição dos trabalhadores, bem como da inspeção do trabalho (2ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q1091926 Direito Sanitário
De acordo com a Portaria nº 2.616/1998, marcar C para os que são considerados pacientes críticos, E para os que não são e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(---) Pacientes de terapia intensiva. (---) Pacientes queimados. (---) Pacientes que serão submetidos a transplantes de órgãos. (---) Pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
Alternativas
Q1091925 Direito Sanitário
Considerando-se a Portaria de Consolidação nº 5/2017, sobre algumas particularidades da Vacina febre amarela (atenuada) - Febre Amarela (FA), analisar os itens abaixo:
I. Para pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação, levando em conta os riscos da doença, comorbidades e eventos adversos nessa faixa etária. II. Em caso de mulheres que estejam amamentando crianças menores de seis meses de idade e receberam a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso preferencialmente por 28 dias após a vacinação (com um mínimo de 15 dias). Nessa situação a mãe e a criança deverão ser acompanhadas pelo serviço de saúde.
Alternativas
Q1091924 Direito Sanitário
Para fins de notificação compulsória de importância nacional, serão considerados alguns conceitos. Em relação a eles, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Agravo. (2) Doença. (3) Epizootia.
(---) Doença ou morte de animal ou de grupo de animais que possa apresentar riscos à saúde pública. (---) Qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada. (---) Enfermidade ou estado clínico, independente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos.
Alternativas
Q1091923 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
De acordo com a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:
I. Disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas. II. Disponibilização de pontos de parada, estações e terminais não acessíveis de transporte coletivo de passageiros e garantia de segurança, somente no embarque. III. Recebimento de restituição de imposto de renda.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1091922 Direito Sanitário
Acerca dos recursos humanos dispostos na Lei nº 8.080/1990 - SUS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(---) Os serviços públicos que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) constituem campo de prática para ensino e pesquisa, mediante normas específicas, elaboradas conjuntamente com o sistema educacional. (---) Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do SUS, só poderão ser exercidos em regime de tempo integral.
Alternativas
Q1091921 Direito Sanitário
Considerando-se o Decreto nº 7.508/2011, analisar a sentença abaixo:
O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde será ordenado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) (1ª parte). Ao usuário será assegurada a continuidade do cuidado em saúde, em todas as suas modalidades, nos serviços, hospitais e em outras unidades integrantes da rede de atenção da respectiva região (2ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q1091920 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
Em conformidade com a Lei Municipal nº 455/1993, são algumas atribuições do cargo de Técnico em Enfermagem:
I. Prestar assistência a pacientes em unidades de saúde do Município ou a domicílio no serviço de enfermagem desenvolvido nos estabelecimentos específicos. II. Desenvolver atividades junto às Equipes de Estratégia de Saúde da Família.
Alternativas
Q1091919 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
Em conformidade com a Lei nº 3.556/2017, analisar a sentença abaixo:
O Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos Efetivos do Município compreende alguns benefícios, tais como aposentadoria por idade e tempo de contribuição, auxílio-doença e salário-maternidade, entre outros (1ª parte). A aposentadoria por invalidez terá proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável (2ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q1091918 Enfermagem
Consideram-se como de necessidade temporária de excepcional interesse público as contratações que visam a:
I. Atender a situações de calamidade pública. II. Combater surtos epidêmicos. III. Atender outras situações de emergência que vierem a ser definidas por algum servidor.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1091917 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
Sobre o disposto na Lei nº 1.310/2002, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
________ direito a férias o servidor que, no curso do período aquisitivo, tiver gozado licenças para tratamento de saúde, por acidente em serviço ou por motivo de doença em pessoa da família, isoladamente ou em conjunto, por mais de seis meses, embora descontínuos, e licença para tratar de _______________ por qualquer prazo.
Alternativas
Q1091916 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
Em conformidade com a Lei nº 1.310/2002, analisar os itens abaixo:
I. Não serão consideradas faltas ao serviço as concessões, licenças e afastamentos previstos em Lei, nos quais o servidor continua com direito ao vencimento normal, como se em exercício estivesse. II. As férias não poderão ser suspensas nem por motivo de calamidade pública, comoção interna ou por motivo de superior interesse público.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: C
5: C
6: B
7: A
8: B
9: A
10: A
11: D
12: C
13: C
14: A
15: C
16: A
17: A
18: C
19: B
20: B