Questões de Concurso Para prefeitura de cacoal - ro

Foram encontradas 391 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3089311 Saúde Pública
“Consiste na necessidade de conferir eficácia e qualidade ao processo de descentralização, organização e gestão dos serviços do SUS, consolidar os compromissos e as responsabilidades sanitárias dos gestores das três esferas do governo, além de recompor e redirecionar o valor aplicado indevidamente para as finalidades a que se destinava.” As informações se referem a:
Alternativas
Q3089310 Auditoria
O processo de trabalho na auditoria tem início com a elaboração da programação anual de atividades definida pelos gestores em decorrência do plano de saúde. Sobre funcionamento e tipos de auditoria, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3089309 Medicina
Sobre a relação entre médico auditor e médico assistente, proposta na Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1.614/2001, analise as afirmativas a seguir.

I. O médico assistente deve ser antecipadamente cientificado quando da necessidade do exame do paciente pelo médico auditor, sendo compulsória sua presença durante o exame.
II. O médico auditor só poderá acompanhar procedimentos no paciente com autorização do mesmo, ou representante legal e/ou do seu médico assistente.
III. Havendo identificação de indícios de irregularidades no atendimento do paciente, cuja comprovação necessite de análise do prontuário médico, é permitida a retirada de cópias exclusivamente para fins de instrução da auditoria.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3089308 Medicina
A Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1.614/2001 trata da inscrição do médico auditor e das empresas de auditoria médica nos Conselhos de Medicina. Sobre suas considerações, assinale afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3089307 Medicina
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a realizar o teste do pezinho. NÃO é doença rastreada por esse exame:
Alternativas
Q3089306 Direito Sanitário
As disputas consequentes da construção de um sistema de saúde suplementar culminaram na criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e sua posterior implementação. Sobre a ANS, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3089305 Direito Sanitário
Analise as afirmativas a seguir.

I. A competência do Sistema Único de Saúde (SUS) em estabelecer o Sistema Nacional de Auditoria foi definida pela Lei nº 8080/1990.
II. A aplicação dos recursos transferidos pelo Ministério da Saúde a entidades privadas é objeto do exame de auditoria.
III. O processo de auditoria contém todos os documentos relacionados à ação da auditoria, da demanda à conclusão do relatório.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3089304 Direito do Consumidor
Sobre o Código de Direitos do Consumidor, analise as afirmativas a seguir.

I. É considerada prática infrativa prevalecer-se da ignorância do consumidor tendo em vista sua saúde, conhecimento ou condição social para impingir-lhe produtos ou serviços.
II. É dever exclusivo da União informar os consumidores diante do conhecimento de quaisquer periculosidades à saúde de um serviço ou produto.
III. É infração penal passível de detenção promover publicidade capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial à sua saúde.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3089303 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Sobre o direito à saúde e à vida das crianças e adolescentes no Brasil, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3089302 Auditoria
O processo da auditoria é composto por fases com processos, execuções e objetivos diferentes. São considerados os principais produtos da fase operativa:
Alternativas
Q3089301 Medicina
O tratamento da asma tem por objetivo atingir e manter o controle atual da doença e prevenir exacerbações, sendo dividido em etapas de 1 a 5. Considere um paciente de 18 anos, sexo masculino, sem outras comorbidades, com sintomas na maior parte dos dias ou despertar noturno pela asma, no mínimo, uma vez por semana (etapa 3). De acordo com as recomendações mais recentes da GINA (Global Initiative for Asthma), o esquema preferencial para iniciar o tratamento desse paciente é:
(Considere: SABA: B2 Agonistas de curta duração; CI: Corticoide inalatório; LAMA: Antimuscarínico de longa duração.)
Alternativas
Q3089300 Medicina
Paciente, sexo feminino, 43 anos, sem comorbidades, comparece ao pronto-socorro com quadro de tosse, febre e dispneia há três dias. Encontra-se orientada. Nega alergias ou uso recente de antibióticos. A radiografia de tórax mostra sinais de consolidação em base pulmonar direita. Exames laboratoriais: Hemoglobina 13,0 g/dL; leucócitos 15.000 células / mm3 ; creatinina: 0,8 mg/dl; ureia: 35 mg/dL; Na: 140 mEq/L; K: 4,0 3,5 mEq/L. Foi feito o diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade. De acordo com as recomendações para o manejo da pneumonia adquirida na comunidade, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a antibioticoterapia de escolha para a paciente é:
Alternativas
Q3089299 Medicina
A Síndrome Nefrótica (SN) é caracterizada por edema, urina espumosa, proteinúria, hipoalbuminemia associada ou não à dislipidemia. O tratamento de pacientes adultos com SN é amplo e inclui o tratamento do edema nefrótico, o controle da pressão arterial e da dislipidemia, a profilaxia de infecções e a prevenção dos fenômenos tromboembólicos, por meio de medidas medicamentosas e não medicamentosas. De acordo com as recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Síndrome Nefrótica Primária em Adultos, sobre o tratamento dessa condição, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3089298 Medicina
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Paciente, sexo masculino, 32 anos, assintomático, sem comorbidades conhecidas, comparece em consulta ambulatorial para realizar uma avaliação de seu estado de saúde. Foram solicitados alguns exames e no retorno foi constatado VDRL positivo (1:16) e FTA-Abs positivo. O paciente não se lembra de ter apresentado nenhum sintoma. Foi feito o diagnóstico de sífilis latente com duração ignorada.
Caso o paciente fosse alérgico à penicilina e, de acordo com as recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, o esquema terapêutico de escolha para tal paciente é:
Alternativas
Q3089297 Medicina
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Paciente, sexo masculino, 32 anos, assintomático, sem comorbidades conhecidas, comparece em consulta ambulatorial para realizar uma avaliação de seu estado de saúde. Foram solicitados alguns exames e no retorno foi constatado VDRL positivo (1:16) e FTA-Abs positivo. O paciente não se lembra de ter apresentado nenhum sintoma. Foi feito o diagnóstico de sífilis latente com duração ignorada.
De acordo com as recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, o esquema terapêutico de escolha para esse paciente é a benzilpenicilina benzatina:
Alternativas
Q3089296 Medicina
Paciente, 50 anos,sexo masculino, com diagnóstico de diabetes mellitustipo 2, vem fazendo acompanhamento ambulatorial para controle da doença. Nega outras comorbidades além de sobrepeso. Faz uso atualmente de metformina e dapagliflozina. De acordo com as orientações das diretrizes sobre as metas no tratamento do diabetes, da Sociedade Brasileira de Diabetes, recomenda-se que tal paciente tenha como meta de hemoglobina glicada A1c (HbA1c):
Alternativas
Q3089295 Medicina
Paciente, pele branca, sexo masculino, 60 anos, IMC: 24,8 Kg/m2 , encontra-se em seguimento ambulatorial para controle de hipertensão arterial. Tem apresentado dificuldade de manter a meta pressórica mesmo com uso de um BRA (losartana), um BCC (anlodipina) e um diurético tiazídico (hidroclorotiazida) em doses otimizadas. O paciente já realizou as mudanças no estilo de vida e já foi descartada a hipótese de hipertensão secundária. Os exames laboratoriais de função renal e eletrólitos estão normais. Foi optado por adicionar um quarto fármaco. De acordo com as orientações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, o fármaco preferencial a ser adicionado ao esquema terapêutico nesse momento é:
Alternativas
Q3089294 Medicina
O tratamento da insuficiência cardíaca deve ser baseado em evidências e envolve ação coordenada de múltiplos profissionais da saúde, com a adoção de condutas medicamentosas e não medicamentosas. Sobre o tratamento farmacológico de tal condição, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve-se evitar o uso de espironolactona em pacientes com insuficiência renal avançada e em pacientes com hipercalemia persistente.
II. Pacientes asmáticos podem ser tratados com alguns betabloqueadores, dando-se preferência para aqueles com maior seletividade Beta 1, como bisoprolol e nebivolol.
III.Os benefícios esperados com o uso de betabloqueadores podem se tornar aparentes apenas após vários meses de uso e, em alguns pacientes, ocorrer tardiamente, após doze meses do seu início.

De acordo com as recomendações da Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3089293 Medicina
Os objetivos primordiais do tratamento de pacientes com hipertensão arterial são a redução da pressão arterial e do risco de desfechos cardiovasculares e mortalidade associados à hipertensão arterial. Além das mudanças no estilo de vida, a terapia farmacológica tem papel primordial para a obtenção do controle da pressão arterial. De acordo com as orientações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, sobre o tratamento farmacológico dessa condição, é INCORRETO afirmar que:
(Considere: BRA: Bloqueadores dos Receptores AT1 da Angiotensina II; IECA: Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina; BB: Betabloqueadores.)
Alternativas
Q3089292 Medicina
O diagnóstico de diabetes mellitus (DM) deve ser estabelecido pela identificação de hiperglicemia. Para isso, podem ser usados a glicemia plasmática de jejum (GJ), o Teste de Tolerância à Glicose por via Oral (TTGO) e a hemoglobina glicada (HbA1c). O TTGO consiste em uma glicemia realizada após uma hora (TTGO-1h) ou duas horas (TTGO-2h) de uma sobrecarga de 75 g de glicose por via oral. De acordo com as orientações da diretriz sobre o diagnóstico de diabetes mellitus, da Sociedade Brasileira de Diabetes, recomenda-se utilizar como critérios de diagnóstico de DM, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: B
5: A
6: B
7: A
8: D
9: D
10: C
11: B
12: D
13: A
14: C
15: D
16: B
17: D
18: A
19: A
20: B