Questões de Concurso Para prefeitura de laguna - sc

Foram encontradas 655 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2424762 Meio Ambiente

Sobre a Declaração de Incheon, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2424758 Inglês

Sobre uma abordagem comunicativa no ensino de línguas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2424757 Pedagogia

A partir da leitura do Currículo Base do Território Catarinense, componente língua inglesa, assinale a alternativa que registra corretamente um dos pressupostos deste documento.

Alternativas
Q2424755 Inglês

Choose the alternative where there is an odd word in the sequence.

Alternativas
Q2424754 Inglês

Qual das alternativas a seguir apresenta sintaxe correta da língua inglesa padrão?

Alternativas
Q2424753 Pedagogia

Sobre o componente específico Língua Inglesa na atual Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2424752 Inglês

Leia o texto:


"The second planet from the sun has an atmosphere stifled by carbon dioxide gas, and surface temperatures that average more than 800 degrees Fahrenheit. The dense atmosphere of Venus exerts a pressure of more than 1,300 pounds per square inch on anything at the surface. That is more than 90 times the 14.7 pounds per square inch at sea level on Earth, or the equivalent to being 3,000 feet underwater in the ocean. It is hardly a place that makes visiting or research easy."


Os números sublinhados se referem, respectivamente, a:

Alternativas
Q2424751 Inglês

Leia o texto a seguir:


"Hurricane Ida hit New Orleans on Aug. 29, 2021, 16 years to the day after Hurricane Katrina flooded the city. Now, billions of dollars were invested in preventing the overflow. However, a strong similarity between Ida and Katrina still emerged: Low-income communities and communities of color remain at high risk from hurricanes."


Escolha a alternativa cuja pergunta não pode ser respondida após a leitura do excerto acima.

Alternativas
Q2424750 Inglês

Read the following excerpt:


“Just as friends and loved ones were gathering to celebrate Thanksgiving and kick off the holiday season, a very unwelcome visitor showed up on the scene: omicron, a new variant of the virus that causes COVID-19. Scientists in South Africa reported the coronavirus variant early last week, and the World Health Organization named it a “variant of concern” days later.”


The underlined IT refers to:

Alternativas
Q2424749 Inglês

Sobre o ensino de Língua Inglesa no contexto brasileiro, escolha a alternativa correta.

Alternativas
Q2424748 História e Geografia de Estados e Municípios

Sobre o Registro da Pesca artesanal com auxílio de botos, como patrimônio imaterial, em Laguna /SC, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q2424747 História

O historiador Marcos Napolitano no livro 1964: história do regime militar brasileiro, publicado em 2014, assim se refere ao governo Geisel:


“Os anos de governo do presidente Ernesto Geisel constituem um particular exercício de compreensão dialética da história, ou seja, aquela que leva em conta as contradições intrínsecas ao período. Tese e antítese convivem neles de maneira tão adensada, cuja melhor expressão encontra-se na fórmula de Elio Gaspari, ao dizer que quando Geisel assumiu “havia uma ditadura sem ditador. No fim do seu governo, havia um ditador sem ditadura”. Talvez a bela formulação, em seu jogo instigante de palavras, seja um tanto questionável como explicação histórica, mas tem seu momento de verdade. O fato é que Geisel passou para a história como o presidente autocrático que iniciou o processo de abertura e, consequentemente, de transição política”. Sobre o período em que questão é incorreto afirmar:

Alternativas
Q2424746 Conhecimentos Gerais

"Essa aluna chegou bem atrasada. Ela bateu na porta da sala de aula, eu abri e notei que ela não estava bem, mas não consegui entender o porquê. Passei álcool na mão dela e senti a mão muito gelada, em um dia em que não estava frio para justificar."


"Ela sentou e abaixou a cabeça na mesa. Eu estranhei e chamei ela à minha mesa. Ela veio e eu perguntei se ela estava bem. Ela fez com a cabeça que estava, mas com aquele olhinho de que não estava. Perguntei se ela tinha comido naquele dia, ela disse que não."


O relato é de uma professora da rede municipal do Rio de Janeiro. A aluna tem 8 anos, é negra e estuda em uma escola localizada em um complexo de favelas na Zona Norte carioca. O episódio aconteceu em setembro deste ano e foi publicado pela BBC News em 17/11/2021.


Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/11/17/minha-aluna-desmaioude-fome-professores-denunciam-crise-urgente-nas-escolas-brasileiras.ghtml. Acesso em 28/11/2021.


A partir dos relatos assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2424745 Pedagogia

A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas. Assinale a alternativa que vai de encontro à ideia de reconhecimento presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana:

Alternativas
Q2424744 Pedagogia

Assinale a alternativa que não corresponde a Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014 que aprova o Plano Nacional de Educação:

Alternativas
Q2424743 Atualidades

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. Assinale a alternativa incorreta sobre o ODS 4: Educação de Qualidade:

Alternativas
Q2424742 Pedagogia

Sobre a Declaração de Incheon (FME, 2015), é correto afirmar que:

Alternativas
Q2424741 Pedagogia

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Em relação à área de história, especificamente, a BNCC pretende estimular ações nas quais professores e alunos sejam sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, segundo a BNCC, eles próprios devem assumir uma atitude historiadora diante dos conteúdos propostos no âmbito do Ensino Fundamental. Entende-se como atitude historiadora, exceto:

Alternativas
Q2424737 Pedagogia

A carta às professoras e aos professores das redes pública estadual e municipal de educação básica de Santa Catarina (SANTA CATARINA, 2019, p.59-61), é um documento redigido pelos professores indígenas a fim de refletir como é tratada a temática indígena nos Centros de Educação Infantil e nas Escolas de Educação Básica.


CARTA ÀS PROFESSORAS E AOS PROFESSORES DAS REDES PÚBLICA ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CATARINA


Prezadas professoras e prezados professores,


Esta carta é para manifestar nossa indignação perante a representação de nós indígenas no ensino da nossa cultura nas redes públicas municipal e estadual de ensino. No estado de Santa Catarina, somos três povos indígenas: Kaigang, Laklãnõl Xokleng e Guarani. Não toleramos mais sermos representados como sujeitos do passado, “congelados” no tempo das primeiras invasões dos nossos territórios. Muito menos toleramos um julgamento prévio sobre a nossa aparência física, determinando quem é ou não é indígena. Pedimos respeito. Não somos personagens folclóricos, somos reais. Não aceitamos, portanto, a vulgarização dos nossos elementos sagrados, como nossa pintura corporal e nosso cocar, Assim, pedimos que não pintem os rostos dos seus alunos ou façam cocares para adorá-los no dia 19 de abril: o respeito não se ensina por meio de uma fantasia.


Insistimos em esclarecer que não mais vivemos nus, em ocas ou malocas, se alimentando exclusivamente com peixes e frutas, conforme representações de livros didáticos ultrapasssados. Embora tenhamos sofrido um histórico de violência e de sistemática tentativa de destruição dos nossos povos e de nossa culturas, nós resistimos.


(...) Nossa educação é pautada, sobretudo, na nossa filosofia de vida que prega o respeito à Mãe Terra, aos nossos ancestrais e à nossa espiritualidade. Isso se reflete em um bem viver, individual e coletivo e nos garante sustentabilidade. Assim o poder econômico não domina nossas existências, mas nem por isso ele deixa de ser importante. Produzimos e vendemos nossos artesanatos e alimetnos orgânicos. Temos, também, trabalhos para além dos tradicionais, principalmente nas áreas da educação e da saúde. Por meio da renda que conquistamos em nosso trabalho, compramos celulares, veículos, roupas! Isso não nos faz menos indígenas!


Construímos nossas casas com barro, pau a pique, mas também com tijolos e cimento. Valorizamos nossos mestres anciões, mas também já temos mestres, doutores e pós-doutores formados na academia.


(...) Somos portadores de ancestraliade, por isso, valorizamos profundamente os conhecimentos dos nossos ancestrais transmitidos por gerações por meio da oralidade, da língua, das pinturas corporais, do respeito aos espíritos e à Mãe Terra. Como todos os humanos, somos sujeitos suscetíveis a mudanças culturais, lembrando que cultura não é algo estático. Nem por isso perdemos nossas culturas: as ressignificamos. Fazemos parte da história do Brasil, mas nos antecedemos a ela.


(...) Sugerimos a vocês que, ao criarem seus planos de aula para cada componente curricular, busquem bibliografias indígenas históricas e, também, atuais. Nós produzimos material didático em diversas áreas do conhecimento e para diversas fases da vida da pessoa. (...) Contudo, caso tenham dificuldades em encontrar o material didático sugerido, não hesitem em convidar um professor indígena para ensinar. Outra sugestão é levarem seus alunos para conhecer uma das nossas aldeias. Vale informar que também estamos nas redes sociais. Enfim, ensine aos seus alunos que, ao nos encontrarem nos meios virtuais, não debochem ou nos acusem. Vamos juntos ensinar e pedir o respeito e, assim, vencer a discriminação racial, o preconceito e o racismo.


Professores indígenas e indigensitas:


Josué Carvalho - Professor Kaigang. Doutor em Educação, Pós-Doutor em Educação e Museologia. Professor adjunto do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica - UFSC.


Namblá Gakran - Professor Kokleng Laklanõ. Pós-Doutor em Linguística.


Davi Timoteo Martins – Professor- Diretor Escolar Guarani. Mestrando em Antropologia Social – UFSC.


A partir da leitura de excertos da carta, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Q2424732 Pedagogia

O currículo é a potencial ferramenta que norteia e fundamenta as práticas pedagógicas dos professores e garante a qualidade do sistema de ensino. De acordo com o currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019), inspirada na Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), o percurso formativo do estudante ao longo de sua vida escolar deve considerar:

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A
6: A
7: A
8: A
9: A
10: A
11: E
12: E
13: E
14: E
15: E
16: E
17: E
18: E
19: E
20: E