Questões de Concurso
Para prefeitura de pinhalzinho - sc
Foram encontradas 60 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
No Brasil, a regulamentação da prescrição farmacêutica ocorreu apenas em 2013, com a publicação da Resolução nº 586, de 29 de agosto, do Conselho Federal de Farmácia.
Assinale a alternativa correta de acordo com essa resolução.
Analise as afirmativas abaixo de acordo com a Resolução nº 338, de 6 de maio de 2004, que aprova a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF).
1. A PNAF é parte integrante da Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde e garantindo os princípios da universalidade, integralidade e equidade.
2. A Assistência Farmacêutica não deve ser compreendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, como de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos.
3. A Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações que envolve a garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.
4. As ações de Assistência Farmacêutica envolvem aquelas referentes à Atenção Farmacêutica, considerada como um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica e compreendendo atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde.
5. A PNAF deve englobar eixos estratégicos como: desenvolvimento, valorização, formação, fixação e capacitação de recursos humanos; a modernização e ampliação da capacidade instalada e de produção dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais, e a pactuação de ações intersetoriais que visem à internalização e o desenvolvimento de tecnologias que atendam às necessidades de produtos e serviços do SUS, nos diferentes níveis de atenção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Um dos objetivos da etapa de armazenamento é manter a qualidade dos medicamentos.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. O armazenamento é caracterizado por um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que envolvem as atividades de recebimento, estocagem, segurança e conservação dos medicamentos, bem como o controle de estoque.
2. O gerenciamento adequado dessa etapa reduz perdas e deve observar alguns procedimentos e ações, entre os quais o cumprimento/adequação do almoxarifado às Boas Práticas de Armazenagem, tais como limpeza e higienização; delimitação dos espaços para adequada estocagem, recebimento e expedição de medicamentos, minimizando o risco de trocas; controle de temperatura e umidade; monitoramento da rede de frio; entre outros.
3. O gerenciamento adequado dessa etapa reduz perdas e deve observar alguns procedimentos e ações, entre os quais a elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que descrevam todas as atividades executadas.
4. O estoque dos medicamentos deve ser feito por nome genérico, lote e validade, de forma que permita fácil identificação e não é necessário que os medicamentos sejam conservados nas embalagens primárias.
5. Os medicamentos podem ser armazenados diretamente sobre o piso ou encostados nas paredes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A seleção de medicamentos é uma das atividades do Ciclo da Assistência Farmacêutica.
São objetivos da seleção de medicamentos:
Analise as afirmativas abaixo, em relação ao Código de Ética da profissão Farmacêutica (Resolução CFF nº 596/2014).
1. É permitido ao Farmacêutico utilizar-se, sem referência ao autor ou sem a sua autorização expressa, de dados ou informações, publicados ou não.
2. É direito do Farmacêutico decidir, justificadamente, sobre o aviamento ou não de qualquer prescrição, bem como fornecer as informações solicitadas pelo usuário.
3. É dever do farmacêutico garantir ao usuário o acesso à informação independente sobre as práticas terapêuticas oficialmente reconhecidas no país, de modo a possibilitar a sua livre escolha.
4. É proibido ao farmacêutico omitir-se ou acumpliciar-se com os que exercem ilegalmente a Farmácia ou com profissionais ou instituições que pratiquem atos ilícitos relacionados à atividade farmacêutica, em qualquer das suas áreas de abrangência.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No Brasil, a tuberculose (TB) ainda constitui-se como um grave problema de saúde pública. Tratar correta e prontamente os casos de TB pulmonar são as principais medidas para o controle da doença.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil (2019) e RENAME (2022).
( ) Para a prevenção da seleção de bacilos resistentes e a efetiva cura da doença, é necessária a utilização de esquemas terapêuticos com associação de diferentes medicamentos que agirão sobre os bacilos sensíveis e nas diversas populações de bacilos naturalmente resistentes, uma vez que bacilos resistentes a um medicamento podem ser sensíveis a outro.
( ) O etambutol é bactericida, mas não deve ser associado aos medicamentos mais potentes para prevenir a emergência de bacilos resistentes.
( ) O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado, deve ser realizado de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e compreende duas fases: a intensiva (ou de ataque), e a de manutenção.
( ) A rifapentina 150 mg comprimido é padronizada para pacientes com infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB), porém não deve ser usada em associação com isoniazida.
( ) O tratamento das formas extrapulmonares tem a duração de seis meses, exceto as formas meningoencefálica e osteoarticular.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A programação de medicamentos dentro de um serviço público de saúde visa definir os quantitativos dos medicamentos selecionados previamente que devem ser adquiridos/solicitados, mantendo o abastecimento de medicamentos das farmácias, compatibilizando os recursos disponíveis com as necessidades.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
A sífilis adquirida é uma infecção de caráter sistêmico que, quando não tratada precocemente, pode evoluir com sequelas irreversíveis.
Assinale a alternativa correta de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (2018) e RENAME (2022).
Ao longo das últimas décadas, o uso de antidepressivos cresceu vertiginosamente, o que tem preocupado os profissionais de saúde.
Sobre os medicamentos desta classe incluídos na RENAME (2022) e no Formulário Terapêutico Nacional, é correto afirmar:
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é fator de risco para doenças cardiovasculares como o acidente vascular cerebral e o infarto agudo do miocárdio.
Em relação aos medicamentos utilizados para o tratamento da HAS constantes na RENAME (2022) e no Formulário Terapêutico Nacional, é correto afirmar:
Dentre as doenças crônicas não transmissíveis, o Diabetes Melito (DM) tem destaque pela sua alta prevalência e, habitualmente, associação à dislipidemia e a hipertensão arterial sistêmica. É considerado condição sensível à Atenção Primária e opções terapêuticas são elencadas na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME, 2022).
Analise as afirmativas abaixo sobre as opções terapêuticas para o DM constantes na RENAME 2022.
1. A dapagliflozina 10 mg comprimido foi padronizada para o DM tipo 2, e o Componente da Assistência Farmacêutica responsável pelo financiamento é o Especializado.
2. Insulina análoga de ação prolongada foi padronizada para o DM tipo 2, e seu acesso se dá pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.
3. Insulina análoga de ação prolongada foi padronizada para o DM tipo 1, e seu Componente de financiamento da Assistência Farmacêutica é o Básico.
4. Cloridrato de metformina; glibenclamida e glicazida são padronizadas para o tratamento do DM tipo 2.
5. Insulina NPH 100 U/mL suspensão injetável e insulina regular 100 U/mL solução injetável são opções terapêuticas para o DM, e seu Componente de financiamento da Assistência Farmacêutica é o Básico.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A biodisponibilidade de um fármaco pode variar de acordo com alguns aspectos como a via de administração, características do fármaco e/ou do próprio indivíduo. Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Biodisponibilidade é a medida da quantidade de medicamento, contida em uma fórmula farmacêutica, que chega à circulação sistêmica, e da velocidade na qual ocorre esse processo.
2. A biodisponibilidade absoluta se expressa em relação à administração intravenosa do princípio ativo.
3. Em geral, cerca de 75% de um fármaco administrado por via oral é absorvido em 1 a 3 horas, mas numerosos fatores podem alterar essa absorção, como o conteúdo intestinal, tamanho da partícula e formulação.
4. A administração sublingual de fármacos é útil quando se deseja um efeito lento, especialmente quando o fármaco é instável no pH gástrico ou lentamente metabolizado pelo fígado.
5. Na injeção de fármacos por via subcutânea ou intramuscular, a velocidade de absorção depende do local da injeção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O emprego concomitante de múltiplos fármacos traz consigo risco de interações medicamentosas, as quais podem ser farmacocinéticas ou farmacodinâmicas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) A administração concomitante de varfarina e carbamazepina pode resultar em uma interação farmacodinâmica, com potencialização do efeito anticoagulante.
( ) Anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) podem diminuir o efeito de anticoagulantes como a varfarina, por interação farmacocinética.
( ) A interação entre a benzodiazepínicos e a codeína pode resultar em depressão respiratória aditiva.
( ) Concentrações plasmáticas de antipsicóticos fenotiazínicos e risperidona podem ser aumentadas por interações com fluoxetina ou sertralina, pois inibem as enzimas que biotransformam a maioria dos antipsicóticos.
( ) Sinvastatina e atorvastatina são biotransformadas no fígado, principalmente pelas enzimas CYP3A4, e são suscetíveis a interações quando coadministradas com fármacos potencialmente inibidores desta enzima.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores, cujo nível de controle, de uma maneira geral, é baixo e a morbidade é elevada, independentemente do país avaliado.
Assinale a alternativa correta sobre a terapêutica da asma e as políticas públicas relacionadas.
Analgésicos opioides são indicados para alívio de dores moderadas a intensas, particularmente de origem visceral.
Sobre os opioides incluídos na RENAME (2022) e no Formulário Terapêutico Nacional, é correto afirmar:
Analise as afirmativas abaixo sobre a Farmacocinética aplicada à farmacoterapia.
1. O cetoconazol é um fármaco muito lipossolúvel. Assim, esse fármaco apresenta melhor absorção quando administrado em jejum.
2. A varfarina é um fármaco que apresenta baixa ligação às proteínas plasmáticas e, dessa forma, apresenta um elevado valor para o parâmetro volume de distribuição.
3. Fármacos como o omeprazol, por serem estáveis em pH ácido, são, geralmente, administrados em formas farmacêuticas com revestimento gastrorresistente.
4. Em um paciente idoso com uso de polifarmácia, a melhor alternativa para o tratamento de nevralgia do trigêmeo seria a carbamazepina.
5. Cálcio, antiácidos, fosfatos, fitatos e tanatos dificultam a absorção dos sais de ferro.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A farmacocinética clínica é uma ferramenta importante para auxiliar o alcance da posologia ideal, além de possibilitar a compreensão da ocorrência de variações entre os indivíduos. O principal objetivo é garantir que as doses administradas sigam dentro de uma margem terapêutica.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Em recém-nascidos, o volume de distribuição de fármacos hidrossolúveis tende a ser menor em função do maior conteúdo da água corporal nessa população.
( ) No que diz respeito à farmacocinética em recém-nascidos, pode-se afirmar que o processo de excreção é idêntico ao de adultos jovens.
( ) O sucesso da farmacoterapia deve ser avaliado depois que o fármaco, administrado em doses múltiplas, alcança o estado de equilíbrio (steady-state).
( ) A eliminação da metformina é predominantemente renal (excreção urinária na forma inalterada é igual a, aproximadamente, 80% da dose).
( ) Alguns fármacos, mesmo administrados em doses terapêuticas, exibem cinéticas de ordem zero para alguns processos farmacocinéticos, como fenitoína, ácido acetilsalicílico, teofilina e verapamil.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.