Questões de Concurso Para prefeitura de sombrio - sc

Foram encontradas 255 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2676933 Inglês

O que significa a expressão “by the way”?

Alternativas
Q2676931 Pedagogia

O processo socio interacional de construir conhecimento linguístico e aprender a usá-lo já foi percorrido pelo aluno no desafio de aprender sua língua materna. Neste percurso, o aluno já aprendeu usos da linguagem com os quais pode não ter se familiarizado em casa (por exemplo, na leitura e na produção de um texto escrito), tendo também interiorizado sua natureza socio interacional, o aluno já sabe muito sobre sua língua materna e sobre como usá-la, ou seja, sabe muito sobre linguagem. Em linhas gerais, o que a aprendizagem de uma Língua Estrangeira vai fazer é:


Marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:


( ) Aumentar o conhecimento sobre linguagem que o aluno construiu sobre sua língua materna.

( ) Fazer uso de comparações da língua materna com a língua estrangeira em vários níveis.

( ) Possibilitar que o aluno, ao se envolver nos processos de construir significados nessa língua, se constitua em um ser discursivo no uso de uma língua estrangeira.


Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Q2676929 Pedagogia

De acordo com o PCN – Língua estrangeira, espera-se que o aluno ao fim do ensino fundamental seja capaz de:


Marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2676927 Pedagogia

A BNCC de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental – Anos Finais está organizada por eixos, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. Com base nessa afirmação analise:


I. As unidades temáticas, em sua grande maioria, repetem-se e são ampliadas as habilidades a elas correspondentes.

II. Para cada unidade temática, foram selecionados objetos de conhecimento e habilidades a ser enfatizados em cada ano de escolaridade (6º, 7º, 8º e 9º anos).

III. Servem de referência para a construção dos currículos e planejamentos de ensino, que devem ser complementados e/ou redimensionados conforme as especificidades dos contextos locais.


Assinale a resposta CORRETA:

Alternativas
Q2676893 Português

Leia o texto abaixo para responder às próximas questões:


Eu nasci há dez mil anos atrás


Eu nasci há dez mil anos atrás

e não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais


Eu vi Cristo ser crucificado

O amor nascer e ser assassinado

Eu vi as bruxas pegando fogo para pagarem seus pecados,

Eu vi,

Eu vi Moisés cruzar o mar vermelho

Vi Maomé cair na terra de joelhos

Eu vi Pedro negar Cristo por três vezes diante do espelho

Eu vi,


Eu vi as velas se acenderem para o Papa

Vi Babilônia ser riscada do mapa

Vi conde Drácula sugando o sangue novo

e se escondendo atrás da capa

Eu vi,

Eu vi a arca de Noé cruzar os mares

Vi Salomão cantar seus salmos pelos ares

Eu vi Zumbi fugir com os negros para floresta

pro quilombo dos palmares

Eu vi,


Eu vi o sangue que corria da montanha

quando Hitler chamou toda a Alemanha

Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de

campanha

Eu li,

Eu li os símbolos sagrados de Umbanda

Eu fui criança para poder dançar ciranda

E, quando todos paraguejavam contra o frio,

eu fiz a cama na varanda


Eu tava junto com os macacos na caverna

Eu bebi vinho com as mulheres na taverna

E quando a pedra despencou da ribanceira

Eu também quebrei a perna

Eu também,

Eu fui testemunha do amor de Rapunzel

Eu vi a estrela de Davi brilhar no céu

E pra aquele que provar que eu estou mentindo

eu tiro o meu chapéu


Raul Seixas

A respeito do conteúdo expresso pela letra de composição de Raul Seixas é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2676819 Matemática

Os conceitos geométricos, segundo o PCN de Matemática, constituem parte importante do currículo de Matemática no ensino fundamental, porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite:

Alternativas
Q2676818 Matemática

A área de uma superfície é uma comparação com outra superfície, tomada como padrão. O conceito de área está ligado a inúmeras situações cotidianas. As unidades de área mais usadas são o metro quadrado (m²), o quilometro quadrado (km²) e o centímetro quadrado (cm²). Analise:


I. A = b . h é a fórmula para o cálculo da área de um paralelogramo.


II. A = b . h é a fórmula para o cálculo da área de um retângulo


III. A = (b + B) h é a fórmula para o cálculo da área de um trapézio


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2676816 Matemática

Em relação ao ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a BNCC traz alguns apontamentos:


I. Deve-se retomar as vivências cotidianas das crianças com números, formas e espaço, e também as experiências desenvolvidas na Educação Infantil, para iniciar uma sistematização dessas noções.


II. As habilidades matemáticas que os alunos devem desenvolver precisam ficar restritas à aprendizagem dos algoritmos das chamadas “quatro operações”, por sua importância.


III. No que diz respeito ao cálculo, é necessário acrescentar, à realização dos algoritmos das operações, a habilidade de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar calculadora.


Analise os itens e marque a resposta CORRETA:

Alternativas
Q2676815 Matemática

Em relação ao conhecimento numérico e a forma como ele é construído e assimilado pelo aluno no decorrer do ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática dizem que esse processo ocorre de forma:

Alternativas
Q2676798 Português

Leia o texto abaixo para responder às próximas questões:


Preconceito de linguagem


Na Romênia, segundo dizem os jornais franceses, que agora muito se interessam por tudo quanto diz respeito aos moldo-valáquios, na Romênia há certas palavras que em todas as outras línguas cultas têm significação nobre e que entre os romenos têm significação pejorativa. Chamar, por exemplo, a algum romeno marquês, ou condessa a alguma romena, é cometer injúria e grande. Entre eles, não se diz príncipe em romaico, porque esta palavra tem a significação analógica de jogral; de sorte que adotaram lá a palavra francesa prince, para designar qualquer membro da família real. A palavra rei também é injuriosa. Tanto assim que, na tradução do livro bíblico dos Reis, escrevem os romenos Livro dos Imperadores!


Em português há também palavras de significação primitivamente honesta e que entretanto agora não podem ser pronunciadas diante de pessoas de respeito. No norte de Minas, por exemplo, como no Norte de todo o país, chamar dama a uma senhora é arriscar a pele. Dama, lá por aquelas plagas, é “mulher perdida”.


A palavra moça pode ser pronunciada diante de quem quer que seja. “Esta menina está ficando moça” — “Sua filha é uma bela moça” — são expressões correntes. Entretanto, querendo alguém referir-se à amásia de alguém diz: “A moça de Fulano”!


Rapariga! É uma das palavras mais lindas da nossa língua. Em Minas, entretanto, rapariga aplica-se mais às mulheres do serviço doméstico, isto é, amas, cozinheiras, arrumadeiras, etc. Aqui, já vai tendo significação pejorativa: casa de raparigas é o mesmo que bordel. Ora, é um absurdo isso. Rapariga é simplesmente feminino de rapaz. Seria encantador poder toda gente dizer, como ainda há dias ouvi dizer a um espírito eminente, que me dá a honra da sua amizade: “V. não imagina que rapariga valente é minha mulher”.


Mãe! Não se discute a beleza desta suavíssima palavra. Pois também a palavra mãe vai assumindo significação equívoca. Em certas locuções é um vocábulo pelo menos suspeito. Os jornais já começam a substituí-lo por progenitora. É incrível! Que qualquer palavra possa derrancar com o tempo compreende-se; mas a palavra mãe? O noticiário elegante tem receio de dizer: “Faz anos hoje a Sra. Dona Fulana, muito digna mãe do nosso amigo Sr. Beltrano”. Em vez de mãe, escrevem progenitora, que é uma palavra erudita, seca, como todas as coisas eruditas, fria e pernóstica. Mãe é alguma coisa tépida, doce, nobre como o colo materno. Progenitora é simplesmente uma delicadeza de moleque bem-falante.


Mãe, colegas, mãe! Devemos escrever “a mãe do Sr. Fulano”, da mesma forma que escrevemos “O pai do Sr. Beltrano” e “o filho de Dona Sicrana”. Ninguém diz na intimidade — “vou beijar minha progenitora”, mas simplesmente — “vou beijar minha mãe”.


É para desejar que os jornais abandonem de uma vez a palavra progenitora, que é, etimologicamente, muito mais grosseira do que mãe. Progenitora compõe-se do prefixo pro e da raiz genite, de gigno, gignis, genui, genitum, gignere, que quer dizer gerar. De maneira que, posta em bom vernáculo, progenitora é a pró ou antegeradora do Sr. Fulano. Não sei onde está a delicadeza desta expressão…. Por conseguinte, de uma vez para sempre, estabeleçamos que os homens têm virtuosas e dignas mães, e não ridículas e pernósticas progenitoras.


Antônio Torres

A crônica de Antônio Torres aborda o assunto da linguagem defendendo que:

Alternativas
Q2407865 Educação Artística

A civilização grega viveu um extraordinário grau de criação artística e intelectual. Os séculos V e VI a.C. constituem a época do esplendor grego. Definitivamente alcançando o equilíbrio entre pensamento lógico, técnica apurada, ideal de beleza e organização, empreendem-se as grandes obras que viriam a se tornar os pilares da cultura ocidental. Nesse momento da história, a Arte chega a um dos clímax da nossa cultura. A história grega é dividida em três períodos, que são:

Alternativas
Q2407864 Educação Artística

Ao ingressar no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os alunos vivenciam a transição de uma orientação curricular estruturada por campos de experiências da Educação Infantil, em que as interações, os jogos e as brincadeiras norteiam o processo de aprendizagem e desenvolvimento para uma organização curricular estruturada por áreas de conhecimento e componentes curriculares.


Leia os itens abaixo:


I. Nessa nova etapa da Educação Básica, o ensino de Arte deve assegurar aos alunos a possibilidade de se expressar criativamente em seu fazer investigativo.

II. O componente Arte, ao possibilitar o acesso à leitura, à criação e à produção nas diversas linguagens artísticas, contribui para o desenvolvimento de habilidades relacionadas tanto à linguagem verbal quanto às linguagens não verbais.

III. Não há necessidade de continuidade em relação à Educação Infantil.

IV. É importante que, nas quatro linguagens da Arte (integradas pelas seis dimensões do conhecimento artístico), as experiências e vivências artísticas estejam centradas nos interesses das crianças e nas culturas infantis


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2407863 Artes Plásticas

Os sons têm qualidades e características próprias. A fonte material da qual um determinado som se origina é a responsável pela forma como a onda sonora se propaga: sua altura, intensidade e timbre. Esses são conceitos que descrevem qualquer tipo de som, seja ele musical ou não.


Relacione as colunas


Coluna 1:

1. Altura

2. Intensidade

3. Timbre


Coluna 2:

( ) Refere-se à qualidade do som, descrita em sons graves ou agudos.

( ) Descreve a força do som, definida em som forte ou som fraco.

( ) É uma qualidade que diferencia um som do outro.

( ) Está relacionado com as propriedades da fonte sonora.


Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Q2407862 Educação Artística

As artes visuais apresentam-se em diferentes formas e manifestações artísticas. O desenho, a pintura, a gravura, a escultura e a fotografia fazem parte dessa linguagem. Também podemos considerar a arquitetura, o artesanato, as artes gráficas e o design produtos das artes visuais, pois, apesar de serem geralmente avaliados como “artes aplicadas”, compõem o espectro do que chamamos de visual. Os elementos das artes visuais são básicos e compõem todo e qualquer tipo de comunicação e mensagem dessa natureza. Dentre esses elementos citados abaixo assinale o INCORRETO:

Alternativas
Q2407861 Artes Visuais

No ensino fundamental o aluno deve desenvolver um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização e domínio de tempo. O PCN de Arte, em relação ao Teatro como expressão e comunicação, cita:


Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2407860 Pedagogia

Diante da proposta ampla de possibilidades de aprofundamentos de estudos na disciplina de história para o primeiro ciclo do ensino fundamental segundo o PCN - História cabe ao professor:


Marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2407859 História

A Contrarreforma foi um movimento no qual várias teorias novas foram expostas, buscando renovar dogmas e criar doutrinas diversas aos interesses da Igreja católica, que tomou atitudes, a fim de não perder os fiéis e o poder que isso representava politicamente. Analise os itens abaixo:


I. Os ritos, adoração às imagens e sacramentos, foram mantidos, mas como opcionais.

II. A proibição de diversos livros, por meio do Index – lista atualizada de tempos em tempos até o século XIX –, isto é, apenas autoridades religiosas estariam permitidas a ler esses livros e a própria bíblia;

III. Criou-se a Companhia de Jesus a qual tinha por objetivo alcançar novos territórios, visto os muitos que tinha perdido para as igrejas anglicana, calvinista e luterana.

IV. A Inquisição, criada em Portugal para perseguir os judeus, primeiramente, a qual julgava e condenava a castigos ou à morte todo aquele(a) que fosse considerado(a) um herege, ou seja, que descumprisse o esperado pelos dogmas da Igreja católica.

V. O Tribunal do Santo Ofício perseguiu, julgou e matou milhares de vítimas, de vizinhos mal-intencionados a cientistas, como Giordano Bruno, ou mesmo mulheres guerreiras, como Joana d’Arc.


Assinale a resposta CORRETA:

Alternativas
Q2407858 História

O Egito foi considerado a terra dos Faraós, esse território foi palco de inúmeras dinastias que governaram por mais de 3.000 anos. Para facilitar a compreensão de um longo período de existência, a historiografia estabeleceu, com base na análise das fontes, uma cronologia histórica.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2407857 Pedagogia

De acordo com o PCN de História, espera-se que, ao longo do ensino fundamental, os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente. Nesse sentido, os alunos deverão ser capazes de, EXCETO:

Alternativas
Q2407856 Pedagogia

As Orientações Curriculares para o Ensino Médio diz que a dimensão da temporalidade é considerada uma das categorias centrais do conhecimento histórico. Considera-se fundamental levar o aluno a perceber as diversas temporalidades no decorrer da História e sua importância nas formas de organizações sociais e de conflitos.


I. Sendo um produto cultural forjado pelas necessidades concretas das sociedades historicamente situadas, o tempo representa um conjunto complexo de vivências humanas.

II. Faz-se necessário relativizar as diferentes concepções de tempo e as periodizações propostas, e de situar os acontecimentos históricos nos seus respectivos tempos.

III. Deve- se ressaltar a importância das periodizações, dos calendários e das contagens dos tempos como foram sendo historicamente construídos para que o aluno elabore, de forma problematizada, seus próprios pontos de referência como marcos para as explicações de sua própria história de vida, assim como da história dos homens em geral.

IV. O tempo pode ser considerado o estruturador do pensamento e da ação humanos.


Marque a resposta CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: B
6: A
7: A
8: D
9: C
10: B
11: A
12: D
13: A
14: E
15: E
16: E
17: A
18: A
19: E
20: E