Questões de Concurso Para uffs

Foram encontradas 2.496 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2124386 Programação
Entre os paradigmas da programação, estão a programação estruturada e a programação orientada a objetos. A POO diz respeito a um padrão de desenvolvimento que é seguido por muitas linguagens, como C# e Java. A POO se baseia em quatro princípios, dos quais um é definido como a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos. Por conta dessa técnica, o conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe. Esse princípio é denominado 
Alternativas
Q2124385 Administração Geral
Um Gerente de Projetos está instalando um novo sistema de contabilidade e, nessa atividade, já identificou diversas dificuldades e suas respectivas causas. Por suas características, uma ferramenta mostra a relação existente entre as causas e efeitos dos problemas de qualidade, sendo a mais adequada para este caso. Essa ferramenta é conhecida como diagrama 
Alternativas
Q2124384 Gerência de Projetos
O Gerenciamento de projetos pode ser visualizado por meio dos processos que o compõem e que podem ser reunidos em cinco grupos, que iniciam com INICIAÇÃO e finalizam com o ENCERRAMENTO. Os três grupos intermediários são, respectivamente, 
Alternativas
Q2124383 Direito Administrativo
De acordo com o art. 22 da IN SGD/ME 94, de 23 de dezembro de 2022, a execução do contrato de prestação de serviços deverá observar diversos regimes, sendo dois deles definidos a seguir:
I. Refere-se à contratação da execução do serviço por preço certo e total. II. Refere-se à contratação em que, além do fornecimento do objeto, o contratado responsabiliza-se por sua operação, manutenção ou ambas, por tempo determinado.
Os tipos definidos em I e II são denominados, respectivamente, regimes de  
Alternativas
Q2124382 Direito Administrativo
De acordo com a IN SGD/ME 94, de 23 de dezembro de 2022, um documento contém o detalhamento das etapas ou fases da solução a ser contratada, com os principais serviços ou bens que a compõem, e a previsão de desembolso para cada uma delas.
Esse documento é conhecido como
Alternativas
Q2124381 Direito Administrativo
De acordo com o art. 8º da IN SGD/ME 94, de 23 de dezembro de 2022, as contratações de soluções de TIC deverão obedecer às seguintes fases: 
Alternativas
Q2124380 Direito Administrativo
De acordo com o art. 2º da IN SGD/ME 94, de 23 de dezembro de 2022, um documento é definido como o instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TIC, com o objetivo de atender às necessidades finalísticas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período. Esse documento é denominado 
Alternativas
Q2124379 Direito Administrativo
De acordo com a IN SGD/ME 94, de 23 de dezembro de 2022, o nível de risco está relacionado à magnitude ou combinação de riscos, expressa em termos dos impactos e de suas probabilidades. Nesse contexto, dois tipos de processos são descritos a seguir:
I. Processo para identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações, para fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos da organização pertinentes com a contratação. II. Processo para responder ao risco, cujas opções, não mutuamente exclusivas, envolvem evitar, reduzir ou mitigar, transferir ou compartilhar, e aceitar ou tolerar o risco.
Os processos descritos em I e II são conhecidos, respectivamente, como 
Alternativas
Q2124378 Direito Administrativo
De acordo com o art. 2º da IN SGD/ME, de 23 de dezembro de 2022, a Equipe de Fiscalização do Contrato é composta por vários membros, sendo um deles o servidor com atribuições gerenciais, preferencialmente da Área Requisitante da solução, designado para coordenar e comandar o processo de gestão e fiscalização da execução contratual, indicado por autoridade competente. Esse membro é conhecido por Fiscal 
Alternativas
Q2124377 Administração Pública
De acordo com o art. 2º da Instrução Normativa SGD/ME 94, de 23 de dezembro de 2022, que dispõe sobre o processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP do Poder Executivo Federal, dois termos são definidos conforme descrito a seguir:
I. É a unidade setorial, seccional ou correlata do SISP, responsável por gerir a TIC e pelo planejamento, coordenação e acompanhamento das ações relacionadas às soluções de TIC do órgão ou entidade. II. É o servidor representante da Área de TIC, indicado pela autoridade competente dessa área.
Os termos definidos em I e II são denominados, respectivamente, como 
Alternativas
Q2124376 Noções de Informática
As funções de gerenciamento de rede podem ser agrupadas em duas categorias: monitoração e controle de rede. A monitoração consiste na observação de informações relevantes ao gerenciamento, que podem classificadas em três categorias, descritas a seguir:
I. relacionada aos eventos na rede, como a transmissão de um pacote; II. caracteriza os elementos na atual configuração, como o número e identificação das portas em um roteador; III. pode ser derivada de informações dinâmicas como a média de pacotes transmitidos por unidade de tempo em um determinado sistema.
As categorias em I, II e III são denominadas, respectivamente,
Alternativas
Q2124375 Noções de Informática
A gerência de redes pode ser definida como o processo de controlar uma rede de computadores, de tal modo que seja possível maximizar sua eficiência e produtividade. Nesse contexto, a gerência de redes pode ser classificada em cinco áreas funcionais, sendo que uma delas restringe o acesso à rede e impede o uso incorreto por parte de seus usuários, de forma intencional ou não, protegendo a operação dos recursos de rede. Essa área funcional é denominada gerência de 
Alternativas
Q2124374 Noções de Informática
O armazenamento de dados pode ser definido como todas as tecnologias e métodos que têm como objetivo catalogar e organizar informações que podem ser usadas por uma empresa ou pessoa física. Entre os principais tipos, dois são descritos a seguir:
I. É uma categoria que engloba todos os dispositivos de armazenamento que têm uma conexão física entre o hardware e o computador e que fazem parte da rotina diária, sendo observados na forma de pendrives, HDs e SSD. Representa uma das maneiras mais seguras de armazenar informações, tanto do aspecto da cibersegurança, quanto do aspecto técnico, ressaltando que, em casos de falhas na rede, por exemplo, as informações continuam intactas e disponíveis. II. É uma categoria que utiliza infraestruturas de rede que têm como objetivo integrar unidades de armazenamento e servidores, proporcionando a melhor performance no tráfego de informações. Representa uma unificação de recursos de armazenamento em rede local exclusiva, permitindo que cada servidor acesse o sistema e armazenamento de forma direta, como se estivesse diretamente conectado ao sistema. É um tipo seguro e que tem alto desempenho, mesmo com grande fluxo de dados, mas requer um investimento maior das empresas.
Os tipos descritos em I e II são conhecidos, respectivamente, pelas siglas 
Alternativas
Q2124373 Noções de Informática
Os Datacenter podem ser classificados segundo aspectos intimamente relacionados da forma como foram concebidos, em conformidade como os parâmetros arquitetura, telecomunicação, elétrico e mecânico. A partir dessas características, foram criados quatro níveis de infraestrutura, também chamados Tiers, dos quais dois são caracterizados a seguir:
I. A infraestrutura deste grupo possui numerosos pontos de falha, pois não dispõe de redundância elétrica, de climatização, de cabeamento e de equipamentos de rede e telecomunicações. II. A infraestrutura deste grupo engloba dispositivos de rede e telecomunicações redundantes. Duas ou mais operadoras de telecomunicações instaladas em salas de entrada totalmente independentes, com cabeamento encaminhado por dutos distintos para as áreas de distribuição principal e horizontal. Sistema elétrico configurado com contingenciamento N+1. Já o sistema de climatização suporta falhas e manutenções planejadas em até um painel elétrico. Por fim, incidentes podem causar a interrupção nos serviços.
Os níveis caracterizados em I e II são conhecidos, respectivamente, como 
Alternativas
Q2124372 Noções de Informática
Datacenter é definido como uma infraestrutura com alta disponibilidade para os equipamentos e sistemas de tecnologia da informação (TI), a qual assegura seu funcionamento 24 horas por dia, 7 dias na semana e 365 dias por ano. Já a especificação TIA-942, Telecommunications Infrastructure Standard for Data Centers, os delineia como construções ou partes de um edifício cuja função primária é abrigar salas de computadores e suas áreas de suporte. Dentre as áreas funcionais que compõem um Datacenter, uma compreende um espaço denominado Main Cross-Connect (MC), que é o ponto central de distribuição do sistema de cabeamento estruturado de um Datacenter, podendo incluir também o Horizontal Cross-Connect (HC) para atender equipamentos instalados no local, como as centrais telefônicas e os roteadores e switches de backbone (principais). Essa área geralmente está localizada dentro da sala de computadores, mas também pode estar em um espaço dedicado, a fim de aumentar a segurança física. 
Essa área é conhecida como 
Alternativas
Q2124371 Noções de Informática
No que se relaciona às tecnologias de interconexão de redes de computadores, os roteadores modernos atuais seguem um padrão e oferecem a possibilidade de operação wifi em duas frequências. Esse padrão e as frequências são, respectivamente, 
Alternativas
Q2124370 Noções de Informática
No que se relaciona às tecnologias de interconexão de redes de computadores, um dispositivo opera na camada de enlace do modelo OSI/ISO com base no endereço MAC da porta de cada dispositivo para identificar os pacotes de dados recebidos e determinar o melhor caminho pelos quais os quadros devem ser encaminhados. Esse dispositivo é conhecido por 
Alternativas
Q2124369 Noções de Informática
No que se relaciona às tecnologias de segurança de redes wifi, entre os padrões criptográficos, dois são descritos a seguir:
I. Constitui um algoritmo de segurança compatível com praticamente todos os dispositivos wifi disponíveis no mercado, mas é o mais sujeito a falhas de segurança. É um padrão que se tornou mais inseguro à medida que o poder de processamento dos computadores aumentou. Por ser um sistema de segurança de 128 bits, foi possível descobrir a palavra-passe de uma rede wifi em poucos minutos por meio de um software de ataques. II. Constitui o algoritmo padrão atual e o mais seguro, excluindo completamente a possibilidade de um ataque de força bruta. Por ser um sistema de segurança de 256 bits, proporciona uma segurança muito maior para as redes. Além disso, sistemas de análise de pacotes – para verificar alterações e invasões – e outras ferramentas foram implementadas para melhorar a segurança.
Os padrões criptográficos descritos em I e II são conhecidos, respectivamente, pelas siglas 
Alternativas
Q2124368 Noções de Informática
No que se relaciona às tecnologias de segurança de redes e serviços, diversas medidas combinam várias camadas de defesa na borda e na rede. Cada camada de segurança de rede implementa políticas e controles, sendo que usuários autorizados obtêm acesso a recursos de rede, mas agentes mal-intencionados são impedidos de realizar explorações e ameaças. Entre os tipos de segurança de redes, um implementa uma barreira entre a rede interna confiável e as externas não confiáveis, como a internet, usando um conjunto de regras definidas para permitir ou bloquear o tráfego, por meio de hardware ou software. Esse tipo é conhecido por 
Alternativas
Q2124367 Noções de Informática
No contexto dos sistemas operacionais, um termo representa uma tecnologia que permite criar serviços de TI valiosos usando recursos que tradicionalmente estão vinculados a um determinado hardware, permitindo a execução de vários S.O. na mesma máquina, fato possível com o uso de programas específicos, que geram máquinas virtuais – Virtual Machines (VMs) – que emulam os componentes físicos de um microcomputador, possibilitando que um S.O. diferente seja instalado em cada uma delas, como no caso do Windows e do Linux. Esse termo é conhecido por  
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: E
6: B
7: D
8: E
9: A
10: B
11: D
12: B
13: E
14: C
15: C
16: A
17: D
18: C
19: E
20: C