Questões de Concurso
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O Decreto nº 34.577/2013 regulamenta as formas de contratação artística no Distrito Federal. Com relação às formas regulamentadas, é correto afirmar que elas são
O espetáculo teatral O colecionador de crepúsculos, dirigido por Vladimir Capella, teve sua estreia em São Paulo, em 2009. A dramaturgia baseou-se em cinco contos populares: O compadre da morte; A velha amorosa; O marido da mãe- d’água; A formiguinha e a neve e A menina enterrada viva. São contos atribuídos a um dos precursores no estudo sobre costumes brasileiros. Entre suas contribuições para a cultura da infância, estão as obras Dicionário do Folclore Brasileiro e Contos tradicionais do Brasil.
O texto apresentado faz referência a um importante estudioso do folclore brasileiro, que éAssinale a alternativa que não apresenta uma obra artística relacionada diretamente ao contexto do Tropicalismo.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a Semana de Arte Moderna de 1922, que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, e sua influência no Movimento Tropicalista no Brasil.
Segundo o crítico teatral Sábato Magaldi, o teatro brasileiro moderno nasceu em 28 de dezembro de 1943, data em que foi encenada pela primeira vez a peça Vestido de noiva, de Nélson Rodrigues. O cenário de Tomás Santa Rosa dividia o espaço cênico em planos, que correspondiam aos planos da trama, conforme indicação no próprio texto de Vestido de noiva. Quanto aos planos de Vestido de noiva e a referida encenação de 1943, dirigida por Ziembinski, assinale a alternativa correta.
Joaquim Callado (1848-1880), Chiquinha Gonzaga (1847- 1935), Ernesto Nazareth (1863-1934), Pixinguinha (1897- 1973) e Viriato Figueira (1851-1883) são nomes de importantes compositores de um gênero musical considerado o primeiro gênero de música popular urbana típica do Brasil que nasceu no Rio de Janeiro, em meados do século 19. Esse gênero deriva de uma interpretação da polca e tornou-se popular com suas modinhas por volta de 1870.
Com base nessas informações, é correto afirmar que esse gênero se refere ao
Portadores das mais variadas ideias (monarquistas, republicanos, garibaldinos, anarquistas, socialistas, católicos), enérgicos e lutadores, em grande parte libertários, foram os imigrantes que conseguiram romper com as sólidas fronteiras que tolhiam o passo a uma renovação, depois que a sociedade se tinha perigosamente cristalizado em compartimentos estanques: aristocracia, plebeus e escravos.
MAGALDI, Sábato; VARGAS, Maria Thereza. Cem anos de teatro em São Paulo [1875-1974]. São Paulo: Ed. Senac, 2000, com adaptações.
O texto apresenta o contexto histórico do Brasil, das primeiras décadas do século 20, que deflagra na formação de grupos de teatro amador. Desse teatro, devem ser lembrados os nomes de Itália Fausta e Lélia Abramo. Esses grupos de teatro amador ficaram conhecidos como
A peça Arena conta Zumbi, encenada pelo Teatro de Arena (SP) em 1965, apresentou um conjunto de procedimentos criativos que descoordenou o teatro na época.
Posteriormente, Augusto Boal propõe uma sistematização de tais procedimentos, que ficou conhecida como Sistema Coringa. Com relação a esse tema, assinale a alternativa que apresenta um dos procedimentos adotados pelo Sistema Coringa de Augusto Boal.
Microfones são dispositivos utilizados para amplificar um sinal de áudio. São muito utilizados em apresentações cênicas, tais como teatro, shows e dança. Microfones podem ser classificados por suas propriedades direcionais, isto é, pela facilidade com que captam o som de diversas direções. Os principais tipos de microfones, de acordo com essa classificação, são os omnidirecionais e os unidirecionais.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Muitas produções teatrais exigem, no momento da contratação de artistas e técnicos teatrais, o registro profissional, conhecido como DRT. Acerca desse documento, assinale a alternativa correta.
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (ECAD) é o órgão responsável pela arrecadação dos recursos provenientes dos direitos autorais de todas as formas de execução pública de uma obra musical.
Um espetáculo teatral será apresentado gratuitamente, ou seja, sem a cobrança de ingressos. A produção do espetáculo foi viabilizada por meio de patrocínios e apoios financeiros. Será realizado um total de seis apresentações, durante um mês. A trilha sonora desse espetáculo teatral será dividida em dois momentos distintos: a execução de músicas gravadas de artistas renomados, como Roberto Carlos e Gal Costa, e a execução de músicas compostas exclusivamente para o referido espetáculo, por compositor musical contratado.
Com base nas informações apresentadas e de acordo com as normas fixadas pelo ECAD, assinale a alternativa correta.
A Lei nº 8.313/1991 (Lei de Incentivo à Cultura), popularmente conhecida como Lei Rouanet, instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), que prevê mecanismos para o investimento de recursos em projetos, entre outros, no seguintes segmentos culturais: teatro, dança, circo, ópera, mímica e congêneres. A mesma lei prevê que, para projetos culturais de algumas áreas específicas, os investidores poderão abater 100% do valor transferido a título de doação ou patrocínio, ficando proibido o lançamento do valor investido como despesa operacional. Segundo a referida lei, a área que não se enquadra no benefício descrito anteriormente é o (a)
Um equipamento de iluminação muito utilizado em montagens teatrais é o projetor de luz chamado Fresnel o qual recebeu esse nome em homenagem ao físico Augustin Fresnel (1788-1827).
Considerando as aplicações desse equipamento para iluminação cênica, assinale a alternativa correta.
Para um ator, as palavras não são meros sons, mas sim desenhos de imagens visuais. A melhor forma de evitar a atuação mecânica e a tagarelice de um autômato ao se dizer o texto de um papel é comunicar aos outros o que vocês veem na tela de sua visão interior. E isso não será um reflexo da realidade, mas sim imagens criadas por sua imaginação, para se ajustarem às necessidades do personagem imaginário que vocês estão representando.
STANISLAVSKI C. Manual do Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1997, com adaptações.
O trecho apresentado reflete sobre uma noção proposta por Constantin Stanislavski em seu método. Trata-se da noção de
A tragédia, ao representar a piedade e o terror, realiza a depuração desse gênero de emoções.
A piedade se dirige ao homem que não mereceu sua desgraça, o terror à desgraça de um semelhante.ARISTÓTELES. Poética. 2. ed. São Paulo: Ars Poética, 1993.
Piedade e o medo que posso sentir no teatro são como purificados da amargura que os impregna na realidade. Pois, ao mesmo tempo em que me entristeço ou me assusto em contato com o acontecimento representado, gozo da beleza dessa representação.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003, com adaptações.
Os trechos apresentados tratam de uma finalidade e uma consequência da tragédia. Esse conceito, sistematizado pelo grego Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), irá influenciar reflexões posteriores sobre a arte teatral. Trata-se do conceito de
A encenação da peça Ubu-Rei, de Alfred Jarry, em 1896, representa uma quebra de paradigma para a encenação, além de uma reação contra o Naturalismo, na busca por uma nova cena. Acerca do tema, assinale a alternativa que apresenta uma característica dessa nova cena que pode ser identificada a partir da referida encenação.
Considerado o criador da comédia de costumes brasileiras, sua primeira comédia, O juiz de paz na roça, data de 1838. Admirável observador, ele fixou costumes e características que têm continuado através do tempo e retratam as instituições nacionais.
CACCIAGLIA, Mário. Pequena história do teatro no Brasil. São Paulo: Edusp, 1986.
O texto apresentado faz referência a
O desempenho torna-se também tomada de posição do ator, nem sempre, aliás, em favor do personagem. [...] Ao tomar essa atitude crítica em face do personagem, o ator revela dois horizontes de consciência: o dele, narrador, e o do personagem; horizontes em parte entrecruzados e em parte antinômicos. O ator-narrador mostra um horizonte maior, já por conhecer, desde logo, o futuro do personagem.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2008, com adaptações.
O trecho apresentado reflete sobre um recurso que se tornou característica sistemática e recorrente nas obras do teatro épico de Berthold Brecht. Trata-se do recurso do (a)
Praticado como é em todo mundo, o teatro de bonecos assumiu [no Brasil] fisionomias e espírito dramático diferenciados, dependendo da localização geográfica de cada uma de suas manifestações. Isso devido, obviamente, às próprias injunções de tradição cultural, costumes, formação social, econômica e política. Existe, em alguns estados do Nordeste do Brasil, uma forma de teatro de bonecos praticada por artistas do povo, que se denomina Mamulengo. É o Mamulengo um teatro de características inteiramente populares, no qual os atores são bonecos que falam, dançam, brigam e, quase sempre, morrem. Como em tantas outras manifestações artísticas da cultura popular nordestina, o Mamulengo revela, de modo singular, a rica expressividade do dia a dia do povo da região. Através dos bonecos, o povo se identifica com suas alegrias e suas tristezas, com seus temores e sua capacidade de fé, com seus tipos matreiros e seus elementos repressores, com o esmagamento de seus direitos e sua ânsia de liberdade.
Extraído de: Mamulengo – o teatro de bonecos popular no Brasil. Disponível em: < http://www.cultura.rj.gov.br/artigos >, com adaptações.
O Mamulengo é uma técnica teatral genuinamente brasileira, que se encontra inserida no chamado teatro
A sistematização de uma proposta para o ensino do teatro, em contextos formais e não formais de educação, por meio de jogos teatrais, foi elaborada pioneiramente por Viola Spolin, ao longo de quase três décadas de pesquisas com crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens, adultos e idosos nos Estados Unidos.
JAPIASSU, Ricardo O. V. Metodologia do ensino de teatro. Campinas, SP: Papirus, 2001, com adaptações.
O jogo teatral spoliniano possui uma especificidade que o diferencia do dramático. Acerca dessa condição específica, é correto afirmar que o jogo