Questões de Concurso
Para ufrr
Foram encontradas 1.085 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Pode ser definida de forma ampla e genérica como a Psiquiatria a serviço da Justiça, sendo o termo forense derivado da palavra “fórum”. Essa especialidade é aplicada tanto em indivíduos supostamente portadores de transtorno mental que violam a lei, quanto em indivíduos que necessitam de sua proteção, podendo ter um caráter tanto pericial quanto terapêutico. Refere-se a:
O novo Código de Ética Médica torna-se também indutor de transformações no campo da política, sem, contudo, negar sua principal contribuição para a sociedade:
Na vigência de uma crise suicida, os pacientes estão demasiadamente desesperados, deprimidos ou fragilizados e por isso apresentam-se com dificuldades para tolerar a ansiedade gerada por estratégias psicoterapêuticas que, além de gerar ansiedade, leva um certo tempo para intervir diretamente nas questões emergenciais do paciente (Botega 2015). Em função do forte vínculo estabelecido com o psiquiatra, não seria conveniente encaminhá-lo para uma psicoterapia de duração prolongada com outro profissional. Isso poderia ser vivenciado como um abandono ou uma rejeição em um momento tão delicado de sua via. O psiquiatra poderá agendar novos encontros com seu paciente e ambos se engajarão e uma modalidade de psicoterapia de curta duração, a qual foi denominada por Botega (2015 de:
Para sua caracterização utiliza-se os seguintes critérios diagnósticos (DSM-5): a) Desenvolvimento de sintomas emocionais ou comportamentais em resposta a um estressor ou estressores identificáveis ocorrendo dentro de três meses do início do estressor ou estressores; b) Esses sintomas ou comportamentos são clinicamente significativos conforme evidenciado por um ou mais dos seguintes aspectos: I - Sofrimento intenso desproporcional à gravidade ou à intensidade do estressor, considerando-se o contexto cultural e os fatores culturais que poderiam influenciar a gravidade e a apresentação dos sintomas; II Prejuízo significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo; c) perturbação relacionada ao estresse não satisfaz os critérios de outro transtorno mental e não é meramente uma exacerbação de um transtorno mental preexistente; d) Os sintomas não representam o luto normal; e) Uma vez que o estressor ou suas consequências tenham cedido, os sintomas não persistem por mais de seis meses. O referido transtorno é descrito por:
Um transtorno transitório de gravidade significativa, o qual se desenvolve em um indivíduo sem qualquer outro transtorno mental aparente em resposta à excepcional estresse físico ou mental, o qual usualmente diminui dentro de horas ou dias. O estressor pode ser experiências traumáticas esmagadora envolvendo sérias ameaça à segurança ou a integridade física do paciente ou de pessoas amadas, catástrofe naturais, acidentes, assalto e etc. De acordo com as diretrizes diagnóstica (CID 10), deve haver uma conexão temporal imediata e clara entre o impacto de um estressor excepcional e o início dos sintomas. Além disso inclui os seguintes sintomas:
i. Mostram um quadro misto e em geral mutável, em adição ao estado inicial de atordoamento, depressão, ansiedade, raiva, desespero, hiperatividade e retraimento podem ser vistos, mas nenhum tipo de sintoma predomina por muito tempo.
ii. Resolvem-se rapidamente (no máximo dentro de poucas horas) naqueles casos onde remoção do ambiente estressante é possível; em casos onde o estresse continua ou não pode, por sua natureza, ser removido, os sintomas geralmente começam a diminuir depois de 24-48 horas e são usualmente mínimos após cerca de 3 dias.
Ao referido transtorno dá-se o nome de: