Questões de Concurso Para codesg - sp

Foram encontradas 322 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2019 Banca: CONSULPLAN Órgão: CODESG - SP
Q1202564 Português
Entenda como o lixo chega até o Rio Tietê no trecho que passa por Salto  Mais uma vez a cidade de Salto (SP) ficou coberta por um “mar de lixo” depois que uma forte chuva atingiu a capital paulista.  O temporal que provocou estragos em São Paulo no fim de semana fez com que o volume de água do Rio Tietê aumentasse, carregando muito lixo que se acumulou na velha usina da cidade no interior de SP, mais especificamente no Memorial do Rio Tietê.  O lixo, que ficou sobre a água, transformou a paisagem nos pontos turísticos do rio, cartão postal da cidade. Segundo ambientalistas, depois da grande São Paulo, o trecho que passa por Salto é o mais poluído. No período de chuva, a preocupação de quem monitora a qualidade da água do Tietê aumenta. É que quanto mais água, maior o impacto da poluição nas cidades ribeirinhas.  A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado explicou que tem atuado para auxiliar na retirada do lixo e na despoluição das águas do Rio Tietê. De acordo com a secretaria, em 2018, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) recolheu 1,8 tonelada de resíduos acumulados nas usinas hidrelétricas ao longo do rio.  No mesmo período, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) informou que desassoreou um volume de 500 mil metros cúbicos de resíduos, dos quais 7% correspondem ao lixo retirado do fundo do rio.  A Prefeitura de Salto explicou que o alto volume de chuva faz com que o rio traga lixo e até outros materiais que vêm de cidades da grande São Paulo.  A administração informou ainda que a Secretaria de Meio Ambiente realiza o monitoramento do rio no trecho que passa pela cidade e que está se reunindo com os órgãos responsáveis para minimizar a carga de lixo que o trecho de Salto recebe constantemente.  (Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocabajundiai/noticia/2019/02/24/entenda-como-o-lixo-chega-ate-o-rio-tieteno-trecho-que-passa-por-salto.ghtml. Acesso em: 25/02/2019. Com adaptações.)
Assinale a alternativa a seguir em que todas as palavras estão escritas corretamente.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CONSULPLAN Órgão: CODESG - SP
Q1202532 Português
Entenda como o lixo chega até o Rio Tietê no trecho que passa por Salto  Mais uma vez a cidade de Salto (SP) ficou coberta por um “mar de lixo” depois que uma forte chuva atingiu a capital paulista.  O temporal que provocou estragos em São Paulo no fim de semana fez com que o volume de água do Rio Tietê aumentasse, carregando muito lixo que se acumulou na velha usina da cidade no interior de SP, mais especificamente no Memorial do Rio Tietê.  O lixo, que ficou sobre a água, transformou a paisagem nos pontos turísticos do rio, cartão postal da cidade. Segundo ambientalistas, depois da grande São Paulo, o trecho que passa por Salto é o mais poluído. No período de chuva, a preocupação de quem monitora a qualidade da água do Tietê aumenta. É que quanto mais água, maior o impacto da poluição nas cidades ribeirinhas.  A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado explicou que tem atuado para auxiliar na retirada do lixo e na despoluição das águas do Rio Tietê. De acordo com a secretaria, em 2018, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) recolheu 1,8 tonelada de resíduos acumulados nas usinas hidrelétricas ao longo do rio.  No mesmo período, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) informou que desassoreou um volume de 500 mil metros cúbicos de resíduos, dos quais 7% correspondem ao lixo retirado do fundo do rio.  A Prefeitura de Salto explicou que o alto volume de chuva faz com que o rio traga lixo e até outros materiais que vêm de cidades da grande São Paulo.  A administração informou ainda que a Secretaria de Meio Ambiente realiza o monitoramento do rio no trecho que passa pela cidade e que está se reunindo com os órgãos responsáveis para minimizar a carga de lixo que o trecho de Salto recebe constantemente.  (Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocabajundiai/noticia/2019/02/24/entenda-como-o-lixo-chega-ate-o-rio-tieteno-trecho-que-passa-por-salto.ghtml. Acesso em: 25/02/2019. Com adaptações.) Das palavras transcritas do texto, assinale a única que NÃO se apresenta no masculino.
Alternativas
Q1150406 Segurança e Transporte
O Brasil adota a teoria do monopólio estatal da força, para constituir a garantia de segurança e liberdade. A autodefesa está adstrita à legítima defesa, exercício regular de direito, ou estado de necessidade ou, por fim, como medida preventiva, a contratação de segurança privada. As atividades de segurança privada, com números cláusulos, são reguladas e fiscalizadas pelo(a):
Alternativas
Q1150405 Noções de Primeiros Socorros
Ao prestar os primeiros socorros, é necessário ter bom senso e discrição, atendendo ao mais urgente em primeiro lugar e, ainda, pensando, sobretudo, na vida do acidentado. Quem presta os primeiros socorros deve conhecer as suas limitações, não se aventurando a praticar ações próprias de médicos. Ao atender uma vítima e ministrar os primeiros socorros, deve-se considerar os seguintes princípios básicos para salvar vidas, EXCETO:
Alternativas
Q1150404 Segurança e Transporte
O vigilante, ao atuar em estabelecimentos de ensino, será um auxiliar direto dos educadores. Sua postura, seu comportamento, suas atitudes coerentes e discretas permitirão o sucesso no relacionamento com os alunos, pois qualquer tipo de liberdade ou brincadeira poderá comprometer a boa imagem de toda a equipe de segurança. O controle de acesso à escola deve ser restrito a, EXCETO: 
Alternativas
Q1150403 Segurança e Transporte
É necessário evitar, por todos os meios possíveis, os incêndios, o que representa e requer vigilância diária e contínua em todas as dependências de uma empresa. Para isso, deve-se contar com a colaboração de todos: empregados e empregadores. Algumas regras deverão ser observadas, tais como, EXCETO:
Alternativas
Q1150402 Segurança e Transporte
A atividade de vigilante é desenvolvida por pessoas devidamente habilitadas, por meio de empresas especializadas, visando a proteger o patrimônio as pessoas;transportar valores; e, apoiar o transporte de cargas. Tem caráter de complementaridade às ações de segurança pública, sendo executada de forma onerosa para o contratante. São considerados tipos de segurança privada:
Alternativas
Q1150401 Segurança Pública
Crise é todo incidente ou situação crucial não rotineira, que exige resposta especial da polícia, a fim de assegurar uma solução aceitável, em razão da possibilidade de agravamento conjuntural; inclusive, com risco à vida das pessoas envolvidas, podendo se manifestar através de motins em presídios, roubos a bancos com reféns, sequestros, atos de terrorismo, tentativa de suicídio, dentre outras ocorrências de grande vulto. São características de uma crise, EXCETO:
Alternativas
Q1150400 Direitos Humanos
Todos os seres humanos devem ter asseguradas, desde o nascimento, as mínimas condições necessárias para se tornarem úteis à humanidade, como também a possibilidade de receber os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. Esse conjunto de condições e de possibilidades, que associa as características naturais dos seres humanos, e a capacidade natural de cada pessoa que pode valer-se como resultado da organização social, se refere aos direitos: 
Alternativas
Q1150399 Segurança e Transporte
Considerando o sistema de ronda, o ponto de partida para a implantação desse sistema é a definição dos trajetos a serem percorridos pelo vigilante. Assinale a sequência correta do sistema de controle de ronda.
Alternativas
Q1150398 Segurança e Transporte
Os sistemas de CFTV (Circuito Fechado de TV) digitais têm como principal objetivo atuar com recursos semelhantes aos equipamentos convencionais; porém, agregam recursos que os diferenciam dos sistemas analógicos. Considerando os equipamentos de CFTV, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) DVR (Digital Vídeo Recorder): trata-se de um servidor aberto de imagens de alta resolução com aplicativos diferenciados que captura, grava, faz tratamento e transmite imagens. ( ) Placa de captura: funciona como uma placa de áudio, que é espetada no slot do computador com uma configuração apropriada. Captura, trata, grava, exibe e transmite os áudios assim como o DVR; porém, com menos recursos e qualidade em suas gravações. A principal diferença entre as duas tecnologias está no custo, que é bem inferior para as placas de captura. ( ) Central de monitoramento: funciona com um grande olho e tem como principal função ver pontos que a segurança patrimonial não consegue. É de sua responsabilidade realizar backup de imagens importantes para investigação policial ou até mesmo para o controle de ocorrências. ( ) Quad: dividir a tela do monitor em quatro partes é a função deste equipamento, permitindo visualizá-las ao mesmo tempo. Pode ser em preto e branco ou colorido, dependendo do tipo de câmera instalada.
A sequência está correta em
Alternativas
Q1150397 Segurança e Transporte
O que chamamos de defesa pessoal se refere à elaboração do instrumento de preservação, que leva a resguardar a integridade física. São classificações da defesa pessoal, EXCETO:
Alternativas
Q1150396 Engenharia Civil
Para a avaliação dos custos de construção, conforme a NBR 12.721/2006 (Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios – Procedimento), é possível afirmar que o valor estimado dividindo-se o custo global da construção pela área equivalente em área de custo padrão global trata-se do custo:
Alternativas
Q1150395 Engenharia Civil
Área equivalente se trata da área virtual, cujo custo de construção é equivalente ao custo da respectiva área real, utilizada quando este custo é diferente do custo unitário básico da construção, adotado como referência. Pode ser, conforme o caso, maior ou menor que a área real correspondente. O custo de construção nas incorporações em condomínio deve ser rateado de acordo com o critério de proporcionalidade das áreas equivalentes, sendo a cota de construção ou coeficiente de proporcionalidade é calculada pela:
Alternativas
Q1150394 Engenharia Civil
Os critérios para o entrosamento do cronograma da obra com o pagamento das prestações, facultativamente, podem ser introduzidos nos contratos de incorporação, sob o regime de administração ou de empreitada, tendo em vista, inclusive, o prazo para entrega das obras e as condições e formas de sua eventual prorrogação. Quando forem adotados quaisquer dos critérios de entrosamento previstos, deve constar no contrato de construção o orçamento discriminado, feito a partir do projeto arquitetônico aprovado pelas autoridades competentes e demais projetos complementares já disponíveis; na discriminação orçamentária prevista na NBR 12.721/2006 (Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios – Procedimento), podem ser englobados os itens que não interessam à aplicação do critério visado. Para a vinculação parcial, considerando contratos em que apenas parte do valor global da construção tem seu pagamento previsto através de prestações ou parcelas, cuja liquidação deve ser realizada no início ou no fim de determinadas etapas de serviços, no cronograma de obras, sendo elas, EXCETO:
Alternativas
Q1150393 Engenharia Civil
O custo direto de uma obra é a somatória de todos os custos dos materiais, equipamentos e mão de obra aplicados diretamente em cada um dos serviços na produção de uma obra ou edificação qualquer, incluindo-se todas as despesas de infraestrutura necessárias para a execução da obra. Em relação aos custos diretos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1150392 Engenharia Civil
Uma composição de custos unitários de um serviço de obra que contenha apenas a mão de obra se refere a:
Alternativas
Q1150391 Engenharia Civil

De acordo com as definições da NBR 12.721/2006, tem-se o custo global da construção, o custo unitário básico, o custo unitário da construção e o custo de construção da unidade autônoma. Considerando tais conceitos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Custo global da construção: valor mínimo que pode ser atribuído à construção da edificação de acordo com a Lei nº 4.591/64, quando o contrato for de construção por administração. É calculado com a utilização do custo unitário básico divulgado pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil da localidade equivalente ao padrão mais semelhante ao do imóvel incorporado; corresponde à subtração dos seguintes itens: valor resultante da multiplicação desse custo unitário básico pelo somatório de todas as suas áreas correlatas à área de custo-padrão; e valor de todas as demais despesas incluídas no cálculo do custo unitário básico, com a inclusão, no mínimo, dos itens descriminados conforme a NBR 12.721/2006 (Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios – Procedimento). A avaliação do custo global da obra deve ser arquivada no cartório competente de Registro de Imóveis, conforme a Lei nº 4.591/64.

( ) Custo unitário básico: custo por metro quadrado de construção do projeto padrão considerado, calculado de acordo com a metodologia estabelecida na NBR 12.721/2006 (Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios – Procedimento), pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil, em atendimento ao disposto na Lei nº 4.591/64, e que serve de base para a avaliação de parte dos custos de construção das edificações.

( ) Custo unitário da construção: quociente da divisão do custo global da construção pela área equivalente em área de custo-padrão total.

( ) Custo de construção da unidade autônoma: o valor atribuído à parcela de custo da construção da unidade autônoma, de acordo com a Lei nº 4.591/64, é o produto da área equivalente em área de custo-padrão da unidade autônoma pelo custo unitário da construção.

A sequência está correta em 

Alternativas
Q1150390 Engenharia Civil
“Dissertação ampla e detalhada, contendo descrição pormenorizada de todos os serviços a serem executados na obra, sua concepção fundamental, princípios de funcionamento, bem como recomendações quanto à técnica de sua execução, quando esta se revestir de características especiais. As especificações de materiais deverão abordar as características fundamentais dos materiais a serem utilizados nos serviços, com indicação das normas com as quais deverão observar conformidade, características de fabricação, de acabamento e dimensionais, capacidade, dados nominais e demais parâmetros necessários a uma perfeita especificação, citando, quando procederem, eventuais alternativas.” As afirmações se referem ao memorial: 
Alternativas
Q1150389 Engenharia Civil
O Custo Direto é resultado da soma de todos os custos unitários dos serviços necessários para a construção da edificação, obtidos pela aplicação dos consumos dos insumos sobre os preços de mercado, multiplicados pelas respectivas quantidades, mais os custos da infraestrutura necessária para a realização da obra. São insumos que compõem o custo direto unitário, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: D
5: B
6: B
7: A
8: A
9: A
10: C
11: C
12: C
13: D
14: A
15: D
16: D
17: B
18: C
19: A
20: C