Questões de Concurso
Para instituto hospital base do distrito federal
Foram encontradas 304 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O uso do fentanil na técnica peridural com injeção única para analgesia pós-operatória em cirurgia torácica proporciona analgesia de longa duração (de quinze horas a vinte horas, em média), por se tratar de um opioide hidrofílico.
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é uma proposta de ação estratégica direcionada tanto ao sistema de saúde (em suas várias esferas de gestão) quanto à formação dos profissionais de saúde nas instituições de ensino.
As conferências de saúde são realizadas pelas esferas municipal, estadual e federal, a cada quatro anos.
Os gestores estaduais e municipais de saúde e de educação, bem como os estudantes da área da saúde, podem compor os polos de educação permanente para o SUS.
Cabe exclusivamente ao Ministério da Saúde construir uma política nacional de formação e desenvolvimento para o conjunto dos profissionais de saúde do país, principalmente por meio da constituição de polos de educação permanente em saúde para o SUS, razão por que é vedada a participação do Ministério da Educação na gestão social das políticas públicas de saúde.
Os polos de educação permanente em saúde para o SUS se caracterizam como gestão colegiada em que todas as instituições têm poder igual e, assim, podem exercer sua própria transformação, desenvolvendo compromissos com a inovação da gestão democrática e horizontal.
A estenose mitral pode causar discrepância entre os valores medidos da pressão de oclusão da artéria pulmonar e dos valores medidos da pressão diastólica final do ventrículo esquerdo obtidos por cateter de artéria pulmonar.
No hipotálamo, os núcleos posteriores e laterais controlam a função do sistema nervoso parassimpático.
O controle da disseminação de sangramento ou infecção para o pulmão sadio é uma indicação relativa de ventilação monopulmonar.
Entre outros fins, a ecocardiografia transesofágica serve para orientar a inserção da cânula de circulação extracorpórea.
A aplicação de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) no pulmão que não esteja sendo manipulado é uma estratégia utilizada para reduzir o efeito shunt na ventilação monopulmonar em cirurgia torácica.
Com a finalidade de garantir total autonomia e efetividade ao controle social, os conselhos de saúde não se subordinam ao Poder Executivo, em nenhuma de suas esferas.
A convocação da conferência de saúde bem como a estruturação de sua comissão organizadora podem ser realizadas pelos conselhos de saúde.
A composição dos conselhos de saúde atende a dois critérios: a representatividade na interlocução de segmentos específicos (usuários, prestadores de serviços, profissionais de saúde e governo) e a paridade, correspondente à presença de 25% de usuários como integrantes dos conselhos.
Os coeficientes expressam o risco de acometimento de determinado evento; nesse sentido, o coeficiente de prevalência é utilizado para comparar o risco de ocorrências de doenças entre populações.
Para assegurar a confiança na informação produzida, pode-se monitorar a qualidade de indicadores como a validade (considerada a capacidade de medir o que se pretende) e a confiabilidade (reprodução de resultados em condições similares), uma vez que ambas podem ser utilizadas para se definir o grau de excelência de um indicador.
Indicadores demográficos, como o grau de urbanização, e indicadores socioeconômicos, como a taxa de trabalho infantil, servem de indicadores de saúde que podem expressar as condições de saúde de uma população.
Na observação dos dados de uma população em estudo, a faixa etária da população infantil é um dado esclarecedor quanto a causas de morte relacionadas ao meio ambiente e às condições de vida e de acesso à saúde da população em geral; nos países mais pobres, por exemplo, tal dado se relaciona ao predomínio do óbito pós-natal.
É comum que achados clínicos detectados em exames de imagem sejam sugestivos de encaminhamento de pacientes a nefrologistas para avaliação de complicações clínicas associadas ao sistema renal. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.
Caso a tomografia computadorizada indique cisto renal
complexo classificado como Bosniak IIF (maior número de
septações finas, septos ou paredes minimamente espessados,
porém regulares, calcificações espessas ou nodulares, cistos
hiperdensos intrarrenais > 3 cm), o paciente deve ser
imediatamente submetido a exploração cirúrgica da lesão.
É comum que achados clínicos detectados em exames de imagem sejam sugestivos de encaminhamento de pacientes a nefrologistas para avaliação de complicações clínicas associadas ao sistema renal. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.
O diagnóstico de doença renal policística autossômica
dominante pode ser estabelecido por ultrassonografia renal,
sendo necessária a existência de três ou mais cistos renais,
uni ou bilateralmente, para pacientes com idade entre
quinze anos e vinte e nove anos.