Questões de Concurso
Para prefeitura de aracruz - es
Foram encontradas 1.099 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Trabalhar a afetividade no ambiente escolar:
Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento - mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera sobre a "greve do pão dormido". De resto não é bem uma greve, é um lockout, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo. Está bem. Tomo o meu café com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: - Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? “Então você não é ninguém?" Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: “não é ninguém, não senhora, é o padeiro". Assim ficara sabendo que não era ninguém... Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante. Naquele tempo eu também, como os padeiros, fazia o trabalho noturno. Era pela madrugada que deixava a redação de jornal, quase sempre depois de uma passagem pela oficina - e muitas vezes saía já levando na mão um dos primeiros exemplares rodados, o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno. Ah, eu era rapaz, eu era rapaz naquele tempo! E às vezes me julgava importante porque no jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar, ia uma crônica ou artigo com o meu nome. O jornal e o pão estariam bem cedinho na porta de cada lar; e dentro do meu coração eu recebi a lição de humildade daquele homem entre todos útil e entre todos alegre; "não é ninguém, é o padeiro!" E assobiava pelas escadas.
(Rubem Braga)
O personagem da crônica estabelece uma relação bem próxima entre o trabalho dele e o trabalho do padeiro. Que relação é essa?
1, 3, ..., 36
O termo central é:
O pronome em destaque é classificado sintaticamente na oração acima como:
O milagre (econômico) começa, entretanto, a mostrar sua fraqueza ao longo do governo do quarto general-presidente, Ernesto Geisel, quando os dois pilares do desenvolvimento brasileiro (endividamento externo e arrocho salarial) parecem chegar ao seu limite. Em particular, o endividamento, com juros flutuantes, parece engolir, cada vez mais, fatias enormes do Produto Interno Bruto.
SILVA, F. C. T. da. A Modernização Autoritária: do golpe militar à
redemocratização. In LINHARES, M. Y. História Geral do Brasil.
Rio de Janeiro: Campus, 1990.
A crise do Milagre Econômico, cujos sintomas se apresentaram durante o governo Geisel (Brasil, 1974-1979), acentuou:
O fim da União Soviética em 1991 trouxe uma nova correlação de forças internacionais que foi definida pelo presidente americano George Bush como a Nova Ordem Mundial que, segundo ele, traduz “um mundo onde os países estão unidos, livres dos impasses da Guerra Fria, onde a liberdade e os direitos humanos são respeitados por todos”.
FREITAS NETO, J. A. de e TASINAFO, C. R. História Geral do
Brasil. São Paulo: Harbra, 2006.
A Nova Ordem Mundial, iniciada em 1991 com o fim da URSS, se caracteriza pelo(a):
Exposto pela primeira vez numa reunião ministerial realizada no segundo dia de governo, 1 de fevereiro de 1956, e publicado no dia seguinte no Diário Oficial, o Plano de Metas foi o primeiro e o mais ambicioso programa de modernização já apresentado ao país. Com ele, Juscelino dava concretude ao slogan que animara a campanha presidencial – a promessa de que, sob seu comando, o Brasil cresceria cinquenta anos em cinco - , e se propôs a efetuar uma mudança estrutural na capacidade produtiva nacional.
SCHWARCZ, l. M. e STARLING, H. Brasil: uma biografia. São
Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 415.
O Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek (1956 – 1961) privilegiou:
O golpe de outubro de 1930 resultou no deslocamento da tradicional oligarquia paulista do epicentro do poder, enquanto que os demais setores sociais a ele articulados e vitoriosos não tiveram condições, individualmente, nem de legitimar o novo regime, nem, tampouco, de solucionar a crise econômica. O período de 1930-1937 pode, por isso mesmo, ser definido como de crise política aberta, sem que nenhuma das frações de classe envolvidas lograsse tornar-se hegemônica em sucessão à burguesia cafeeira (…).
MENDONÇA, S. R. Estado e sociedade: a consolidação da
república oligárquica. In LINHARES, M. Y. História Geral do
Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
Na História do Brasil, a fase inicial da Era Vargas (1930 – 1937) se caracterizou pela:
Fim da Primeira Guerra Mundial completa 100 anos (1918 – 2018)
Na décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês daquele ano (às 11h de 11 de novembro de 1918), milhares de clarins anunciaram o cessar-fogo da Primeira Guerra Mundial.As tropas do imperador Guilherme II da Alemanha retrocediam em todos os fronts ocidentais.
https://oglobo.globo.com/mundo/de-1918-2018-fim-da-primeira-guerra-mundial-completa-100-anos, consultado em 16/11/2018
Como encerrava-se a Primeira Guerra Mundial, os combates deram lugar à assinatura dos acordos de paz, entre os quais destaca-se o Tratado de Versalhes, segundo o qual a(o):
As resoluções da Conferência de Berlim, de 1884, podem ser descritas como um código de conduta para que o expansionismo e as pretensões dos estados europeus na África não os levasse à guerra.
Na ata geral da Conferência de Berlim foi estabelecido que:
Às 15 horas do dia 13 de maio de 1888 foi assinada pela Princesa Isabel, no Paço Imperial, a Lei Áurea, diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil. O processo de abolição no país foi lento e gradual, com muitas revoltas de escravizados e pressão popular. O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura.
http://www.arquivonacional.gov.br/br/ultimas-noticias/1025-
mostra-130-anos-da-abolicao-da-escravatura, consultado em
17/11/2018.
Legalmente antecederam à Lei Áurea, a:
A Época das Luzes é a criação mais poderosa da modernidade iniciada no Renascimento. O uso da noção de esclarecimento, como é a preferência dos alemães, talvez indique de maneira mais concreta o que ocorreu no século XVIII. Longe de ser um movimento homogêneo, o Iluminismo é plural (…). Embora a ideia de luzes já esteja presente desde Platão e as suas referências na Bíblia indiquem um sentido de inteligência e conhecimento, é no século XVIII que a luz se torna, uma palavra arregimentadora.
FALCON, F e RODRIGUES, A. E. A Formação do Mundo
Moderno. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 200.
O Iluminismo representa um movimento geral europeu de crítica: