Questões de Concurso Para prefeitura de aracruz - es

Foram encontradas 1.081 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Aracruz - ES
Q1236561 Pedagogia
"Sem outros espaços de convívio e com pais ausentes pelos mais diversos motivos, as crianças estão chegando à escola com uma carência afetiva cada vez maior, apontam especialistas e professores."  (Fonte: http://www.revistaeducacao.com.br/o-vinculo-do-afeto/)
Trabalhar a afetividade no ambiente escolar:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Aracruz - ES
Q1231097 Pedagogia
Qual a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) para a escola?
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Aracruz - ES
Q1230189 Pedagogia
Dentre as situações apresentadas, qual delas envolve interdisciplinaridade?
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Aracruz - ES
Q1208053 Pedagogia
"Cuidar e educar iniciam-se na Educação Infantil, ações destinadas a crianças a partir de zero ano, que devem ser estendidas ao Ensino Fundamental, Médio e posteriores" (BRASIL, 2013, p. 17). O cuidar e educar perpassam a ação de praticamente todos os componentes do processo educacional na escola, e envolvem:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Aracruz - ES
Q1197576 Pedagogia
Embora não haja regra, as ações de bullying entre as meninas possuem características predominantes, e ocorrem mais comumente de forma:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Aracruz - ES
Q1196761 Raciocínio Lógico
Observe a sequência abaixo:
 1, 3, ..., 36
O termo central é:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Aracruz - ES
Q1193158 Português
"Ele me contou ISSO sem mágoa nenhuma..."
O pronome em destaque é classificado sintaticamente na oração acima como:
Alternativas
Q1133004 História

O milagre (econômico) começa, entretanto, a mostrar sua fraqueza ao longo do governo do quarto general-presidente, Ernesto Geisel, quando os dois pilares do desenvolvimento brasileiro (endividamento externo e arrocho salarial) parecem chegar ao seu limite. Em particular, o endividamento, com juros flutuantes, parece engolir, cada vez mais, fatias enormes do Produto Interno Bruto.

SILVA, F. C. T. da. A Modernização Autoritária: do golpe militar à redemocratização. In LINHARES, M. Y. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.


A crise do Milagre Econômico, cujos sintomas se apresentaram durante o governo Geisel (Brasil, 1974-1979), acentuou:

Alternativas
Q1133003 História

O fim da União Soviética em 1991 trouxe uma nova correlação de forças internacionais que foi definida pelo presidente americano George Bush como a Nova Ordem Mundial que, segundo ele, traduz “um mundo onde os países estão unidos, livres dos impasses da Guerra Fria, onde a liberdade e os direitos humanos são respeitados por todos”.

FREITAS NETO, J. A. de e TASINAFO, C. R. História Geral do Brasil. São Paulo: Harbra, 2006.


A Nova Ordem Mundial, iniciada em 1991 com o fim da URSS, se caracteriza pelo(a):

Alternativas
Q1133002 História

Exposto pela primeira vez numa reunião ministerial realizada no segundo dia de governo, 1 de fevereiro de 1956, e publicado no dia seguinte no Diário Oficial, o Plano de Metas foi o primeiro e o mais ambicioso programa de modernização já apresentado ao país. Com ele, Juscelino dava concretude ao slogan que animara a campanha presidencial – a promessa de que, sob seu comando, o Brasil cresceria cinquenta anos em cinco - , e se propôs a efetuar uma mudança estrutural na capacidade produtiva nacional.

SCHWARCZ, l. M. e STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 415.


O Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek (1956 – 1961) privilegiou:

Alternativas
Q1133001 História

O golpe de outubro de 1930 resultou no deslocamento da tradicional oligarquia paulista do epicentro do poder, enquanto que os demais setores sociais a ele articulados e vitoriosos não tiveram condições, individualmente, nem de legitimar o novo regime, nem, tampouco, de solucionar a crise econômica. O período de 1930-1937 pode, por isso mesmo, ser definido como de crise política aberta, sem que nenhuma das frações de classe envolvidas lograsse tornar-se hegemônica em sucessão à burguesia cafeeira (…).

MENDONÇA, S. R. Estado e sociedade: a consolidação da república oligárquica. In LINHARES, M. Y. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.


Na História do Brasil, a fase inicial da Era Vargas (1930 – 1937) se caracterizou pela:

Alternativas
Q1133000 História

Fim da Primeira Guerra Mundial completa 100 anos (1918 – 2018)


Na décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês daquele ano (às 11h de 11 de novembro de 1918), milhares de clarins anunciaram o cessar-fogo da Primeira Guerra Mundial.As tropas do imperador Guilherme II da Alemanha retrocediam em todos os fronts ocidentais.

https://oglobo.globo.com/mundo/de-1918-2018-fim-da-primeira-guerra-mundial-completa-100-anos, consultado em 16/11/2018


Como encerrava-se a Primeira Guerra Mundial, os combates deram lugar à assinatura dos acordos de paz, entre os quais destaca-se o Tratado de Versalhes, segundo o qual a(o):

Alternativas
Q1132999 História

As resoluções da Conferência de Berlim, de 1884, podem ser descritas como um código de conduta para que o expansionismo e as pretensões dos estados europeus na África não os levasse à guerra.


Na ata geral da Conferência de Berlim foi estabelecido que:

Alternativas
Q1132998 História

Às 15 horas do dia 13 de maio de 1888 foi assinada pela Princesa Isabel, no Paço Imperial, a Lei Áurea, diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil. O processo de abolição no país foi lento e gradual, com muitas revoltas de escravizados e pressão popular. O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura.

http://www.arquivonacional.gov.br/br/ultimas-noticias/1025- mostra-130-anos-da-abolicao-da-escravatura, consultado em 17/11/2018.


Legalmente antecederam à Lei Áurea, a:

Alternativas
Q1132997 História

A Época das Luzes é a criação mais poderosa da modernidade iniciada no Renascimento. O uso da noção de esclarecimento, como é a preferência dos alemães, talvez indique de maneira mais concreta o que ocorreu no século XVIII. Longe de ser um movimento homogêneo, o Iluminismo é plural (…). Embora a ideia de luzes já esteja presente desde Platão e as suas referências na Bíblia indiquem um sentido de inteligência e conhecimento, é no século XVIII que a luz se torna, uma palavra arregimentadora.

FALCON, F e RODRIGUES, A. E. A Formação do Mundo Moderno. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 200.


O Iluminismo representa um movimento geral europeu de crítica:

Alternativas
Q1132996 História
Foi com Luiz XIV, entre 1643 e 1715, que o absolutismo atingiu seu apogeu na França. Durante o seu reinado, o poder monárquico foi reforçado, sendo caracterizado por um duplo monopólio do soberano:
Alternativas
Q1132995 História

Conjuração Mineira foi o mais relevante movimento anticolonial da América portuguesa: pôs em dúvida o próprio sistema e adaptou para as Minas um projeto de poder de natureza nitidamente republicana. Essa Conjuração – disso às vezes nos esquecemos – também antecedeu a Revolução Francesa. Mas não foi o único momento de insubmissão na área colonial. Diferentemente da imagem oficial que o país gosta de apresentar, para dentro e para fora, a história brasileira está longe de se assemelhar a um “conto de fadas”, uma narrativa destituída de guerras, conflitos ou da prática cotidiana da violência.

SCHWARCZ, l. M. e STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 129.


As rebeliões coloniais na América portuguesa, dos séculos XVI, XVII e primeira metade do século XVIII, que antecederam a Conjuração Mineira, ocorreram principalmente por:

Alternativas
Q1132994 História

Desde a década de 1530 considera-se que o Brasil foi colonizado para dar lucro à metrópole portuguesa, transformando-se numa colônia de exploração. Os homens que para cá se dirigiram seriam, portanto, exploradores, que da nova terra, só queriam tirar vantagens materiais, enriquecer e voltar para a metrópole. Nada teria um sentido definitivo, sendo a transitoriedade a norma. Enormes latifúndios monocultores, produtores de bens exportáveis à custa da mão-de- obra escrava – eis a regra que deixava pouco ou nenhum espaço para as lavouras de alimentos.

FRAGOSO, J. e outros. A economia colonial brasileira, séculos XVI – XIX. São Paulo:Atual, 1998, p. 51.


Segundo o texto, a abordagem da economia e da sociedade colonial brasileira, com ênfase no setor exportador desprezou a importância:

Alternativas
Q1132993 História

Uma segunda transformação importante ocorrida nos séculos XI-XIII foi possibilitada pela existência de um excedente agrícola, o revigoramento do comércio. Este passou a desempenhar um papel central na vida do ocidente, com repercussão muito além da esfera econômica.

FRANCO Jr, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2006.


No século XI, o cenário medieval se modificou, com a ampliação do comércio e a expansão dos espaços urbanos, estimulado pelo(a):

Alternativas
Q1132992 História

Se numa conversa com homens medievais utilizássemos a expressão Idade Média, eles não teriam ideia do que estaríamos falando. Como todos os homens de todos os períodos históricos, eles viam-se na época contemporânea. De fato, falarmos em Idade Antiga ou Média representa uma rotulação a posteriori, uma satisfação da necessidade de se dar nome aos momentos passados. No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito (…)

FRANCO Jr, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2006, p. 11.


O termo Idade Média, elaborado no século XVI, expressava a(o):

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: C
5: B
6: A
7: A
8: A
9: A
10: A
11: A
12: A
13: C
14: B
15: E
16: E
17: B
18: A
19: D
20: E