Questões de Concurso Para médico reumatologista

Foram encontradas 2.267 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3076361 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a Febre Reumática (FR):

1. A manifestação mais frequente é a artrite que se caracteriza por dor intensa, que dificulta o caminhar, e por edema e calor discretos. As articulações mais acometidas são os joelhos e tornozelos.
2. Também é uma manifestação da FR o comprometimento do coração com cardite, caracterizado por inflamação nas três cardíacas com presença de sopro cardíaco.
3. Também é uma manifestação da FR a Coreia que se caracteriza por fraqueza nos braços e pernas, por sensibilidade emocional e por movimentos dos braços e pernas que pioram quando a criança fica tensa e desaparecem durante o sono.
4. O diagnóstico é feito pela presença de dor e inchaço nas articulações, do sopro cardíaco e/ou da Coreia associada às alterações nos exames de sangue que podem comprovar a presença de inflamação: velocidade de hemossedimentação (VHS), proteína C reativa (PCR) e alfa glicoproteína.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3076351 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre o sistema de informação de agravos de notificação (SINAN) e seus conceitos.

1. Dentre as doenças de notificação compulsória estão Dengue, Febre Amarela e Chikungunya.
2. A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública.
3. Acidente de trabalho, violência doméstica e sexual não fazem parte da lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública.
4. Apenas médicos capacitados podem fazer o registro de notificação de alguma doença ou agravo de saúde.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3076350 Medicina
Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar:
Alternativas
Q3065911 Medicina
Mulher negra, 48 anos, com fadiga, febre, alopecia difusa e edema em membros inferiores há 25 dias. Exame físico: hipocorada, afebril, moderado edema MMII, PA = 120/80, FC = 72 bpm. FAN padrão homogêneo 1/1160, anti-DNA = 1/80, Hg = 7,8g, VHS: 16 mm, teste de Coombs direto positivo, creatinina = 2,3 mg/dL (N: 0,5 a 1,1) e proteínuria de 24h = 3 g/dia. TC tórax com discreto derrame bilateral, fibrose intersticial em 1/3 médio com áreas em vidro fosco. Qual a abordagem terapêutica inicial mais apropriada? 
Alternativas
Q3065910 Medicina
Mulher, 46 anos, branca, com febre, astenia e emagrecimento há 7 meses. Nesse período, esteve em tratamento com neurologista para crises agudas de dor intensa na região lateral da face direita. Refere fenômeno de Raynaud há cerca de 1 ano, tosse seca e dispneia há 2 meses, com piora progressiva. Ao exame, edema de quirodáctilos, estertores crepitantes em bases pulmonares bilateralmente e força proximal simétrica grau 3 em membros superiores e inferiores. Exames complementares: FAN 1:610 nuclear pontilhado grosso, VHS 87mm (VR < 15), CPK 378 U/L (N: < 180).
Qual o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3065909 Medicina
KFP, 26 anos, portadora de lúpus eritematoso sistêmico há 08 anos, chega ao pronto-socorro com relato de febre há 05 dias, associada à disúria e polaciúria. Ao exame físico: • PA: 110 x 70 mmHg (deitada) e PA: 80 x 40 mmHg (em pé). • FC: 110 bpm; sonolenta, desidratada e apresentando fáscies cushingoide. • Ausculta cardíaca e pulmonar normais. Exames laboratoriais: • Na: 120meq/l; K: 5,8 meq/l; U: 43mg/dl; CR: 1,3mg/dl. • Hemograma: Hb: 10,3mg/dl, leucócitos: 328/mm³ e plaquetas:229.000/mm³.
Qual a conduta imediata?
Alternativas
Q3065908 Medicina
Uma mulher de 40 anos apresenta lesões eritematosas fotossensíveis em regiões malares bilateralmente, mal-estar, artrite de pequenas articulares das mãos, queda de cabelo e fenômeno de Raynaud. Exames laboratoriais com resultados de: anemia normocrômica e normocítica leve, plaquetas: 85.000/mm³ e FAN de 1:740 em células Hep-2, com padrão homogêneo. Qual o provável diagnóstico?
Alternativas
Q3065907 Medicina
RMS, sexo feminino, 50 anos, há dois anos apresenta quadro recorrente de xeroftalmia, xerostomia e cáries de repetição. Nesse período, apresentou parotidite duas vezes. Quais exames deve-se solicitar para confirmar o diagnóstico?  
Alternativas
Q3065906 Medicina
MJS, sexo feminino, 40 anos, comparece à unidade básica de saúde com artromialgias difusas, fadiga e sono irregular. Ao exame, refere dor à palpação do trapézio, ombros, trocânteres, epicôndilos laterais e glúteos. Radiografia das regiões apontadas, sem alterações. Exames hemograma, VHS e CK, com resultado normal. A melhor conduta médica a ser tomada é:
Alternativas
Q3065905 Medicina
A gota é uma doença inflamatória que acomete sobretudo as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia). Caracterizada bioquimicamente pela saturação de urato nos fluidos extracelulares. Sobre a Gota, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3065904 Medicina
Uma menina de 12 anos apresenta quadro de artrite em punho direito por 5 dias, seguida de artrite no tornozelo e joelho esquerdo com duração de 3 dias. Apresentou melhora com ácido acetilsalicílico e, na avaliação laboratorial, apresentou aumento das provas de atividade inflamatória. Dez dias depois, apresentou cansaço aos médios esforços. Quais os achados prováveis à ausculta cardíaca?
Alternativas
Q3065903 Medicina
São manifestações neurológicas da febre reumática: 
Alternativas
Q3065902 Medicina
Qual das manifestações citadas a seguir pode ser causada pela febre reumática?
Alternativas
Q3065901 Medicina
DPS, sexo masculino, 37 anos, refere lombossacralgia inflamatória e prostatite recorrente há 2 anos. Nos últimos 05 meses, apresentou episódios de uveíte anterior e artrite de joelhos. Raio X revela sacroileíte assimétrica. VSG: 80 mm na primeira hora, HLA: B27 positivo. Sobre o caso acima, o diagnóstico e a etiologia / “gatilho” mais prováveis são: 
Alternativas
Q3065900 Medicina
Um rapaz de 18 anos foi atendido em unidade básica de saúde, apresentando quadro de febre, calafrios e monoartrite no joelho direito há 5 dias. Refere quadro de infecção do trato urinário, com dor em região perineal e saída de secreção mucossanguinolenta via retal. Uma semana antes dos sintomas atuais, foi tratado pelo farmacêutico e não lembra o nome da medicação utilizada. Houve melhora parcial após o tratamento. Assinale a afirmativa CORRETA.
Alternativas
Q3065899 Medicina
LAF, sexo feminino de 4 anos é atendida por quadro de febre alta diária há quatro semanas, geralmente um pico à noite. Refere dores nas pernas durante a febre, exantema discreto em tronco e membros superiores, dor, edema e calor em joelho direito com início há uma semana. Ao exame, apresenta-se bem, afebril no momento da consulta, mas com aumento significativo do joelho direito, com calor e dor à palpação. Presença de adenomegalia cervical, axilar e inguinal bilateral e hepatoesplenomegalia discreta. Restante do exame normal. Qual dos diagnósticos a seguir é o mais provável?
Alternativas
Q3065898 Medicina
RAT, sexo feminino, portadora de artrite reumatoide, com látex positivo, apresentando linfonodomegalia, febre, esplenomegalia, neutropenia, ferritina: 130 ug/l e trombocitopenia. Qual o diagnóstico da paciente nesse momento?
Alternativas
Q3065897 Medicina
Qual patologia geralmente acompanha a rizartrose?
Alternativas
Q2903596 Medicina

Uma paciente de 32 anos de idade, negra, previamente hígida, queixa-se de vir apresentando, há 6 meses, tosse seca, febre, perda ponderal, nodulações eritematosas nas pernas e oligoartrite de início súbito envolvendo tornozelos. Nega outras queixas ou doenças prévias pessoais ou de familiares. O exame físico revela linfonodomegalia (com lifonodos de 1 cm de diâmetro) em cadeias cervical e axilar, não-dolorosa, nódulos eritematosos nas faces extensoras de membros inferiores, artrite nos tornozelos, dor à palpação dos tendões de Aquiles e dactilite em alguns pododáctilos, sem outras alterações. Com relação aos exames complementares, a tomografia computadorizada de tórax mostra adenomegalia periilar e mediastinal; a ultra-sonogafia de abdome mostra alguns granulomas hepáticos e a avaliação sérica indica hipercalcemia (cálcio = 13,5 mg/dL).

Analisando-se apenas os dados fornecidos, a hipótese diagnóstica mais provável para a paciente é

Alternativas
Q2903594 Medicina

Em relação ao mecanismo de ação das drogas biológicas antifator de necrose tumoral alfa (anti-TNF ) mais utilizadas — infliximabe, etanercepte e adalimumabe —, assinale a opção correta.

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: E
5: A
6: C
7: D
8: B
9: C
10: A
11: E
12: B
13: D
14: B
15: C
16: A
17: E
18: D
19: E
20: C