Questões de Concurso
Para analista de sistemas júnior - engenharia de software
Foram encontradas 432 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Assumindo que o sistema permite um número ilimitado de tentativas de acesso com senhas erradas, em quantas tentativas, no mínimo, é garantido que um software, capaz de gerar todas as senhas válidas para um determinado login e tentar se autenticar no sistema, determine a senha do usuário cujo login é CID?
O uso do termo “diferenciada” com sentido negativo ressuscita o preconceito de classe
“Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada.” As palavras atribuídas à psicóloga Guiomar Ferreira, moradora há 26 anos do bairro Higienópolis, em São Paulo, colocaram lenha na polêmica sobre a construção de uma estação de metrô na região, onde se concentra parte da elite paulistana. Guiomar nega ser a autora da frase. Mas a autoria, convenhamos, é o de menos. A menção a camelôs e usuários do transporte público ressuscitou velhos preconceitos de classe, e pode deixar como lembrança a volta de um clichê: o termo “diferenciada”.
A palavra nunca fora usada até então com viés pejorativo no Brasil. Habitava o jargão corporativo e publicitário, sendo usada como sinônimo vago de algo “especial”, destacado” ou “diferente” (sempre para melhor).
– Não me consta que já houvesse um “diferenciado” negativamente marcado. Não tenho nenhum conhecimento de existência desse “clichê”. Parece-me que a origem, aí, foi absolutamente episódica, nascida da infeliz declaração – explica Maria Helena Moura Neves, professora da Unesp de Araraquara (SP) e do Mackenzie.
Para a professora, o termo pode até ganhar as ruas com o sentido negativo, mas não devido a um deslizamento semântico natural. Por natural, entenda-se uma direção semântica provocada pela configuração de sentido do termo originário. No verbo “diferenciar”, algo que “se diferencia” será bom, ao contrário do que ocorreu com o verbo “discriminar”, por exemplo. Ao virar “discriminado”, implicou algo negativo. Maria Helena, porém, não crê que a nova acepção de “diferenciado” tenha vida longa.
– Não deve vingar, a não ser como chiste, aquelas coisas que vêm entre aspas, de brincadeira – emenda ela. [...]
MURANO, Edgard. Disponível em: <http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12327>. Acesso em: 05 jul. 2011.n Adaptado.
“Não me consta que já houvesse um ‘diferenciado’ negativamente marcado.” (. 18-19) . A respeito da ocorrência da forma verbal houvesse, destacada no trecho, teceram-se os seguintes comentários:
I - A forma verbal houvesse, nessa estrutura, tem valor de existisse, e se apresenta como verbo impessoal.
II - O verbo haver, quando impessoal, transmite sua impessoalidade a auxiliares.
III - A forma verbal houvesse, nesse trecho, desempenha uma função de verbo auxiliar.
É correto o que se afirma em:
I - Java é uma linguagem orientada a objetos de herança simples e mista que contém tipos de dados primitivos, como int e objetos. II - Java usa semântica de cópia para tipos de dados primitivos, e semântica de referência para objetos. III - Java é uma linguagem multiplataforma, com enfoque no desenvolvimento de aplicações para a Web.
Está correto o que se afirma em:
Analisando o programa acima, escrito em linguagem Java, conclui-se que o programa
Qual o resultado (saída) do programa acima?
[Bezerra, 2007, p.217]
Um dos diagramas da UML pode ser utilizado para construir o modelo cujo nome está omitido na figura fornecida (caixa com interrogação, na parte central). Trata-se do diagrama de
O diagrama de classes em UML que pode ser inferido única e exclusivamente a partir dos trechos de código fornecidos é
I - Um objeto de uma classe C qualquer pode ser composto de outros objetos, sendo que esses últimos podem também ser da classe C.
II - Uma mensagem pode ser enviada de um objeto da classe ClasseA para um objeto da classe ClasseB, sem que a definição de ClasseA faça referência à ClasseB.
III - Uma operação, definida em uma classe abstrata C qualquer, pode ser invocada por um objeto de alguma superclasse de C.
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I - O princípio do encapsulamento preconiza que um objeto deve esconder a sua complexidade interna.
II - Uma mensagem de um objeto A para um objeto B indica que A realizou uma tarefa requisitada por B.
III - A existência da mesma operação polimórfica definida em duas classes, ClasseA e ClasseB, implica necessariamente que ou ClasseA seja subclasse de ClasseB, ou que ClasseB seja subclasse de ClasseA.
É correto APENAS o que se afirma em
I - Coesão
II - Herança
III - Delegação
W - Mede a interdependência entre classes.
X - Permite que um objeto reúse as funcionalidades fornecidas por outro objeto.
Y - Mede o grau de afinidade entre as responsabilidades de uma classe.
Z - É um relacionamento entre classes.
Estão corretas as associações:
O uso do padrão Fachada Remota para intermediar chamadas a processos em execução por um servidor de aplicações, a partir de um cliente fisicamente remoto, aumenta o desempenho da aplicação
PORQUE
Uma característica do objeto Fachada Remota é que ele implementa parte da lógica de negócio no lado cliente, o que diminui a quantidade de chamadas necessárias ao servidor.
Analisando as afirmações, conclui-se que
I - O padrão Objeto de Acesso a Dados (Data Access Object – DAO) permite a uma aplicação flexibilizar e isolar o acesso a diferentes fontes de dados, incluindo um SGBDR.
II - O padrão Registro Ativo (Active Record) é usado quando são encontradas, em uma mesma classe, a lógica do negócio e a lógica de acesso a dados persistentes.
III - Uma Unidade de Trabalho (Unit of Work) é um padrão que permite registrar todas as alterações feitas em uma transação e que precisam ser refletidas no banco de dados.
É correto o que se afirma em
I - A especificação DOM (Document Object Model) possibilita o processamento de dados em formato XML através de uma API orientada a eventos.
II - O padrão XSLT permite a transformação de arquivos em formato XML para outros formatos.
III - A especificação SAX (Simple API for XML) possibilita o processamento de dados em formato XML, contanto que os mesmos estejam armazenados em memória principal.
É correto APENAS o que se afirma em
Analisando os dois documentos acima, XML e DTD, conclui-se que o documento
Considere as relações R, S e T e o comando SQL a seguir.
UPDATE T
SET D = E + 1
WHERE EXISTS(SELECT DISTINCT S.C FROM S WHERE S.C = T.C)
Após a execução desse comando, o novo estado da relação T é
A primeira linha de cada relação apresenta os seus atributos, todos no domínio dos números inteiros.
Considere o comando em SQL abaixo.
SELECT S.C, COUNT(S.B) AS Q
FROM S, T
WHERE T.D=S.B AND S.C IN (SELECT DISTINCT R.A FROM R)
GROUP BY S.C
HAVING COUNT(S.B) >= 1
O resultado da execução do comando SQL fornecido é.
S ( , C, D)
Também são fornecidas as dependências funcionais a seguir.
{A, B} → C
{A, B} → D
C → A
D → B
Considerando que S1, S2 e S3 são esquemas de relações resultantes do processo de normalização de S até a Forma Normal de Boyce-Codd (BCNF), tem-se que