Perlin, “mulher, surda não nativa [...] militante pela causa surda” como se define no texto escrito
em 2005 (Perlin, G. T. T., Identidades Surdas in: A
Surdez: um olhar sobre as diferenças. Org. Carlos
Skliar - Porto Alegre: Mediação, 2005, 3ª ed.), analisa a sua própria existência bem como a de outros
personagens para explicar as diferentes maneiras
de ser Surdo, as identidades surdas. Para ela “a
identidade cultural é formada através do pertencimento a uma cultura” e “O encontro surdo-surdo é
essencial para a construção da identidade surda”.
Desta maneira Strobel (Strobel, K. As imagens
do outro sobre a cultura surda. Florianópolis:
Ed da UFSC, 2008) concorda que: “a formação de
identidades surdas é construída a partir de comportamentos transmitidos coletivamente pelo “povo
surdo”, que ocorre espontaneamente quando os
sujeitos surdos se encontram com os outros membros surdos nas comunidades surdas.”. Na mesma
obra, Strobel relata 8 tipos de artefatos culturais do
povo surdo, sendo o artefato cultural: experiência
visual aquele “em que os sujeitos surdos percebem
o mundo de maneira diferente, a qual provoca as
reflexões de suas subjetividades [...] Quando fazemos referência à identidade cultural, referimo-nos
ao sentimento de pertencimento a uma cultura, isto
é na interação do sujeito surdo com a sua comunidade”. Considerando este último trecho de Strobel,
qual das identidades surdas proposta por Perlin está
em consonância com o trecho sublinhado?