Questões de Concurso Para analista - música

Foram encontradas 60 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2489683 Educação Artística
Para Paynter (1972), cabe ao professor de música ampliar a capacidade ___________ de seus alunos. Ademais, acrescenta que a compreensão musical efetua-se mediante a experiência ativa, tanto através da execução como da composição, não podendo limitar-se a uma experiência passiva, pois a participação e a apreciação são aspectos complementares de um mesmo processo. Para tanto, Paynter (1999 [1992]) propõe atividades de pesquisas sonoras através de técnicas e exercícios de escuta atenta.
A asserção que completa o texto corretamente é:
Alternativas
Q2489682 Educação Artística
Compositor e professor, é reconhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolveu em escolas inglesas, propondo e defendendo um fazer musical criativo nas aulas de música. Ao longo de sua vida profissional, questionou, experimentou, sistematizou e registrou suas ideias, suas convicções e seus projetos concretos para o ensino de música na educação escolar. Seu pensamento fundamenta-se, por um lado, nas ideias educativas características do início do século XX, tendo como alicerce pedagógico os princípios de liberdade, descoberta e individualidade e, por outro, acompanha a revolução musical dos compositores de sua época.
O texto faz referência:
Alternativas
Q2489681 Educação Artística
________________ é o nome usado para designar uma proposta de educação musical desenvolvida pelo violinista japonês Shinichi Suzuki, e inicialmente pensada para o ensino e aprendizagem da música (do violino) por crianças, no contexto japonês. Desde a sua criação, na década de 1930, e posterior aplicação dentro e fora do Japão, o método Suzuki tem sido adaptado para diversos instrumentos, culturas e realidades, e vem sendo utilizado em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Mais do que um simples método de ensino instrumental, a Educação do talento é uma verdadeira filosofia educacional que propõe uma nova leitura da criança instrumentista, do talento, do papel da socialização na aprendizagem instrumental e do potencial da educação musical na vida humana.
A asserção que preenche corretamente a lacuna é :
Alternativas
Q2489680 Música
Analise a imagem e o texto
Imagem associada para resolução da questão

caracteriza-se como um instrumento de teclados que produz um som ondulante com válvulas eletrônicas de frequência oscilatória. A intenção do educador musical era criar um instrumento versátil, que fosse, de certa forma, familiar aos instrumentos de orquestra. Com o decorrer da sua utilização, o instrumento foi sendo aprimorado e tornou-se característico pelos seus efeitos de delay e pelas frequências de oscilação produzidas pelas válvulas.

Texto e imagem fazem referência:
Alternativas
Q2489679 Educação Artística
Analise e marque a asserção correta.

A análise do Método Martenot por Arnaus (2007) concluiu que a criação musical se dá a partir de aspectos que Martenot considera fundamentais;

I. desenvolvimento da capacidade de atenção, de concentração e de memória, bem como o estado de receptividade por parte do aluno.
II. As artes são parte integrante da educação, desta forma seu estudo pode ser livre, sem amarras pedagógicas.
III. O ensino deve ser meramente no âmbito sensorial. A música deve ser capaz de estimular a parte sensorial evitando assim uma musicalização voltada à teoria musical.
IV. O lúdico deve estar atrelado ao estudo diário.
V. É essencial o desenvolvimento da escuta e da atenção. A música deve favorecer o desenvolvimento do ser humano.
Alternativas
Q2489678 Educação Artística
Esta abordagem pedagógico-musical tem seu ponto de partida na valorização do homem enquanto ser dotado de corpo e mente, inserido em um contexto histórico-social que não pode ser esquecido. Em seus estudos e práticas musicais, leva em consideração as descobertas da psicologia e da medicina. Sua proposta é o desenvolvimento integral do ser humano, e sua meta é colaborar no crescimento global do indivíduo, entendendo o ensino e a aprendizagem da música como uma área de conhecimento que envolve e desenvolve o ser humano em sua totalidade.
O texto faz referência a:
Alternativas
Q2489677 Educação Artística
Desde 1923, sua produção musical e pedagógica, constituída de obras vocais, instrumentais e música cênica, encontra-se publicada pela editora B. Schott (Mainz: Schott’s Söhne). O trabalho musical caracteriza-se por composições vinculadas à palavra e pela orquestração apoiada substancialmente no piano e nos instrumentos de percussão. Os textos por ele musicados abrangem o repertório da literatura universal: a tragédia grega, a lírica medieval, os contos de fadas, o âmbito fonético de sua língua materna. A seu modo, evidencia a conexão entre aspectos presentes em diferentes períodos da história.
O texto faz referência a:
Alternativas
Q2489676 Educação Artística
Segundo Willems (1970 [1956], 1985 [1940]), todo ser vivo manifesta uma unidade intrínseca, assim como toda obra musical manifesta unidade, não somente formal e exterior, mas, principalmente, unidade de vida interior, de espírito que anima qualquer produção humana. Tal unidade evidencia a presença de dois pólos opostos e complementares: a matéria sonora e o espírito artístico. A própria definição de música os associa organicamente, música é a arte dos sons – por um lado se tem o som, elemento material, por outro, a arte, elemento espiritual.
Para o pedagogo musical é muito importante o estudo da música se relacionar a:
Alternativas
Q2489675 Educação Artística
Estabeleceu como bases essenciais para a educação musical, primeiramente, a relação íntima entre os elementos constitutivos da música e a natureza humana, a que chamou “princípios psicológicos” e, depois, um material sonoro muito rico, que concebeu e colocou a ponto. A elaboração desse material de trabalho é, com certeza, um dos maiores legados dessa metodologia, permitindo a vivência consistente dos elementos rítmicos e auditivos da música, ainda hoje, na iniciação musical desde tenra idade.
O texto faz referência a:
Alternativas
Q2489674 Música
No método Kodaly as alturas são cantadas de modo relativo, ou seja, pode-se cantar a partir de qualquer tônica. As notas, no entanto, são absolutas, ou seja, ao se utilizar o nome das notas, determina-se o intervalo cantado. Portanto, em Kodály, alturas e notas resultam em aprendizagens diferenciadas. A aprendizagem das alturas colabora na identificação da direção sonora, memorização da distância sonora entre as notas (intervalos), improvisação e solfejo a partir de um centro tonal (independentemente da tonalidade) e desenvolvimento da imagem aural, por exemplo. Esse recurso fundamenta o conceito:
Alternativas
Q2489673 Educação Artística
Analise a imagem
Imagem associada para resolução da questão

Um recurso de aprendizagem fundamental na pedagogia Kodály encontra-se na imagem acima. Adaptada pelo inglês John Curwen é uma sequência de gestos manuais utilizada na aprendizagem de alturas. Cada altura possui um gesto correspondente. Cada gesto deve ser feito pelo professor e alunos ao cantarem a altura correspondente. Os gestos devem ser ensinados gradativamente, um a um, conforme as notas trabalhadas na melodia ensinada em sala de aula.
O texto faz referência à/ao:
Alternativas
Q2489672 Educação Artística
A proposta de Kodály é essencialmente estruturada no uso da ___________ Assim, seu material pedagógico musical difere da proposta pedagógica de outros educadores musicais, tais como Carl Orff ou Murray Schaffer. Para Kodály e seus colaboradores, a proposta envolve três tipos de materiais musicais:

I. canções e jogos infantis cantados na língua materna;
II. melodias folclóricas nacionais (com futuro acréscimo de melodias de outras nações)
III. temas derivados do repertório erudito ocidental.

A asserção que preenche corretamente a lacuna é:
Alternativas
Q2489671 Educação Artística
Destaca-se como um dos pedagogos musicais durante o século XX, cujo legado permanece no presente. Seu pensamento filosófico contempla a música como pertencente a todos e como parte integrante da cultura do ser humano. Para o pedagogo, as aulas de música devem ser regularmente oferecidas nas escolas, de modo a propiciar o apreciar e o pensar musical, tornando a alfabetização e as habilidades musicais parte da vida do cidadão. Em sua concepção, ser musicalmente alfabetizado inclui apropriar-se da música com capacidade de pensar, ouvir, expressar, ler e escrever utilizando a linguagem musical tradicional.
O texto faz referência a: 
Alternativas
Q2489670 Educação Artística
Me parece que a faculdade de ___________ deveria ser cultivada desde o início dos estudos musicais. Parece inútil ensinar uma técnica a alguém que não tenha o desejo de se servir da mesma, para um fim pessoal. É muito belo saber exprimir as ideias dos outros, mas é preciso, mesmo assim, saber exprimir, de tempos em tempos, as suas próprias ideias. Jaques-Dalcroze, 1948, p. 141
A asserção que preenche corretamente a lacuna é :
Alternativas
Q2489669 Educação Artística
Sistema de educação musical criado por Dalcroze, que visa à musicalização do corpo – é uma disciplina na qual os elementos da música são estudados através do movimento corporal. Por questionar a relação entre música e movimento através da interação espaço-tempo-energia, o Método Dalcroze despertou interesse no meio artístico, sobretudo entre dançarinos e dramaturgos.
O texto faz referência ao sistema de educação musical conhecido como: 
Alternativas
Q2489668 Educação Artística
Com suas descobertas, abriu as portas para as inovadoras pedagogias musicais que surgiram na primeira metade do século XX. Desenvolveu gradualmente um método de educação musical baseado no movimento, onde o aprendizado ocorre por meio da música e pela música, por meio de uma escuta ativa.
O texto faz referência a:
Alternativas
Q2489667 Pedagogia
Analise as asserções abaixo descritas nos parâmetros curriculares nacionais sobre os objetivos pedagógicos na prática musical.

I. Alcançar progressivo desenvolvimento musical, rítmico, melódico, harmônico, tímbrico, nos processos de: compor, interpretar e apreciar. A prática pedagógica musical deve se amparar pelo estudo clássico.
II. Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical, criando, interpretando e apreciando músicas em um ou mais sistemas musicais, como: modal, tonal e outros.
III. Pesquisar, explorar, improvisar, compor e interpretar sons de diversas naturezas e procedências, desenvolvendo autoconfiança, senso estético crítico, concentração, capacidade de análise e síntese, trabalho em equipe com diálogo, respeito e cooperação.
IV. Fazer uso de formas de registro sonoro convencional na grafia e leitura de produções musicais próprias, utilizando instrumento musical de corda, desenvolvendo variadas maneiras de comunicação.
V. Utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musicais, empregando conhecimentos de técnica vocal adequados à faixa etária.
Alternativas
Q2489666 Educação Artística
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Aprender a sentir, expressar e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano, que constantemente se modifica nessa rede em que se encontra, auxilia o jovem e o adulto, em fase de escolarização básica, a desenvolver capacidades, habilidades e competências em música.
PORQUE
II. Construindo sua competência artística nessa linguagem, sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, o aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano.
Alternativas
Q2489665 Educação Artística
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. É necessário procurar e repensar caminhos que nos ajudem a desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo em suas características e possibilidades culturais. Uma educação musical que parta do conhecimento e das experiências que o jovem traz de seu cotidiano, de seu meio sociocultural e que saiba contribuir para a humanização de seus alunos.
ASSIM
II. Quando e como trabalhar os vários tipos de música levados para a sala de aula vai depender do gosto musical do professor, tendo em vista uma reestruturação dos alunos, suas vivências e o meio ambiente, sem explorar a bagagem que o aluno traz consigo.
Alternativas
Q2489664 Educação Artística
Na música, o Brasil viveu progresso excepcional, tanto na criação musical erudita como na popular. A corrente musical erudita nacionalista que se fortaleceu com________________vai rivalizar-se com outra, a de vanguarda, após a década de 1930, quando estão mais evidentes as inovações pelas quais passava a música européia, como a dodecafônica, entre outras. Na área popular, traça-se a linha que vem de Pixinguinha e Noel Rosa e chega, hoje, ao movimentado intercâmbio internacional de músicos, ritmos, sonoridades, técnicas, composições etc, passando por momentos de grande penetração da música nacional na cultura mundial.
A asserção que preenche o texto corretamente é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: B
6: A
7: C
8: A
9: B
10: A
11: C
12: E
13: E
14: E
15: E
16: A
17: C
18: A
19: C
20: E