Questões de Concurso
Para técnico em assuntos culturais - história
Foram encontradas 44 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Qual a opção que melhor expressa esta cultura?
O historiador faz uma crítica à história tradicional. Como ficou conhecida a principal contribuição de Braudel para o pensamento histórico?
Baseado no texto acima, é correto afirmar que:
Identifique a opção que melhor retrata a superioridade cultural dos gregos, naAntiguidade Clássica.
O trecho expressa elementos do modernismo brasileiro iniciado em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Quanto ao movimento modernista, é correto afirmar que:
Identifique a opção que melhor expressa o Renascimento.
A despedida dos quiosques.
O texto retrata o momento em que o Rio de Janeiro passava por grande reforma urbana levada a cabo pelo então Prefeito Pereira Passos e pelo Presidente da República Rodrigues Alves, que ficou conhecida como: “Bota abaixo”. Estas medidas contrariaram profundamente a população da época, que as rechaçou através de um movimento popular denominado:
Ninguém melhor do que Noel Rosa para servir de exemplo, de quem traduziu o Rio nos seus costumes, na sua malandragem, nas favelas e nos seus bairros (particularmente a sua Vila Isabel) com tanta beleza poética e musical e com críticas sociais e políticas contundentes como fez com tanta propriedade no samba “Não tem tradução”. Quando ironiza os pobres de espírito que se deslumbravam com os modismos estrangeiros, já presentes em sua época, a fala de Noel transcende, mantendo-se atual, mais do que nunca no mundo globalizado de hoje, porque expressa a crítica:
Abaixo o João Bobão.
Os principais meios de comunicação, como cinema, teatro e televisão, têm contribuído para a produção e difusão desses estereótipos, tornando-os senso comum entre os brasileiros. Quem não se lembra do Filme 'Carlota Joaquina', de Carla Camurati, ou da minissérie 'O Quinto dos Infernos', da TV Globo, paródias sobre esse momento histórico? E de seus personagens, o bobão D. João e a ninfomaníaca, grotesca e ambiciosa D. Carlota?
Os anos de permanência da Corte no Brasil (1808-1821) trouxeram mudanças radicais na vida e nos costumes da antiga colônia. Nesse processo, D. João, longe de ser um bobalhão, mostrou-seumpolítico hábil.
Na verdade, D. João foi um grande estrategista político e introduziu uma série de transformações no espaço urbano da capital, investindo na mudança da fisionomia do Rio de Janeiro. No plano cultural, várias foram as iniciativas, destacando-se a:
“Guernica”, a obra-prima de Pablo Picasso, é uma representação das atrocidades fascistas cometidas na Guerra Civil Espanhola. A que corrente da vanguarda europeia pertencia o artista?
Julinho, o compositor fantasma.
O texto acima estabelece um panorama da cultura durante os “anos de chumbo”. No plano político e cultural, a era Médici caracterizou-se pela(o):
Identifique a alternativa que melhor caracteriza a História Nova.
Identifique os autores que representaram essa renovação historiográfica na década de 1930.