Questões de Concurso
Para restaurador - conservador
Foram encontradas 49 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
As Diretrizes Internacionais de Informação sobre Objetos de Museus: Categorias de Informação do CIDOC-ICOM apresentam um glossário dos termos utilizados na publicação. Com base nesses conceitos, foi feita a descrição das Categorias de Informação, indicadas para a realização de registros dos objetos em coleções museológicas. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o termo ao conceito utilizado pelo CIDOC.
COLUNA I
1. Aquisição
2. Incorporação
3. Catalogação
4. Documentação
COLUNA II
( ) Compilação e manutenção de informações importantes por meio da descrição sistemática dos objetos da coleção.
( ) Trata-se da transferência de propriedade (titularidade) de um objeto para a organização.
( ) Registros da história anterior e subsequente de todos os objetos do acervo. Inclui processos administrativos, relatórios, imagens e pesquisas.
( ) Ato formal de inclusão de um objeto na coleção de um museu.
Assinale a sequência correta.
Ao elaborar projetos de conservação / restauração, laudos ou pareceres, deve-se considerar diversas diretrizes que irão se aplicar em todas as coleções do museu.
Nesse sentido, assinale a alternativa que não apresenta um conceito global válido.
Analise as afirmativas a seguir, relativas à documentação de acervos por imagem.
I. A fotografia não é somente uma forma de documentação visual; ela auxilia na pesquisa, na educação e nas avaliações do estado de conservação. Segundo o sistema de documentação Object ID, a fotografia também é de vital importância na identificação e recuperação de objetos roubados. Para isso, recomenda-se, além de perspectivas globais, fotos de marcas, inscrições, danos ou intervenções de restauração.
II. Toda imagem digital deve ser transferida para o disco rígido do computador, e devem ser realizadas cópias em meio externo, armazenado fora do museu. As fotografias devem estar identificadas com o número de inventário do objeto para facilitar sua localização. Recomenda-se, ainda, manter a fotografia em maior resolução, salva como TIFF, e deixar versões reduzidas, em JPEG, para usos de referência.
III. Para fotografar objetos bidimensionais, a lente da máquina deve estar paralela ao objeto e posicionada no mesmo nível. Objetos tridimensionais requerem fundo com superfície lisa que contraste com o objeto, sem interferir nele. Em alguns casos, recomenda-se uso de iluminação especial, posicionando as luzes de maneiras que mostrem melhor a forma, a textura e os contornos do objeto.
Nesse contexto, pode-se afirmar que
Pela circular nº 117, de 6 de abril de 1972, o Ministério da Instrução Pública da Itália divulgou um documento sobre critérios de restauração, que ficou conhecido como Carta de Restauração ou Carta do Restauro. Apesar de não possuir força de lei, esse documento serviu, e ainda serve, de referência para tomadas de decisão na área.
Com relação às recomendações presentes na Carta de Restauração, é correto afirmar:
Sobre as cartas patrimoniais, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Carta de Burra (1980), após apresentar a definição dos termos utilizados no documento, apresenta recomendações para as ações de conservação, preservação, restauração e reconstrução.
( ) As Normas de Quito (1956), elaboradas pela Conferência Geral da UNESCO, apresentam recomendações internacionais a serem aplicadas para autorização de pesquisas e proteção do patrimônio arqueológico.
( ) No Compromisso de Salvador (1971), assinado por governadores, prefeitos e representantes do MEC e do IPHAN, recomenda-se a criação do Ministério da Cultura e de Secretarias ou Fundações de Cultura no âmbito estadual.
Assinale a sequência correta.
Considerando os métodos analíticos instrumentais mais utilizados nos exames de identificação de materiais, os quais precedem a restauração, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando cada método analítico à sua respectiva função.
COLUNA I
1. Fluorescência de raios X
2. Microscopia de luz polarizada
3. Microscópio
4. Espectroscopia Raman
COLUNA II
( ) Analisar a vibração dos átomos quando recebem radiação de infravermelho para detectar variações na polarizabilidade das ligações.
( ) Utilizar luz visível para analisar os materiais por suas características de forma, cor, tamanhos, comportamento, etc.
( ) Identificar camadas de vernizes e óleos em cortes estratigráficos, a partir do fenômeno de fluorescência, quando utilizada fonte de ultravioleta.
( ) Analisar a energia emitida quando elétrons são arrancados de camadas internas do átomo, provocando transições eletrônicas.
Assinale a sequência correta.
Considerando as reações de deterioração do papel e as ações de conservação / restauração cabíveis, avalie as seguintes afirmativas.
I. A água é um agente de degradação do papel, por exemplo, por permitir reações ácido e base que provocam quebras nas cadeias poliméricas de celulose. Um erro comum nos processos de secagem do papel é o uso excessivo de calor, tornando o papel mais rígido e, portanto, mais quebradiço.
II. A aplicação de hidróxido de cálcio para desacidificação do papel é recomendada, porém, após reagir com as espécies ácidas, essa solução não é capaz de neutralizar novos ácidos sem hidrolisar o papel.
Assinale a alternativa correta.
Força física, fatores humanos (intencionais ou não intencionais), fogo, água ou pragas são agentes de degradação que devem ser evitados de maneiras específicas para cada contexto. A iluminação, a poluição, a temperatura incorreta e a umidade incorreta são agentes relacionados ao meio ambiente do museu, cujas medidas para gestão de riscos podem ser abordadas de forma integrada.
Com relação a esses quatro agentes, analise as seguintes afirmativas.
I. Todos podem ser medidos de forma precisa por instrumentos científicos.
II. Estão associados à engenharia e à arquitetura do edifício.
III. Com exceção da iluminação, todos chegam ao objeto por deslocação do ar.
IV. Com exceção da temperatura incorreta, todos podem ser bloqueados por materiais finos, baratos ou delicados.
Com relação a essas afirmativas, assinale a alternativa incorreta.
Leia os trechos a seguir.
“A restauração preventiva é também mais imperativa, se não mais necessária, do que aquela de extrema urgência, porque é voltada, de fato, a impedir esta última, que dificilmente poderá ser realizada com uma salvatagem completa da obra de arte.”
BRANDI, Cesare. Teoria da restauração.
Cotia: Ateliê Editorial, 2004, p. 102.
“O princípio vigente nos tempos modernos [...] é o de descurar dos edifícios primeiro, e restaurá-los depois. Cuide bem dos seus monumentos e não precisará restaurá-los.”RUSKIN, John. A lâmpada da memória. Cotia: Ateliê Editorial, 2008, p. 81-82.
Com base nas teorias desses autores e nos demais teóricos da conservação e restauração, pode-se afirmar:
A escolha do material utilizado como suporte para confecção de esculturas em madeira interfere diretamente em sua conservação.
Com relação aos danos intrínsecos aos materiais, é correto afirmar: