Questões de Concurso
Para analista judiciário - jornalista
Foram encontradas 409 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. São caracterizados pela diversificação de modelos de financiamento, como assinaturas, publicidade e financiamento coletivo.
II. A linguagem e o formato permitem maior liberdade criativa, mas tendem a restringir a profundidade das análises jornalísticas.
III. Oferecem espaço para maior interatividade e engajamento do público, muitas vezes incorporando feedback em suas produções.
IV. A produção e a distribuição dependem majoritariamente de grandes conglomerados de mídia, limitando a entrada de produtores independentes no mercado.
V. A narrativa pode combinar storytelling com técnicas investigativas tradicionais, atingindo novos públicos.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) O estilo jornalístico deve seguir critérios rigorosos de seleção e tratamento da informação. É caracterizado por frases breves, palavras curtas, vocabulário usual, ordem direta, uso de adjetivos somente quando necessário e verbos vigorosos preferencialmente na voz ativa. O uso de frases longas é aceitável, desde que seja possível empregar uma linguagem mais elaborada, o que confere maior sofisticação ao texto.
( ) A maioria dos releases deve seguir a técnica da pirâmide invertida, apresentando as informações em ordem decrescente de importância. Apenas categorias não jornalísticas, como convocações, notas oficiais e comunicados, podem fugir a essa regra.
( ) Na assessoria de imprensa, a instituição geralmente é mais forte que os seus representantes. Em alguns casos, como na divulgação de pesquisas e levantamentos, pode-se afirmar que a fonte da informação é a entidade representada pela pessoa que passa os dados aos jornalistas, enquanto o indivíduo assessorado atua como analista das informações.
( ) Frequentemente, o assessor lida com terminologia especializada, que deve ser mantida para preservar a autenticidade e o rigor técnico da mensagem.
( ) Os releases são vistos com desconfiança por muitos jornalistas, por isso devem ser redigidos com cuidado, incluindo a fonte nas ocasiões em que, de outra forma, a passagem da informação possa parecer baseada em interesses não jornalísticos.
A sequência está correta em
( ) Contribui para evitar a duplicidade de esforços e a dispersão de recursos humanos e materiais; uniformizar valores e conceitos; unificar e consolidar a cultura da empresa; solidificar a imagem corporativa da empresa; fortalecer a defesa da organização no contexto social.
( ) Contribui para ampliar o “poder de fogo” da empresa em um mercado cada vez mais competitivo.
( ) É um instrumento capaz de nortear e orientar somente a comunicação interna na organização.
A sequência está correta em
I. É o planejamento de edição ou parte da edição (nas redações estruturadas por editoriais – cidade, política, economia, etc.) com a lista dos fatos a serem cobertos no noticiário e dos assuntos a serem abordados em reportagens.
II. Pode conter indicações logísticas e técnicas: ângulos de interesse, dimensões pretendidas das matérias, recursos disponíveis para o trabalho e sugestões de fontes.
III. Contato pessoal ou telefônico entre o repórter de determinado veículo e uma fonte que se dispõe a fornecer informações para a produção de notícias.
Está correto o que se afirma em
I. Netflix utiliza um algoritmo de recomendação. II. Montadoras criam modelos de carros elétricos. III. Merchandising no Big Brother Brasil. IV. Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. V. Desenvolvimento do Yopro da Danone. VI. Natal da Coca-Cola.
Assinale a alternativa correta.
Observe a imagem a seguir:
(WARHOL, Andy. Tomato history and origins Campbell's soup. Disponível em: https://ogimg.infoglobo.com.br/.Acesso em: novembro de 2024.)
Andy Warhol, um dos nomes mais icônicos do movimento Pop Art, revolucionou o mundo da arte ao trazer elementos da cultura popular e do cotidiano para suas criações. Em 1962, ele apresentou uma de suas obras mais conhecidas: a série de pinturas das latas de sopa Campbell's. Inspirado por produtos comuns e facilmente reconhecíveis, Warhol escolheu um objeto simples e cotidiano, destacando a presença dessas imagens na vida de milhões de pessoas. Ao transformar as latas de sopa em arte, o artista eternizou um símbolo da cultura americana, combinando o mundano com o extraordinário. Warhol, ao utilizar a imagem das latas de sopa Campbell's, faz uma crítica:
(WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Editorial Presença, Lisboa, 1995.)
Considere que uma jornalista descobre uma denúncia de assédio moral envolvendo o diretor de uma grande empresa local. A fonte da denúncia é um ex-funcionário que decidiu contar a sua história. Ele afirma ter provas, como e-mails e gravações, e está disposto a compartilhá-las. O caso, se confirmado, poderia prejudicar a imagem da empresa. Após uma reunião com a equipe, o redator-chefe analisa a matéria e decide não publicar a notícia com os argumentos de verificação insuficiente e implicações legais e éticas. Podemos afirmar que tal caso é uma exemplificação da teoria: