Questões de Concurso
Para médico - saúde coletiva
Foram encontradas 21 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
( ) O fonoaudiólogo está apto a atuar junto a comunidades carentes para assegurar-lhes a prevenção de riscos, cura e tratamentos de doenças. ( ) O fonoaudiólogo, por ser um profissional generalista, está apto a resolver apenas questões comuns de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). ( ) O fonoaudiólogo está apto a atuar na atenção básica, prevenção secundária e prevenção terciária em saúde, pensando o SUS como uma rede hierarquizada de atendimento aos seus usuários. ( ) O fonoaudiólogo deve atuar de forma articulada ao contexto social da comunidade, pensando em estratégias resolutivas de questões associadas à reabilitação de indivíduos com sequelas pós-acidentes vasculares encefálicos.
A sequência está correta em
I. A quebra de paradigmas referentes à promoção de saúde enxerga o programa descrito como uma proposta de criação de ambientes saudáveis, desenvolvimento comunitário e construção de cidadania. II. O programa descrito pode ser útil para a atuação de profissionais de saúde na prevenção de doenças. III. Programas de educação para a saúde devem ser desenvolvidos em ambientes como centros de saúde, ambulatórios e hospitais. IV. A promoção de saúde está pautada basicamente na criação de ambientes saudáveis para populações específicas que correm riscos de adquirir agentes biológicos patológicos, levando-se em consideração as condições sanitárias.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Sobre educação e promoção de saúde, analise.
I. O modelo assistencialista de vigilância em saúde fortalece a inclusão social dos indivíduos no processo de cuidado-saúde-doença. II. O fonoaudiólogo, na atenção básica, pode atuar em escolas, realizando triagens junto aos alunos e informando às famílias sobre as implicações dos distúrbios de comunicação no processo educacional. III. A atuação do fonoaudiólogo, junto aos agentes comunitários em saúde, é importante para levar informações pertinentes ao processo saúde x doença da população.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Situação hipotética: Um estudo embasado em estatísticas populacionais, realizado em um município brasileiro entre o ano de 2000 e 2015, constatou um aumento da mortalidade por neoplasia maligna de pâncreas, estando esse aumento diretamente relacionado ao incremento do consumo de bebidas alcoólicas nessa população no referido período de tempo. Assertiva: Nessa situação, as características metodológicas configuram um estudo transversal.
Situação hipotética: Uma pesquisa foi realizada, durante um ano, em escolas públicas do Distrito Federal, com o objetivo de avaliar a condição de saúde de crianças em idade escolar. Foram feitos avaliação antropométrica, inquérito alimentar e coleta de amostra de sangue de todas as crianças e, entre os resultados, foi constatado que 12% das crianças estudadas apresentavam anemia. Assertiva: Essa situação hipotética exemplifica um estudo de coorte.
Situação hipotética: Para serem obtidas informações sobre a utilidade de exames cardiológicos periódicos, trabalhadores sadios de uma empresa de mineração foram divididos aleatoriamente em dois grupos, sendo um deles submetido a exames cardiológicos periódicos e o outro, não. Após alguns anos, a incidência de infarto do miocárdio foi avaliada nos dois grupos. Assertiva: O estudo feito pode ser classificado como um ensaio clínico.
No que concerne a esse caso clínico, julgue o item seguinte.
Jorge deveria ter sido encaminhado imediatamente ao serviço de urgência pela técnica de enfermagem, visto que o período de espera pela avaliação médica havia exposto o paciente ao risco de agravamento e à ocorrência de lesão em órgão-alvo; não competindo à atenção primária o pronto atendimento.
Sabe-se que um estudo realizado para identificar a causa associada a uma determinada exposição, de realização relativamente rápida e de baixo custo é representado pelo estudo de caso-controle. Considere como um exemplo desse tipo de estudo a identificação em pacientes com diagnóstico de neoplasia de pulmão, a possibilidade de haver associação com o hábito de fumar, tendo como controle indivíduos que não têm esse diagnóstico. Nesse caso, para realizar esse estudo, o grupo-controle não necessita ser composto por indivíduos sadios: os indivíduos podem possuir outras doenças, desde que não etiologicamente ligadas à exposição que esteja sendo investigada.
A consulta para a avaliação da causa da descompensação pressórica não poderia ter sido adiada para a semana seguinte, pois, nesse intervalo de tempo, Jorge corria o risco de ter novo episódio de agravamento.
Um exemplo de estudo de coorte é um estudo de longa duração que busque avaliar os efeitos do consumo de ômega 3, sendo, para isso, estruturado no acompanhamento clínico de uma população litorânea que se alimente principalmente de peixe, em comparação com uma população interiorana cujo hábito não inclua esse alimento.
I. Ser tratado, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
II. Ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, de acordo com suas necessidades.
III. Ser protegido contra qualquer forma de abuso e exploração.
IV. Ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade, ou não, de sua hospitalização involuntária.
V. Ser poupado quanto às informações a respeito de sua doença e de seu tratamento, evitando o agravamento do quadro apresentado.
VI. Na crise, ser tratado em ambiente manicomial, desde que seja pelos meios os menos invasivos possíveis.
Estão CORRETAS apenas
I. Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
II. Os debates sobre o conceito de Determinantes Sociais da Saúde (DSS) iniciaram-se nos anos 70/80, a partir do entendimento de que as intervenções curativas e orientadas para o risco de adoecer eram insuficientes para a produção da saúde e da qualidade de vida em uma sociedade.
III. O desmantelamento e a privatização dos sistemas de saúde e proteção social, que resultam em perda de direitos, deterioração dos serviços públicos de saúde e estabelecimento de barreiras econômicas para o acesso aos benefícios de saúde, podem influenciar nos riscos de adoecimento de uma população, pois a função que os sistemas de saúde têm de cumprir é a de reduzir desigualdades.
IV. As teorias sanitarista e de causalidade meramente biológica são suficientes no combate às doenças infecto-parasitárias que assolam milhões de pessoas no meio tropical, particularmente nos países mais pobres, onde têm persistido as doenças endêmicas e as epidemias.
Está(ão) CORRETA(S)
I. O fonoaudiólogo pode fornecer orientações sobre as vantagens da amamentação às gestantes durante o período pré-natal, o que integra uma ação de prevenção primária. II. O fonoaudiólogo pode atuar na prevenção secundária quando realiza ações ligadas aos bancos de leite na Rede Cegonha. III. O fonoaudiólogo pode atuar na habilitação de lactentes no processo de sucção, considerando-se uma atuação na prevenção primária à saúde.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)