Questões de Concurso Para médico - saúde coletiva

Foram encontradas 21 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2017 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Estância Velha - RS
Q1236084 Noções de Informática
Para criar um sumário no Word 2013, é necessário acessar qual guia?
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IDECAN Órgão: CFFA
Q1229572 Medicina
“Ações referentes à prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades profissionais – riscos biológicos – para a proteção de sua saúde e a do seu cliente, à preservação do meio ambiente e da qualidade de vida.” Acerca da definição de biossegurança, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IDECAN Órgão: CFFA
Q1229416 Fonoaudiologia
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia preveem a atuação do fonoaudiólogo na saúde coletiva ao afirmar a atuação do fonoaudiólogo na atenção à saúde, como descrito no artigo 4º, inciso I, da Resolução CNE/CES nº 5/2002. Acerca dessas diretrizes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O fonoaudiólogo está apto a atuar junto a comunidades carentes para assegurar-lhes a prevenção de riscos, cura e tratamentos de doenças. ( ) O fonoaudiólogo, por ser um profissional generalista, está apto a resolver apenas questões comuns de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). ( ) O fonoaudiólogo está apto a atuar na atenção básica, prevenção secundária e prevenção terciária em saúde, pensando o SUS como uma rede hierarquizada de atendimento aos seus usuários. ( ) O fonoaudiólogo deve atuar de forma articulada ao contexto social da comunidade, pensando em estratégias resolutivas de questões associadas à reabilitação de indivíduos com sequelas pós-acidentes vasculares encefálicos.
A sequência está correta em
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IDECAN Órgão: CFFA
Q1225600 Enfermagem
“Em uma grande comunidade carente, na cidade de Fortaleza, moradores resolveram criar um programa para desenvolvimento social e cultural da região para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Receberam apoio de algumas escolas, igreja e centro de saúde, todos localizados na comunidade. Atualmente, o centro para desenvolvimento social e cultural da comunidade oferece gratuitamente oficinas de artes plásticas e música, cursos profissionalizantes e atividades esportivas para todas as idades.” Considerando o relato descrito anteriormente e sua relação com os processos envolvidos na promoção de saúde, analise.
I. A quebra de paradigmas referentes à promoção de saúde enxerga o programa descrito como uma proposta de criação de ambientes saudáveis, desenvolvimento comunitário e construção de cidadania. II. O programa descrito pode ser útil para a atuação de profissionais de saúde na prevenção de doenças. III. Programas de educação para a saúde devem ser desenvolvidos em ambientes como centros de saúde, ambulatórios e hospitais. IV. A promoção de saúde está pautada basicamente na criação de ambientes saudáveis para populações específicas que correm riscos de adquirir agentes biológicos patológicos, levando-se em consideração as condições sanitárias.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IDECAN Órgão: CFFA
Q1225598 Medicina
Sabe-se que o Sistema Único de Saúde (SUS) é regido pelos princípios de equidade, universalidade e integralidade. Sobre tais princípios, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IDECAN Órgão: CFFA
Q1225561 Enfermagem
Um grupo de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) resolveu criar estratégias com o objetivo de implantar, da forma mais integral possível, os princípios do SUS na Atenção Básica à Saúde. Qual dos exemplos a seguir abrange, de forma mais integral, os princípios e diretrizes do SUS?
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IDECAN Órgão: CFFA
Q1225521 Enfermagem
“O empowerment (empoderamento) é um modelo de educação em saúde, que inclui a informação sobre conhecimentos específicos de saúde para possibilitar à população, autonomia sob suas escolhas. Sob essa ótica, a educação popular é um dos pressupostos para conscientização e fortalecimento da população usuária do Sistema Único de Saúde relativo ao cuidado-saúde-doença.”
Sobre educação e promoção de saúde, analise.
I. O modelo assistencialista de vigilância em saúde fortalece a inclusão social dos indivíduos no processo de cuidado-saúde-doença. II. O fonoaudiólogo, na atenção básica, pode atuar em escolas, realizando triagens junto aos alunos e informando às famílias sobre as implicações dos distúrbios de comunicação no processo educacional. III. A atuação do fonoaudiólogo, junto aos agentes comunitários em saúde, é importante para levar informações pertinentes ao processo saúde x doença da população.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SES-DF
Q1220089 Saúde Pública
Julgue o item subsecutivo, a respeito de estudos científicos relativos à saúde coletiva.
Situação hipotética: Um estudo embasado em estatísticas populacionais, realizado em um município brasileiro entre o ano de 2000 e 2015, constatou um aumento da mortalidade por neoplasia maligna de pâncreas, estando esse aumento diretamente relacionado ao incremento do consumo de bebidas alcoólicas nessa população no referido período de tempo. Assertiva: Nessa situação, as características metodológicas configuram um estudo transversal.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SES-DF
Q1220081 Saúde Pública
Julgue o item subsecutivo, a respeito de estudos científicos relativos à saúde coletiva.
Situação hipotética: Uma pesquisa foi realizada, durante um ano, em escolas públicas do Distrito Federal, com o objetivo de avaliar a condição de saúde de crianças em idade escolar. Foram feitos avaliação antropométrica, inquérito alimentar e coleta de amostra de sangue de todas as crianças e, entre os resultados, foi constatado que 12% das crianças estudadas apresentavam anemia. Assertiva: Essa situação hipotética exemplifica um estudo de coorte.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SES-DF
Q1220050 Medicina
Julgue o item subsecutivo, a respeito de estudos científicos relativos à saúde coletiva.
Situação hipotética: Para serem obtidas informações sobre a utilidade de exames cardiológicos periódicos, trabalhadores sadios de uma empresa de mineração foram divididos aleatoriamente em dois grupos, sendo um deles submetido a exames cardiológicos periódicos e o outro, não. Após alguns anos, a incidência de infarto do miocárdio foi avaliada nos dois grupos. Assertiva: O estudo feito pode ser classificado como um ensaio clínico.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SES-DF
Q1220000 Enfermagem
Jorge, um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, procurou atendimento em uma unidade básica de saúde (UBS) próxima à sua moradia, com relato de mal-estar geral. Ele fazia acompanhamento no grupo de hipertensos dessa mesma UBS. No acolhimento, a técnica de enfermagem detectou elevação da pressão arterial desse paciente e o encaminhou para ser atendido pelo médico da equipe, que prescreveu o anti-hipertensivo e manteve Jorge sob observação. Após atender outros pacientes, o médico reavaliou o hipertenso em questão e constatou normalização da pressão arterial; sendo assim, foi agendada para a semana seguinte uma consulta médica para investigação das causas da descompensação pressórica.
No que concerne a esse caso clínico, julgue o item seguinte.
Jorge deveria ter sido encaminhado imediatamente ao serviço de urgência pela técnica de enfermagem, visto que o período de espera pela avaliação médica havia exposto o paciente ao risco de agravamento e à ocorrência de lesão em órgão-alvo; não competindo à atenção primária o pronto atendimento.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SES-DF
Q1219977 Saúde Pública
Julgue o item subsecutivo, a respeito de estudos científicos relativos à saúde coletiva.
Sabe-se que um estudo realizado para identificar a causa associada a uma determinada exposição, de realização relativamente rápida e de baixo custo é representado pelo estudo de caso-controle. Considere como um exemplo desse tipo de estudo a identificação em pacientes com diagnóstico de neoplasia de pulmão, a possibilidade de haver associação com o hábito de fumar, tendo como controle indivíduos que não têm esse diagnóstico. Nesse caso, para realizar esse estudo, o grupo-controle não necessita ser composto por indivíduos sadios: os indivíduos podem possuir outras doenças, desde que não etiologicamente ligadas à exposição que esteja sendo investigada.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SES-DF
Q1219972 Medicina
Jorge, um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, procurou atendimento em uma unidade básica de saúde (UBS) próxima à sua moradia, com relato de mal-estar geral. Ele fazia acompanhamento no grupo de hipertensos dessa mesma UBS. No acolhimento, a técnica de enfermagem detectou elevação da pressão arterial desse paciente e o encaminhou para ser atendido pelo médico da equipe, que prescreveu o anti-hipertensivo e manteve Jorge sob observação. Após atender outros pacientes, o médico reavaliou o hipertenso em questão e constatou normalização da pressão arterial; sendo assim, foi agendada para a semana seguinte uma consulta médica para investigação das causas da descompensação pressórica. No que concerne a esse caso clínico, julgue o item seguinte.
A consulta para a avaliação da causa da descompensação pressórica não poderia ter sido adiada para a semana seguinte, pois, nesse intervalo de tempo, Jorge corria o risco de ter novo episódio de agravamento.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SES-DF
Q1219963 Saúde Pública
Julgue o item subsecutivo, a respeito de estudos científicos relativos à saúde coletiva.
Um exemplo de estudo de coorte é um estudo de longa duração que busque avaliar os efeitos do consumo de ômega 3, sendo, para isso, estruturado no acompanhamento clínico de uma população litorânea que se alimente principalmente de peixe, em comparação com uma população interiorana cujo hábito não inclua esse alimento.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: UPE
Q1212656 Psiquiatria
Sobre os direitos assegurados pela Lei Federal nº 10.216/2001 às pessoas com transtorno mental, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, analise as afirmativas abaixo:
I. Ser tratado, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
II. Ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, de acordo com suas necessidades.
III. Ser protegido contra qualquer forma de abuso e exploração.
IV. Ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade, ou não, de sua hospitalização involuntária.
V. Ser poupado quanto às informações a respeito de sua doença e de seu tratamento, evitando o agravamento do quadro apresentado.
VI. Na crise, ser tratado em ambiente manicomial, desde que seja pelos meios os menos invasivos possíveis.
Estão CORRETAS apenas
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: UPE
Q1208182 Português
A questão da determinação social da saúde foi de fundamental importância para o pensamento que deu origem às reformas sanitárias de 1970 e 1980 e influenciou, de forma decisiva, a elaboração do texto da Constituição Brasileira de 1988, quando a saúde passou a ser “direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo:
I. Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
II. Os debates sobre o conceito de Determinantes Sociais da Saúde (DSS) iniciaram-se nos anos 70/80, a partir do entendimento de que as intervenções curativas e orientadas para o risco de adoecer eram insuficientes para a produção da saúde e da qualidade de vida em uma sociedade.
III. O desmantelamento e a privatização dos sistemas de saúde e proteção social, que resultam em perda de direitos, deterioração dos serviços públicos de saúde e estabelecimento de barreiras econômicas para o acesso aos benefícios de saúde, podem influenciar nos riscos de adoecimento de uma população, pois a função que os sistemas de saúde têm de cumprir é a de reduzir desigualdades.
IV. As teorias sanitarista e de causalidade meramente biológica são suficientes no combate às doenças infecto-parasitárias que assolam milhões de pessoas no meio tropical, particularmente nos países mais pobres, onde têm persistido as doenças endêmicas e as epidemias.
Está(ão) CORRETA(S) 
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: UPE
Q1199090 Enfermagem
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foram criados para apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a abrangência e a resolutividade de suas ações. Sobre o papel do sanitarista no Nasf, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: UPE
Q1184123 Enfermagem
Na Atenção Básica, de acordo com a Política Nacional, é indicado o monitoramento de um conjunto de indicadores. Para a construção desses indicadores, os profissionais utilizam informações ou dados fornecidos mensalmente pelos agentes comunitários de saúde. Todas abaixo são informações, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IDECAN Órgão: CFFA
Q1181629 Fonoaudiologia
Considerando o Código de Processo Disciplinar, aprovado pela Resolução CFFa nº 381/2010, o Conselho Federal de Fonoaudiologia estipula infrações ou multas à pessoa jurídica em determinadas situações consideradas não éticas. Sobre as considerações éticas ligadas a essas Resoluções, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2013 Banca: IDECAN Órgão: CFFA
Q1181560 Medicina
Os avanços nos cuidados em obstetrícia permitem a diminuição das taxas de morbimortalidade de recém-nascidos e gestantes. Esses avanços se devem às ações ligadas ao pré-natal, passando pela assistência e humanização do parto até o puerpério, incluindo o cuidado integral aos recém-nascidos e lactentes. Sobre a atuação do fonoaudiólogo na saúde materno-infantil, analise.
I. O fonoaudiólogo pode fornecer orientações sobre as vantagens da amamentação às gestantes durante o período pré-natal, o que integra uma ação de prevenção primária. II. O fonoaudiólogo pode atuar na prevenção secundária quando realiza ações ligadas aos bancos de leite na Rede Cegonha. III. O fonoaudiólogo pode atuar na habilitação de lactentes no processo de sucção, considerando-se uma atuação na prevenção primária à saúde.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: B
5: D
6: E
7: E
8: E
9: E
10: C
11: E
12: C
13: E
14: C
15: E
16: D
17: B
18: E
19: B
20: D