Questões de Concurso Para fiscal estadual agropecuário - zootecnia

Foram encontradas 89 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3042437 Veterinária
Os sistemas produtivos de avicultura de corte, suinocultura e bovinocultura de corte devem ser monitorados, devido a sua importância social e econômica, a seu nível de consumo pela população, à associação com doenças transmitidas por alimentos e ao uso de antimicrobianos. Dois microrganismos continuam sendo avaliados para o monitoramento da resistência aos antimicrobianos, devido a sua importância como bactérias de origem alimentar, sendo eles:
Alternativas
Q3042436 Veterinária
O Botulismo é uma doença:
Alternativas
Q3042435 Veterinária
No caso de contato de cães e gatos não vacinados contra a raiva com morcego positivo para raiva, deve-se:
Alternativas
Q3042433 Veterinária
Na aquicultura, ao final de cada ciclo de produção ou entre gerações, devem ser aplicados protocolos completos de limpeza e secagem das instalações antes do início do novo ciclo de cultivo. Este período é chamado de: 
Alternativas
Q3042432 Veterinária
Estabelecer boas práticas de manejo e bem-estar animal são fatores de suma importância para o desenvolvimento de suínos em granjas de criação comercial. A densidade na granja deve ser ajustada de acordo com as condições de manejo, ambientais e de comportamento. Para marrãs gestantes em alojamento coletivo, a área útil mínima destinada a cada animal deve ser igual ou superior a:
Alternativas
Q3042431 Veterinária
A Tuberculose é uma doença crônica, normalmente assintomática e debilitante em bovinos e búfalos. Os testes de rotina para o diagnóstico da Tuberculose são:
Alternativas
Q3042430 Veterinária
O Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído pela Instrução Normativa n.° 2, de 10 de janeiro de 2001 e regulamento pela Instrução Normativa nº 10, de 03 de março de 2017, tornou obrigatória a vacinação de bezerras bovinas e bubalinas entre: 
Alternativas
Q3042429 Veterinária
A Scrapie faz parte do grupo de doenças priônicas que acomete ovinos, sendo uma enfermidade fatal. Em caso de suspeita clínica fundamentada em animal vivo, devem ser realizadas coletas de amostras oriundas de:
Alternativas
Q3042428 Veterinária
A Instrução Normativa n.° 20, de 21 de outubro de 2016, estabelece o controle e o monitoramento de Salmonella spp. nos estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte e nos estabelecimentos de abate de frangos, galinhas, perus de corte e reprodução, registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF). De acordo com a Instrução, os estabelecimentos avícolas comerciais de corte registrados no Serviço Veterinário Estadual (SVE) passarão por uma avaliação clínica, epidemiológica e zootécnica de seus lotes, no mínimo, a cada: 
Alternativas
Q3042427 Veterinária
A Instrução Normativa n.º 46, de 28 de agosto de 2018, que estabelece o regulamento técnico para exportação de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos vivos, destinados ao abate ou à reprodução, informa que, no Estabelecimento de Pré-embarque, os animais selecionados permanecerão durante todo o período estabelecido no requisito sanitário acordado com o país importador, nunca por menos de:
Alternativas
Q3042425 Veterinária
A resistência aos antimicrobianos é um dos grandes desafios em termos de saúde pública, podendo causar impactos tanto na saúde humana, quanto na saúde animal. O Plano deAção Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Saúde Única (PAN-BR), define atividades a serem executadas com o objetivo de combater a resistência no país. Segundo o PAN-BR, amostras devem ser coletadas para avaliação da resistência aos antimicrobianos, de acordo com o ponto de monitoramento. Nas granjas e propriedades de avicultura de corte, a coleta deve ser feita em:
Alternativas
Q3042424 Veterinária
Para os efeitos da Lei n.º 12.689, de 19/07/2012, medicamento de referência de uso veterinário é o:
Alternativas
Q3042423 Veterinária
Conforme a Instrução Normativa n.º 1, de 13 de janeiro de 2020, fica proibida, em todo território nacional, a importação, a fabricação, a comercialização e o uso de aditivos melhoradores de desempenho que contenham os antimicrobianos: 
Alternativas
Q3042422 Veterinária
A classificação das epidemias, de acordo com a sua progressão no tempo, possibilita a avaliação da evolução dos casos. A exposição prolongada por exposição múltipla ocorre quando:
Alternativas
Q3042421 Veterinária
A Toxoplasmose é uma zoonose causada por um protozoário, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em outros animais e humanos. A forma de transmissão congênita ocorre por:
Alternativas
Q3042420 Veterinária
São medidas de prevenção e controle de Leishmaniose Visceral dirigidas à população humana: 
Alternativas
Q3042419 Veterinária
A vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientações técnicas permanentes aos responsáveis e execução de ações de controle de doenças e agravos. Os dados e as informações que alimentam o Sistema de Vigilância Epidemiológica são de suma importância para a tomada de ações de controle. Os dados de morbidade podem ser obtidos mediante o/a:
Alternativas
Q3042418 Veterinária
As doenças notificáveis foram subdivididas em quatro listas pela Instrução Normativa n.º 50, de 24 de setembro de 2013. Faz parte da Lista 3 – Doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso confirmado para ovinos e caprinos:
Alternativas
Q3042417 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Boas Práticas são procedimentos que devem ser adotados para atingir um determinado padrão de identidade e qualidade de um produto e/ou de um serviço na área de alimentos, cuja eficácia deve ser avaliada por meio da inspeção e/ou da investigação. A Garantia da Qualidade compreende as informações sobre:
Alternativas
Q3042416 Veterinária
A Síndrome das Manchas Brancas é uma das doenças de notificação obrigatória em crustáceos, sendo causada por:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: B
6: C
7: B
8: E
9: C
10: A
11: B
12: C
13: B
14: E
15: E
16: C
17: B
18: D
19: D
20: A