Questões de Concurso
Para analista administrativo - jornalismo
Foram encontradas 410 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
De acordo com França (2004), a precisão do conhecimento dos públicos de uma organização cria a possibilidade de uma comunicação mais eficaz. Indique qual das alternativas abaixo explica corretamente tal afirmação.
A organização e a apresentação dos conteúdos nos veículos jornalísticos impressos seguem, de maneira geral, uma lógica cujo objetivo é facilitar a vida do leitor. Qual das afirmações abaixo explica melhor essa “facilitação”.
No escopo de atribuições compreendidas pelas áreas da comunicação organizacional, é sabido que muitos tendem a identificar, erroneamente, o endomarketing com a comunicação interna. Indique entre as alternativas abaixo aquela que traz uma afirmação correta sobre o que vem a ser o endomarketing.
Em sua análise sobre a fotografia, Dubois (1998) afirma que ela não deve ser vista como um “espelho neutro”, e sim como “um instrumento de transposição, de análise, de interpretação e até de transformação do real”. A partir dessa afirmação, indique a alternativa abaixo que melhor define o papel da fotografia.
No âmbito da comunicação organizacional, o jornalismo corporativo se insere como uma subárea importante, realizando diversas atividades de divulgação. Entre as alternativas abaixo, há uma que não faz parte do rol de atividades do jornalista que atua na área. Assinale qual.
Diante das novas demandas de uma sociedade cada vez mais globalizada e reivindicadora, a comunicação organizacional desempenha papel de destaque na vida das organizações, nos mais variados contextos. A partir desta constatação, assinale qual das afirmações abaixo está correta no que tange aos objetivos e funções das áreas compreendidas pela comunicação organizacional.
Diversos autores afirmam que o jornalismo online impõe aos profissionais da comunicação uma reflexão sobre o processo de produção jornalística, especialmente em relação à adaptação dos conteúdos. Nesse sentido, seria correto afirmar que:
Entre tantas inovações observadas nos últimos anos no âmbito da produção jornalística, um dos mais consistentes é o chamado “jornalismo de serviço”. Nascido a partir de demandas da sociedade atual, esse tipo de jornalismo caracteriza-se por:
Na diagramação jornalística, vários elementos visuais são utilizados, na maioria das vezes com o intuito de complementar ou destacar mensagens e informações contidas em uma notícia ou reportagem. Assinale abaixo a alternativa que menciona a explicação correta sobre o elemento “intertítulo”.
Autores como Vilas Boas (1996) e Scalzo (2006) defendem que o jornalismo de revista traz algumas vantagens em relação a outros meios de informação, como TV e internet. Um desses diferenciais diz respeito ao texto, cuja característica principal é ser:
Analise as afirmações abaixo sobre o processo de produção no jornalismo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A produção jornalística está dividida em quatro etapas: pauta, apuração, redação e edição.
II. A pauta define os assuntos a serem tratados em um determinado veículo e não pode ser alterada.
III. A apuração jornalística está baseada no trabalho de campo, com pesquisas e entrevistas.
IV. A edição é uma etapa desenvolvida sempre pelo proprietário do veículo em questão.
Estão corretas as afirmações:
“É organizado em sequências, que correspondem a sucessões de fatos.” (Lage, 2005). A definição, relacionada aos conceitos de estruturação do texto informativo, refere-se a um:
Poucos dias após as manifestações populares realizadas em várias cidades do país, a Presidente Dilma Rousseff enviou, no início de julho, mensagem ao Congresso Nacional propondo a realização de um plebiscito sobre a reforma política. Segundo a imprensa, a atitude da presidente foi motivada pelo medo de perder as próximas eleições. Trazendo esse acontecimento para o âmbito da conceituação no jornalismo, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A notícia é o envio da mensagem ao Congresso.
II. Dizer que a ação foi motivada pelas manifestações seria a interpretação do fato.
III. A informação precisaria de confirmação por parte dos manifestantes, fonte primária de todo o acontecimento.
IV. Ao falar do medo da presidente em relação às eleições, a imprensa teria emitido uma opinião.
Estão corretas as afirmações:
Para Nilson Lage (2005), “o que caracteriza o texto jornalístico é o volume de informação factual. Resultado da apuração e do tratamento dos dados, pretende informar, e não convencer”.
A partir dessa afirmação, pode-se concluir que:
Para Erbolato (1991), a notícia tem algumas características fundamentais que a diferenciam de outras informações e dados. Assinale qual das alternativas abaixo traz duas dessas características.
Assim como acontece com outras categorias profissionais, a atuação no jornalismo é orientada por algumas regras e princípios registrados no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. O documento informa que tem como base:
A comunicação organizacional tem assumido maior complexidade nos últimos anos, em grande parte por conta de novas posturas adotadas pelos públicos das organizações e pela sociedade em geral. Esse novo ambiente exige, igualmente, uma nova postura por parte das pessoas que militam na área. Indique a alternativa abaixo que menciona características e/ou habilidades que esses profissionais devem cultivar em meio a esse novo momento.
Embora tenha agregado inúmeros benefícios à comunicação organizacional, a adoção de novas tecnologias também impõe alguns cuidados às organizações. Entre eles, o mais importante do ponto de vista do processo comunicacional é:
Como diz França (2004), muitas organizações só se relacionam com públicos diretamente ligados à realização dos negócios, deixando de lado outros públicos com os quais convive. Tal postura implica num risco importante para a empresa e seus negócios. Assinale qual.
Tendo em vista o senso comum, muitas vezes reforçado pela prática de que as más notícias podem ocupar espaços editorias mais generosos na mídia, cabe ao jornalista corporativo: