Questões de Concurso
Para engenheiro júnior - mecânica
Foram encontradas 433 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Em um determinado processo de soldagem, a eficiência de transmissão de calor é de aproximadamente 80%, a potência dispendida pela fonte de calor na soldagem é 1000 W (watts), e a velocidade de avanço é de 0,6 m/min (metros/minutos).
Então, o valor do aporte térmico nessas condições, em kJ/mm, é
Um engenheiro pretende desenvolver uma mola que absorva a maior energia sem deformação plástica. No almoxarifado da companhia, existem cinco materiais cujas propriedades mecânicas, obtidas de um ensaio de tração, estão apresentadas na Tabela abaixo.
Que material esse engenheiro deve escolher?
O estoque de uma companhia possuía resinas termofixas e termoplásticas. Um estagiário precisava apanhar os recipientes das duas únicas resinas termofixas que estavam nesse estoque.
Os recipientes escolhidos foram de
A Figura abaixo apresenta o diagrama de equilíbrio de fases Fe-C.
Uma liga binária de Fe com 1,5% massa de C é aquecida num forno a 750°C.
Que fases estão presentes nessa temperatura?
Um dos métodos clássicos de proteção anticorrosiva é
o uso de anodos de sacrifício. Dada Tabela de potencial
padrão de redução acima, é possível dizer que os dois
melhores materiais para protegerem o ferro da corrosão
galvânica e servirem de anodo de sacrifício são
Uma porta separa um forno aquecido do ar ambiente. A porta consiste em um material que suporta altas temperaturas e possui condutividade térmica k = 0,05 W/m.K. Durante o processo de transferência de calor permanente, a temperatura da superfície interna da porta é de 300 °C, e a temperatura do ar ambiente T∞ é de 25 °C, sendo o coeficiente de convecção exterior ao forno h = 25 W/m2.K.
Qual é a espessura da porta, em metros, para garantir que a temperatura da superfície externa da porta seja de 50 °C?
Dois cilindros concêntricos verticais possuem diâmetros de 2,0 cm e 2,4 cm. O cilindro interno possui 50 cm de comprimento e pode deslizar com velocidade constante de 2 m/s dentro do cilindro externo que está imóvel e possui comprimento considerado infinito. Um fluido Newtoniano com viscosidade dinâmica de 0,5 N.s/m2 preenche completamente o espaço anular entre os cilindros.
Admitindo-se a gravidade como 10 m/s2 e o perfil de velocidade no filme de óleo como linear, constata-se que a massa do tubo que desliza, em kg, é
A equação de Navier Stokes para um escoamento na direção x do sistema cartesiano é dada por:
sendo u, v e w as componentes de velocidade nas direções x, y e z respectivamente; ρ a massa específica, μ a viscosidade dinâmica, gx a componente da gravidade na direção x e p a pressão. Considere um escoamento na direção x como sendo viscoso, incompressível, laminar e plenamente desenvolvido entre duas placas paralelas horizontais imóveis e separadas por uma distância vertical b na direção y.
A equação de Navier Stokes, simplificada, em que os termos que não contribuem para o problema em questão se tornam
nulos é:
Dois tanques de grandes dimensões, abertos para a atmosfera, contendo óleo com massa específica de 1000 kg/m3 e viscosidade dinâmica de 0,4 N . s/m2 , são interligados por uma tubulação horizontal com comprimento de 10 m e diâmetro de 100 mm.
A diferença máxima de elevação, em metros, entre as superfícies livres de óleo, para manter o escoamento laminar com número de Reynolds de 1000, é
Dado
g = 10 m/s2
A Figura abaixo ilustra uma comporta retangular de comprimento L1 e largura L2 (perpendicular ao plano do papel).
A expressão do módulo da força resultante, FR, com que a água, com peso específico atua sobre a comporta, e a coordenada
y do ponto de aplicação dessa força, em relação à superfície livre do fluido, yR, são, respectivamente:
Um gás ideal é aquecido de 127°C a 727°C, sendo que seu calor específico a pressão constante, em base molar, é regido pela equação abaixo:
Sendo α = 3,5, β = -1,5 × 10-3 e ≅ 8 kJ/kmol.K, a variação de entalpia, em kJ/kg, para um gás de massa molecular
igual a 30 kg/kmol é
A Figura abaixo representa o Ciclo de Refrigeração por Compressão, onde a massa do fluido refrigerante é constante.
Para esse ciclo, o coeficiente de desempenho é calculado a partir do valor das entalpias dos pontos