Questões de Concurso Para analista de pesquisa energética - petróleo - abastecimento

Foram encontradas 225 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1912826 Engenharia de Petróleo
A Lei nº 12.351/10 dispõe sobre a exploração e a produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, sob o regime de partilha de produção, em áreas do pré-sal e em áreas estratégicas.
No que diz respeito a essa Lei, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Petrobras tem preferência para ser operador dos blocos a serem contratados sob o regime de partilha de produção e deverá manifestar-se sobre o direito de preferência em cada um dos blocos ofertados, no prazo de até 30 dias a partir da comunicação pelo CNPE, apresentando suas justificativas.
( ) Compete à União assumir os riscos das atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção decorrentes dos contratos de partilha de produção.
( ) A União, por intermédio do Ministério de Minas e Energia, celebrará os contratos de partilha de produção diretamente com a Petrobras, dispensada a licitação, ou mediante licitação na modalidade leilão.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1912825 Engenharia de Petróleo
Desde que foi instituído o uso obrigatório do biodiesel na mistura com o diesel fóssil, através da Lei nº 11.097/05, observou-se uma rápida evolução para a adição do biocombustível em maiores teores. O valor inicial foi fixado em 2% em volume, em 2008, alcançando 5% já em 2010, quando o previsto ocorreria somente em 2013. Nos anos subsequentes, houve a elevação gradual dos percentuais mínimos obrigatórios no diesel.
O teor obrigatório atual (2022) de biodiesel no diesel no Brasil
Alternativas
Q1912823 Engenharia de Petróleo
O mercado de distribuição de combustíveis líquidos automotivos no país envolve um universo de cerca de 300 agentes econômicos que atuam com óleo diesel, gasolina, etanol e biocombustível.
Em relação à atividade de distribuição de combustíveis líquidos, analise as afirmativas a seguir.
I. A ANP define os requisitos para o exercício desta atividade e autoriza a construção e a operação de instalações para armazenamento desses combustíveis.
II. Os distribuidores podem adquirir e retirar combustíveis de quaisquer agentes produtores, sendo esses agentes autorizados ou não pela ANP.
III. A ANP veda a comercialização entre distribuidoras.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1912822 Engenharia de Petróleo
A comercialização de biodiesel entre produtores de biodiesel e distribuidores de combustíveis líquidos, para atendimento do percentual de mistura obrigatória, nos termos da Lei nº 13.033/14, se dá pelo regime de
Alternativas
Q1912821 Engenharia de Petróleo
O Brasil tem batido um recorde atrás do outro em produção de petróleo. Por outro lado, crescem as importações de derivados do petróleo como gasolina e diesel, cujos preços têm permanecido em patamares elevados.
Sobre os fatores que contribuem para a crescente importação de derivados de petróleo e para os preços altos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O aumento do consumo e a baixa capacidade das refinarias instaladas no Brasil.
( ) A ausência de regulamentação da qualidade do combustível importado e a qualidade do petróleo (óleo pesado) produzido pelos poços brasileiros.
( ) A alta carga tributária sobre combustíveis e a influência dos preços no mercado internacional.
( ) A ausência de regulamentação da qualidade do combustível importado e alta carga tributária sobre combustíveis.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1912820 Engenharia de Petróleo
Com relação à atividade de distribuição de combustíveis líquidos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A atividade de distribuição de combustíveis líquidos é considerada de utilidade pública e compreende aquisição, armazenamento, mistura, transporte, comercialização e controle de qualidade de combustíveis líquidos.
( ) A distribuição de combustíveis líquidos pode ser realizada por transporte rodoviário, ferroviário, dutoviário e transporte aquaviário marítimo, não sendo permitida a distribuição por transporte aquaviário fluvial ou lacustre.
( ) O ponto de abastecimento é a instalação dotada de equipamentos e sistemas destinados ao armazenamento de combustíveis líquidos, para o abastecimento de equipamentos móveis, veículos automotores terrestres, aeronaves, embarcações ou locomotivas, sendo permitida a comercialização entre diferentes usuários.
( ) O Transportador-Revendedor-Retalhista (TRR) é uma pessoa jurídica autorizada pela ANP pata excercer a atividade de transporte e revenda retalhista
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1912819 Engenharia de Petróleo
A logística da movimentação de petróleo, seus derivados e biocombustíves depende da infraestrutura de transferência e de transporte disponível no território nacional, composta pelos oleodutos e terminais de combustíveis líquidos.
Com relação ao transporte de petróleo, seus derivados e biocombustíves, associe a atividade econômica ao agente regulado responsável pelo transporte.
I. Transporte de materiais fluidos, como petróleo e derivados, gás natural e etanol que se dá por pressão ou arraste por meio de um elemento transportador.
II. Recebimento, expedição e armazenamento de petróleo e seus derivados e de biocombustíveis para terceiros.
III. Transporte a granel de petróleo e seus derivados e de biocombustíveis por meio aquaviário.
(  )  Operador de Terminal.
(  )  Empresas Brasileiras de Navegação ou Empresas reguladas no âmbito estadual.
(  ) Transportador Dutoviário.
Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q1912818 Engenharia de Petróleo
O Transportador-Revendedor-Retalhista (TRR) é a empresa que adquire grande quantidade de combustível a granel para depois vende-lo a retalhos.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O TRR é responsável pelo armazenamento e pelo transporte, mas não é responsável pelo controle de qualidade do combustível comercializado.
( ) Não é permitido ao TRR comercializar GLP, gasolinas automotivas, álcool etílico combustível para fins automotivos, biodiesel, mistura biodiesel, combustíveis de aviação e gás natural veicular, comprimido e liquefeito.
( ) A atividade de TRR somente poderá ser exercida por empresa constituída sob as leis brasileiras, sem necessidade de autorização da ANP.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1912817 Engenharia de Petróleo
“O Brasil produz 3 milhões de barris de petróleo por dia e consome 2,5 milhões. Mesmo assim, importa 300 mil barris por dia. Se produzimos mais do que gastamos, por que não somos autossuficientes?”
Em relação à capacidade de refino no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. As refinarias mais importantes foram construídas nos anos 1970. Na época, o país ainda não tinha produção substancial de petróleo e, portanto, importava o produto.
II. Há diferentes tipos de óleo e as refinarias brasileiras foram construídas com a capacidade de processar óleo importado, que é mais leve, e não óleo próprio, que é mais pesado.
III. O Brasil importa apenas óleo cru, adequado para o processamento nas refinarias brasileiras e, assim, consegue abastecer o mercado interno com os derivados como a gasolina e o óleo diesel.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Q1912816 Engenharia de Petróleo
Considerando os dados do parque de refino nacional, em 2021, entre as opções a seguir, em milhares de m3 , a maior produção foi de 
Alternativas
Q1912815 Engenharia de Petróleo

Atenção! Os tipos de processos de refino em uma refinaria podem ser classificados em: separação, conversão, tratamento e auxiliar. Com base nos fundamentos desses processos e nas principais unidades de refino de petróleo das refinarias nacionais, responda a questão seguinte. 



O processo de craqueamento catalítico em leito fluidizado (FCC) emprega uma carga que, em contato com catalisadores em altas temperaturas, sofre ruptura das cadeias moleculares (cracking), resultando em uma mistura de hidrocarbonetos que são posteriormente fracionados. Esse processo torna a refinaria mais flexível em relação à sua carga de alimentação, possibilitando uma melhor adaptação a óleos crus mais pesados.

A carga típica do processo de FCC é a(o) 

Alternativas
Q1912814 Engenharia de Petróleo

Atenção! Os tipos de processos de refino em uma refinaria podem ser classificados em: separação, conversão, tratamento e auxiliar. Com base nos fundamentos desses processos e nas principais unidades de refino de petróleo das refinarias nacionais, responda a questão seguinte. 



Relacione os processos de refino, listados a seguir, aos respectivos produtos.
I. Alquilação II. Destilação à vácuo III. Extração de aromáticos IV. Reforma catalítica
( ) Lubrificantes. ( ) Nafta, gás de refinaria, GLP, iso-butano e n-butano. ( ) Gasolina de alta octanagem. ( ) Gasóleo leve, gasóleo pesado e resíduo de fundo.
Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q1912813 Engenharia de Petróleo

Atenção! Os tipos de processos de refino em uma refinaria podem ser classificados em: separação, conversão, tratamento e auxiliar. Com base nos fundamentos desses processos e nas principais unidades de refino de petróleo das refinarias nacionais, responda a questão seguinte. 


Com relação aos objetivos de alguns processos de refino de petróleo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Desasfaltação a propano: processo que visa à extração, por meio de um solvente, de um gasóleo difícil de ser obtido através da destilação.


( ) Craqueamento catalítico: visa à transformação da nafta da destilação direta, rica em hidrocarbonetos parafínicos, em outra nafta, rica em aromáticos.


( ) Coqueamento retardado: é um processo de craqueamento térmico, cuja carga é resíduo de vácuo, que submetido em condições muito severas, craqueia moléculas aromáticas pulinucleadas e de cadeia aberta, resinas e asfaltenos, gerando além de coque de petróleo, gases, nafta, diesel e gasóleo.


( ) Tratamento Bender: processo de adoçamento (diminuição da corrosão) que tem por objetivo melhorar a qualidade do querosene de aviação.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Q1912812 Engenharia de Petróleo

Atenção! Os tipos de processos de refino em uma refinaria podem ser classificados em: separação, conversão, tratamento e auxiliar. Com base nos fundamentos desses processos e nas principais unidades de refino de petróleo das refinarias nacionais, responda a questão seguinte. 


Assinale a opção que indica o processo de refino que pode ser classificado como conversão.

Alternativas
Q1912811 Engenharia de Petróleo
Os contratos firmados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com as empresas vencedoras nas rodadas de licitações e com a Petrobras nas áreas de cessão onerosa incluem a cláusula de conteúdo local, que incide sobre as fases de exploração e desenvolvimento da produção.
Com relação ao conteúdo local, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1912810 Engenharia de Petróleo
O consumo de GLP no Brasil é majoritariamente residencial, embora sua aplicação em segmentos comerciais e industriais também seja frequente.
O surgimento da pandemia do Covid-19 não afetou a demanda por GLP, pelo contrário, em 2020 houve aumento de 3% em comparação com o ano anterior no volume de vendas em comparação com o ano anterior,
Com relação ao mercado de GLP, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Um fator crucial no mercado de GLP é o preço, uma vez que impacta diretamente o orçamento das famílias e pressiona a inflação em momentos de alta.
( ) O governo federal zerou, em 2021, os impostos que incidiam sobre a comercialização e a importação do óleo diesel e do gás liquefeito de petróleo (GLP) de uso residencial. Em relação ao GLP, ou gás de cozinha, a medida é permanente.
( ) Todo o GLP consumido no Brasil é importado, o que causa flutuações no preço, porque está sujeito às variações da economia dos países exportadores para o Brasil.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1912809 Engenharia de Petróleo
O esquema a seguir representa o arranjo institucional do sistema regulatório de exploração e produção de petróleo no Brasil, segundo Tolmasquin e Pinto Jr. (2011).
Imagem associada para resolução da questão


Associe a Instituição às suas atribuições no sistema regulatório de exploração e produção de petróleo no Brasil.
I. MME – Ministério de Minas e Energia II. CNPE – Conselho Nacional de Política Energética III. ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis IV. EPE – Empresa de Pesquisa Energética. V. PPSA – Pré-Sal Petróleo S.A.
( ) presta serviços ao MME por meio de estudos e pesquisas destinados a subsidiar o planejamento do setor energético, cobrindo energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados e biocombustiveis.
( ) formula e assegura a execução de Políticas Públicas para a gestão sustentável dos recursos energéticos e minerais.
( ) assessora o Presidente da República sobre políticas nacionais e diretrizes específicas de energia que deverão ser detalhadas pelo MME.
( ) implementa políticas energéticas, promovendo a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis.
( ) é responsável pela gestão dos contratos de partilha de produção, gestão da comercialização de petróleo e gás natural e pela representação da União nos Acordos de Individualização da Produção (AIP).
Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q1912808 Economia
De acordo com o Plano Decenal de Energia 2030 (PDE 2030), apesar da redução de participação, os derivados de petróleo, num contexto de movimento para a transição energética, processo de mudança da matriz energética em direção às fontes de energias renováveis e energias de baixo teor de carbono, ainda se manterão com alta importância no final do período em análise.
Com relação às projeções da participação de derivados de petróleo na matriz energética, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A perenidade do modal rodoviário garante ao óleo diesel mineral a manutenção de importância entre os derivados de petróleo e se mantém como a principal fonte utilizada para o transporte de cargas pesadas no país, apesar de seu consumo potencial ter se reduzido com o aumento da participação do biodiesel no óleo diesel comercializado.
( ) O consumo de nafta se manterá estável na participação relacionada ao seu uso como matéria-prima petroquímica.
( ) O forte impacto em 2020 devido às restrições de deslocamento impostas pelo Covid-19, diminuirá a demanda de querosene de aviação.
( ) Embora a pandemia de Covid-19 tenha acelerado a adoção do trabalho remoto, a atividade total do transporte de passageiros deve aumentar entre 2019 e 2030, em consequência da demanda da sociedade por mobilidade, acompanhando o aumento do PIB per capita e a redução do desemprego.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1912807 Engenharia de Petróleo
No Brasil, o preço do combustível, quando chega ao consumidor, final tem 4 componentes: o preço de realização do combustível derivado do petróleo, o custo do biocombustível, as margens brutas de distribuição e revenda e os tributos federais e estaduais.
Com relação à formação dos preços finais de combustíveis derivados do petróleo no Brasil, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1912806 Engenharia de Petróleo
A participação especial é uma compensação financeira extraordinária devida pelos concessionários de exploração e produção de petróleo ou gás natural para campos de grande volume de produção.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Quando um campo pertencer a uma área de concessão detida por consórcio de empresas, ou por qualquer outra forma de associação entre empresas aceita pela ANP, todos os concessionários serão responsáveis solidários pelo recolhimento da participação especial, independentemente de qualquer acordo ou contrato celebrado entre eles.
( ) A base de cálculo da participação especial, relativa a cada campo de uma área de concessão, é a receita líquida da produção de petróleo e gás natural do campo no período-base de incidência. A receita líquida da produção de cada campo, no período-base de incidência, é a receita bruta da produção do campo, no mesmo período-base, ajustada pelas adições prescritas e pelas deduções autorizadas em lei.
( ) Os gastos incorridos pelo concessionário nas atividades de exploração das jazidas de petróleo e gás natural e de perfuração de poços na área de concessão e os gastos incorridos pelo concessionário nas atividades de desenvolvimento e de produção dos campos petrolíferos na área de concessão, em cada período - base, não poderão ser deduzidos da receita bruta da produção, para fins de apuração da respectiva receita líquida da produção.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: B
5: B
6: B
7: A
8: D
9: C
10: D
11: C
12: A
13: B
14: B
15: C
16: D
17: E
18: C
19: B
20: E