Questões de Concurso
Para engenheiro de meio ambiente júnior
Foram encontradas 265 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A operação de usinas termelétricas gera efluentes aéreos constituídos por gases e materiais particulados, capazes de afetar a atmosfera de forma física e/ou química.
Na emissão desses efluentes aéreos das usinas termelétricas, os(as)
Os recursos energéticos ditos primários são classificados em renováveis e não renováveis.
Sobre as fontes não renováveis e suas caracteristicas, tem-se que o
Nas refinarias de petróleo, os processos de conversão têm como objetivo transformar determinadas frações do petróleo em outras de maior interesse econômico. Esses processos têm natureza química e se utilizam de reações de quebra, reagrupamento e reestruturação molecular.
O processo que tem por objetivo o rearranjo da estrutura molecular dos hidrocarbonetos contidos em determinadas frações do petróleo, com o fim de valorizá-las, é a(o)
As refinarias de petróleo utilizam grandes volumes de água para as suas atividades e, a cada etapa do processo de refino, diferentes efluentes hídricos são gerados.
Nessas circunstâncias, o efluente gerado,
Uma política ambiental pretende ter como resultado a redução da deterioração ambiental, quando comparada com a que ocorreria se tal política não fosse implantada. Para isso, pode contar com instrumentos econômicos ou de mercado e instrumentos de comando e controle.
NÃO é um exemplo de instrumento de comando e controle a(o)
A técnica de identificação e análise de riscos denominada HAZOP (Análise de Perigo e Operacionabilidade) é baseada em um procedimento que gera perguntas de maneira estruturada e sistemática através do uso apropriado de um conjunto de palavras-guia.
Um procedimento fundamental da técnica HAZOP é
Os métodos de valoração econômica do meio ambiente podem ser divididos em três grupos: aqueles com base nos preços de mercados reais, os com base em mercados substitutos e os que utilizam preços de mercados hipotéticos.
O método que procura quantificar a relação entre a poluição e algum efeito mensurável, aplicando uma medida de valor econômico para o efeito baseada em preços de mercados reais e que, por isso, é mais utilizado na avaliação da degradação da água, do ar e do solo é o método
A Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) e a Árvore de Falhas são duas técnicas de identificação e análise de risco que podem fazer uso de dados quantitativos. A esse respeito, considere as afirmações abaixo.
I - A FMEA é uma técnica efi ciente quando aplicada a sistemas ou falhas simples, enquanto a Árvore de Falhas é a técnica recomendada para sistemas complexos.
II - A FMEA visa a obter, por meio de um diagrama lógico e do uso de expressões da álgebra booleana, um conjunto mínimo de falhas e combinações de falhas que levam ao evento em estudo, ao passo que a Árvore de Falhas visa à obtenção das causas e/ou da probabilidade de ocorrência de um determinado evento indesejado.
III - A metodologia usada pela técnica FMEA categoriza as falhas para priorização das ações corretivas, e a Árvore de Falhas determina a sequência mais crítica de falhas que leva à ocorrência de um evento indesejado.
É correto APENAS o que se afirma em
Em uma via de acesso localizada no interior de uma área industrial, passam aproximadamente 20 mil pessoas por ano. Dados históricos indicam que ocorrem cerca de trinta acidentes por ano, com uma vítima fatal a cada quarenta acidentes.
Nesse caso, o risco individual e o risco social valem em média, respectivamente:
O Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos é conhecido pela sigla GHS.
Um dos seus objetivos é
Biodiversidade é a diversidade da natureza viva de um habitat, isto é, é a totalidade dos genes, espécies e ecossistemas dessa região. Como os biomas apresentam diferentes climas, topografias e disponibilidade de nutrientes, entre outras características, existe uma variabilidade na biodiversidade desses biomas.
Os biomas aparecem em ordem crescente de biodiversidade em
O enxofre apresenta um ciclo que passa entre o ar e os sedimentos, existindo um grande depósito na crosta terrestre e nos sedimentos e, por outro lado, um depósito menor na atmosfera. Apesar de este último ser menor, em certas situações esse dióxido de enxofre atmosférico pode ter efeitos danosos aos organismos vivos, quando ocorrem as precipitações ácidas e o smog industrial em momentos de inversão térmica. Várias fontes contribuem para o enxofre da atmosfera.
Nessas circunstâncias, NÃO é um exemplo de emissão antrópica a
Na natureza, em algumas situações, ocorre um fenômeno de um aumento na concentração de determinados elementos e compostos químicos à medida que se avança na cadeia alimentar, em função da assimilação desses compostos na síntese dos tecidos ou gorduras. Isso ocorre porque é necessário um grande número de elementos de um nível trófico para alimentar indivíduos de um nível trófico superior e também porque os poluentes são de difícil degradação e lipossolúveis, fato que impede a eliminação através da urina.
Esse fenômeno é conhecido por
O licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades consideradas efetivas ou potencialmente causadoras de significativa degradação do meio ambiente são regulados no Brasil, principalmente, pelas Resoluções do Conama no 01/1986 e no 237/1997.
A respeito da implantação de portos e terminais de petróleo e produtos químicos no Brasil, com base no preconizado por essas Resoluções, considere as afirmações a seguir.
I - Portos e terminais de petróleo e produtos químicos são empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental.
II - Para a implantação de portos e terminais de petróleo e produtos químicos, é necessária a elaboração de estudo de impacto ambiental a ser submetido à aprovação do órgão ambiental competente.
III - Portos e terminais de petróleo e produtos químicos são empreendimentos que devem ser licenciados em mais de um único nível de competência, por serem potencialmente causadores de impactos regionais.
IV - A ampliação de portos e terminais de petróleo e produtos químicos dependerá de prévio licenciamento do órgão ambiental competente, sem prejuízo de outras licenças legalmente exigíveis.
É correto APENAS o que se afirma em
De acordo com as características e peculiaridades dos órgãos ou instituições envolvidas em um incidente, o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) adota princípios que permitem assegurar a utilização efetiva, rápida e coordenada dos recursos, objetivando a estabilização do incidente e a proteção da vida, da propriedade e do meio ambiente.
Está de acordo com os princípios de um SCI um incidente ser tratado da seguinte forma:
Uma das etapas do EIA/Rima é a avaliação dos impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade ou do empreendimento que pode ser realizada por diferentes métodos.
A esse respeito, o Método de Battelle corresponde a um exemplo de
Os impactos ambientais podem ser classificados qualitativamente segundo alguns critérios, dentre os quais, valor, ordem, espaço, tempo, dinâmica e plástica.
Sobre esse assunto, quanto à ordem, um impacto ambiental é classificado como direto quando
O aumento da produção, manipulação e circulação de produtos químicos perigosos, atividades que representam riscos ao meio ambiente, levou o Governo Federal à criação do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos – P2R2, por meio do Decreto Federal no 5.098, de 3 de junho de 2004.
A respeito do P2R2, considere as afirmações a seguir.
I - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento integra a Comissão Nacional do P2R2.
II - São exemplos de princípios orientadores do P2R2, reconhecidos como princípios gerais do direito ambiental brasileiro, o princípio da informação e o princípio da participação.
III - Uma das competências da Comissão Nacional do P2R2 é proceder à análise de acidentes em conjunto com outras entidades, quando julgar necessário.
IV - A coordenação da Comissão Nacional do P2R2 compete ao representante do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Estão corretas APENAS as afirmações
A identificação das fontes potenciais de incidentes de poluição por óleo e a apresentação das hipóteses acidentais específicas são informações importantes que devem estar contidas no Plano de Emergência Individual de uma instalação. Ainda, analisando-se as hipóteses acidentais, torna-se importante o conhecimento do volume do derramamento correspondente à descarga de pior caso (Vpc). Nesse contexto, para o caso de acidentes com dutos, considerem-se as seguintes variáveis:
T1 = tempo estimado para detecção do derramamento;
T2 = tempo estimado entre a detecção do derramamento e a interrupção da operação de transferência;
Q1 = vazão máxima de operação do duto;
V1 = volume remanescente na seção do duto, após a interrupção da operação de transferência.
Com base no apresentado, segundo a Resolução Conama no 398, de 11 de junho de 2008, o volume do derramamento correspondente à descarga de pior caso (Vpc), na ocorrência de acidentes com dutos, será dado por qual expressão ?