Questões de Concurso
Para professor - ciências naturais
Foram encontradas 1.080 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Coluna 1
1. Covalente.
2. Iônica.
3. Metálica.
Coluna 2
( ) Ligação intermediária, conduz eletricidade, insolúvel em água, normalmente no estado sólido (exceto o Mercúrio).
( ) Ligação forte, não conduz eletricidade, pode ou não ser solúvel em água, quando misturado com água não libera íons nem conduz eletricidade.
( ) Ligação intermediária, não conduz eletricidade, pode ou não ser solúvel em água, quando misturado com água libera íons e conduz eletricidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Os estrógenos estimulam o crescimento celular em diversas estruturas do organismo feminino, principalmente no endométrio, no miométrio e nas glândulas mamárias. Além disso, estimulam a contração da musculatura lisa nas trompas e no útero, facilitando a movimentação do oócito e dos espermatozoides para uma possível fertilização.
II. Na mulher, ocorre uma flutuação acíclica e dessincronizada na secreção dos hormônios sexuais (estrógenos, progesterona e androgênios) como resultado do ciclo ovariano – período entre duas ovulações sucessivas, que dura 28 dias.
III. A progesterona está envolvida, principalmente, na estimulação de secreções em tecidos alvos, como o endométrio e as mamas, além de reduzir a excitabilidade da musculatura uterina e das trompas.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) Na fase designada por pré-tratamento ou tratamento preliminar, o esgoto é sujeito aos processos de separação dos sólidos mais grosseiros, como: Gradeamento – que pode ser composto por grades grosseiras, grades finas e/ou peneiras rotativas; Desarenamento – nas caixas de areia; Desengorduramento – nas chamadas caixas de gordura ou em pré-decantadores. Nesta fase, o esgoto é preparado para as fases de tratamento subsequentes, podendo ser sujeito a um pré-arejamento e a uma equalização tanto de caudais como de cargas poluentes ou resíduos.
( ) O tratamento primário do esgoto é geralmente um processo biológico, do tipo iodo ativado ou do tipo filtro biológico, onde a matéria orgânica (poluente) é consumida por microrganismos nos chamados reatores biológicos. Estes reatores são normalmente formados por tanques com grande quantidade de microrganismos aeróbios, havendo a necessidade de promover o seu arejamento.
( ) A segunda fase de tratamento é designada por tratamento secundário, em que a matéria poluente é separada da água por sedimentação. Este processo exclusivamente de ação física pode, em alguns casos, ser ajudado pela adição de agentes químicos que, através de uma coagulação/floculação, possibilitam a obtenção de flocos de matéria poluente de maiores dimensões e assim mais facilmente decantáveis.
( ) Normalmente antes do lançamento final no corpo receptor, é necessário proceder à desinfecção das águas residuais tratadas para a remoção dos organismos patogênicos ou, em casos especiais, à remoção de determinados nutrientes, como o nitrogênio e o fósforo, que podem potenciar, isoladamente e/ ou em conjunto, a eutrofização das águas receptoras.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Coluna 1
1. Parasitismo.
2. Competição.
3. Mutualismo.
4. Herbivoria.
Coluna 2
( ) Duas espécies compartilham os mesmos recursos limitados em um ambiente, o que pode reduzir a aptidão de ambas.
( ) Uma espécie vive dentro de outra, obtendo recursos e causando prejuízo ao organismo hospedeiro, mas raramente levando-o à morte imediata.
( ) Uma espécie obtém benefício ao se alimentar de outra, geralmente sem causar a morte do organismo explorado.
( ) Uma relação obrigatória na qual ambas as espécies envolvidas obtêm benefícios e dependem uma da outra para sua sobrevivência.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Os contatos entre as placas, denominados limites de placas, podem ser de três tipos: divergente, convergente e transformante.
II. Nos limites convergentes, as placas se movem umas em direção às outras. São zonas compressivas, que incluem oceano com oceano, oceano com continente e continente com continente.
III. Nos limites divergentes, as placas passam lateralmente umas em relação às outras. Os tipos de placas envolvidas podem ser: oceano com continente ou oceano-oceano.
Quais estão corretas?
( ) Replicação é o processo de formação de moléculas de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Diferentemente do processo de transcrição do DNA, na replicação apenas uma das moléculas de DNA participará do processo.
( ) O RNA ribossomal (rRNA) é a molécula de RNA, formada por um filamento simples, responsável pela transmissão da informação genética contida no DNA para os ribossomos, onde será traduzida em proteína.
( ) A molécula de RNA diferencia-se da molécula de DNA em alguns aspectos, são eles: a existência da base nitrogenada uracila (U) no lugar da base T do DNA; a pentose é a ribose que substitui a desoxirrobose do DNA; apresenta-se geralmente em fita simples e é menos estável que a molécula do DNA.
( ) O RNA transportador (tRNA) é a molécula responsável pelo transporte de aminoácidos para os ribossomos para serem utilizados na síntese protéica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. A produtividade primária é a taxa na qual a energia química ou solar é capturada e convertida em ligações químicas pela quimiossíntese ou fotossíntese, respectivamente. Ela mostra quanta energia está disponível em um ecossistema.
II. A taxa de acúmulo de biomassa dos consumidores em determinada área é chamada de produtividade secundária líquida. Como ela depende da produtividade primária como fonte de energia, espera-se que um aumento na produtividade primária líquida cause um aumento da produtividade secundária líquida.
III. A quantidade de energia que se move de um nível trófico para o seguinte determina quanta energia ou biomassa pode existir em cada nível. A quantidade de energia transferida de um nível trófico para o superior depende de vários passos que ocorrem dentro de cada nível trófico e incluem consumo, assimilação e produção. A transferência de energia de um nível trófico para outro pode ser quantificada como o percentual de energia disponível que é transferido, uma medida de eficiência.
Quais estão corretas?
( ) Os principais constituintes dos planetas jovianos são substâncias livres como hidrogênio e hélio gasoso, gelo de água, metano, dióxido de carbono e amônia.
( ) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são planetas com densidade maior que os jovianos e formam a classe dos planetas telúricos.
( ) Os planetas telúricos são constituídos principalmente de nitrogênio, fósforo e ferro.
( ) Júpiter e Saturno são os únicos que compõem a classe dos planetas jovianos, caracterizados principalmente pela presença de anéis e de gelo de água em sua composição.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: