Questões de Concurso Para analista ministerial - assistente social

Foram encontradas 60 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1661978 Serviço Social

Segundo Iamamoto (2001) O serviço social na contemporaneidade. “Ao se falar em “prática profissional” usualmente tem-se em mente “o que o assistente social faz “, ou seja um conjunto de atividades que são desempenhadas pelo profissional . Podemos indicar como INCORRETA:


I. A “prática profissional” hoje não pode ser considerada isoladamente e em si mesma, mas em seus condicionantes sejam eles internos ou externos;

II. Um conjunto de fatores que não dependem exclusivamente do sujeito profissional, desde as relações de poder institucional, os recursos colocados à disposição para o trabalho pela instituição ou empresa que contrata o assistente social;

III. A prática profissional é vista como uma atividade do assistente social na relação com os usuários, os empregadores e dos mais profissionais;

IV. Essa atividade não é socialmente determinada, consideram-se também as condições sociais nas quais se realiza distintas da prática e a ela externas, ainda que nela interfiram;

Alternativas
Q1661977 Serviço Social

Os métodos são formas diferentes de interpretação dos dados empíricos, esses dados podem ser interpretados de muitas maneiras e na perspectiva materialista histórica dialética é CORRETO afirmar:


I. A teoria e a prática são sempre separáveis;

II. A teoria social marxista não contém em si o método de análise;

III. Há uma relação orgânica entre a teoria e o método e entre sujeito e objeto;

IV. Os métodos não são indicados para se fazer análise;

Alternativas
Q1661976 Serviço Social

Para Behring e Boschetti (2011) em a “Política Social: fundamentos e história“, aborda os fundamentos da generalização da política social após a Segunda Guerra Mundial. Sobre esses fundamentos da generalização da Política Social, é CORRETO afirmar:


I. O liberalismo heterodoxo de Keynes e de seus seguidores expressou a saída intelectual da crise de 1929;

II. A predominância do modelo Fordista de produção em sua perspectiva de combinar produção em massa com o consumo em massa;

III. A base subjetiva para a generalização da política social foi a força dos trabalhadores e do paradigma socialista que expandia a leste da Europa, que forjou um grande pacto entre os seguimentos dos mercados financeiros e dos donos dos meios de produção deixando de fora os trabalhadores;

IV. O Keynesianismo e o Fordismo associados constituíram-se os pilares do processo de acumulação acelerado do capital no pós 1945;

Alternativas
Q1661975 Serviço Social
De acordo com o Código de Ética, podemos afirmar que são deveres dos assistentes sociais, EXCETO:
Alternativas
Q1661974 Serviço Social
A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS ( lei no. 8.742 de 07/12/1993 , diz que a assistência social tem por princípios:
Alternativas
Q1661973 Serviço Social
A intervenção do Estado na gestão da vida cotidiana é contraditória porque possibilita: I - ao mesmo tempo, um reforço do processo de acumulação e uma contribuição ao fortalecimento das organizações populares; II - PORQUE a compreensão da intervenção do Estado vem se modificando na pratica cotidiana dos assistentes social.
Alternativas
Q1661972 Serviço Social
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, `a profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, a liberdade e à convivência familiar e comunitária. Este artigo pode encontrado na:
Alternativas
Q1661971 Serviço Social

“A Política Nacional de Assistência Social – PNAS estabelece nova organização dos serviços, de forma contínua e por níveis de proteção social (básica e especial), com foco prioritário de atenção à família, seus membros e indivíduos.” Numere a coluna 2 identificando as ações e serviços de cada nível de proteção, de acordo com a coluna 1.


COLUNA 1

I. Proteção básica

II. Proteção especial média complexidade

III. Proteção especial alta complexidade


COLUNA 2

( ) PAIF

( ) CRAS

( ) CREAS

( ) ABRIGO

( ) Inclusão Produtiva


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Q1661969 Serviço Social
Apreender a gênese do processo desencadeador das transformações societárias - plenamente consolidadas nas décadas de 80/90 — e sua dimensão econômica. Segundo José Paulo Netto que situa como marco de referência, evidenciado pela falência de um padrão de crescimento como estratégia da globalização econômica dinamizada pelo grande capital fora substituída pelo modelo de "acumulação flexível". O padrão de crescimento substituído foi:
Alternativas
Q1661968 Serviço Social
Como se caracteriza a feição que o sistema de proteção social, sob a perspectiva neoliberal, no atual estágio do capitalismo brasileiro?
Alternativas
Q1661967 Serviço Social
A “questão social” tem seu aparecimento no aprofundamento do conflito entre o capital e o trabalho. No capitalismo concorrencial, essa questão era tratada com ações coercitivas pelo Estado. Com o advento do capitalismo monopolista, como passou a ser tratada a “ questão social”?
Alternativas
Q1661966 Serviço Social
O conceito de seguridade absorve desde sua origem um conjunto diversificado de políticas sociais, como a previdência social, a saúde e a assistência social. Que tipo de organização de Estado apóia essa concepção?
Alternativas
Q1661965 Serviço Social
O projeto de intervenção no campo do Serviço Social, é tido como componente básico para o exercício da profissão do Assistente Social, na sua elaboração é importante ser observado:
Alternativas
Q1661964 Direito Constitucional
A Constituição Federal aprovada em 1988 transformou o município em um ente federado e autônomo com poderes para legislar sobre os assuntos de interesse local, principalmente na organização e prestação de serviços públicos municipais. Esse pacto federativo no Brasil visa:
Alternativas
Q1661963 Serviço Social
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a política de assistência social como política pública garantidora de direitos sociais, na perspectiva da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)
Alternativas
Q1661962 Serviço Social

As assertivas abaixo são relativas às transformações pelas quais a família brasileira vem passando atualmente.


I. As famílias tornaram-se mais efêmeras e heterogêneas, assumindo uma variedade de formas e arranjos;

II. As famílias estão diminuindo de tamanho, havendo simultaneamente uma inserção crescente das mulheres no mundo do trabalho;

III. Os tradicionais mecanismos de solidariedade familiar vêm se solidificando e sendo fortalecidos;


Indique a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1661961 Serviço Social
As transformações ocorridas na sociedade, vem demonstrando mudanças também no âmbito das famílias, das relações entre o casal e os filhos. Ou seja, tem se observado que há um deslocamento da autoridade patriarcal para a afeição maternal. Nesse sentido, a vida doméstica tende a se democratizar. Assim sendo, podemos afirmar como CORRETO, que o familismo pode ser gradativamente deslocado e substituído pelo
Alternativas
Q1661960 Serviço Social
Tendo em vista o caráter universalista das políticas públicas e a sua implementação, é importante considerar que o indivíduo e a sua família tenham as garantias dos direitos civis e sociais respeitados, bem como seja garantida também a possibilidade de elevação e melhoraria do nível de qualidade de vida, nesta direção podemos afirmar que é CORRETO, que é preciso ir alem , é preciso também assegurar:
Alternativas
Q1661959 Serviço Social
A Constituição Federal de 1988 foi um avanço social e político, um marco em nossa sociedade principalmente pelos seus princípios fundamentais dentre esses podemos considerar INCORRETO
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: B
5: C
6: B
7: A
8: A
9: B
10: A
11: C
12: A
13: B
14: C
15: C
16: A
17: C
18: C
19: D
20: D