Questões de Concurso Para engenharia florestal - júnior

Foram encontradas 84 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2213799 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na cultura da seringueira do gênero Hevea sp. ocorre o ataque de uma doença conhecida vulgarmente como mal das folhas, em que as plantas atacadas apresentam lesões levemente escurecidas na face inferior dos folíolos.
Qual o agente causador dessa doença em seringais? 
Alternativas
Q2213798 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os inseticidas foram muito utilizados no controle preventivo dos cupins até a publicação, pelo Ministério da Agricultura, da Portaria n. 329, de 02/09/1985, que proibiu a fabricação e comercialização desses produtos químicos. Em substituição a esses inseticidas, foram desenvolvidos novos cupinicidas, um deles amplamente utilizado também para as formigas cortadeiras, sendo o seu ingrediente ativo denominado fipronil.
Com relação ao modo de ação desse cupinicida nos insetos, esses produtos são denominados 
Alternativas
Q2213797 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Antes da implantação das culturas florestais é necessária a produção de mudas sadias, sem a presença de pragas e doenças, principalmente devido às condições de umidade encontradas nos viveiros florestais que favorecem o desenvolvimento desses organismos. O engenheiro florestal e o produtor de mudas devem ficar atentos aos sintomas apresentados nas mudas, pois, muitas vezes, as mudas mal transplantadas, a falta ou excesso de água, a queima por insolação e a fitotoxicidade por produtos fitossanitários mascaram e confundem os produtores e técnicos com doenças causadas por patógenos. O fungo Botrytis cinerea é muito comum e é devastador quando ataca muda mais jovem.
Quais os sintomas típicos dessa doença que caracterizam a identificação correta desse patógeno na cultura do eucalipto?
Alternativas
Q2213796 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considere a situação hipotética.
Numa área para implantação da cultura do eucalipto foi constatada a presença de formigas cortadeiras da espécie Atta sexdens rubropilosa (Hymenoptera: Formicidae) e realizada a aplicação de iscas formicidas próximo dos olheiros mais ativos, sendo essa isca levada para dentro do formigueiro.
Qual o alvo de controle das iscas para a eliminação e morte do formigueiro?
Alternativas
Q2213795 Engenharia Florestal
A vespa da madeira, Sirex noctilio (Fabr., 1793) (Hymenoptera: Siricidae), praga importante para o cultivo de Pinus spp., que causa a deterioração da madeira pela ação de fungos que se desenvolvem após as perfurações realizadas pelas larvas e adultos desse inseto. Um programa nacional de controle dessa praga foi desenvolvido pela Embrapa juntamente com o Ministério da Agricultura e empresas florestais. Ele utiliza o nematoide Deladenus siricidicola.
Como ocorre o controle dessa praga por esse organismo?
Alternativas
Q2213794 Engenharia Florestal
As sementes de Hevea brasiliensis, Theobroma cacao, Carapa sp., Virola surinamensis, Inga uruguensis, Araucaria angustifólia e Euterpe edulis requerem alto grau de umidade para seu acondicionamento, sendo consideradas sementes 
Alternativas
Q2213793 Engenharia Florestal
O teste de tetrazólio é um teste bioquímico que pode ser usado quando as sementes necessitam ser semeadas logo após a colheita, quando apresentam dormência, ou para resolver problemas encontrados no teste de germinação como, por exemplo, presença de um grande número de plântulas anormais.
O objetivo do teste é
Alternativas
Q2213792 Engenharia Florestal
O cotidiano dos serviços, relacionados à análise de sementes em um laboratório contempla uma rotina estabelecida por meio das seguintes principais atividades:
I. amostragem; II. recebimento e protocolo das amostras; III. preparação da amostra de trabalho; IV. análise de pureza; V. peso de mil sementes; VI. Ddeterminação do grau de umidade; VII. teste de germinação; VIII. arquivo da contra-amostra; IX. emissão de boletins; X. emissão de resultados; XI. limpeza de materiais, equipamentos e instalações.
Estão CORRETOS
Alternativas
Q2213791 Engenharia Florestal
Sementes dormentes são 
Alternativas
Q2213790 Engenharia Florestal
Germinação de sementes em teste de laboratório é a emergência e desenvolvimento das estruturas essenciais do embrião, demonstrando sua aptidão para produzir uma planta normal sob condições favoráveis de campo. Nesse teste são consideradas plântulas normais aquelas que mostram potencial para continuar seu desenvolvimento e dar origem a plantas normais, quando desenvolvidas sob condições favoráveis.
Para serem classificadas como normais, as plântulas devem estar de acordo com uma das seguintes categorias: 
Alternativas
Q2213789 Engenharia Florestal
Em 1948, o Engenheiro Florestal Walter Bitterlich desenvolveu um novo método de estimar a área basal de uma formação florestal, classificado como método de parcela circular de área variável. De acordo com esse método, utilizou-se o relascópio de espelho de Bitterlich com escala de numeração (K = 2). Com base na relação AB/ha = N x K, considerou-se um giro de 360º no campo qualificando-se 13 árvores com 01 e quatro árvores com 0,5.
Nesse contexto, o valor da área basal por hectare com base apenas nessa unidade amostral é de
Alternativas
Q2213788 Engenharia Florestal
Analisando-se o desenvolvimento de um povoamento florestal de pinus, considerou-se o modelo de inventário florestal contínuo. De acordo com valores obtidos no terceiro ano (V = 500m3 /ha e no quinto ano (V = 600 m3 /ha), pode-se afirmar que
Alternativas
Q2213787 Engenharia Florestal
Analise a seguinte proposição.
Na execução de um inventário florestal em duas plantações de eucalipto com a mesma idade, optou-se pelo sistema de amostragem inteiramente ao acaso ou casual simples. Com os resultados do inventário piloto, calculou-se o tamanho da amostra (número de parcelas) para cada povoamento florestal, totalizando A = 28 unidades amostrais e B = 32 unidades amostrais. Os valores médios de volume por parcela e por hectare são iguais para ambos os povoamentos.
De acordo com essas informações, pode-se afirmar que

I. os povoamentos florestais são totalmente iguais.
II. o povoamento florestal A é mais homogêneo que o povoamento B.
III. o povoamento florestal A é mais heterogêneo que o povoamento B.

A análise permite concluir que 
Alternativas
Q2213786 Engenharia Florestal
O Centro Sul do Brasil apresenta os maiores maciços florestais resultantes de ações de florestamentos ou reflorestamentos ocorridas nas últimas décadas. Utilizaram-se variadas espécies, todavia, deu-se preferência às espécies de rápido crescimento na formação dessas plantações florestais.
As espécies arbóreas mais usadas foram, respectivamente,
Alternativas
Q2213785 Engenharia Florestal
O setor florestal brasileiro passou por grande desenvolvimento tecnológico na segunda metade do século XX, evidenciando a necessidade de implantação do sistema de produção sustentada.
Essa modalidade contempla o sistema de rendimento sustentado, que consiste em
Alternativas
Q2213784 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Sistema de Plantio Direto (SPD) tem se destacado como uma das estratégias mais eficazes para melhorar a sustentabilidade da agricultura em regiões tropicais e subtropicais, contribuindo para minimizar perdas de solo e de nutrientes pela erosão.
A respeito do SPD, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O acúmulo de matéria orgânica nesse sistema torna o solo um importante dreno de CO2, contribuindo para a mitigação do efeito desse gás no aquecimento global.
( ) O Al pode formar complexos com ácidos fúlvicos provenientes da decomposição de resíduos orgânicos, aumentando o teor de alumínio tóxico na solução do solo.
( ) A ausência de revolvimento do solo e a adição de resíduos das culturas provocam um fluxo contínuo de carbono no solo, o que favorece estruturas mais estáveis.
( ) As perdas por volatilização de NH3 pela aplicação de ureia em superfície são muito maiores no SPD que no sistema convencional (aração e gradagem).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Alternativas
Q2213783 Agropecuária
Uma alternativa para o manejo do solo é a utilização de gesso agrícola para melhoria do ambiente radicular.
Considerando as características do gesso agrícola, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2213782 Agropecuária
Inúmeros são os fatores que condicionam a produtividade de uma cultura em determinada área agrícola, sendo o manejo da matéria orgânica essencial para o desenvolvimento agrícola.
Analise as seguintes afirmativas sobre a matéria orgânica do solo.
I. Solos tropicais normalmente contêm menores teores de matéria orgânica que solos de regiões temperadas devido às condições climáticas.
II. A manutenção ou a adição de matéria orgânica ao solo favorece a dispersão de argila, melhorando a agregação de partículas do solo.
III. Incorporação de matéria orgânica ao solo aumenta a complexação de alumínio e manganês, que podem apresentar teores tóxicos em alguns solos.
IV. Cobertura do solo com resíduos orgânicos aumenta a capacidade de armazenamento de água, bem como a redução de suas perdas por evaporação.
V. O processo de reciclagem de nutrientes nos solos ocorre principalmente por meio da imobilização de ânions nos restos de cultura incorporados ao solo.
Estão CORRETAS
Alternativas
Q2213781 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Quando interpretamos os resultados de uma análise da fertilidade de solo, se for observada uma diferença de valores muito alta entre a CTC potencial (T) e a CTC efetiva (t), podemos afirmar que esse solo terá
Alternativas
Q2213780 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O enxofre é um nutriente essencial para as plantas, sendo considerado um macronutriente secundário.
A respeito dos sintomas visuais de deficiência de enxofre nas plantas, assinale a afirmativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: B
6: B
7: A
8: A
9: A
10: B
11: C
12: C
13: B
14: D
15: A
16: C
17: A
18: B
19: D
20: D