Questões de Concurso Para instrutor de atividades artísticas

Foram encontradas 278 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3060612 Educação Artística

Sobre a origem e o desenvolvimento do ballet, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:


1.(__) O ballet surgiu na Itália durante a Idade Média, no século XIII, como uma forma de entretenimento aristocrático nas cortes italianas. Conhecido como balletto , ele era composto por danças dramáticas e cênicas, muitas vezes realizadas em celebrações de casamentos nobres.


2.(__) O termo ballet deriva do italiano ballare, que significa "dançar". As primeiras apresentações eram repletas de simbolismos mitológicos e alegorias, destinadas a transmitir mensagens políticas ou honrar figuras da nobreza.


3.(__) A chegada de Catherine de Médici à França em 1533, ao se casar com o rei Henrique II, foi um marco decisivo na propagação do ballet. Ela trouxe consigo artistas italianos que introduziram essa nova forma de arte à corte francesa.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q3060611 Educação Artística

Leia o excerto abaixo:


Ao longo do século XVIII, o ballet começou a ganhar uma narrativa mais expressiva. Jean-Georges Noverre foi uma figura fundamental ao advogar pela ideia de que o ballet deveria ser uma forma de contar histórias, onde a expressão corporal tivesse mais importância que o simples virtuosismo técnico. Em seus ___________, ele propôs o conceito de ballet d'action, ou ballet de ação, no qual a dança deveria expressar emoções e desenvolver uma narrativa clara. Essa evolução dramática também pode ser vista no aumento da importância do papel feminino no ballet. Anteriormente, os papéis femininos eram frequentemente desempenhados por homens, mas, a partir do século XVIII, as mulheres começaram a dominar os palcos, com Marie Camargo e Marie Sallé se tornando famosas por suas habilidades técnicas e expressividade (Fonte adaptada: COMPAN, C. Dictionnaire de danse, contenant l'histoire, les règles et les principes de cet art. Paris: Cailleau, 1787.)


Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta

Alternativas
Q3060610 Educação Artística

Sobre a tecnologia de motion capture (mocap) aplicada à dança, analise as afirmações a seguir:


I. O motion capture permite a captura dos movimentos dos dançarinos em tempo real e sua transferência para um ambiente digital, sendo útil tanto para análise detalhada do movimento quanto para a criação de performances híbridas.


II. No processo coreográfico, o motion capture oferece apenas uma visão artística e subjetiva dos movimentos, sem permitir uma análise técnica da precisão do movimento.


III. Performances que utilizam o motion capture podem combinar o movimento humano com elementos digitais, criando novas formas de interação entre o físico e o virtual.


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Q3060609 Educação Artística
Na composição coreográfica de um ballet clássico, a simetria, o uso do espaço, o movimento e a harmonia são elementos essenciais para criar uma estética visual equilibrada e expressiva. Sobre esses elementos, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3060608 Educação Artística
Sobre as inovações trazidas pela companhia Ballets Russes, fundada por Sergei Diaghilev no início do século XX, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3060607 Noções de Informática

O uso de softwares como DanceForms e LifeForms no campo da coreografia representa uma importante interseção entre arte e tecnologia, oferecendo ferramentas que expandem as possibilidades criativas e técnicas dos coreógrafos. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:


1. (__) Esses softwares possibilitam que coreógrafos experimentem e visualizem sequências de movimento em um ambiente digital antes de trabalhar diretamente com os dançarinos. No DanceForms e no LifeForms é possível criar avatares tridimensionais que simulam o corpo humano em movimento, o que permite ao coreógrafo testar a viabilidade de combinações de passos.


2. (__) DanceForms e LifeForms são ferramentas de mapeamento de projeção (projection mapping ) que permitem a criação de cenários imersivos que interagem diretamente com o movimento dos dançarinos por meio de uma tecnologia de Inteligência Artificial.


3. (__) Esses softwares ajudam a fazer uma abordagem mais analítica para a criação coreográfica, permitindo ao coreógrafo planejar a estrutura da performance em detalhes.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: 

Alternativas
Q3060606 Educação Artística
No ensino da dança, diversos métodos e estratégias pedagógicas são utilizados para desenvolver habilidades e ampliar a expressividade dos alunos. Em relação aos produtos pedagógicos aplicados ao ensino de ballet, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3060605 Educação Artística
O ballet romântico, um dos principais estilos da história do ballet clássico, emergiu no século XIX e trouxe grandes transformações para a linguagem da dança, especialmente no que diz respeito à expressão e à técnica. Um exemplo icônico de ballet romântico é a obra "Giselle", que incorpora a técnica e o estilo característicos da época. Sobre o ballet romântico, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3060604 Educação Artística
A composição coreográfica moderna frequentemente se alimenta de diversas fontes culturais, integrando elementos tradicionais com novas tendências. Sobre a composição coreográfica e o uso de fontes culturais e tecnológicas, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3060603 Educação Artística

Nas formações de corpos de baile (como em ballets de repertório como Lago dos Cisnes ), a I._______ é usada para criar padrões visuais uniformes, muitas vezes alinhando grupos de bailarinas de forma a refletirem-se umas nas outras, como num espelho. Em movimentos individuais, como o port de bras ou os arabesques , a II._______ do corpo em relação à linha central é crucial para manter o equilíbrio e a estética visual.

Preencha as lacunas acima e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q3060602 Educação Artística
A dança moderna emergiu no início do século XX como uma ruptura com os rigores do ballet clássico, oferecendo maior liberdade de movimento e uma conexão mais direta com questões culturais e sociais da época. Sobre as características e influências da dança moderna em seu contexto cultural, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3060601 Educação Artística

Acerca das influências africanas e afro-diaspóricas no ballet no século XX, julgue as proposições abaixo:


I. Diferentemente do ballet clássico, que busca a leveza e a elevação (com saltos, giros e relevés), as danças africanas frequentemente se conectam ao chão de maneira mais direta, representando uma ligação simbólica e espiritual com a terra. Essa conexão trouxe ao ballet moderno uma nova abordagem, onde o uso da gravidade, o peso do corpo e a energia de "impulsão" para o solo transformaram o modo como os coreógrafos e dançarinos abordam a dinâmica do movimento.


II. Katherine Dunham foi uma das pioneiras na incorporação consciente de elementos das danças africanas e afro-diaspóricas no ballet e na dança moderna. Como antropóloga e dançarina, Dunham viajou para o Caribe para estudar as tradições de dança de diversas culturas africanas e suas diásporas, incluindo o Haiti, a Jamaica e Trinidad. 


III. A dança africana e suas ramificações na diáspora afro-caribenha e afro-americana compartilham características que foram essenciais para a renovação do vocabulário do ballet no século XX. Entre essas características, destaca-se o uso de ritmos polirrítmicos, onde diferentes partes do corpo podem mover-se em ritmos independentes, algo que difere do foco no movimento homogêneo e simétrico do ballet clássico.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).

Alternativas
Q3008155 Noções de Informática
O Google Maps é um aplicativo que também pode ser utilizado em desktops por meio de um navegador web, tendo como funções e características:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: D
5: C
6: A
7: B
8: B
9: C
10: B
11: C
12: C
13: D
14: B
15: A
16: E
17: D
18: D
19: E
20: E