Questões de Concurso
Para oficial da marinha mercante
Foram encontradas 128 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Durante o processo de desgaseificação dos tanques de uma embarcação, ocorreu uma explosão com princípio de incêndio logo em seguida. O médico de plantão no serviço de referência recebeu um militar de 35 anos, 70 kg, com queimadura de segundo grau em 40% da sua superfície corporal. De acordo com a fórmula de Parkland, qual é o volume total de reidratação venosa indicado para esse paciente nas primeiras 24 horas?
Uma primigesta de 23 anos e com 37 semanas de gestação dá entrada no centro obstétrico do Hospital Naval Marcílio Dias com queixa de elevação dos níveis pressóricos há dois dias, sendo a pressão arterial (PA) máxima domiciliar de 150x100 mmHg. Os níveis pressóricos da paciente durante a gestação sempre foram normais. Queixava-se no atendimento de cefaléia frontal, borramente visual e dor abdominal. Vitalidade fetal estava preservada à cardiotocografia, categoria 1, com contrações uterinas esporádicas. Exame físico sem sinais de trabalho de parto e tônus uterino normal. Foi realizada nova aferição de PA, em repouso, que se manteve em 150x100 mmHg. Exames laboratoriais apresentavam-se normais e EAS evidenciou presença de proteína. Com base nas informações apresentadas, assinale a opção que apresenta a conduta mais adequada para o caso.
Assinale a opção que apresenta um fator de risco para sepse neonatal precoce.
A distócia de ombros é uma emergência obstétrica e são necessárias manobras imediatas para solucioná-la. Desse modo, assinale a opção que apresenta medidas utilizadas no manejo dessa intercorrência.
Uma paciente de 55 anos, submetida à cirurgia de quadrantectomia por carcinoma duelai invasor mamário, apresentou biópsia de linfonodo sentinela negativa e margens livres de tumor na peça cirúrgica. Assim, assinale a opção que apresenta o tratamento complementar indicado nesse caso.
Com relação aos sinais clínicos anormais de um exame abdominal, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I- Febre, icterícia e dor abdominal intermitente no quadrante superior direito são conhecidos como sinal de charco! e podem indicar tumor periampular.
II- Áreas locais de descoloração ao redor do umbigo e flancos são conhecidas como sinal de Grey Turner e podem indicar pancreatite aguda hemorrágica.
III- A coloração amarelada da região umbilical é chamada de sinal de Ransohoff e pode indicar ruptura do dueto biliar comum.
IV- O aumento dos sons respiratórios e cardíacos através da parede abdominal pode indicar ruptura de víscera oca.
V- Dor provocada quando há elevação e extensão da perna contra uma resistência é o sinal do iliopsoas e pode ser indicativo de apendicite com abscesso retrocecal.
Um homem de 60 anos, com antecedentes de hipertensão arterial sistêmica, começou a apresentar quadro de dor torácica em aperto de início súbito com irradiação para o dorso, com sudorese associada. Esse paciente apresenta pressão arterial em membro superior direito de 250 x130mmHg e ausência de pulso do membro superior esquerdo. Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta a principal hipótese diagnóstica.
Em relação à fisiologia do ciclo menstrual, o pico de LH ocorre devido ao estímulo de qual hormônio e deflagra qual evento, respectivamente?
Existem duas diferentes vacinas contra a poliomielite licenciadas no Brasil: a vacina de vírus vivo oral (VOP) e a vacina de vírus inativado (VIP). De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), é correto afirmar que:
Uma gestante, IG: 26 semanas, dá entrada na maternidade do Hospital Naval Marcílio Dias, com quadro sugestivo de descolamento prematuro de placenta (DPP). Foi indicada cesariana de emergência, sob anestesia geral. Seu recém-nascido (RN), com peso estimado de 800g, nasce em mal estado geral, apnéico, cianótico e hipotônico. Com relação a esse caso, é correto afirmar que:
Laboratorialmente a cetoacidose diabética, além da cetonúria e cetonemia, caracteriza-se por:
A escala da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar desidratação baseia-se na avaliação de nível de consciência, olhos e mucosas, sede e sinal da prega em abdômen. De acordo com essa escala, é correto afirmar que:
Sobre a ruptura prematura das membranas ovulares (RPMO), é correto afirmar que:
Um médico da Operação Formosa, em Goiás, foi chamado para atender um militar vítima de envenenamento, em um acidente com uma cobra cascavel. Sobre o quadro clínico e manejo dessa intercorrência, assinale a opção INCORRETA.
Um homem de 40 anos refere quadro agudo de dor súbita em região epigástrica e irradiação para todo o abdômen há cerca de 6 horas, vômitos claros no início e parada de eliminação de gases. No exame físico, apresentava contratura abdominal com sinais de irritação peritoneal. Com base nessas informações, qual exame complementar inicial deverá ser realizado?
Assinale a opção que apresenta a situação que resulta em aumento do volume residual pulmonar.
Sobre o tratamento da sífilis na gestação, é correto afirmar que:
Um pré-escolar de 4 anos, sexo masculino, veio para consulta com relato paterno de que a criança apresenta lábios "azulados" e respiração mais rápida que o normal quando faz aula de futebol ou está correndo ao brincar. O menino apresenta melhora dos sintomas quando cessa tais atividades. Ao exame físico, a criança apresenta sopro sistólico (++/6+), de ejeção, na borda esternal esquerda alta com segunda bulha hipofonética. Com base nas informações apresentadas, a intolerância às atividades físicas deve-se a:
Sobre infecção puerperal, é INCORRETO afirmar que:
Uma mulher de 47 anos, negra, em exame periódico, apresenta massas hilares bilaterais em sua radiografia de tórax. A biópsia de uma dessas massas mostra granuloma não caseoso e as colorações para fungo e bacilos álcool-ácido-resistente foram negativas. Com base nessas informações, qual o diagnóstico mais provável para o caso?