Questões de Concurso

Foram encontradas 1.973.690 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3088639 Legislação Federal

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua natural da comunidade surda no Brasil, reconhecida oficialmente pela Lei nº 10.436/2002.


Assinale a alternativa correta em relação a suas características.

Alternativas
Q3088636 Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa apresentam diferenças fundamentais em sua estrutura linguística e em sua forma de expressão.


Assinale a alternativa correta sobre essas diferenças.

Alternativas
Q3088550 Libras

Na educação de alunos surdos, é essencial adotar metodologias de ensino que levem em consideração as especificidades linguísticas e culturais dessa comunidade.


Assinale a alternativa correta sobre as metodologias de ensino e aprendizagem para surdos.

Alternativas
Q3088508 Libras

O processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em alunos surdos difere do de alunos ouvintes, devido à importância da língua de sinais e do ambiente linguístico.


Assinale a alternativa correta sobre esse processo.

Alternativas
Q3088507 Pedagogia

O Currículo da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, SC (2019) foi desenvolvido para atender às especificidades da realidade local e garantir a qualidade do ensino.


Analise as afirmativas abaixo em relação aos princípios que orientam esse currículo.


1. O currículo da rede municipal de Chapecó orienta o respeito às necessidades e as particularidades de cada estudante, por meio de práticas pedagógicas inclusivas.


2. O currículo da rede municipal de Chapecó está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


3. O currículo da rede municipal de Chapecó prioriza o desenvolvimento de competências técnico-científicas em detrimento aos aspectos socioemocionais e culturais dos estudantes.


4. No currículo da rede municipal de Chapecó, a avaliação é no desempenho individual dos alunos em provas, sem considerar outros aspectos do desenvolvimento escolar.


5. O currículo da rede municipal de Chapecó enfatiza a importância de metodologias que promovam o planejamento e a avaliação da aprendizagem, permitindo um acompanhamento mais próximo do desenvolvimento dos estudantes.



Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q3088504 Libras

Os estudos sobre identidade e cultura surda indicam que essa identidade pode ser construída de diferentes formas de acordo com o contexto em que cada pessoa surda está inserida.


Os surdos que, sendo oriundos de famílias ouvintes, passam por um processo de transição entre a tentativa de estar no mundo a partir da perspectiva ouvinte e de uma linguagem oral e visual truncada para um contato tardio com a comunidade surda, comunicação visual sinalizada e a experiência visual de mundo, chamamos de:

Alternativas
Q3088503 Libras

Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para a comunicação e identidade da comunidade surda no Brasil, sendo reconhecida oficialmente desde 2002.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Libras.


( ) A Libras possui uma estrutura gramatical própria e é composta por elementos visuais- -espaciais, como gestos, expressões faciais e movimentos corporais.


( ) A Libras é uma representação gestual do português, tendo uma estrutura gramatical semelhante à língua oral e escrita.


( ) A Libras é um conjunto de gestos que auxiliam a comunicação dos surdos e fortalecem a construção da identidade surda.


( ) A Libras é utilizada nas produções artísticas da comunidade surda, como performances teatrais, por exemplo.


( ) A Libras pode ser substituída pelo português oral com o uso de tecnologias como aparelhos auditivos ou implantes cocleares.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q3088502 Libras

A cultura surda é uma parte importante da identidade das pessoas surdas e está profundamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Analise as afirmativas abaixo referente à cultura surda e sua relação com as identidades surdas.


1. A identidade surda é construída principalmente a partir da experiência compartilhada em torno da Libras, que funciona como elemento central de coesão e expressão cultural da comunidade surda.


2. A identidade surda é definida pelo nível de perda auditiva de uma pessoa, independentemente do uso da Libras ou da participação em comunidades surdas. 


3. A cultura surda é homogênea; todas as pessoas surdas compartilham as mesmas tradições e práticas culturais, sem variações regionais ou individuais.


4. A comunidade surda no Brasil não rejeita a importância de ter sua própria língua, mesmo assim defende uma integração total por meio da oralização e do uso da língua portuguesa. 5. O reconhecimento da cultura surda ocorre apenas no âmbito educacional, sem impactos relevantes na vida cultural ou política das pessoas surdas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q3088128 Direito Constitucional
São brasileiros natos 
Alternativas
Q3088127 Direito Constitucional
A República Federativa do Brasil rege-se, em suas relações internacionais, pelos seguintes princípios, com exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q3088040 Direito Constitucional
O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução.
As opções a seguir apresentam membros que participam desse Conselho, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3088039 Direito Administrativo
A Constituição, em regra, veda a acumulação de cargos públicos, com algumas exceções. Diante do exposto, desde que haja compatibilidade de horários, é permitida a acumulação de 
Alternativas
Q3087401 Direito Administrativo
A nova lei de licitações (Lei nº 14.133/21) instituiu uma nova modalidade de licitação denominada
Alternativas
Q3086718 Pedagogia

Com relação às várias tecnologias aplicadas à educação, julgue o item seguinte.


A inserção de realidade aumentada (RA) em atividades educacionais propicia um ambiente de aprendizagem mais interativo e imersivo, alterando significativamente os resultados de aprendizagem quando comparada a métodos tradicionais.

Alternativas
Q3086661 Pedagogia

"BNCC e os currículos se identificam na comunhão de princípios e valores que, como já mencionado, orientam a LDB e as DCN. Dessa maneira, reconhecem que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica."


Tendo o fragmento da BNCC como referência inicial e considerando a relevância do tema por ele tratado, julgue o item seguinte.


 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018, p. 12.

A BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação.
Alternativas
Q3086581 Pedagogia

Com relação às várias tecnologias aplicadas à educação, julgue o item seguinte.


Embora a gamificação aplicada à educação tenha demonstrado benefícios claros na motivação e no engajamento dos alunos, sua utilização não apresenta efeito direto sobre o desenvolvimento de habilidades cognitivas complexas.

Alternativas
Q3086569 Pedagogia
A avaliação diagnóstica é aplicada no final de um período letivo com o objetivo de medir o desempenho dos alunos e classificar seu aproveitamento.
Alternativas
Q3086568 Pedagogia
A avaliação formativa é voltada para o processo de aprendizagem, permitindo ajustes contínuos nas práticas pedagógicas durante o desenvolvimento das atividades educacionais.
Alternativas
Q3086525 Português

Aliança Nacional vai promover ações para eliminação do câncer do colo do útero


(Texto adaptado com fins didáticos.)


O Instituto Vencer o Câncer e o Grupo Mulheres do Brasil se uniram para a criação da Aliança Nacional para Eliminação do Câncer do Colo do Útero. Esta iniciativa importante pretende mudar o cenário da doença aqui no país. Como já destacamos neste espaço, este é um dos tumores mais comuns entre as mulheres brasileiras e uma das principais causas de morte por câncer no Norte e Nordeste.


O câncer do colo do útero é uma doença que pode ser prevenida e curada se detectada precocemente e tratada adequadamente. Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a estratégia global para sua eliminação, estimulando os países a cumprirem metas estabelecidas para 2030 com políticas nacionais focadas em vacinação, rastreamento e tratamento.


Uma das bases da Aliança é a Comunicação, com estratégias diversificadas para informar mais a população, principalmente sobre o HPV e sua relação com o desenvolvimento do câncer.


É sempre importante reforçar a mensagem de que a infecção pelo HPV, ou papilomavírus humano, é bastante comum e pode afetar tanto homens quanto mulheres, infectando a pele e mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes deste vírus, mas apenas alguns são responsáveis pelo desenvolvimento de lesões pré-malignas. Os tipos 16 e 18, por exemplo, estão associados ao desenvolvimento de câncer, especialmente no colo do útero, mas também no canal anal, pênis, vulva, vagina e orofaringe.


A vacinação é a medida mais eficaz, resolutiva e barata para prevenir a infecção pelo HPV e, consequentemente, reduzir a incidência de tumores associados ao vírus.


O Brasil firmou compromisso com a causa e tem desenvolvido ações abrangentes, como a adoção do esquema de dose única em meninas e meninos de 9 a 14 anos para vacinação. Outra medida é a incorporação do teste molecular para a detecção do HPV no SUS e, em breve, da atualização das diretrizes brasileiras de rastreamento do câncer do colo do útero.


No ano passado, com o Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar, promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, houve um aumento de 42% na imunização contra o HPV.


Por isso, como estratégia, a Aliança também vai trabalhar em conjunto com líderes comunitários, escolas, pais e educadores para promover a vacinação. Esta parceria com a Educação é especialmente importante, pois é nos colégios que atingiremos as crianças e jovens da faixa etária prioritária.


https://forbes.com.br/forbessaude/2024/09/fernando-maluf-alianca-naci onal-vai-promover-acoes-para-eliminacao-do-cancer-do-colo-do-utero/

Depreende-se do texto que o Brasil ainda não adotou nenhuma medida para a vacinação contra o HPV em escolas.
Alternativas
Q3086512 Pedagogia

Com relação à Lei nº 9.394/1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue o item seguinte.


A organização da educação escolar pode ser feita em ciclos ou anos letivos, cabendo ao sistema de ensino de cada estado determinar qual dos dois métodos será utilizado, independentemente de consulta pública.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: E
5: B
6: E
7: C
8: A
9: E
10: A
11: D
12: C
13: E
14: C
15: C
16: E
17: E
18: C
19: E
20: E