Questões de Vestibular
Sobre linguagens e suporte em artes plásticas em artes plásticas
Foram encontradas 94 questões
Considerando os múltiplos aspectos históricos relacionados ao texto anterior, julgue o item.
No balé clássico, dança que surgiu no século XVI, as
dimensões de corporeidade são as mesmas das culturas afroindígenas.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
O samba é um ritmo brasileiro que surgiu como
consequência do movimento cultural inaugurado na Semana
de Arte Moderna, em 1922.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
Conforme mencionado no terceiro fragmento de texto, Tom
Jobim e Egberto Gismonti incorporaram música erudita e
música popular em suas composições. Tom Jobim ficou
conhecido como um ícone da Bossa Nova, enquanto a
música de Egberto Gismonti não permite uma classificação,
dada a grande diversidade de suas composições.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
Infere-se do último fragmento de texto — “uma
musicalidade ligada aos valores do território nacional, ditas
populares, seja no âmbito rural, seja no âmbito urbano”—
que a música sertaneja é um exemplo característico de
música brasileira popular rural, ao passo que o choro é um
exemplo característico de música brasileira popular urbana.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
Uma das diferenças entre a música de concerto, chamada
erudita, e a música popular consiste no fato de a música de
concerto ser escrita em partituras, e a música popular, não.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
Os bailados Amazonas e Uirapuru, citados no primeiro
fragmento, assim como O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky,
um dos bailados mais famosos do mundo, são obras
orquestrais compostas para o acompanhamento de uma
coreografia de bailarinos e bailarinas.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
A música é a arte que lida com o som e o silêncio,
organizando-os sequencialmente de modo que adquiram
forma e sentido; os elementos principais da música são a
melodia, o ritmo e a organização das relações dos sons entre
si (harmonia).
O conjunto de símbolos e regras que permitem representar, no papel, todos os elementos da música denomina-se notação musical.
Essa forma de registro, adotada pelos compositores, inclui
Leia o excerto abaixo para responder a questão:
Bienal (álbum: Vô Imbolá) – Zeca Baleiro e Zé Ramalho.
Desmaterializando a obra de arte no fim do milênio
Faço um quadro com moléculas de hidrogênio
Fios de pentelho de um velho armênio
Cuspe de mosca, pão dormido, asa de barata torta
Meu conceito parece à primeira vista
Um barrococó figurativo neo-expressionista
Com pitadas de art-nouveau pós-surrealista
Calcado na revalorização da natureza morta
(...)
Pra entender um trabalho tão moderno
É preciso ler o segundo caderno
Calcular o produto bruto interno
Multiplicar pelo valor das contas de água luz e telefone
Rodopiando na fúria do ciclone
Reinvento o céu e o inferno
(...)
FONTE: https://www.cifraclub.com.br/zeca-baleiro/bienal/>acesso em 30/09/2017
No início do século XX, ocorreram transformações que marcaram as práticas da música tonal, quando se passaram a trabalhar técnicas de composição conhecidas atualmente por música pós-tonal. Apesar de rupturas entre a música tonal e pós-tonal, ambas convivem atualmente.
Na harmonia pós-tonal, o discurso musical forma-se a partir
( ) Na harmonia pós-tonal, o discurso musical forma-se a partir do material constituído por novas estruturas melódicas e harmônicas, aliado a elementos musicais, como ritmos, texturas, dinâmicas e timbres. ( ) Na composição da música pós-tonal, o tecido musical trabalha com superposições de fragmentos, camadas e ritmos, o que confere à música riqueza de detalhes. ( ) Apesar de rupturas entre a música tonal e pós-tonal, ambas convivem até hoje. ( ) A composição pós-tonal utiliza os conjuntos de notas tradicionais, ou seja, qualquer um que possa sugerir uma tríade maior ou menor e até mesmo uma tônica.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a