Questões de Vestibular Sobre artes plásticas
Foram encontradas 149 questões
Considerando a obra Trabalhadores, de Tarsila do Amaral, e o fragmento de texto de Friedrich Nietzsche, apresentados anteriormente, julgue o item a seguir.
A obra de Tarsila do Amaral retrata o trabalho livre
mencionado no texto de Friedrich Nietzsche.
A partir das ideias do texto precedente e de assuntos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
Obra modernista de Mário de Andrade, Macunaíma
inspirou diversas versões para o teatro e para o cinema,
sendo considerada uma obra de resistência à cultura imposta
pelos europeus durante séculos.
Considerando os múltiplos aspectos históricos relacionados ao texto anterior, julgue o item.
O Carnaval, festa popular da cultura brasileira, é a expressão
de liberdade do corpo por meio de danças e festividades que
incorporam tradições das culturas ocidentais e afro-indígenas
em seus diferentes aspectos.
Considerando os múltiplos aspectos históricos relacionados ao texto anterior, julgue o item.
No balé clássico, dança que surgiu no século XVI, as
dimensões de corporeidade são as mesmas das culturas afroindígenas.
Considerando os múltiplos aspectos históricos relacionados ao texto anterior, julgue o item.
Nas culturas africana e indígena, a dança é muito utilizada
em rituais religiosos, por isso não pode ser denominada
como expressão artística.
Considerando os múltiplos aspectos históricos relacionados ao texto anterior, julgue o item.
O Grupo Corpo é um grupo de dança contemporâneo que
montou o espetáculo Gil-Refazendo, inspirado em músicas
de Gilberto Gil, cuja temática aborda a corporeidade em
todas as dimensões humanas.
Considerando o fragmento de texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
O Rei da Vela, peça teatral escrita por Oswald de Andrade,
foi encenada, em 1967, pelo grupo teatral Oficina, de São
Paulo, e configura-se como um protesto à ideologia
dominante, evidenciado na encenação de problemas como
domínio estrangeiro, cultura colonizada, urbanização
acelerada e novas formas de exploração.
Considerando o fragmento de texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
As primeiras manifestações teatrais registradas no Brasil
corroboram a crença segundo a qual a humanidade
esclarecida deveria tirar das trevas os povos não civilizados.
Considerando o fragmento de texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
O discurso em questão mostra como o eurocentrismo
influenciou a percepção da sociedade brasileira sobre si
mesma.
Com base na obra Nu Cubista n.º 1, de Anita Malfatti, julgue o item a seguir.
Picasso e Braque inauguraram a técnica que superou a
perspectiva clássica e que foi adotada por Anita Malfatti em
sua obra.
Com base na obra Nu Cubista n.º 1, de Anita Malfatti, julgue o item a seguir.
A obra Nu Cubista n.º 1 é representativa do movimento
modernista brasileiro, tendo sido possível perceber uma
espécie de renovação na área das artes plásticas pela ruptura
com a tradição pictórica.
Com base na obra Nu Cubista n.º 1, de Anita Malfatti, julgue o item a seguir.
Pelas características da obra apresentada, é correto afirmar
que sua produção estética segue o rigor dos cânones
acadêmicos.
Com base na obra Nu Cubista n.º 1, de Anita Malfatti, julgue o item a seguir.
O abandono das técnicas tradicionais pelos modernistas
resultou em prejuízo na representação da solidez do corpo
nas obras cubistas, tal como se observa na obra de Anita
Malfatti.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
O samba é um ritmo brasileiro que surgiu como
consequência do movimento cultural inaugurado na Semana
de Arte Moderna, em 1922.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
Conforme mencionado no terceiro fragmento de texto, Tom
Jobim e Egberto Gismonti incorporaram música erudita e
música popular em suas composições. Tom Jobim ficou
conhecido como um ícone da Bossa Nova, enquanto a
música de Egberto Gismonti não permite uma classificação,
dada a grande diversidade de suas composições.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
Infere-se do último fragmento de texto — “uma
musicalidade ligada aos valores do território nacional, ditas
populares, seja no âmbito rural, seja no âmbito urbano”—
que a música sertaneja é um exemplo característico de
música brasileira popular rural, ao passo que o choro é um
exemplo característico de música brasileira popular urbana.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
Uma das diferenças entre a música de concerto, chamada
erudita, e a música popular consiste no fato de a música de
concerto ser escrita em partituras, e a música popular, não.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
Os bailados Amazonas e Uirapuru, citados no primeiro
fragmento, assim como O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky,
um dos bailados mais famosos do mundo, são obras
orquestrais compostas para o acompanhamento de uma
coreografia de bailarinos e bailarinas.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
A crítica aos modelos europeus, mencionada no primeiro
fragmento de texto, foi evidenciada na produção musical,
mas não na poesia modernista paulista dos anos 1920, que se
mostrou tematicamente inovadora, mas manteve as formas
fixas de métrica e rimas características da poesia parnasiana.
Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.
A música é a arte que lida com o som e o silêncio,
organizando-os sequencialmente de modo que adquiram
forma e sentido; os elementos principais da música são a
melodia, o ritmo e a organização das relações dos sons entre
si (harmonia).