Tendo como referência inicial os fragmentos de textos preced...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021183 Artes Plásticas


       A Semana de Arte Moderna envolveu as áreas de literatura, artes plásticas e música com o intuito de renovar e transformar o contexto artístico brasileiro. Os representantes da área de música na semana de 22 foram Heitor Villa-Lobos, Ernani Braga, Lucília Villa-Lobos, Guiomar Novaes. Heitor Villa-Lobos, desde 1914, com o lançamento de Danças Africanas, já criticava o modelo de produção europeu utilizado no Brasil. Os bailados Amazonas e Uirapuru, ambos de 1917, firmaram o compromisso do autor em unir a música erudita da época com as tradições do folclore e da música regionalista brasileira.


Internet:<agenciabrasil.ebc.com.br>  (com adaptações).


          Para a cena musical brasileira, a Semana de Arte Moderna foi o ponto de partida de uma história bastante contada. Em resumo, ali nascia a ideia de uma arte capaz de recriar uma identidade nacional, baseada no folclore, dando origem a uma música nacionalista, a qual, já nos anos 1950, se opôs à vanguarda cosmopolita, em uma briga estética que se diluiu nos anos 1980, no início da pós-modernidade, chegando até nós como artefato histórico.


Internet:<www.concerto.com.br>  (com adaptações).


         Segundo Frederico Oliveira Coelho, “o principal legado musical deixado pela geração que participou da Semana de Arte Moderna foi a abertura do pensamento cultural brasileiro para as novas informações estéticas que circulavam no mundo e, ao mesmo tempo, a articulação dessas novas informações com uma musicalidade ligada aos valores do território nacional, ditas populares, seja no âmbito rural, seja no âmbito urbano. Uma música em que a fronteira entre o erudito e o popular foi sendo cada vez mais fluida até chegarmos a uma música popular brasileira com nomes como Tom Jobim ou Egberto Gismonti, cuja obra pode ser localizada tanto no âmbito do consumo cultural de massas quanto no universo da música de orquestra”.


Internet:<www.concerto.com.br> (com adaptações).

Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.


A crítica aos modelos europeus, mencionada no primeiro fragmento de texto, foi evidenciada na produção musical, mas não na poesia modernista paulista dos anos 1920, que se mostrou tematicamente inovadora, mas manteve as formas fixas de métrica e rimas características da poesia parnasiana.

Alternativas