Questões de Vestibular de Artes Visuais - História, Estética e Crítica das Artes Visuais
Foram encontradas 30 questões
Há quem desdenhe das imagens e das representações visuais. Há quem alegue que elas não passam de “ilustrações” que simplesmente decoram e alegram os ambientes, os jornais, as paredes das casas e dos museus – seriam inocentes. Da minha parte, sou dessas pessoas que vivem tomadas pela potência das imagens e pelo poder que elas têm de revelar e criar valores, ideias, concepções de mundo. Por isso, não raro, viram elas mesmas a própria realidade.
É esse o poder reflexivo das imagens e das obras visuais, pois ao reproduzir um contexto elas acabam, ao fim e ao cabo, por criá-lo. Transformam-se em parte constitutiva da imaginação. Muitas vezes lembramos, ou achamos que lembramos, de um evento a partir e por causa de uma imagem guardada num canto da memória.
É possível dizer que nossa imaginação histórica é feita a partir de imaginários alheios; das construções visuais feitas por outras pessoas com seus interesses, contextos e especificidades.
LILIA SCHWARCZ
Adaptado de nexojornal.com.br, 22/11/2021.
Uma imagem que exemplifica a capacidade de construção da imaginação histórica, conforme
enfatizado pela autora, é:
Rudolph Weisse, (1869-1927) Os jogadores de dados. (Disponível em https://blog.britishmuseum.org/an-introduction-to-orientalis tpainting/?_ga=2.56311842.808380880.15712149821542458113.156864822 4 . Acessado em 09/11/2020.)
Considerando a obra do pintor tcheco reproduzida acima e as reflexões formuladas por Said, assinale a alternativa correta.
(Alberto Manguel, Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 211-212.)
A partir do texto, é correto afirmar:
A arte contemporânea traz um questionamento a observá-la, confrontá-la e criar novas possibilidades de realidades. É uma tendência artística que se construiu, a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.
O artista que criou, em 1503, a original desta obra foi
Uma tendência artística contemporânea que surgiu na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa, sendo sua principal caraterística o uso do corpo como suporte e intervenção para a realização do trabalho artístico. Com características do Corpo Humano como suporte e experimentação artística, Materialidade e resistência do corpo e Relações entre arte e a vida cotidiana, conforme retrata a figura.
Essa manifestação das artes visuais, em que até o corpo do próprio artista pode ser utilizado como suporte ou meio de expressão, corresponde ao