Questões de Vestibular Sobre artes visuais
Foram encontradas 42 questões
Há quem desdenhe das imagens e das representações visuais. Há quem alegue que elas não passam de “ilustrações” que simplesmente decoram e alegram os ambientes, os jornais, as paredes das casas e dos museus – seriam inocentes. Da minha parte, sou dessas pessoas que vivem tomadas pela potência das imagens e pelo poder que elas têm de revelar e criar valores, ideias, concepções de mundo. Por isso, não raro, viram elas mesmas a própria realidade.
É esse o poder reflexivo das imagens e das obras visuais, pois ao reproduzir um contexto elas acabam, ao fim e ao cabo, por criá-lo. Transformam-se em parte constitutiva da imaginação. Muitas vezes lembramos, ou achamos que lembramos, de um evento a partir e por causa de uma imagem guardada num canto da memória.
É possível dizer que nossa imaginação histórica é feita a partir de imaginários alheios; das construções visuais feitas por outras pessoas com seus interesses, contextos e especificidades.
LILIA SCHWARCZ
Adaptado de nexojornal.com.br, 22/11/2021.
Uma imagem que exemplifica a capacidade de construção da imaginação histórica, conforme
enfatizado pela autora, é:
Rudolph Weisse, (1869-1927) Os jogadores de dados. (Disponível em https://blog.britishmuseum.org/an-introduction-to-orientalis tpainting/?_ga=2.56311842.808380880.15712149821542458113.156864822 4 . Acessado em 09/11/2020.)
Considerando a obra do pintor tcheco reproduzida acima e as reflexões formuladas por Said, assinale a alternativa correta.
(Alberto Manguel, Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 211-212.)
A partir do texto, é correto afirmar:
A dança que o texto descreve é conhecido como
Surgida por volta de 1870 e reconhecida como a primeira grande contribuição das camadas populares do Rio de Janeiro à música do Brasil, que misturou elementos do lundu, da polca e da habanera e influenciou outros gêneros populares brasileiros identificada em alguns casos como tango brasileiro, denomina-se
A arte contemporânea traz um questionamento a observá-la, confrontá-la e criar novas possibilidades de realidades. É uma tendência artística que se construiu, a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.
O artista que criou, em 1503, a original desta obra foi
Uma tendência artística contemporânea que surgiu na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa, sendo sua principal caraterística o uso do corpo como suporte e intervenção para a realização do trabalho artístico. Com características do Corpo Humano como suporte e experimentação artística, Materialidade e resistência do corpo e Relações entre arte e a vida cotidiana, conforme retrata a figura.
Essa manifestação das artes visuais, em que até o corpo do próprio artista pode ser utilizado como suporte ou meio de expressão, corresponde ao
Ivette Guilbert saída o público (1884) . Toulouse-Lutrec. Museu Toulouse-Lutrec, Albi.
Na obra que retrata Ivette Guilbert, a economia de traços e cores é evidente por parte do pintor, mas é extremamente expressiva a figura da pessoa retratada. De modo geral, o que caracteriza a pintura de Toulouse-Lutrec é o contorno expressivo das figuras, a dinâmica da realidade apresentada e a sua
Assinale a alternativa que apresenta corretamente tal princípio.
Analise a figura 1 a seguir e responda à questão.
Figura 1
(Rivane Neuenschwander, Mal-entendido, casca de ovo, areia, água, vidro e
fita mágica, 2000.)
Leia o texto a seguir.
A produção de Rivane Neuenschwander caracteriza-se por uma atenção incomum ao detalhe. É um olhar que implica inclinar-se, deslocar-se do ponto de vista cotidiano de um bípede ereto, ver o chão e vê-lo de perto, sempre através de uma lente de aumento. [...] Opera-se uma mudança de escala, não na imagem, mas em nosso ponto de vista, em nossa percepção.
(Adaptado de: ZACCAGNINI, C. Rivane Neuenschwander. In: PEDROSA, A. (org.) Através: Inhotim. Brumadinho, MG: Instituto Inhotim, 2008, p. 310.)
Com base no texto, na figura 1 e nos conhecimentos
sobre arte contemporânea, assinale a alternativa correta
sobre o trabalho de Rivane Neuenschwander.
Na distinção entre escrita e desenho ou entre escrita e artes plásticas em geral, não se considera escrita o grafismo das pinturas rupestres.
Faça o que se pede no item 3, que é do tipo C.
Considerando as imagens e o texto apresentados, assinale a opção correta.
Considerando o texto, de Mikhail Bakhtin, e as imagens acima, julgue os itens 1 e 2 e faça o que se pede no item 3, que é do tipo C.