Questões de Vestibular Sobre educação artística

Foram encontradas 171 questões

Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3111414 Educação Artística
           A marchinha de carnaval é um gênero de música popular surgido no Brasil, em 1899 com a canção Ó abre alas, de Chiquinha Gonzaga, para o desfile de carnaval do Cordão Rosas de Ouro, do bairro do Andaraí no Rio de Janeiro. Entretanto, as marchinhas somente ganharam notoriedade vinte anos depois e mantiveram esse prestígio popular até os anos 1960.

       A marchinha de carnaval é um estilo musical originário das marchas populares portuguesas, que possuíam um compasso binário típico das marchas militares. Entretanto, as marchinhas de carnaval são mais aceleradas que as marchas populares portuguesas, com melodias simples e vivas, e letras picantes, cheias de duplo sentido.

         A partir da década de 1950, o sucesso das marchinhas de carnaval foi tão grande que muitos artistas do Brasil se arriscaram a compor marchinhas. Foi o caso de Chico Buarque, que escreveu A banda para o carnaval de 1966 e Caetano Veloso, que escreveu A filha da Chiquita Bacana, em 1977, em homenagem a Carlos Alberto Ferreira Braga, também conhecido como Braguinha ou João de Barro, que haviam escrito a marcha Chiquita Bacana, em 1949.


Internet: <https://brasilescola.uol.com.br> (com adaptações).




          Uma das marchinhas mais populares de todos os tempos é a marcha Allah-la-ô, de Haroldo Lobo e Antônio Nássara, composta para o carnaval de 1941. Sua criação é narrada por Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello, em A canção no tempo.

           A história de Alláh-lá-ô começou no carnaval de 1940, quando um bloco do bairro da Gávea cantou nas ruas a marcha Caravana, de autoria de seu patrono Haroldo Lobo, que tinha apenas estes versos: Chegou, chegou a nossa caravana / viemos do deserto / sem pão e sem banana pra comer / o sol estava de amargar / queimava a nossa cara / fazia a gente suar.

       Meses depois, preparando o repertório para o carnaval de 1941, Haroldo pediu a Antônio Nássara para completar a composição. Achando a ideia (a caravana, o deserto, o calor…) bem melhor do que os versos, ele logo faria esta segunda parte: Viemos do Egito / e muitas vezes nós tivemos que rezar / Alá, Alá, Alá, meu bom Alá / mande água pra Ioiô / mande água pra Iaiá / Alá, meu bom Alá.

        Conta Nássara - em depoimento realizado para o Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, em 1983 - que, quando Haroldo tomou conhecimento dos versos, com a palavra “Alá” repetida várias vezes, entusiasmou-se: “Mas que palavra você me arranjou, rapaz!” E ali, na hora, criou o refrão Alá-lá-ô, ô-ô-ô ô-ô-ô / mas que calor, ô-ô-ô ô-ô-ô’, ponto alto da composição.




Internet: <https://musicaemprosa.com> (com adaptações). 

Tendo como referência os textos precedentes, julgue o item a seguir.

A marchinha de carnaval é uma música puramente europeia, embasada em ritmos, harmonias, melodias e instrumental advindos do velho continente, portanto suas melodias possuem uma alta complexidade técnica, sendo difícil cantá-las. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107540 Educação Artística



      O artista britânico Harold Cohen criou, nos anos 1960, Aaron, uma máquina equipada com software projetado para a produção de pinturas e desenhos de forma autônoma. Aaron, que produz arte em colaboração com o artista, é considerado precursor da IA.



S. J. Venancio Junior. Arte e inteligências artificiais: implicações para a criatividade. In: ARS, São Paulo, v. 17, n.º 35, jan./2019, p. 183-201 (com adaptações). 

Considerando as obras e o fragmento de texto precedentes, julgue o item a seguir, relativos à aplicação de técnicas e materiais artísticos. 

A produção mecânica de Aaron prejudicou a autonomia artística de Harold Cohen, aspecto que foi preservado na produção técnica de Andy Warhol, que utilizou materiais e suportes analógicos.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107539 Educação Artística



      O artista britânico Harold Cohen criou, nos anos 1960, Aaron, uma máquina equipada com software projetado para a produção de pinturas e desenhos de forma autônoma. Aaron, que produz arte em colaboração com o artista, é considerado precursor da IA.



S. J. Venancio Junior. Arte e inteligências artificiais: implicações para a criatividade. In: ARS, São Paulo, v. 17, n.º 35, jan./2019, p. 183-201 (com adaptações). 

Considerando as obras e o fragmento de texto precedentes, julgue o item a seguir, relativos à aplicação de técnicas e materiais artísticos. 

A obra produzida por Andy Warhol e a produzida por Harold Cohen em colaboração com Aaron romperam com as técnicas e os materiais utilizados por artistas à época. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107538 Educação Artística



      O artista britânico Harold Cohen criou, nos anos 1960, Aaron, uma máquina equipada com software projetado para a produção de pinturas e desenhos de forma autônoma. Aaron, que produz arte em colaboração com o artista, é considerado precursor da IA.



S. J. Venancio Junior. Arte e inteligências artificiais: implicações para a criatividade. In: ARS, São Paulo, v. 17, n.º 35, jan./2019, p. 183-201 (com adaptações). 

Considerando as obras e o fragmento de texto precedentes, julgue o item a seguir, relativos à aplicação de técnicas e materiais artísticos. 

As técnicas artísticas utilizadas em ambas as obras apresentadas convergem para a intenção de seus autores de suscitar questionamentos tanto sobre a autenticidade da obra de arte quanto sobre o papel do artista no mundo.  
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107537 Educação Artística



      O artista britânico Harold Cohen criou, nos anos 1960, Aaron, uma máquina equipada com software projetado para a produção de pinturas e desenhos de forma autônoma. Aaron, que produz arte em colaboração com o artista, é considerado precursor da IA.



S. J. Venancio Junior. Arte e inteligências artificiais: implicações para a criatividade. In: ARS, São Paulo, v. 17, n.º 35, jan./2019, p. 183-201 (com adaptações). 

Considerando as obras e o fragmento de texto precedentes, julgue o item a seguir, relativos à aplicação de técnicas e materiais artísticos. 

Na obra Campbell's Soup I, Andy Warhol empregou a técnica da serigrafia, que possibilita a produção em série da mesma imagem, algo que não se verifica na obra de Harold Cohen, que empregou uma técnica mecânica de produção artística mediada por software
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107536 Educação Artística
  A exposição Brasília em fim reúne imagens de estilo fotográfico geradas por IA a partir de bancos de imagens de Brasília e de textos e documentos que descrevem a cidade e registram sua história desde a construção.
A partir das informações e da imagem precedentes, julgue o próximo item. 

Nas três obras apresentadas, foi utilizada a perspectiva de um ponto de fuga, acentuado nos contrastes das sombras e luzes.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107535 Educação Artística
  A exposição Brasília em fim reúne imagens de estilo fotográfico geradas por IA a partir de bancos de imagens de Brasília e de textos e documentos que descrevem a cidade e registram sua história desde a construção.
A partir das informações e da imagem precedentes, julgue o próximo item. 

No processo de criação da obra em tela, foram empregados conhecimentos matemáticos e das artes visuais.  
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107534 Educação Artística
  A exposição Brasília em fim reúne imagens de estilo fotográfico geradas por IA a partir de bancos de imagens de Brasília e de textos e documentos que descrevem a cidade e registram sua história desde a construção.
A partir das informações e da imagem precedentes, julgue o próximo item. 

As imagens fotográficas artificiais da exposição Brasília em fim remetem a Brasília porque imitam a gramática das formas geométricas dos edifícios da cidade e sua disposição no espaço. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107533 Educação Artística
      A exposição Brasília em fim reúne imagens de estilo fotográfico geradas por IA a partir de bancos de imagens de Brasília e de textos e documentos que descrevem a cidade e registram sua história desde a construção.
A partir das informações e da imagem precedentes, julgue o próximo item. 

Os elementos básicos da arte aplicados à composição da obra pela IA concretizaram as memórias afetivas do artista e atribuíram autenticidade ao contexto representado.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107532 Educação Artística


   Na obra VR Aquarium, a artista Diana Domingues desmancha as diferenças entre o real e o virtual por meio de interfaces de realidade virtual e realidade aumentada. Em uma sala em que se projeta em telepresença um aquário situado no mesmo andar, o público participante, usando óculos de estereoscopia, interage com peixes reais e virtuais, tendo a sensação de estar andando entre eles. Quando se tocam os peixes, ativam-se logaritmos que produzem um comportamento de cardume.


Considerando o texto precedente sobre a obra de Diana Domingues e aspectos relacionados ao uso da tecnologia digital em artes visuais, julgue o item a seguir. 

A obra VR Aquarium constitui um exemplo de videoarte, que é uma linguagem associada à imagem em movimento na arte contemporânea.  
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107531 Educação Artística


   Na obra VR Aquarium, a artista Diana Domingues desmancha as diferenças entre o real e o virtual por meio de interfaces de realidade virtual e realidade aumentada. Em uma sala em que se projeta em telepresença um aquário situado no mesmo andar, o público participante, usando óculos de estereoscopia, interage com peixes reais e virtuais, tendo a sensação de estar andando entre eles. Quando se tocam os peixes, ativam-se logaritmos que produzem um comportamento de cardume.


Considerando o texto precedente sobre a obra de Diana Domingues e aspectos relacionados ao uso da tecnologia digital em artes visuais, julgue o item a seguir. 

Infere-se das informações do texto que a participação do público na imersão da obra VR Aquarium é culturalmente diferente daquela em que o público contempla uma obra pictórica ou escultórica, por exemplo.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107521 Educação Artística
     Depois de quase 150 dias, chegou ao fim a greve dos roteiristas, que pautava, entre outras questões, o uso de inteligência artificial nas produções. 

Internet: <g1.globo.com> (com adaptações). 

A partir do texto precedente, que trata de um acontecimento recente no mercado artístico, julgue o item que se segue, considerando as relações entre as artes dramáticas e a história. 

A ideia de que, em cena no teatro, a IA não teria capacidade de comover o público tal qual um ator o faz é questionável, se considerado o argumento de que, em um mundo cada vez mais digitalizado, as pessoas tendem a se acostumar com a tecnologia e transformar suas relações com a imagem e o contato físico, de maneira que as novas gerações podem ser mais suscetíveis emocionalmente à interação cênica com IA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107520 Educação Artística
     Depois de quase 150 dias, chegou ao fim a greve dos roteiristas, que pautava, entre outras questões, o uso de inteligência artificial nas produções. 

Internet: <g1.globo.com> (com adaptações). 

A partir do texto precedente, que trata de um acontecimento recente no mercado artístico, julgue o item que se segue, considerando as relações entre as artes dramáticas e a história. 

A Revolução Industrial impactou o teatro mais em relação a questões de temática social quanto à exploração do proletariado e à ascensão da burguesia que em aspectos técnicos e materiais, já que o teatro é uma arte naturalmente artesanal que pode ser manifestada, por exemplo, na rua e sem muitos artifícios. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107519 Educação Artística
     Depois de quase 150 dias, chegou ao fim a greve dos roteiristas, que pautava, entre outras questões, o uso de inteligência artificial nas produções. 

Internet: <g1.globo.com> (com adaptações). 

A partir do texto precedente, que trata de um acontecimento recente no mercado artístico, julgue o item que se segue, considerando as relações entre as artes dramáticas e a história. 

À semelhança do que ocorreu no mercado de trabalho a partir da Revolução Industrial, quando meios tecnológicos passaram a substituir a mão de obra humana, hoje paira entre roteiristas, escritores, atores e outros trabalhadores do mercado artístico o receio de que a IA os substitua no trabalho criativo. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107518 Educação Artística
     Depois de quase 150 dias, chegou ao fim a greve dos roteiristas, que pautava, entre outras questões, o uso de inteligência artificial nas produções. 

Internet: <g1.globo.com> (com adaptações). 

A partir do texto precedente, que trata de um acontecimento recente no mercado artístico, julgue o item que se segue, considerando as relações entre as artes dramáticas e a história. 

Assim como a IA, streamings são uma tecnologia que tem contribuído para a acessibilidade a espetáculos teatrais, seja porque fornecem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, seja porque permitem que elencos de diferentes países se apresentem para públicos localizados em vários lugares do mundo, como amplamente ocorreu durante a pandemia de covid-19.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107517 Educação Artística
     Depois de quase 150 dias, chegou ao fim a greve dos roteiristas, que pautava, entre outras questões, o uso de inteligência artificial nas produções. 

Internet: <g1.globo.com> (com adaptações). 

A partir do texto precedente, que trata de um acontecimento recente no mercado artístico, julgue o item que se segue, considerando as relações entre as artes dramáticas e a história. 

O uso de IA no teatro é percebido, ao mesmo tempo, como promissor e assustador para o mercado artístico, sendo preciso repensar, por exemplo, as atuais condições trabalhistas e questões de direitos autorais envolvidas, assim como a própria regulamentação do uso da IA no setor. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107509 Educação Artística
     Em 1921, a peça teatral R.U.R., escrita por Karel Čapek, era apresentada pela primeira vez. O enredo trazia a história de robôs que trabalhavam para humanos, mas que acabaram se rebelando e exterminando a nossa espécie — um clichê visto até hoje em algumas produções. O fato curioso é que, até então, a palavra “robô” nunca havia sido utilizada. Ela surgiu pela primeira vez no título, R.U.R., que significa robôs universais de Rossum, como uma variação da palavra tcheca “robota”, que significa trabalho forçado.

     Para comemorar os 100 anos da invenção do termo, o grupo THEaiTRE — nome em referência à palavra theatre e à abreviação AI (artificial intelligence), ambas do inglês — resolveu criar e exibir uma peça roteirizada por um robô. IA: quando um robô escreve uma peça conta a história de um robô que sai pelo mundo com o objetivo de aprender sobre a sociedade, as emoções humanas e a morte. 

Internet: <super.abril.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto precedente e acontecimentos atuais no campo das artes cênicas, julgue o item subsequente. 

A informação de que o roteiro da peça IA: quando um robô escreve uma peça foi escrito por IA é mais uma curiosidade que uma provocação cênica para o público, na medida em que saber dessa informação não altera em nada a interação com a obra.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107508 Educação Artística
     Em 1921, a peça teatral R.U.R., escrita por Karel Čapek, era apresentada pela primeira vez. O enredo trazia a história de robôs que trabalhavam para humanos, mas que acabaram se rebelando e exterminando a nossa espécie — um clichê visto até hoje em algumas produções. O fato curioso é que, até então, a palavra “robô” nunca havia sido utilizada. Ela surgiu pela primeira vez no título, R.U.R., que significa robôs universais de Rossum, como uma variação da palavra tcheca “robota”, que significa trabalho forçado.

     Para comemorar os 100 anos da invenção do termo, o grupo THEaiTRE — nome em referência à palavra theatre e à abreviação AI (artificial intelligence), ambas do inglês — resolveu criar e exibir uma peça roteirizada por um robô. IA: quando um robô escreve uma peça conta a história de um robô que sai pelo mundo com o objetivo de aprender sobre a sociedade, as emoções humanas e a morte. 

Internet: <super.abril.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto precedente e acontecimentos atuais no campo das artes cênicas, julgue o item subsequente. 

A peça IA: quando um robô escreve uma peça é um exemplo do uso da metalinguagem na dramaturgia e no discurso cênico.  
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107507 Educação Artística
     Em 1921, a peça teatral R.U.R., escrita por Karel Čapek, era apresentada pela primeira vez. O enredo trazia a história de robôs que trabalhavam para humanos, mas que acabaram se rebelando e exterminando a nossa espécie — um clichê visto até hoje em algumas produções. O fato curioso é que, até então, a palavra “robô” nunca havia sido utilizada. Ela surgiu pela primeira vez no título, R.U.R., que significa robôs universais de Rossum, como uma variação da palavra tcheca “robota”, que significa trabalho forçado.

     Para comemorar os 100 anos da invenção do termo, o grupo THEaiTRE — nome em referência à palavra theatre e à abreviação AI (artificial intelligence), ambas do inglês — resolveu criar e exibir uma peça roteirizada por um robô. IA: quando um robô escreve uma peça conta a história de um robô que sai pelo mundo com o objetivo de aprender sobre a sociedade, as emoções humanas e a morte. 

Internet: <super.abril.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto precedente e acontecimentos atuais no campo das artes cênicas, julgue o item subsequente. 

O uso de IA no teatro reforça o papel das ciências tecnológicas não apenas na intervenção estética previamente desenhada e confeccionada (efeitos cênicos, cenografia, produção de material, figurino, maquiagem), mas também como um propulsor da criatividade em cena, até mesmo no próprio ato da performance em tempo real.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos II - 1° dia |
Q3107506 Educação Artística
     Em 1921, a peça teatral R.U.R., escrita por Karel Čapek, era apresentada pela primeira vez. O enredo trazia a história de robôs que trabalhavam para humanos, mas que acabaram se rebelando e exterminando a nossa espécie — um clichê visto até hoje em algumas produções. O fato curioso é que, até então, a palavra “robô” nunca havia sido utilizada. Ela surgiu pela primeira vez no título, R.U.R., que significa robôs universais de Rossum, como uma variação da palavra tcheca “robota”, que significa trabalho forçado.

     Para comemorar os 100 anos da invenção do termo, o grupo THEaiTRE — nome em referência à palavra theatre e à abreviação AI (artificial intelligence), ambas do inglês — resolveu criar e exibir uma peça roteirizada por um robô. IA: quando um robô escreve uma peça conta a história de um robô que sai pelo mundo com o objetivo de aprender sobre a sociedade, as emoções humanas e a morte. 

Internet: <super.abril.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto precedente e acontecimentos atuais no campo das artes cênicas, julgue o item subsequente. 

O teatro e o cinema mundiais abordam a IA de forma temática há mais de um século, como no caso da peça R.U.R., de 1921, e, por isso, hoje recebem com entusiasmo o uso dessa nova tecnologia em suas produções e processos de criação. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: E
5: C
6: E
7: C
8: C
9: E
10: E
11: C
12: C
13: E
14: C
15: C
16: C
17: E
18: C
19: C
20: E