Questões de Vestibular
Sobre anelídeos e moluscos em biologia
Foram encontradas 56 questões
(Disponível em https://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events)
Em relação aos animais invertebrados do solo, é correto afirmar que
Numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.
Coluna 1
1. exoesqueleto quitinoso
2. lanterna de Aristóteles
3. coanócitos
4. clitelo
5. nematocisto
6. amplexo
Coluna 2
( ) cnidários
( ) anfíbios
( ) equinodermos
( ) anelídeos
( ) artrópodos
( ) poríferos
A sequência correta de preenchimento dos parênteses,
de cima para baixo, é

Quais das estruturas numeradas correspondem, respectivamente, à hepatopâncreas, rádula, cavidade do manto, esôfago, ânus, estômago e intestino?
( ) Os bivalves apresentam concha formada por duas valvas articuladas. ( ) Os cefalópodes apresentam concha assimétrica em espiral. ( ) Os gastrópodes possuem tentáculos ao redor da boca. ( ) Os moluscos apresentam corpo mole segmentado, simetria bilateral, são triblásticos e acelomados.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Solos que possuem minhocas são férteis porque as fezes desses animais ajudam a enriquecê-lo; além disso, elas cavam túneis no subsolo, o que contribui para a passagem do ar, da água e das raízes das plantas.
O sistema digestório das minhocas é incompleto.
As minhocas ajudam a decompor material orgânico, como restos de animais mortos e folhas que caem no solo.
( ) Na boca dos moluscos, com exceção dos bivalves, existe a rádula que é formada por dentículos quitinosos com os quais raspam o alimento. ( ) Os cefalópodes respiram por brânquias e apresentam cabeça muito desenvolvida e tentáculos. ( ) A característica principal dos bivalves é a presença de concha externa e articulada, formada por duas valvas articuladas que protegem o animal. ( ) Os gastrópodes constituem o grupo mais diversificado de moluscos e possuem representantes como caracóis, caramujos, polvos e lesmas.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
1. vivem enterrados na areia ou no lodo, têm um pé afilado e a concha se assemelha a uma pequena presa de elefante.
2. são exclusivamente marinhos, a concha é dividida em placas e o pé é achatado.
3. muitas espécies vivem aderidas a rochas e outros substratos, enquanto outras escavam túneis em madeira e provocam estragos no casco de embarcações.
4. são os mais diversos dentre os moluscos, vivem nos ambientes marinho, água doce e terrestre, havendo espécies com e sem concha.
5. são animais marinhos e alguns têm concha espiralada; muitos têm células que permitem mudar rapidamente de cor.
De acordo com as características enumeradas, assinale a alternativa CORRETA que indica, respectivamente, os nomes das classes:
Em muitas cidades litorâneas ao redor do mundo, a culinária local é rica em “frutos do mar”, um termo genérico que abrange diversos grupos de animais utilizados na alimentação humana. Thiago estava de férias em um balneário litorâneo no Nordeste do Brasil e, para seu almoço, foram servidos mariscos, mexilhões, lagosta, camarões, lula e polvo.
Com base na classificação biológica, estavam presentes no almoço de Thiago:
I. O saco visceral nos moluscos é onde se alojam as vísceras. II. Nos cefalópodes, o pé permite capturar presas, nadar e caminhar. III. O manto é responsável pela produção da concha nos moluscos. IV. Os pés nos gastrópodes auxiliam na escavação e na fixação do animal no substrato. V. A forma de obtenção do alimento pelos bivalves faz com que eles tenham uma cabeça bem desenvolvida.
Estão INCORRETAS apenas as afirmativas
Analise a tira de quadrinho abaixo:
Ao referir-se ao grande caramujo sagrado, o Gastropoda, da tirinha de quadrinho acima, faz
menção ao Filo Mollusca (moluscos), o segundo maior filo do reino Animalia em número de
espécie descritas. O Filo reúne animais com corpo mole, geralmente protegido por uma concha
calcária. Sobre os moluscos pode-se afirmar:
Até 2030, Brasil quer controlar cinco espécies de animais invasores à nossa fauna, que ameaçam o equilíbrio nacional. São elas: coral-sol, javali, mexilhão dourado, sagui e caramujo gigante africano. Trazido ao Brasil nos anos 80 para a comercialização de escargot, o caramujo-gigante africano tornou-se uma das principais pragas do país.
Adaptado de: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ ultimas-noticias/redacao/2018/09/06/brasil-identifica-5- especies-exoticas-invasoras-e-prepara-combate-ate-2030.htm, Acessado em 06/09/2018.
Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.
(www.arocha.org. Adaptado.)
Os mexilhões estão entre os invertebrados marinhos diretamente afetados pela presença de partículas de microplásticos nas águas, uma vez que, para se alimentarem,

(Disponível em http://www.aprendendocomopenomato.wordpress.com/.)
Assinale a alternativa que descreve corretamente aspectos zoológicos e ecológicos referentes a esse animal.
Leia o TEXTO 14 para responder à questão.
TEXTO 14
INFORMAÇÕES SOBRE OS DANOS QUE OS CARAMUJOS CAUSAM NO SEU AMBIENTE
O caramujo africano, como é conhecido o principal caramujo considerado uma praga urbana, é perigoso porque transmite uma série de doenças. Como seu andar é lento e ele se localiza em jardins, é o alvo da brincadeira de crianças, porém, manipulá-los não é uma boa ideia, pois o contato direto já causa contágio. Os caramujos gostam de locais úmidos e com sombra, por isso, podem ser encontrados em locais com concentração de pedras, galhos, entulhos, folhas, madeiras e outros materiais similares. Muitas vezes esse molusco é confundido com o caracol. A aparência dos dois é muito próxima, mas o caramujo é um animal aquático que respira por brânquias. Já o caracol é um animal terrestre com pulmão, ou seja, não sobrevive se estiver debaixo d’água.
Disponível em: <https://rotauniprag.com.br/pragas-urbanas/caramujos/>. Acesso em: 12 maio 2018.
Em relação ao TEXTO 14 assinale a alternativa CORRETA.