Questões de Vestibular
Sobre fungos em biologia
Foram encontradas 104 questões
( ) São organismos, em sua maioria, filamentosos, eucarióticos e heterotróficos. ( ) Sua reprodução é assexuada e acontece por fragmentação, gemulação e cariogamia. ( ) Em suas relações ecológicas, podem ser classificados como saprófagos, mutualistas, predadores ou parasitas. ( ) São constituídos por hifas cenocíticas, septadas e micélio.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Os fungos produzem os lactobacilos, e as bactérias produzem as leveduras.
Nos troncos das árvores da Mata Atlântica é comum observarem-se colônias de líquens concentradas no lado em que o Sol incide com maior intensidade.
A maior concentração de líquens no lado mais iluminado do
tronco das árvores está relacionada com
As afirmações a seguir se referem às relações ecológicas dos líquens.
I. Líquens são capazes de viver nos mais diversos ambientes, como regiões desérticas, solos nus, troncos de árvores, rochas e altitudes elevadas. II. Líquens são sensíveis a compostos voláteis tóxicos, que causam degradação da clorofila. III. Líquens podem ser utilizados para o biomonitoramento da poluição atmosférica. IV. Líquens estabelecem uma relação ecológica intraespecífica harmônica.
Assinale a alternativa que reúne todas as afirmações verdadeiras.
A ilustração mostra organismos vivos que exercem um importante papel no ambiente.
(http://goo.gl/Xjwga. Acesso: 15/08/2012. Adaptado.)
Esses organismos vivos, representados na ilustração, são responsáveis pela
Fontes: https://socientifica.com.br/2019/03/23/mulheresassinam-72-dos-artigos-cientificos-publicados-pelo-brasil/;http://www.scielo.br/pdf/hoehnea/v41n3/07.pdf
No que concerne a fungos micorrízicos, é correto afirmar que
O champignon e as trufas são cogumelos utilizados como alimento pelo homem. No entanto, espécies do gênero Amanita são altamente tóxicos.
Os cogumelos são classificados no reino Fungi, essencialmente, porque
Considerando a classificação dos seres vivos, o relato apresenta a seguinte incoerência conceitual:
Óbitos por cepas de bactérias resistentes a antibióticos vêm crescendo. Um estudo do governo britânico estima que, em escala global, os óbitos por cepas resistentes já cheguem a 700 mil por ano. E as coisastêm piorado. Além das bactérias, já estão surgindo fungos resistentes, como a Candida auris.
Qualquer solução passa por um esforço multinacional de ações coordenadas. O crescente número de governos isolacionistas e até antidarwinistas não dá razões para otimismo. Há urgência. O estudo britânico calcula que, se nada for feito, em 2050, as mortes por infecções resistentes chegarão a 10 milhões ao ano.
Hélio Schwartsman, “Mortes anunciadas”. Folha de São Paulo, Abril/2019. Adaptado.
O ser vivo apresentado como a moradia dos “smurfs” tem diferentes espécies. Popularmente, esta “casinha de cogumelo” pode se referir também às espécies conhecidas como “orelhas-de-pau”, que apresentam um corpo frutífero, e, às vezes, com a forma de chapéu, apresentando hifas, que são “mofos”. Esses seres vivos possuem sofisticado conjunto de enzimas, muitas vezes, de interesse da indústria de biorremediação de solos contaminados e no tratamento de efluentes. Considerando-se a taxonomia desses seres vivos, verifica-se que eles são considerados: