Questões de Vestibular
Sobre herança ligada ao sexo em biologia
Foram encontradas 81 questões
( ) A Síndrome do X Frágil é uma doença genética que acomete mulheres que, em vez de terem o par de cromossomos sexuais, apresentam apenas um cromossomo X.
( ) A mutação gênica é uma das origens da variabilidade genética e, em organismos mais complexos, pode ser responsável por doenças genéticas, morte celular e câncer.
( ) Na hemofilia, as hemácias perdem o seu formato e adquirem a forma de foice, o que dificulta tanto a sua passagem pelos vasos sanguíneos quanto a coagulação sanguínea.
( ) A fenilcetonúria é uma doença hereditária autossômica recessiva, ocasionada pela falta de capacidade do fígado em transformar a fenilalanina no aminoácido chamado triptofano.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Adaptado de brainly.com.br.
Considere uma espécie de abelha que apresenta um cromossomo transmitido apenas por espermatozoides. Quando um desses espermatozoides fecunda um óvulo, todos os demais cromossomos paternos são destruídos, permanecendo somente os de origem materna.
A longo prazo, o predomínio desse cromossomo é desvantajoso para a população de abelhas por formar apenas indivíduos do seguinte tipo:
A síndrome de Goltz é uma doença genética rara, mais comum em indivíduos do sexo feminino e, na maioria das vezes, resulta no aborto dos fetos do sexo masculino. A herança é dominante e ligada ao cromossomo X.
Adaptado de Urbano LMF, Leal IIR, Costa IMC.
An Bras Dermatol. 2011;86(2):391-440.
Admita uma família formada por um homem com a síndrome de Goltz e uma mulher que não apresenta a doença, com 4 filhos, 3 meninas e 1 menino, todos vivos.
O número de filhos do casal que apresenta os sintomas da doença é de:
A genealogia a seguir representa uma família em que aparecem pessoas afetadas por adrenoleucodistrofia. A mulher III.2 está grávida e ainda não sabe o sexo do bebê.
A relação correta entre o padrão de herança desta forma de
adrenoleucodistrofia e a probabilidade de que a criança seja
afetada é:

I. Tratam-se de heranças ligadas ao sexo. II. Os genes d e h estão em situação de linkage e são distribuídos aos gametas de acordo com a 2ª lei de Mendel III. Apenas a mãe pode transmitir os genes d e h aos descendentes do sexo masculino. IV. O 3º e o 4º filhos são resultantes de crossing-over na gametogênese feminina. V. Não considerando o crossing-over, o casal tem 25% de chance de ter uma 5ª criança com daltonismo e hemofilia.
Estão corretas

Considerando a genealogia apresentada e considerando que o indivíduo II-4 é heterozigoto para daltonismo, a probabilidade de os indivíduos III-1, III-2 e III-3 serem daltônicos e terem lobo da orelha solto, respectivamente, é
Sabe-se que a hemofilia tem origem genética e é ligada ao sexo. A principal característica é causar problemas nos processos de coagulação do sangue. Um casal, conforme a ilustração, deseja saber a possibilidade de ter um descendente com hemofilia.
Homem normal X
mulher normal, filha de mãe heterozigota e de pai normal
A possibilidade é de:
Uma mulher, querendo ter filhos, consultou um geneticista em função de uma doença que manifestava-se em vários indivíduos de sua família. O seguinte heredograma foi elaborado, a partir das informações dessa mulher.
Pela análise do heredograma o geneticista descartou a possibilidade de a herança ser do
tipo
Cruzamento 1: XHXh x XhY Cruzamento 2: XCXc x XCYC
Assim, é correto afirmar que os genótipos de uma filha hemofílica do Cruzamento 1 e de um filho calvo do Cruzamento 2 são, respectivamente,
Os cromossomos X e Y possuem uma pequena região homóloga, que se emparelha na meiose. Mas há um grande setor do cromossomo X que não existe no Y, onde se localizam vários genes responsáveis por diversas características, como o daltonismo (um defeito na percepção das cores), a hemofilia (um defeito na coagulação do sangue), a presença de mecha branca no cabelo e a distrofia muscular de Duchenne (degeneração progressiva dos músculos). Além desses, foram localizados genes responsáveis por feminilização testicular (atrofia do testículos), adrenoleucodistrofia (deficiência de uma enzima que leva ao acúmulo de substância no cérebro, provocando a degeneração do sistema nervoso), síndrome do X frágil (deficiência mental ) e um provável gene que responde por grave doença mental, a psicose maníaco-depressiva.
Em relação às informações contidas no texto e com base nos conhecimentos do tema evidenciado, é correto afirmar


A rainha Victoria, casada com o príncipe Albert foi a principal disseminadora dessa doença em diversas famílias reais. Se o bisneto dela, o príncipe Alexis, da casa real russa, os Romanov, se casasse com uma princesa de genótipo semelhante ao da Lady Diana (12), a probabilidade dele ter filhos doentes seria de:

(http://portaldaoftalmologia.com.br)
Caso a pessoa identifique o número 74, ela não apresenta daltonismo. Caso a pessoa identifique o número 21, ela é provavelmente daltônica para as cores vermelha e verde. O diagnóstico final, no entanto, depende de outros procedimentos médicos.
O daltonismo é classificado e estudado no ensino médio como uma herança genética do tipo
( ) A pessoa com hemofilia não produz um fator necessário para a coagulação sanguínea.
( ) O principal tipo de hemofilia humana é causado por uma mutação recessiva ligada ao cromossomo X.
( ) Os homens hemofílicos herdam a mutação das mães, mas nunca a transmitem aos filhos.
( ) Todas as pessoas afetadas pela hemofilia são do sexo masculino.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: