Questões de Vestibular Sobre hereditariedade e diversidade da vida em biologia

Foram encontradas 767 questões

Ano: 2024 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2024 - UFPR - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q3271488 Biologia
Em uma determinada espécie de plantas, a altura é associada a dois genes com segregação independente, cada um com dois alelos. O gene A tem os alelos A (dominante) e a (recessivo), enquanto o gene B tem os alelos B (dominante) e b (recessivo). A altura da planta é associada à interação entre esses dois genes, de acordo com as seguintes regras:

Genótipos AABB e AaBB resultam em planta alta. Genótipos AABb e AaBb resultam em planta de altura mediana. Genótipos AAbb, Aabb, aaBB ou aaBb resultam em planta baixa. Genótipo aabb resulta em planta muito baixa.

Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que informa corretamente qual é a probabilidade de se obter uma planta de altura mediana na descendência do cruzamento de duas plantas heterozigotas para ambos os genes (AaBb x AaBb).
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2024 - UFGD - Vestibular |
Q3249993 Biologia
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir.
A [1]_____________ é o fenômeno genético que determina características transmitidas de pais para filhos através das gerações. Essa é transferida por [2]_____________ que podem aparecer em uma geração e não em outra, o que pode acontecer quando estes são [3]_____________ ou pela ação de [4]_____________ que podem criar novas características [5] _____________
Alternativas
Q3247943 Biologia
A identificação da mutação gênica em nível populacional é essencial para a interpretação de padrões de prevalência/incidência observados para doenças genéticas. Em relação às mutações e às doenças genéticas, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A Síndrome do X Frágil é uma doença genética que acomete mulheres que, em vez de terem o par de cromossomos sexuais, apresentam apenas um cromossomo X.
( ) A mutação gênica é uma das origens da variabilidade genética e, em organismos mais complexos, pode ser responsável por doenças genéticas, morte celular e câncer.
( ) Na hemofilia, as hemácias perdem o seu formato e adquirem a forma de foice, o que dificulta tanto a sua passagem pelos vasos sanguíneos quanto a coagulação sanguínea.
( ) A fenilcetonúria é uma doença hereditária autossômica recessiva, ocasionada pela falta de capacidade do fígado em transformar a fenilalanina no aminoácido chamado triptofano.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3107711 Biologia
Na África subsaariana encontram-se duas doenças endêmicas: a anemia falciforme e a malária. A primeira tem origem genética (ocasionada por um único alelo recessivo) e caracteriza-se pela produção de uma forma mutante de hemoglobina e hemácias em forma de foice, o que faz os indivíduos afetados apresentarem sintomas como fadiga e anemia, pelo carreamento inadequado de oxigênio pelo sangue, e insuficiência renal em longo prazo. Já a malária é uma doença parasitária, ocasionada por Plasmodium spp (falciparum, vivax, entre outras espécies): uma das fases de seu ciclo de vida ocorre dentro das hemácias, que são quebradas pelo parasita, o que ocasiona febres, calafrios, cansaço, entre outros sintomas.

A respeito desse assunto, assinale a opção correta. 

B A malária, que pode ser fatal em alguns indivíduos, exerceu pressão seletiva sobre as populações subsaarianas, o que fez com que o gene recessivo da anemia falciforme se fixasse nessa população, uma vez que hemácias falciformes não permitem o desenvolvimento do Plasmodium
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3107701 Biologia
A inteligência artificial (IA) pode analisar grandes volumes de dados para a identificação de padrões genéticos para a detecção e tratamento de doenças; é capaz de analisar mutações e prever como elas afetam estruturas proteicas; pode auxiliar no design de proteínas sintéticas; pode modelar e prever interações complexas em redes biológicas, como redes de proteínas ou de genes, ajudando a entender melhor os mecanismos de doenças e desenvolvimento de novas terapias; permite a criação de modelos que podem simular processos biológicos, reduzindo a necessidade do uso de animais em laboratório; consegue criar e interpretar imagens de tecidos com alta resolução de forma autônoma; é capaz de fazer previsões de resistência bacteriana; é utilizada para monitorar populações de espécies ameaçadas e analisar grandes conjuntos de dados ambientais.
Com relação ao uso de IA no campo da biologia, julgue o item a seguir.

Mutações genéticas sempre resultam em uma proteína que é completa ou parcialmente não funcional, ou seja, que não funciona como deveria. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3107633 Biologia
Cientistas vêm utilizando tecnologias de IA para criar ferramentas de edição de DNA e desenvolver novas moléculas para acelerar o desenvolvimento de novas vacinas e medicamentos. Para isso, os cientistas precisam conhecer os mecanismos de replicação, transcrição, tradução e modificações pós-traducionais.  

Internet: <www.infomoney.com.br> (com adaptações). 

Em relação ao assunto do texto precedente, julgue o item que se segue.

Mutações que ocorram por erros na mitose em células somáticas são transmitidas aos descendentes.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3107631 Biologia

Assinale a opção correta no item 66, que é do tipo C


Sabendo-se que hemácias em forma de foice são encontradas em indivíduos afetados por anemia falciforme, uma doença genética de herança autossômica recessiva com alta incidência na população brasileira, é correto afirmar que o risco de um casal em que tanto o homem quanto a mulher sejam afetados por essa doença gerar filho(a) afetado(a) por ela é de


D 100%. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2024 - UNICAMP - Vestibular |
Q3107255 Biologia
Em 1913, Alfred Sturtevant – em seu estudo com Drosophila melanogaster (mosca-das-frutas) – estabeleceu o primeiro mapa genético capaz de determinar a posição relativa e a ordem de genes nessa espécie. O mapa genético do terceiro cromossomo da mosca mostra que os alelos da cor dos olhos (A/a), da cor do corpo (B/b) e das cerdas (C/c) estão ligados nessa sequência. Na figura a seguir, encontram-se as quantidades de gametas produzidos por uma mosca macho, considerando apenas o terceiro cromossomo.


Imagem associada para resolução da questão

Em vista das informações apresentadas, é correto afirmar que os cromossomos recombinantes apresentam 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2024 - UNICAMP - Vestibular |
Q3107250 Biologia
Em mulheres, ocorre a compactação e a inativação de um cromossomo X, formando uma estrutura pequena e densa, chamada de corpúsculo de Barr. Sabe-se que a inativação de um dos cromossomos X em embriões humanos é um processo fundamental para sua viabilidade.
(Adaptado de https://agencia.fapesp.br/inativacao-do-cromossomo-x-ocorre-mais-cedo- -em-humanos. Acesso em 02/04/2024.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no excerto a seguir.

Em humanos, o sexo é determinado pela presença dos cromossomos sexuais X e Y, que são considerados parcialmente (i) _________. A inativação de um cromossomo X é um processo aleatório e foi demonstrado que os (ii) _________ no corpúsculo de Barr são inativos, o que significa que eles não serão (iii) _________. A inativação do cromossomo X é um processo de controle epigenético, que molda o funcionamento do (iv) _________ sem alterá-lo, e iguala a atividade gênica das mulheres à dos homens.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2023 - UFGD - Vestibular - Ingresso em 2024 |
Q3249083 Biologia
Meu nome é Laura, tenho 45 anos. Meu cariótipo é XY e meu corpo é insensível a andrógenos
Minha mãe me levou ao ginecologista surpresa, porque minha menstruação ainda não havia chegado. No primeiro exame, descobriram que minha vagina era "cega" e, depois de muitos exames e análises, me informaram que eu não tinha útero, que nunca poderia ter filhos biológicos e que, para fazer sexo com penetração, precisaria passar por uma operação muito complexa, porque minha vagina era muito pequena. Eles também me informaram que, uma vez terminado o meu desenvolvimento, deveriam remover o que chamavam de "ovários", porque havia o risco de se tornarem “malignos”.
Disponível em: https://grapsia.org/testimonial/laura/. Acesso em: 07 jul. 2023.

Laura é uma dentre as mulheres com cariótipo 46, XY, que apresenta Síndrome de Insensibilidade aos Andrógenos (SIA), a qual se deve a um gene recessivo ligado ao cromossomo X que leva a alterações na proteína receptora de androgênios. A propósito desse tema, que envolve diferenciação sexual em animais, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3248245 Biologia
Considerando as leis de Mendel e alguns conceitos básicos de genética, analise as seguintes proposições:

I. A lei da segregação dos fatores determina que uma característica se segrega durante a formação dos gametas, de modo que cada gameta contenha apenas um fator, por isso, os gametas são puros em relação a cada um dos fatores.
II. Dois indivíduos que tenham o mesmo genótipo podem apresentar diferenças fenotípicas.
III. Denominam-se homozigoto dominante quando os dois alelos são dominantes, homozigoto recessivo quando os dois alelos são recessivos e heterozigoto quando um alelo é dominante e o outro é recessivo.
IV. A cor da ervilha é um exemplo de dominância completa onde o alelo V determina a cor amarela e v a cor verde. Assim, a probabilidade de indivíduos heterozigotos originarem sementes amarelas é de 25%.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Q3247799 Biologia
Sobre as bases da hereditariedade, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108415 Biologia
O animal mais utilizado como cobaia na ciência é o camundongo da espécie Mus musculus, em particular o branco, da linhagem conhecida como Balb. Esse nome é derivado do nome do primeiro criador desses animais, Halsey J. Bagg, e do fato de o camundongo apresentar um tipo de albinismo, que é autossômico recessivo (Bagg + albino = Balb). A linhagem Balb-c tem esse nome porque os animais são homozigotos para o alelo c para um gene autossômico envolvido em via metabólica relacionada à produção de pigmentação dos pelos, denominado gene C. Observa-se dominância completa quanto à expressão da característica cor do pelo quando se considera apenas esse gene. Além da ausência de pigmentação, várias outras características são observadas nesses animais, o que os torna especialmente importantes em estudos sobre câncer, imunologia e doenças cardiovasculares, por exemplo. Os camundongos são organismos diploides, cujo número de cromossomos nucleares é 40.
Suponha que um laboratório que produz camundongos tenha cruzado um camundongo macho com fenótipo Balb-c, de linhagem pura para ausência de pigmentação nos pelos, com uma fêmea do tipo selvagem, de linhagem pura para a presença de coloração nos pelos, gerando prole. Dadas as informações e a situação hipotética precedente, julgue o item.

Considerando um camundongo heterozigoto Cc para o gene C, que é autossômico, assinale a opção em que a figura apresentada ilustra corretamente uma metáfase mitótica do par de cromossomos homólogos onde esse gene está situado.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108414 Biologia
O animal mais utilizado como cobaia na ciência é o camundongo da espécie Mus musculus, em particular o branco, da linhagem conhecida como Balb. Esse nome é derivado do nome do primeiro criador desses animais, Halsey J. Bagg, e do fato de o camundongo apresentar um tipo de albinismo, que é autossômico recessivo (Bagg + albino = Balb). A linhagem Balb-c tem esse nome porque os animais são homozigotos para o alelo c para um gene autossômico envolvido em via metabólica relacionada à produção de pigmentação dos pelos, denominado gene C. Observa-se dominância completa quanto à expressão da característica cor do pelo quando se considera apenas esse gene. Além da ausência de pigmentação, várias outras características são observadas nesses animais, o que os torna especialmente importantes em estudos sobre câncer, imunologia e doenças cardiovasculares, por exemplo. Os camundongos são organismos diploides, cujo número de cromossomos nucleares é 40.
Suponha que um laboratório que produz camundongos tenha cruzado um camundongo macho com fenótipo Balb-c, de linhagem pura para ausência de pigmentação nos pelos, com uma fêmea do tipo selvagem, de linhagem pura para a presença de coloração nos pelos, gerando prole. Dadas as informações e a situação hipotética precedente, julgue o item.

Na situação hipotética, a prole do cruzamento apresentará pelos brancos. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108413 Biologia
O animal mais utilizado como cobaia na ciência é o camundongo da espécie Mus musculus, em particular o branco, da linhagem conhecida como Balb. Esse nome é derivado do nome do primeiro criador desses animais, Halsey J. Bagg, e do fato de o camundongo apresentar um tipo de albinismo, que é autossômico recessivo (Bagg + albino = Balb). A linhagem Balb-c tem esse nome porque os animais são homozigotos para o alelo c para um gene autossômico envolvido em via metabólica relacionada à produção de pigmentação dos pelos, denominado gene C. Observa-se dominância completa quanto à expressão da característica cor do pelo quando se considera apenas esse gene. Além da ausência de pigmentação, várias outras características são observadas nesses animais, o que os torna especialmente importantes em estudos sobre câncer, imunologia e doenças cardiovasculares, por exemplo. Os camundongos são organismos diploides, cujo número de cromossomos nucleares é 40.
Suponha que um laboratório que produz camundongos tenha cruzado um camundongo macho com fenótipo Balb-c, de linhagem pura para ausência de pigmentação nos pelos, com uma fêmea do tipo selvagem, de linhagem pura para a presença de coloração nos pelos, gerando prole. Dadas as informações e a situação hipotética precedente, julgue o item.

Caso o objetivo do cruzamento mencionado na situação hipotética seja produzir apenas camundongos Balb-c, não há razão para cruzá-los com camundongos de pelagem selvagem.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108412 Biologia
O animal mais utilizado como cobaia na ciência é o camundongo da espécie Mus musculus, em particular o branco, da linhagem conhecida como Balb. Esse nome é derivado do nome do primeiro criador desses animais, Halsey J. Bagg, e do fato de o camundongo apresentar um tipo de albinismo, que é autossômico recessivo (Bagg + albino = Balb). A linhagem Balb-c tem esse nome porque os animais são homozigotos para o alelo c para um gene autossômico envolvido em via metabólica relacionada à produção de pigmentação dos pelos, denominado gene C. Observa-se dominância completa quanto à expressão da característica cor do pelo quando se considera apenas esse gene. Além da ausência de pigmentação, várias outras características são observadas nesses animais, o que os torna especialmente importantes em estudos sobre câncer, imunologia e doenças cardiovasculares, por exemplo. Os camundongos são organismos diploides, cujo número de cromossomos nucleares é 40.
Suponha que um laboratório que produz camundongos tenha cruzado um camundongo macho com fenótipo Balb-c, de linhagem pura para ausência de pigmentação nos pelos, com uma fêmea do tipo selvagem, de linhagem pura para a presença de coloração nos pelos, gerando prole. Dadas as informações e a situação hipotética precedente, julgue o item.

Na situação hipotética apresentada, a prole do cruzamento será composta por heterozigotos para o gene em questão.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108411 Biologia
O animal mais utilizado como cobaia na ciência é o camundongo da espécie Mus musculus, em particular o branco, da linhagem conhecida como Balb. Esse nome é derivado do nome do primeiro criador desses animais, Halsey J. Bagg, e do fato de o camundongo apresentar um tipo de albinismo, que é autossômico recessivo (Bagg + albino = Balb). A linhagem Balb-c tem esse nome porque os animais são homozigotos para o alelo c para um gene autossômico envolvido em via metabólica relacionada à produção de pigmentação dos pelos, denominado gene C. Observa-se dominância completa quanto à expressão da característica cor do pelo quando se considera apenas esse gene. Além da ausência de pigmentação, várias outras características são observadas nesses animais, o que os torna especialmente importantes em estudos sobre câncer, imunologia e doenças cardiovasculares, por exemplo. Os camundongos são organismos diploides, cujo número de cromossomos nucleares é 40.
Suponha que um laboratório que produz camundongos tenha cruzado um camundongo macho com fenótipo Balb-c, de linhagem pura para ausência de pigmentação nos pelos, com uma fêmea do tipo selvagem, de linhagem pura para a presença de coloração nos pelos, gerando prole. Dadas as informações e a situação hipotética precedente, julgue o item.

Pelas informações apresentadas, conclui-se que o núcleo do gameta do camundongo macho tem 40 moléculas de DNA.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2023 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3108356 Biologia
Em relação aos ingredientes de uma salada, tais como maçã, milho, cenoura, batata inglesa (batata comum), vinagre e azeite de oliva, julgue o item.

O milho é classificado como transgênico quando genes de outra espécie tiverem sido inseridos em seu genoma.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular - Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2327109 Biologia
Uma quimera é um indivíduo formado por dois ou mais tipos de células, em que cada tipo contém um genoma distinto. Os machos da espécie de formiga Anoplolepis gracilipes são quimeras formadas por dois tipos de células haploides, bastante distintas do ponto de vista genético; essas células são provenientes de duas linhagens de formigas, podendo ser chamadas de linhagem 1 e linhagem 2. As rainhas (fêmeas capazes de produzir óvulos) desta espécie são indivíduos formados pela fusão entre um óvulo com genoma característico da linhagem 1 e um espermatozoide com genoma característico da linhagem 1. Já as fêmeas operárias (não reprodutivas) são indivíduos formados pela fusão entre um óvulo com genoma característico da linhagem 1 e um espermatozoide com genoma característico da linhagem 2.
(Adaptado de: DARRAS, H. et al. Science, Washington, v. 380, p.55-58, abr. 2023.)


Com base em seus conhecimentos e considerando o texto apresentado, pode-se dizer que as diferenças genéticas entre rainhas e operárias se explicam pelo fato de
Alternativas
Q2182207 Biologia
A natureza semiconservativa do processo de duplicação do DNA foi demonstrada experimentalmente pelos biólogos Matthew Meselson e Franklin Stahl. Esse experimento foi realizado em duas etapas, descritas a seguir.
Etapa 1: amostras de uma bactéria foram cultivadas em um meio de cultura onde a única fonte de nitrogênio era o isótopo pesado 15N. Etapa 2: bactérias resultantes da etapa 1 foram cultivadas durante três gerações em um novo meio contendo apenas o isótopo leve 14N. Observe o esquema que representa o início da etapa 2, quando ocorreu duplicação do DNA das bactérias da geração parental até a primeira geração. Os filamentos em vermelho são formados por 15N e os em azul, por 14N.
Imagem associada para resolução da questão
Na terceira geração das bactérias cultivadas na etapa 2, o percentual de moléculas de DNA que apresentam apenas filamentos compostos por 14N é igual a:  
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: E
6: E
7: C
8: D
9: C
10: E
11: B
12: C
13: C
14: E
15: C
16: C
17: E
18: C
19: B
20: C