Questões de Vestibular
Comentadas sobre introdução à genética: 1ª e 2ª leis de mendel em biologia
Foram encontradas 38 questões
Suponha que um laboratório que produz camundongos tenha cruzado um camundongo macho com fenótipo Balb-c, de linhagem pura para ausência de pigmentação nos pelos, com uma fêmea do tipo selvagem, de linhagem pura para a presença de coloração nos pelos, gerando prole. Dadas as informações e a situação hipotética precedente, julgue o item.
Pelas informações apresentadas, conclui-se que o núcleo do gameta do camundongo macho tem 40 moléculas de DNA.
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/124370/Captura_de%20Tela%20%286775%29.png)
Em vista das informações apresentadas, é correto afirmar que os cromossomos recombinantes apresentam
Ministério da saúde. https://bvsms.saude.gov.br/miopia/
Qual a probabilidade de um casal ter um filho míope e albino, sabendo que o marido é heterozigoto para miopia e albinismo e que sua esposa é albina e míope?
Em 2021, comemorou-se o centenário da descoberta e da produção da insulina. No Brasil, a produção de insulina recombinante iniciou-se mediante a colaboração entre a empresa Biobrás e pesquisadores da Universidade de Brasília.
Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item subsecutivo.
Considerando-se que mutações no gene da insulina podem causar diabetes neonatal e que a seguir há um heredograma que representa uma família afetada por diabetes bem como a segregação da doença nessa família, é correto afirmar que o mecanismo de herança da diabetes neonatal nessa família é autossômico recessivo.
A partir da análise da ilustração, pode-se afirmar
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/70270/1ce9e99824fd82788f77.png)
Foi levantada a hipótese de que a doença possui padrão de herança dominante ligada ao cromossomo X. O que levou a tal conclusão foi a
Um homem de genótipo AaBb em arranjo cis teve um filho com uma mulher duplo-homozigótica dominante para estes genes autossômicos. O gene A está distante 8 unidades de recombinação (UR) de B.
Há menor probabilidade de o genótipo dessa criança ser
Uma alteração genética é determinada por um gene com herança autossômica recessiva. O heredograma mostra famílias em que essa condição está presente.
O casal III2 e III3 está esperando um menino. Considerando
que, nessa população, uma em cada 50 pessoas é
heterozigótica para essa alteração, a probabilidade de que esse
menino seja afetado é
![Imagem associada para resolução da questão](https://arquivos.qconcursos.com/images/provas/59464/2699cf8115e5481a70d2.png)
(Disponível em http://www.chegg.com/homework-help/.)
Na formação de sementes, os cloroplastos são herdados apenas dos óvulos. A progênie resultante da fertilização de óvulos de flores presentes em um ramo variegado com pólen proveniente de flores de um ramo verde-escuro conterá
Para um determinado caráter, fenótipo é o conjunto de características que o organismo exibe como fruto de seu genótipo. No entanto, no molusco hermafrodita Lymnaea peregra, ocorre algo diferente. Neste animal, há dois tipos de fenótipo da concha (ver figura a seguir), que não são determinados pelo genótipo do próprio indivíduo. A prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental com genótipos AA ou Aa tem conchas dextrógiras; já a prole formada pela fertilização de óvulos vindos de um parental aa tem conchas levógiras.
Se óvulos de um molusco Aa forem fertilizados por
espermatozoides de um molusco aa, as probabilidades de
ocorrência de indivíduos Aa dextrógiros, Aa levógiros, aa
dextrógiros e aa levógiros na prole resultante são,
respectivamente,
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir.
(i) ____________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo.
(ii) _____________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico.
(iii) _____________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.
(iv) _____________ é a correspondência que existe entre
códons e aminoácidos, relativa a uma sequência
codificadora no DNA.
As figuras representam células de duas espécies animais, 1 e 2. Na célula da espécie 1, dois genes, que determinam duas diferentes características, estão presentes no mesmo cromossomo. Na célula da espécie 2, esses dois genes estão presentes em cromossomos diferentes.
Tendo por base a formação de gametas nessas espécies,
e sem que se considere a permutação (crossing-over),
constata-se a Primeira Lei de Mendel
Nos cães labradores, a cor da pelagem preta, chocolate ou dourada depende da interação entre dois genes, um localizado no cromossomo 11 (alelos B e b) e o outro, no cromossomo 5 (alelos E e e). O alelo dominante B é responsável pela síntese do pigmento preto e o alelo recessivo b, pela produção do pigmento chocolate. O alelo dominante E determina a deposição do pigmento preto ou chocolate nos pelos; e o alelo e impede a deposição de pigmento no pelo.
Dentre 36 cães resultantes de cruzamentos de cães heterozigóticos nos dois lócus com cães duplo-homozigóticos recessivos, quantos com pelagem preta, chocolate e dourada, respectivamente, são esperados?
A surdez é geneticamente heterogênea: pode ser causada por mutações em diferentes genes, localizados nos autossomos ou no cromossomo X ou, ainda, por mutações em genes mitocondriais.
Os heredogramas representam quatro famílias, em que
ocorrem pessoas com surdez
A(s) família(s) em que o padrão de herança permite afastar a
possibilidade de que a surdez tenha herança mitocondrial
é(são) apenas
De acordo com a pesquisadora Rosana Nogueira Pires da Cunha (2000), não existe uma única causa para a miopia. Nesse sentido, a etiologia dessa doença pode ser genética ou ambiental, sendo, segundo a autora, três fatores importantes para o seu desenvolvimento: relação entre o esforço visual para perto e uma fraca acomodação; predisposição hereditária e relação entre a pressão intraocular e debilidade escleral. Quanto à predisposição hereditária, a miopia autossômica recessiva é característica de comunidades com alta frequência de consanguinidade, estando também relacionada a alguns casos esporádicos. Em três gerações de uma amostra da população chinesa analisada, pesquisadores estabeleceram que o desenvolvimento da miopia segue um modelo poligênico e multifatorial, no qual a influência genética permanece constante, enquanto a influência ambiental mostra-se aumentada nas três últimas gerações.
(Rosana Nogueira Pires da Cunha, Myopia in children. Arq.
Bras. Oftalmol. vol.63, nº3. São Paulo, Junho, 2000).
No caso de miopia autossômica recessiva, a
probabilidade de nascer uma criança míope de um
casal normal, heterozigoto para essa forma de
predisposição hereditária para a miopia é de